Curiosidades Thor Marvel

Thor, o Deus do Trovão e filho preferido de Odin, é um dos heróis mais poderosos e leais a seus companheiros do Universo Marvel. O personagem é baseado em uma figura histórica da mitologia nórdica, e possui diversas histórias e aventuras super interessantes ao longo das suas mais de cinco décadas de existência.

Alguns traços de sua história carregam diversas curiosidades desconhecidas pela maioria do público. Entenda abaixo a trajetória do guerreiro asgardiano que, empunhando seu Mjolnir, combate adversários formidáveis!

25 fatos curiosos sobre Thor, o lendário filho de Odin

Primeira aparição

Journey into Mystery Vol. 1 #83
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

A primeira aparição moderna do personagem chamado Thor Odinson – popularmente conhecido apenas como Thor – aconteceu em agosto de 1962, na HQ “Journey into Mystery Vol. 1 #83” (Jornada ao Mistério Vol. 1 #83).

O Deus do Trovão foi criado pelos quadrinistas Stan Lee, Jack Kirby e Larry Lieber.

Porém, antes do herói que conhecemos hoje, outra versão de Thor já havia aparecido na Marvel Comics (na época chamada de Atlas Comics), no quadrinho “Venus Vol. 1 #11”, de novembro de 1950, na Era de Ouro dos quadrinhos.

Thor e Homem-Aranha apareceram no mesmo mês

Amazing Fantasy #15
(Carl’s Comix/Reprodução)

Assim como o Deus do Trovão, o Homem-Aranha também fez sua primeira aparição em agosto de 1962, na edição “Amazing Fantasy #15”.

Desde então, os dois personagens foram ficando cada vez mais populares, e o amigo da vizinhança conseguiu se sagrar entre os três maiores e mais famosos heróis dos quadrinhos, disputando o podium lado a lado de Batman e Superman, ambos da concorrente DC Comics.

O primeiro super-herói baseado em um deus

A primeira aparição de Thor nos quadrinhos
(Time/Reprodução)

Thor foi o primeiro super-herói da Marvel baseado em um deus. Para sua criação, Stan Lee – com a ajuda de Larry Lieber e Jack Kirby – se inspirou no poderoso Deus do Trovão da mitologia nórdica.

Na época, o objetivo dos quadrinistas era criar algum personagem que fosse capaz de lutar e até mesmo derrotar o Hulk, um dos seres mais poderosos da editora naquele período.

“Como você cria alguém mais poderoso que o ser mais forte? Finalmente encontrei a resposta: não o faça humano – faça dele um deus.” Stan Lee

Outros personagens baseados em deuses já haviam aparecido em outros quadrinhos anteriores aos do Deus do Trovão, porém nenhum intitulado como um super-herói.

Depois do sucesso de Thor como herói, surgiram vários outros inspirados em deuses de diferentes mitologias.

Filho de Gaia

Gaea, mãe de Thor
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Muitos pensam que Thor é filho de Frigga – por causa dos filmes da Marvel -, a esposa de Odin, mas, na verdade, a personagem é “apenas” sua madrasta.

A verdadeira identidade da mãe biológica de Thor é Gaia, a deusa da Terra. O relacionamento entre Odin e Gaia aconteceu, pois o “Pai de Todos” queria um filho que fosse forte tanto em Asgard quanto em Midgard (o reino dos humanos).

Thor ficou sem saber a verdadeira identidade de sua mãe por um longo tempo, até que um dia ela mesma a revelou.

Nasceu em uma caverna

Gaea teve Thor em uma caverna
(Quora/Reprodução)

Asgard é um dos reinos mais bonitos de toda a mitologia, então se imagina que Thor tenha nascido em meio a muito luxo e conforto, porém não foi assim; seu nascimento aconteceu em um lugar bem modesto.

Gaia deu a luz ao Deus do Trovão em uma caverna na Noruega.

Jarnbjorn, a primeira arma de Thor

Jarnbjorn, a primeira arma do Thor
(Central Vingadores/Reprodução)

A maioria dos fãs de quadrinhos ou dos filmes da Marvel conhecem o Mjolnir; o icônico e poderoso martelo de Thor, que foi forjado por anões do reino de Nidavellir, utilizando o metal místico Uru, que teve que ser manipulado pelo calor de uma estrela cadente para dar formato a arma.

Apesar de hoje o Mjolnir ser um símbolo do Deus do Trovão, ele nem sempre foi a arma utilizada pelo personagem.

Antes de ser considerado digno de empunhar o martelo, Thor utilizou o Jarnbjorn, um machado também forjado pelos anões de Nidavellir, que é considerado indestrutível e capaz de cortar praticamente qualquer coisa, até mesmo a armadura dos Celestiais.

Um dos membros fundadores dos Vingadores

Avengers Vol. 1 #1
(How to Love Comics/Reprodução)

Thor é um dos cinco membros fundadores do grupo de heróis Vingadores e, pode-se dizer, que a criação do grupo de certa forma foi indiretamente graças a ele, já que a primeira vez que os personagens se uniram foi buscando combater Loki, que tinha o objetivo de atrair o Deus do Trovão – que é seu meio-irmão – para fora de Asgard.

Os outros quatro membros fundadores são: Hulk, Homem de Ferro, Vespa e Homem-Formiga, que lutando juntos foram capazes de derrotar Loki.

Ele é “imortal” graças a maçãs

Maçãs douradas Asgardianos
(Sci-Fi Stack Exchange/Reprodução)

Thor tem milhares de anos, mas, ainda assim, continua com uma aparência bastante jovial – como as demais pessoas de sua raça -; o que estaria por trás disso? A primeira conclusão que pode vir em sua mente é o fato de o herói ser um deus, mas na realidade não é isso, sua “imortalidade” é graças a maçãs douradas de Idunn, um tipo de fruta mágica especial que cresce em Asgard e que concede juventude aos Asgardianos quando consumidas.

Donald Blake

Donald Blake
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Apesar de ser uma boa pessoa, em uma certa época de sua história nos quadrinhos Thor se mostrava bastante arrogante e orgulhoso, ficando muito cheio de si, e isso foi irritando seu pai Odin, que a fim de ensinar a seu filho o que é humildade, pediu que ele entregasse seu martelo, retirou seus poderes e suas memórias, e o enviou a Terra para que vivesse como um mortal, na identidade de Donald Blake, um jovem estudante de medicina aleijado e posteriormente um médico reconhecido.

Como Donald Blake, o Deus do Trovão passou uma década sem suas reais memórias, aprendendo o que é humildade e como tratar os mais fracos e frágeis exercendo sua profissão de médico.

Depois desses longos anos de aprendizado, Odin criou um plano para que seu filho encontrasse o Mjolnir na caverna em que nasceu e recuperasse suas memórias aos poucos.

Essa é uma parte confusa nas histórias do herói, e algumas décadas depois, a Marvel Comics decidiu dividir Thor e Blake, tornando-os identidades separas. Depois disso, Blake ficou angustiado ao saber que sua vida era uma mentira.

O personagem ainda teve diversas outras identidades secretas além de Donald Blake, entre elas: Sigurd Jarlson, Jake Olson, Arkin Torsen, e outros.

Thorion

Thorion of the New Asgods Vol. 1 #1
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Na Amalgam Comics, uma editora temporária criada na década de 90 em uma parceria entre a Marvel Comics e a DC Comics, lançou quadrinhos fundindo alguns de seus personagens semelhantes. Em meio a inúmeros personagens surgiu Thorion, uma mistura entre Thor, o Deus do Trovão da Marvel e Órion, um dos novos deuses da DC.

A primeira aparição de Thorion aconteceu em “Thorion of the New Asgods Vol. 1 #1”, e frequentemente o herói enfrentava Thanoseid, uma fusão entre dois dos principais vilões de suas editoras, Thanos, um dos maiores inimigos dos Vingadores e Darkseid, pai de Órion e seu inimigo.

Thor já foi derrotado pelo Superman

Thor vs Superman
(Pinterest/Reprodução)

No início da década de 2000, em um dos raros crossovers entre a Marvel Comics e DC Comics; foi lançado Liga da Justiça/Vingadores (4 edições lançadas entre maio de 2003 e setembro de 2004), onde os grupos de heróis mais poderosos das editoras se enfrentaram, o que culminou em uma batalha entre o Superman e Thor, onde o Homem de Aço se sagrou campeão na batalha contra o Deus do Trovão.

Embora tenha vencido, a batalha não foi nada fácil para o Superman, que admitiu que Thor havia sido um de seus adversários mais fortes até aquele momento.

O Superman e a Mulher Maravilha já ergueram o Mjolnir

Superman já levantou o Mjolnir
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

No poderoso Mjolnir existe uma inscrição que diz: “Aquele que empunhar este martelo, se for digno, possuirá o poder de Thor”; pois bem, dois heróis da DC já foram capazes de realizar tal feito.

No crossover “Liga da Justiça/Vingadores Vol. 1 #4”, o Superman empunhou o Mjolnir e o escudo do Capitão América ao mesmo tempo para derrotar o vilão Krona. Porém, após o final do combate, o Superman não era mais capaz de levantar o martelo, e Thor revelou que Odin havia retirado o feitiço momentaneamente para que o herói da DC pudesse vencer o vilão.

Já a Mulher Maravilha, foi capaz de levantar o Mjolnir no crossover (Marvel Versus DC Vol. 1 #3) após Thor perder seu martelo durante uma batalha contra o Shazam (na época chamado de Capitão Marvel). Diana levantou a arma sem nenhuma dificuldade, porém preferiu não usá-la em seu combate contra a Tempestade, pois queria uma luta justa.

A guerreira de Themyscira também empunhou o Mjolnir em outra ocasião, levantando o martelo e o devolvendo a Thor.

E vários personagens da Marvel também

O Magneto já levantou o Mjolnir
(Business Insider/Reprodução)

Além dos dois heróis da DC, vários personagens da Marvel já ergueram o Mjolnir, alguns dignos e outros nem tanto; entre os que já conseguiram estão: Capitão América, Bill Raio Beta, Viúva Negra, Tempestade, Magneto, Hulk, Hulk Vermelho, Loki, Jane Foster, e outros.

Bill Raio Beta e o “novo Mjolnir”

Bill Raio Beta
(Cebola Verde/Reprodução)

No primeiro encontro entre Thor e Bill Raio Beta, os dois personagens se enfrentaram por um engano, e o Deus do Trovão foi derrotado. Bill se mostrou digno e conseguiu erguer o Mjolnir, o que fez com que Odin transportasse os dois para o reino de Asgard, a fim de que lutassem até a morte para ver quem ficaria com a posse do martelo.

Bill Raio Beta venceu Thor novamente, porém, se negou a matá-lo, devolvendo o Mjolnir a seu legítimo dono. Odin então ordenou que os anões forjassem uma arma semelhante ao martelo de seu filho, com o mesmo material e poderes semelhantes, nascendo assim o Rompe Tormentas (Stormbreaker).

Ajudou Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial

Invasores Vol. 1 #32
(Arte HQs/Reprodução)

Apesar de ser um homem justo e digno, Thor também já fez coisas “sombrias”; uma delas foi quando ajudou Adolf Hitler e seu exército nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Em “Invasores Vol. 1 #32” (setembro de 1978), o ditador austríaco/alemão conseguiu descobrir a existência do Deus do Trovão com um dispositivo que permite ver através de outras dimensões. Ele então o transportou para dentro de seu banker e o convenceu a ajudar em sua causa, o enganando com informações tendenciosas que faziam parecer que a causa nazista era certa e justa.

Thor acabou se juntando aos nazistas em sua missão de matar Joseph Stalin e, por causa disso, entrou em conflito com o grupo de heróis Invasores, formado na época por: Capitão América, Tocha Humana, Spitfire, Namor e Union Jack (que quase foi morto pelo filho de Odin).

Posteriormente, o herói descobriu os verdadeiros planos de Adolf Hitler, então prometeu nunca mais ajudá-lo.

Tem vários irmãos

Loki vs Thor
(News | Marvel/Reprodução)

Por ser filho de dois deuses que buscavam perpetuar sua raça e gerar fortes guerreiros, Thor possui uma “porrada” de irmãos; tanto por parte de seu pai Odin, quanto por parte de sua mãe Gaia; entre eles estão: Cronus , Atum (Demogorge), Balder , Hermod , Vidar, Angela (Aldrif ), Laussa, Loki (irmão adotivo); e vários outros.

Thor apareceu pela primeira vez em um filme do Hulk

Thor, Stan Lee e Hulk em O Retorno do Incrível Hulk (1988)
(IMDb/Reprodução)

A primeira aparição “ao vivo” do Deus do Trovão – que havia sido banido de Asgard – aconteceu em um filme do Hulk, no lançamento de 1988 (A Volta do Incrível Hulk).

No longa, os dois heróis inicialmente se enfrentam, mas depois acabam unindo forças com o objetivo de combater uma organização criminosa.

Thorbuster

Iron Man Vol. 3 #64
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Todos conhecem a Hulkbuster, uma armadura criada pelo Homem de Ferro a fim de deter o Hulk caso fosse preciso, mas além dela, o herói também já desenvolveu uma armadura capaz de enfrentar o Deus do Trovão, a Thorbuster, que apareceu pela primeira vez em “Iron Man Vol. 3 #64”, de 2003.

Em uma época em que a Onu e Asgard estavam em pé de guerra por causa de conflitos em Slokovia, Tony Stark construiu um traje poderoso o suficiente para enfrentar Thor e evitar uma crise internacional, nascendo assim a Thorbuster, uma armadura ‘alimentada’ pelo poder de um cristal asgardiano e também pelos golpes que sofria.

Com a Thorbuster, o Homem de Ferro foi capaz de lutar contra o Rei Thor (que possuía a Odin-Force – Força-Odin) por algum tempo, mas acabou vendo o reator da armadura ser destruído.

Foi clonado pelo Homem de Ferro

Civil War Vol. 1 #3
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Durante o arco Guerra Civil, um dos mais famosos e marcantes da Marvel Comics, surgiu um clone do Thor, que apareceu pela primeira vez em ” Guerra Civil Vol. 1 #3″ (“Civil War Vol. 1 #3”), sendo renomeado futuramente de Ragnarok.

Ragnarok foi criado por Tony Stark, que utilizou um fio de cabelo do Deus do Trovão, fio esse que ele havia adquirido há muitos anos, e deixou guardado caso precisasse usar em algum momento.

Para a criação de Ragnarok, Tony contou com a ajuda de Reed Richards, o Senhor Fantástico, e de Henry Pym, o Homem-Formiga, que na verdade era um Skrull (Criti Noll) disfarçado.

Nesse arco, vários heróis travaram batalhas ferozes, e Ragnarok acabou matando Golias, alter ego de Bill Foster.

Tem duas cabras de estimação

Toothgnasher e Toothgrinder, as cabras de Thor
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Nos quadrinhos, Thor possui duas cabras de estimação, Toothgnasher e Toothgrinder, que são baseadas em Tanngrisnir e Tanngnjóstr, craprinos da mitologia nórdica que eram responsáveis por puxar a carruagem do Deus do Trovão.

Toothgnasher e Toothgrinder aparecem ocasionalmente nos quadrinhos, e são extremamente fortes, tendo poder suficiente para danificar até mesmo o Mjolnir, além de serem extremamente velozes – tanto voando quanto correndo. Outra característica é que os caprinos podem renascer caso sejam comidos, com exceção de que algum de seus ossos se quebre.

E já foi transformado em um sapo

Thor já foi transformado em sapo por Loki
(Atomic Junk Shop/Reprodução)

Em uma das várias aventuras do Deus do Trovão, ele é transformado em um sapo por seu meio irmão Loki, que utilizou o poder da espada de Surtur para isso.

Posteriormente Thor se viu em meio a uma batalha no Central Park de Nova Iorque ajudando um clã de sapos contra um “exército” de ratos.

Depois de alguns capítulos o herói retornou a Asgard, recuperando sua forma humana, porém, antes disso, ele deixou um pequeno fragmento de seu Mjolnir para Puddlegulp, que posteriormente se transformou em Thorg, um dos Vingadores de Estimação, que usa seu Frogjolnir a fim de combater o mal.

Poderes e habilidades de Thor

Os poderes de Thor
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

Thor é um dos heróis mais poderosos da Marvel, possuindo diversos poderes e habilidades desconhecidas por boa parte do público.

Entre as mais populares estão: superforça, supervelocidade, vigor e sentidos sobre-humanos, fator de cura acelerado, entre outros.

O personagem também é capaz de invocar poderosos raios, manipular chuva, controlar a Terra e alterar memórias.

Já entre suas habilidades se destacam: especialista em combate, sendo altamente habilidoso em combate corpo a corpo, esgrima, luta livre, e no uso de armas. Além disso ele ainda é imune a telepatia, é mestre em tática e possui uma grande força de vontade.

Poderes do Mjolnir

Mjolnir
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

O Mjolnir também possui uma série de poderes, e com ele, Thor se torna ainda mais poderoso.

Entre os poderes fornecidos a Thor com o uso do Mjolnir estão:

Manipular o clima: permitindo que o herói controle trovões, vento, gelo, e vários outros elementos; sendo capaz de criar poderosas tempestades, furacões, terremotos, etc.

Além disso, com o Mjolnir, Thor também pode criar poderosos campos de força, absorver e redirecionar energia, ressuscitar pessoas mortas, produzir Energia Cósmica, manipular a matéria, se teletransportar abrindo portais girando o martelo rapidamente, criar diversos tipos de explosões; etc.

A Poderosa Thor, a Deusa do Trovão

Thor: God of Thunder Vol. 1 #25
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Em 2014, quando Thor se tornou indigno de empunhar o Mjolnir, uma mulher desconhecida assumiu o seu manto, e ele passou a usar apenas seu sobrenome, Odinson.

A primeira aparição da personagem aconteceu em 2014, na HQ “Thor: God of Thunder Vol. 1 #25” (“Thor: Deus do Trovão Vol.1 # 25”).

A Marvel fez mistério durante um longo tempo (cerca de um ano e meio) sobre a identidade da nova heroína, e quando foi revelada pegou todo mundo de surpresa, pois a deusa do trovão era nada mais nada menos que Jane Foster, o interesse amoroso do filho de Odin na Terra.

No início, quando foi anunciado que o personagem seria “substituído” por uma mulher, houve certo receio e resistência por parte dos fãs, mas logo que ela apareceu, caiu nas graças do público devido ao ótimo desenvolvimento da maioria de suas histórias.

Depois de quase 4 anos, em 2018, a jornada de Jane Foster como Thor chegou ao fim.

Thor no Universo Cinematográfico Marvel

Chris Hemsworth (Thor) em Thor (2011)
(IMDb/Reprodução)

No UCM, o Deus do Trovão é interpretado pelo ator Chris Hemsworth desde 2011, quando o primeiro filme, Thor, foi lançado.

Depois disso o personagem apareceu em:

Ano Filme
2012 Os Vingadores
2013 Thor: O Mundo Sombrio
2015 Vingadores: Era de Ultron
2017 Thor: Ragnarök
2018 Vingadores: Guerra Infinita

O personagem também estará presente no longa Vingadores 4, que será lançado em 2019.

Em algumas entrevistas, Chris Hemsworth revelou que quase perdeu o papel para seu irmão mais novo, Liam Hemsworth, que era o preferido para ser o herói do Universo Marvel em um primeiro momento.

E aí, o que achou das curiosidades sobre Thor, o Deus do Trovão?