Curiosidades Gavião Arqueiro

O Gavião Arqueiro, codinome de Clint Barton, é um personagem muitas vezes esquecido por boa parte dos fãs de quadrinhos da Marvel, sendo provavelmente o herói menos popular entre os integrantes do grupo Vingadores.

Apesar disso, ele é muito interessante, e possui ótimas histórias, seja de superação, que o fizeram se tornar o melhor arqueiro do Universo Marvel e um dos melhores atiradores de toda ficção; ou heroicas, onde realizou feitos surpreendentes, principalmente por ser apenas um humano ‘comum’.

Descubra algumas curiosidades (que talvez você não conheça) e um pouco mais da trajetória e evolução do Gavião Arqueiro.

21 fatos curiosos sobre Clint Barton, Gavião Arqueiro da Marvel

Criação e primeira aparição

Tales of Suspense Vol. 1 57
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

O Gavião Arqueiro, codinome de Clinton Francis Barton – mais conhecido apenas como Clint Barton – foi criado pelos quadrinistas Stan Lee e Don Heck para a editora Marvel.

Sua primeira aparição aconteceu em setembro de 1964, na HQ “Contos de Suspense Vol 1 #57”, que foi estrelada pelo Homem de Ferro.

Inicialmente um vilão

Gavião Arqueiro e Viúva Negra já foram vilões
(Marvel Genesis/Reprodução)

Em suas primeiras aparições, o Gavião Arqueiro agiu como um vilão, sendo “recrutado” pela Viúva Negra para ajudá-la a lutar contra o Homem de Ferro por inúmeras vezes, a fim de conseguirem realizar os planos dos soviéticos, porém falharam em todas.

Tentou imitar o Homem de Ferro

Gavião Arqueiro X Polícia
(Marvel in the Silver Age/Reprodução)

O objetivo de Clint Barton nunca foi ser um vilão e, na verdade, em sua primeira aparição ele buscava ser reconhecido como herói. Isso aconteceu porque ele viu o Homem de Ferro em ação e ficou admirado, então vestiu uma fantasia colorida e tentou imitá-lo no combate contra o crime.

Porém, nada saiu como o esperado, e em sua ‘apresentação’, o Gavião Arqueiro foi confundido com um ladrão pela polícia.

Depois disso, o personagem conheceu Natasha, a Viúva Negra, e assim iniciou sua “carreira” de malfeitor.

Teve uma infância difícil

Harold Barton e Edith Barton, pais de Clint Barton
(Tumblr/Reprodução)

Assim como Bruce Banner, o Hulk, a infância de Clint não foi uma das melhores. O jovem é filho de Harold Barton e Edith Barton, e seu pai era extremamente abusivo com sua família, batia em sua esposa e tinha problemas com a bebida, que o fazia ficar ainda mais agressivo.

Desde criança, Clint já trabalhava no açougue de sua família, mas devido às bebedeiras de Harold, o jovem acabou se tornando órfão, pois um acidente de carro vitimou seus pais.

Então o garoto foi enviado para o orfanato, e ficou circulando entre vários deles por um tempo.

Tem um irmão mais velho

Charles Bernard Barton
(I SAY THEE NAY!/Reprodução)

O Gavião Arqueiro não foi o primogênito de Harold e Edith, o casal também teve um filho chamado Charles Bernard Barton (apelidado de Barney), que na fase adulta também vestiu uma fantasia e acabou utilizando um apelido, Flecha Certeira (Trickshot), porém, diferentemente de seu irmão mais novo, Charles era um criminoso.

Foi Barney quem ensinou Clint a lutar e o ajudou a melhorar sua pontaria quando os dois ainda eram apenas crianças. Eles eram muito ligados, mas isso foi mudando conforme foram crescendo por causa de alguns acontecimentos. Felizmente, no futuro acabaram se reconciliando.

Artista de circo

Clint Barton já foi artista de circo
(iFanboy/Reprodução)

Depois de ficarem órfãos e serem mandados para inúmeros orfanatos, certo dia, Clint e Barney acabaram fugindo de um deles, encontrando um circo itinerante e se juntando a ele.

Lá, Clint foi treinado por dois criminosos; Jacques Duquesne, o Espadachim, e também por Buck Chisholm, o Trick Shot – que no futuro se tornou seu arqui-inimigo -, que o ajudou a aprimorar suas habilidades com o arco e flecha.

Em sua época de circo, o jovem atuou em shows como ator secundário na apresentação do Espadachim, trabalhou como vendedor ambulante junto de seu irmão; e já mais velho ficou conhecido como “O Melhor Atirador do Mundo”; entre outras coisas.

Treinado pelo Capitão América

Gavião Arqueiro X Capitão América
(Universo Marvel/Reprodução)

Além de seu treinamento com o Espadachim e com Trick Shot, o Gavião Arqueiro também foi treinado pessoalmente pelo Capitão América, que o ajudou a melhorar suas técnicas de luta, e a se aprimorar nas artes marciais, no combate corpo a corpo, nas táticas, etc.

Nos quadrinhos, houve alguns momentos em que os dois personagens não se davam tão bem, pois o Gavião possuía uma personalidade bem rebelde. Mas independentemente das divergências, os heróis ainda assim mantinham o respeito que um tinha pelo outro.

Com o tempo o personagem passou a respeitar Steve Rogers mais do que qualquer outro Vingador, reconhecendo seu grande espírito de liderança.

O Gavião Arqueiro usou seu aprendizado com o Capitão América para liderar e ajudar no treinamento dos Thunderbolts, um grupo de super-heróis formado originalmente por supervilões que eram conhecidos como Mestres do Terror.

O Gavião Arqueiro já foi apaixonado pela Viúva Negra

Gavião Arqueiro já foi apaixonado pela Viúva Negra
(Writeups/Reprodução)

Natasha Romanoff, a Viúva Negra, é mestre em várias coisas, entre elas a arte da sedução. Ao presenciar as habilidades do Gavião Arqueiro, a espiã russa viu que ele poderia ser útil e a ajudar em seu objetivo de matar o Homem de Ferro e sabotar as Indústrias Stark.

A personagem, na época ainda vilã e espiã da KGB, usou seu charme e fez com que Clint se apaixonasse perdidamente, e assim ele a ajudava e fazia algumas coisas ruins mesmo que contra sua vontade para agradá-la.

Os dois acabaram namorando e, com o tempo, Natasha começou a se apaixonar de verdade pelo herói, o que foi essencial para que ela desertasse da antiga União Soviética.

A relação entre o Gavião Arqueiro e a Viúva Negra foi importante para o desenvolvimento de ambos os personagens. Os dois já chegaram a se relacionar outras vezes, mas nada muito duradouro, porém sempre (ou quase sempre) continuaram como bons amigos.

Vingadores

Gavião Arqueiro Vingadores
(Marvel Digital Comics Shop/Reprodução)

A união do Gavião Arqueiro com os Vingadores aconteceu quando ele ainda estava se relacionando com a Viúva Negra, porém, mesmo com esse relacionamento, o personagem estava se sentindo infeliz por ser um criminoso, e isso o levou a procurar os heróis para mostrar que queria mudar – e também buscava salvar a Viúva Negra dos soviéticos.

Com o Capitão América , a Feiticeira Escarlate e seu irmão, Mercúrio, o Gavião Arqueiro formou uma nova encarnação dos Vingadores após alguns dos membros fundadores ficarem ausentes por tempo indeterminado.

Se casou com a Harpia

"Bobbi Morse", a Harpia
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Nos quadrinhos, o Gavião Arqueiro já foi casado com a personagem Bobbi Morse, a Harpia, uma agente da S.H.I.E.L.D. e também heroína, que assim como ele possui uma personalidade forte e lutava contra o mal mesmo sem ter nenhum poder especial – o que mudou quando lhe foi aplicado um soro para salvar sua vida, concedendo-a algumas melhorias no corpo.

Os dois lutaram juntos contra o crime e formaram um casal por algum tempo, mas no final acabaram se separando devido a acontecimentos que levaram Harpia a matar o Cavaleiro Fantasma (Lincoln Slade); acontecimentos esses que, quando descobertos pelo Gavião Arqueiro, fizeram com que o relacionamento chegasse ao fim, além de provocarem a expulsão da personagem do grupo Vingadores, já que uma de suas principais regras era não matar seus inimigos.

Depois da separação os dois personagens continuaram sendo amigos.

Pegador

Hawkeye and Mockingbird Vol. 1 #1
(Love and Comics/Reprodução)

O Gavião Arqueiro pode não ser um dos heróis mais poderosos da Marvel, mas certamente é um dos que tem mais lábia.

Ele já se envolveu com diversas outras belas mulheres além de Bobbi Morse (a Harpia) e Natasha Romanoff (a Viúva Negra); entre elas: Maya Lopez (a Eco, também conhecida como Ronin), Wanda Maximoff (a Feiticeira Escarlate), Janet Van Dyne (a Vespa), Jennifer Susan Walters (a Mulher Hulk), Karla Sofen (a Rocha Lunar), Jessica Drew (a Mulher-Aranha); entre outras.

Já fez parte da Liga da Justiça

Gavião Arqueiro Liga da Justiça
(Pinterest/Reprodução)

Em uma série crossover entre a Marvel Comics e a DC Comics, o Gavião Arqueiro se juntou à Liga da Justiça, se tornando um membro do grupo de heróis mais famoso de todos os tempos.

Clint Barton foi o primeiro personagem da Marvel a realizar tal feito, e isso aconteceu no quadrinho “Liga da Justiça / Vingadores Vol 1 #3”, de 2003.

Clinton Archer

Clinton Archer
(DC Database – Fandom/Reprodução)

Em outro crossover (anterior ao citado acima), lançado pela Amalgam Comics, uma editora que nasceu na década de 90 em uma parceria entre a Marvel Comics e a DC Comics, lançaram quadrinhos fundindo alguns de seus principais personagens.

Entre essas fusões estava a do Gavião Arqueiro e o Arqueiro Verde, formando o personagem Clinton Archer, que conseguiu suas extraordinárias habilidades com o arco e flecha devido a um intenso treinamento em um monastério no Tibete.

A primeira aparição de Clinton Archer aconteceu no quadrinho “JLX Vol 1 #1”, de 1996. Nessa HQ ele tem uma forte atração romântica pela personagem Dinah Barton, uma fusão entre a Canário Negro e a Harpia.

Morte e ressurreição

Gavião Arqueiro morte
(The Peerless Power of Comics!/Reprodução)

O Gavião Arqueiro é um personagem que acumula algumas mortes em sua história; em Avengers Disassembled (Vingadores: A Queda, no Brasil), um arco publicado entre os anos de 2004 e 2005, os Vingadores passaram por sérios problemas, e o herói sacrificou sua vida para salvar seus amigos destruindo um navio de guerra invasor Kree (uma raça alienígena inimiga dos heróis).

Mais tarde, é descoberto que esses eventos foram causados por Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, que perdeu o controle de seus poderes de alteração de realidade.

Wanda foi derrotada e reconstruiu a realidade, culminando na saga House of M (Dinastia M). Em Dinastia M, Clint Barton foi revivido e foi atrás de Wanda para matá-la, acabando morto e novamente ressuscitado.

É praticamente surdo

Gavião Arqueiro surdo
(Pinterest/Reprodução)

O Gavião Arqueiro dos quadrinhos é praticamente surdo, adquirindo uma deficiência auditiva ao derrotar o vilão Crossfire com uma flecha hipersônica, perdendo cerca de 80% de sua audição e necessitando de aparelhos para ouvir. Isso aconteceu nos quadrinhos “Gavião Arqueiro Vol 1 #4” (uma minissérie de 4 capítulos, protagonizada por Clint Barton com o apoio da Harpia).

Depois de algum tempo, após ser revivido, seus tímpanos estavam intactos, porém isso durou pouco tempo, pois ele novamente teve suas orelhas danificadas, dessa vez por Kazimierz Kazimierczak, o Palhaço, que enfiou flechas do próprio Gavião Arqueiro em seus dois ouvidos, prejudicando novamente sua audição.

Por causa dessa deficiência, o herói se tornou fluente em linguagem de sinais; além de ter seus outros sentidos mais aguçados.

Golias e Ronin

'Golias' Clint Barton
(Legião dos Heróis/Reprodução)

Além do codinome Gavião Arqueiro, Clint Barton já assumiu inúmeros outros apelidos no decorrer de sua história, entre eles os mais conhecidos são Golias e Ronin.

Golias: como golias, o herói utilizava o soro de crescimento de Hank Pym, o Homem-Formiga, para alterar seu tamanho.

Ronin: esse apelido já foi usado por vários personagens da Marvel; vem do japonês e significa ‘samurai sem mestre’, um guerreiro solitário. Clint Barton usou esse codinome por um curto período de tempo após os acontecimentos de “Guerra Civil”, juntando-se aos Novos Vingadores.

Katherine Bishop

Katherine Bishop
(Pinterest/Reprodução)

Clint Barton não é o único personagem a usar o codinome do Gavião Arqueiro, existe outra, Katherine (ou Kate) Bishop, a Gaviã Arqueira, uma jovem que foi salva pelos Vingadores quando criança, e passou a admirar os heróis desde então, principalmente o Gavião Arqueiro, pelo fato de ele ser apenas um humano, que conseguiu chegar onde chegou com um árduo treinamento.

Quando mais velha, Kate acabou recebendo esse apelido de Jessica Jones, a pedido do Capitão América, pois assim como Clint Barton, ela também possui uma personalidade muito forte, sendo uma das poucas heroínas que tiveram coragem de desafiar as ordens do Capitão.

A Gaviã Arqueira já fez parte de alguns grupos de heróis e lutou ao lado de Clint – que se tornou seu mestre – por inúmeras vezes. Eles acabaram se tornando companheiros, e bons amigos, nutrindo um respeito mútuo.

Já liderou alguns grupos de heróis

Hawkeye & The Thunderbolts Vol. 2
(Marvel Digital Comics Shop/Reprodução)

Em 1984 a Marvel dividiu os Vingadores em diferentes grupos, nascendo assim os Vingadores da Costa Oeste, um grupo formado por heróis que defendiam a Zona Oeste dos Estados Unidos.

Os Vingadores da Costa Oeste foram liderados pelo Gavião Arqueiro, em um arco de 4 capítulos. Depois de algumas aventuras os membros se espalharam.

Além dos Vingadores da Costa Oeste, o Gavião Arqueiro também já liderou os Thunderbolts, um grupo de heróis formado por antigos vilões que queriam uma mudança. Isso se encaixa perfeitamente com Clint Barton, já que ele nem sempre esteve do lado certo.

Nas histórias mais recentes, o personagem também já chegou a liderar os Vingadores Secretos.

O Gavião Arqueiro matou o Hulk

Gavião Arqueiro mata Bruce Banner no arco Guerra Civil II
(Comicnewbies/Reprodução)

No arco “Guerra Civil II”, que foi lançado entre os anos de 2016 e 2017, terminando na edição “Guerra Civil II: O Juramento”, vários personagens morreram, entre eles o Hulk, que foi morto pelo Gavião Arqueiro.

Na história, uma visão do futuro mostrava o Gigante Esmeralda tomando o controle do corpo de Bruce Banner e matando os Vingadores e, por causa disso, o próprio Bruce, que já estava sem se transformar há um bom tempo, desenvolveu uma flecha especial capaz de pará-lo e a entregou ao Gavião Arqueiro, para que pudesse ser contido caso perdesse o controle.

Durante uma discussão, ao notar que Bruce estava alterado, o Gavião usou a flecha e o acertou na cabeça antes que ele se transformasse, tentando evitar que a visão se concretizasse.

Depois desse acontecimento Clint foi levado a julgamento, e acabou sendo absolvido. Mas atormentado pela culpa, o herói partiu em uma jornada de redenção. Em sua investigação, ele se encontrou com o Lobo Vermelho, e os dois se tornaram parceiros.

Poderes e habilidades

Gavião Arqueiro poderes
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

Clint Barton é um homem comum, que adquiriu poderes apenas quando usou o codinome de Golias, mas que logo foi deixado de lado.

Como Gavião Arqueiro, o herói possui inúmeras habilidades; entre elas:

  • Mestre Arqueiro: que lhe permite atirar com qualquer tipo de arco com precisão quase perfeita;
  • Pico de visão humana: que o faz enxergar de maneira mais aguçada que os olhos humanos normais;
  • Pico de condição humana: que faz o personagem ter um nível máximo de atleta, com força, velocidade e resistência muito acima do normal.

Além disso, o Gavião Arqueiro ainda é expert em acrobacia, mestre em artes marciais, especialista em táticas e liderança, e mestre em armas brancas -, que foi mais explorado quando ele assumiu a identidade de Ronin.

Gavião Arqueiro nos filmes da Marvel

Jeremy Renner em Capitão América: Guerra Civil (2016)
(IMDb/Reprodução)

O Gavião Arqueiro está presente no Universo Cinematográfico Marvel, sendo interpretado pelo ator Jeremy Renner, que apareceu pela primeira vez nas vestes do personagem no filme Thor (2011), com apenas uma breve participação especial não creditada.

Depois de Thor, o herói esteve em outros três filmes, com maior participação e destaque: Os Vingadores (2012); Vingadores: Era de Ultron (2015) e Capitão América: Guerra Civil (2016).

Renner também interpretará o Gavião em Vingadores: Guerra Infinita (abril de 2018), onde diversos heróis se juntarão para tentarem impedir que Thanos obtenha todas as Joias do Infinito e as coloque na Manopla do Infinito; e também em Vingadores 4, que será lançado em 2019.

Diferentemente dos quadrinhos, nos filmes do UCM, Clint Barton é casado com Laura Barton (Linda Cardellini); e tem três filhos: Cooper (Ben Sakamoto), Lila (papel compartilhado entre as irmãs gêmeas Imogen Poynton e Isabella Poynton) e Nathaniel (Jaiden Stafford).​

Qual sua curiosidade preferida sobre o Gavião Arqueiro?