A Viúva Negra, codinome da super espiã russa Natasha Romanoff, possui uma das histórias mais complexas e confusas da Marvel Comics. Sua vida e seu passado são marcados por alguns acontecimentos sombrios.

Atualmente a personagem é bastante conhecida pelo público em geral, devido as suas aparições em filmes do Universo Marvel como heroína; mas nem sempre foi assim, pois apesar de fazer parte do grupo Vingadores, ela era popular apenas entre uma pequena parcela de leitores de quadrinhos, sendo retratada na maioria das vezes como adjuvante.

Confira algumas curiosidades e descubra um pouco mais sobre a incrível história e trajetória da Viúva Negra abaixo!

20 fatos curiosos que talvez você não saiba sobre Natasha Romanoff, a Viúva Negra

Primeira aparição e criação

Tales of Suspense #52 - A primeira aparição da Viúva Negra
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

A Viúva Negra, codinome de Natalia Alianovna Romanova, mais conhecida como Natasha Romanoff (uma versão mais ocidentalizada), fez sua primeira aparição em abril de 1964 no quadrinho “Tales of Suspense #52” (“Contos de Suspense #52”), que foi estrelado pelo Homem de Ferro.

A personagem foi criada pelos quadrinistas Stan Lee, Don Rico e Don Heck.

Natasha não foi a primeira Viúva Negra da Marvel

Claire Voyant, a primeira Viúva Negra
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

Apesar de ser a mais famosa, Natasha não é a primeira Viúva Negra da Marvel, houve outra personagem que recebeu esse nome mais de 20 anos antes da criação da heroína que conhecemos hoje; uma mulher chamada Claire Voyant.

Claire Voyant apareceu pela primeira vez no ano de 1940, na edição “Mystic Comics #4”, quando a Marvel Comics ainda se chamava Timely Comics.

Ela desempenhava o papel de uma anti-herói, que matava os malfeitores e os enviava a satanás (seu mestre). Seu apelido foi dado por causa da maneira de matar, tocando suas vítimas na testa e deixando uma marca de Viúva Negra. Além disso, um outro detalhe é que Claire usava uma roupa preta com um símbolo de aranha desenhado na frente.

Natasha e Claire não tem nenhuma ligação, embora usem o mesmo codinome.

A Viúva Negra nasceu na década de 30

Ivan Petrovitch
(Gentlemen of Leisure/Reprodução)

A Viúva Negra é um dos poucos casos de super-heróis que tem sua data de nascimento mencionada nos quadrinhos – embora sua história possua diferentes versões -, e apesar de sua aparência jovem, a personagem já é bem velha.

Algumas histórias sugerem que ela nasceu em 1928, tornando-se órfã durante a Segunda Guerra Mundial, em um ataque de forças inimigas ao Stalingrado (lugar onde ela vivia, e que hoje é conhecido Volgogrado).

Nesse ataque, sua mãe – que a atirou da janela de um prédio em chamas – faleceu, e ela foi salva pelo soldado russo Ivan Petrovitch, que a pegou durante a queda. Ivan a criou como um pai adotivo.

Sala Vermelha e o Projeto Viúva Negra

Natasha Romanoff, a Viúva Negra
(not a hoax! not a dream!/Reprodução)

Outra versão da história conta que Natasha não foi criada apenas por Ivan Petrovitch, pois desde muito cedo já fazia parte do Projeto Viúva Negra da União Soviética, que buscava criar a espiã mais mortal do mundo.

Quando ficou um pouco mais velha, Ivan levou Natasha e outras 28 garotas órfãs a fim de serem treinadas em combate e espionagem na “Sala Vermelha”, uma instalação secreta de treinamento pertencente ao Departamento X.

Natasha e as outras 28 garotas foram bio-tecnologicamente (melhoramento físico, maior juventude, resistência, etc.) e psico-tecnologicamente aprimoradas (memórias fabricadas, uma espécie de lavagem cerebral).

Lá, a personagem se destacou entre as demais, e não apenas isso, se tornou a melhor aluna da história do programa, e assim foi apelida de Viúva Negra pela primeira vez.

Já foi casada com um agente russo

Alexi Shostakov Red Guardian
(Alchetron/Reprodução)

Nos quadrinhos, Natasha teve um casamento arranjado pelos soviéticos, sendo obrigada a se casar com o renomado piloto de testes Alexi Shostakov.

Embora se casar não fosse seu desejo naquele momento, ela acabou se apaixonando por Alexi com o tempo, e viveu um casamento feliz por alguns anos.

Porém, o relacionamento dos dois acabou não tendo um final tão feliz assim, pois a KGB forjou a morte de Shostakov, alegando que ele havia morrido em um acidente de um teste de um foguete experimental.

Foi depois disso que Natasha focou em seu treinamento na Sala Vermelha e adquiriu seu apelido.

Algum tempo depois, Alexi retornou como Guardião Vermelho, um agente especial criado para ser o equivalente da União Soviética ao Capitão América, porém, seu treinamento fez com que ele virasse um homem cruel e implacável, bem diferente do que era quando foi casado com Natasha.

(Independente das versões da história, seja a que Natasha Romanoff foi criada apenas por Ivan ou por ele junto com o Projeto Viúva Negra da União Soviética, a personagem se casou com Alexi Shostakov.)

E namorou vários homens superpoderosos

Natasha Romanoff e Matt Murdock
(8Tracks/Reprodução)

Além de ter se casado com Alexi Shostakov, o Guardião Vermelho, a Viúva Negra ainda teve diversos outros relacionamentos com homens superpoderosos ou agentes especiais, embora a maioria tenham sido curtos ou com algum interesse além de simplesmente se relacionar com alguém.

Entre os principais romances da Viúva Negra estão os com: Bucky Barnes, o Soldado Invernal, seja quando ele a ajudou em seu treinamento na Sala Vermelha ou futuramente em sua versão de Capitão América; Matt Murdock, o Demolidor, com quem a personagem teve um relacionamento mais duradouro, chegando a se mudar para a Califórnia; Hércules, quando os dois fizeram parte do grupo Campeões; Clint Barton, o Gavião Arqueiro, na época em que ainda era uma vilã, esse relacionamento foi essencial para que a personagem se tornasse uma boa pessoa; entre vários outros.

Quando se relacionou com o Demolidor, a Viúva Negra chegou a dividir o título do quadrinho com o herói.

Viúva Negra e Hulk

Viúva Negra e Hulk
(Pinterest/Reprodução)

Nos quadrinhos, a Viúva Negra e o Hulk não possuem nenhuma ligação amorosa, e embora a personagem já tenha namorado inúmeros heróis, Bruce Banner, o Hulk, não faz parte dessa lista.

Já nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, que adaptam situações diferentes das HQs para que se encaixe melhor nas telonas, Natasha ainda não teve nenhum relacionamento verdadeiro, porém ela demonstra ter sentimentos por Bruce, que também se mostra da mesma maneira.

Caso os dois personagens cheguem a se relacionar nos filmes, isso será algo exclusivo do mundo cinematográfico, pois o casal Hulk e Viúva Negra nunca existiu nas HQs.

A versão russa do Capitão América

Capitão América e Viúva Negra Vol. 1 638
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

A Viúva Negra e o Capitão América tem bastante coisas em comum, e as histórias dos dois personagens é parecida em vários momentos, inclusive a maneira em que ambos receberam seus ‘poderes’.

Podemos dizer que a Viúva Negra é a versão russa do alter ego de Steve Rogers, pois assim como ele, a heroína foi melhorada biologicamente por uma versão russa do Soro do Supersoldado, que a mantém resistente ao envelhecimento e a doenças; explicando o porquê de a personagem ainda manter sua aparência jovem mesmo tendo nascido em 1928.

E além disso, os dois ainda tem várias características em comum.

Uma ex-vilã

Viúva Negra já foi uma vilã
(ComicList/Reprodução)

Apesar de ter se tornado mais famosa e conhecida como uma heroína que luta ao lado dos Vingadores, em suas primeiras aparições a Viúva Negra era uma vilã, que realizava missões para a KGB, principal organização de serviços secretos da União Soviética.

Em sua época de vilã, um dos principais adversários da personagem foi o Homem de Ferro, pois ela sempre estava tentando sabotá-lo ou matá-lo; e além do Homem de Ferro, a Viúva Negra também chegou a enfrentar vários outros heróis; entre eles o Homem Aranha, Carol Danvers (a Capitã Marvel), o Coisa, etc.

Dançarina de Balé?!

Viúva Negra é uma dançarina de balé
(Pinterest/Reprodução)

Em algumas histórias é citado – e afirmado – que o treinamento espião da Viúva Negra – e das demais garotas – na Sala Vermelha incluía balé, pois fingindo ser bailarina Natasha escondia sua verdadeira identidade como agente da antiga União Soviética.

Porém, outras retratam que isso na verdade são memórias falsas implantadas na mente de Natasha pelo Programa Viúva Negra, algo que foi descoberto pela própria personagem, que finalmente soube que o Projeto Viúva Negra fazia suas agentes acreditarem que haviam aprendido balé no Teatro Bolshoi, mas eram apenas memórias artificiais.

Seu traje nem sempre foi um macacão

Viúva Negra maiô
(Ftffft98/Reprodução)

Hoje todos conhecem a Viúva Negra com seu famoso traje, um macacão preto de couro, mas essa nem sempre foi sua ‘roupa de missões’; em suas primeiras aparições a Viúva Negra ainda não usava fantasias, e vestia roupas normais para se misturar com os ambientes à sua volta.

Depois de algum tempo, a personagem aderiu a primeira fantasia a fim de esconder a verdadeira identidade: uma máscara bem semelhante àquelas usadas em bailes; uma pequenas capa, e um maiô preto ou roxo; com uma espécie de rede (meias arrastão) – preta, que veio a se tornar azul – cobrindo todo o resto de seu corpo.

Só após várias aparições, em 1970, em “Amazing Spider-Man #86” que ela aderiu ao padrão de roupa que conhecemos hoje: macacão, botas, cinto, etc.

Embora sempre sofra algumas mudanças, seja de cor ou design, ele continua seguindo a ideia do tradicional traje preto.

Vingadores

Vingadores Unidos
(Pinterest/Reprodução)

Como já mencionado no texto, a Viúva Negra surgiu como uma vilã, mas isso foi mudando aos poucos conforme ela foi conhecendo melhor o Gavião Arqueiro (Clint Barton), que no início era apenas usado por Natasha, mas com o tempo acabou se apaixonando de verdade por ele, tentando desertar da União Soviética.

A KGB descobriu isso, então a Viúva Negra foi capturada e sofreu lavagem cerebral, sendo forçada a reunir alguns vilões com o objetivo de destruir os Vingadores.

O plano da KBG falhou, e os vilões foram derrotados pelos Vingadores, fazendo com que a memória de Natasha voltasse aos poucos. Para se redimir e fazer as pazes com o grupo de heróis, a Viúva Negra os ajudou a combater os Filhos da Serpente, um grupo racista que tentava dividir a América, se juntando aos heróis em algumas missões e futuramente se tornando um membro ativo do grupo.

Foi nessa época que Natasha Romanoff desertou para os Estados Unidos e se tornou uma das principais agentes da S.H.I.E.L.D.

Outros grupos de heróis

Vingadores #83
(Worldwide Comics/Reprodução)

Além dos Vingadores, a personagem já fez parte de vários outros grupos de heróis ao longo de seus vários anos, entre eles: Os Campeões, Vigilantes, Libertadoras, Cavaleiros Marvel, Vingadores Secretos; entre vários outros.

Poderes e habilidades

Viúva Negra poderes
(Pinterest/Reprodução)

Natasha, assim como o Capitão América, teve seu corpo aprimorado pelo Soro do Supersoldado, porém por uma variante produzida pela União Soviética, que a fez atingir todos os picos humanos.

A Viúva Negra possui: força, velocidade, resistência, durabilidade e reflexos aprimorados ao nível máximo humano.

Além disso, a personagem possui um envelhecimento retardado, aparentando ter por volta de 30 anos, mesmo tendo nascido em 1928; ela também tem um fator de cura acelerado, se curando cinco vezes mais rápido que a taxa humana média, sentidos e resistência mental aprimorados e é praticamente imune a doenças, além de outros.

Entre suas habilidades está a especialidade em várias artes marciais; entre elas: boxe, sambo, judô, karatê, aikido, ninjutsu, savate, muay thai, vários estilos de kung fu, etc.

Ela é ainda é mestre em acrobacia, possuindo um nível olímpico; é ginasta, acrobata, trapista e altamente qualificada em técnicas de assassinato e de espionagem; a Viúva Negra é ainda uma mestre no uso de armas, sejam elas brancas ou de fogo, e mestre da sedução.

Multilíngue

Viúva Negra é multilíngue
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

O treinamento da Viúva Negra incluía o aprendizado de várias línguas, dessa forma a personagem poderia se infiltrar na maioria dos países ao redor do globo sem levantar suspeitas.

Por causa disso, Natasha se tornou fluente em russo, inglês, alemão, chinês, francês, japonês; entre outras línguas.

Yelena Belova

Yelena Belova
(Arousing Grammar/Reprodução)

No final da década de 90, no quadrinho “Inumanos Vol 2 #5” de 1999, apareceu uma personagem para assombrar o passado de Natasha; Yelena Belova, uma agente soviética que também foi treinada na Sala Vermelha para se tornar uma superespiã.

Como já era de se imaginar, Yelena foi enviada com o objetivo de matar Natasha, a fim de conseguir o título de Viúva Negra, mas falhou em sua missão.

Depois de alguns acontecimentos Natasha conseguiu convencer Belova de que ela estava sendo usada, mostrando que a assassina havia sofrido lavagem cerebral, levando-a a abandonar seus antigos ideais.

Foi morta pelo Capitão América

Viúva Negra morte
(Comic Book/Reprodução)

A Marvel Comics pegou todo mundo de surpresa em 2017 ao revelar que o Capitão América sempre foi um vilão e agente da Hidra.

Isso aconteceu na saga “Império Secreto”, que chocou grande parte dos leitores dos quadrinhos da editora ao descobrirem esse lado sombrio de um dos principais super-heróis da editora.

Em julho de 2017 a Marvel liberou “Império Secreto #7”; nessa edição, o Homem Aranha (Miles Morales) e a Viúva Negra traçaram um plano e foram atrás de Steve Rogers para matá-lo, porém o plano não deu certo e Natasha Romanoff teve seu pescoço quebrado pelo Capitão, que a golpeou com a ponta de seu escudo (que se assemelha bastante ao primeiro usado pelo personagem em 1941, quando ele foi criado).

A heroína morreu na hora. Depois disso, o Homem Aranha fica descontrolado e quase mata Steve Rogers, mas desiste a pedido da Vespa, que o mostra que aquela não é a maneira certa de acabar com aquilo, e que ele não é assim.

Um roteiro para um filme da Viúva Negra foi escrito em 2004

Viúva Negra logo
(TeePublic/Reprodução)

Os negócios da Marvel nem sempre estiveram de vento em popa como estão hoje, e no início da década de 2000, a editora estava vendendo alguns de seus personagens para qualquer estúdio que quisesse e pudesse pagar, e a Viúva Negra foi um deles.

Em 2004 a produtora Lionsgate comprou os direitos da personagem, e no mesmo ano contrataram David Hayter ( X-Men, X-Men 2 e Watchmen) para desenvolver um roteiro de um filme solo sobre ela, que contaria toda a história de Natasha, desde sua infância, até o treinamento espião e a deserção da União Soviética.

Porém, a Lionsgate desistiu de produzir e lançar o longa temendo que ele fracassasse nas bilheterias, já que a Viúva Negra ainda não era tão conhecida pela massa, sendo mais falada apenas entre os leitores de quadrinhos.

Inicialmente, Scarlett Johansson não seria a Viúva Negra

Emily Blunt Viúva Negra
(ImperioAvis – DeviantArt/Reprodução)

Hoje pessoas do mundo inteiro conhecem a Viúva Negra graças aos filmes; ela é interpretada pela atriz Scarlett Johansson, que deu vida pela primeira vez à personagem em Homem de Ferro 2, de 2010.

Mas antes de contratar Scarlett, os estúdios Marvel já haviam acertado com Emily Blunt, porém a atriz teve que desistir por já estar trabalhando em As Viagens de Gulliver (2010), e os horários de filmagem dos dois filmes eram parecidos.

Depois disso, a Marvel pensou nas atrizes Eliza Dushku, Angelina Jolie e Natalie Portman (que hoje é Jane Foster no UCM) para o papel, mas no final acabou contratando Scarlett Johansson.

Viúva Negra filmes

Scarlett Johansson em Homem de Ferro 2 (2010)
(IMDb/Reprodução)

A Viúva Negra estreou no Universo Cinematográfico Marvel em 2010, no filme Homem de Ferro 2, daí em diante a personagem apareceu em: Os Vingadores: The Avengers (2012); Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014); Vingadores: Era de Ultron (2015) e Capitão América: Guerra Civil (2016).

Natasha Romanoff também estará em Vingadores: Guerra Infinita (abril de 2018) e em Vingadores 4 (previsto para maio de 2019).

Além disso, a personagem ganhará um filme solo com o roteiro escrito por Jac Schaeffer. Segundo o Daily Mail, a previsão é que a Marvel lance o filme em 2020 – mas nada oficializado até o momento.

Qual sua curiosidade preferida sobre a Viúva Negra?