Curiosidades sobre Thanos Marvel

Thanos, o Titã Louco, é um dos mais famosos e perversos vilões da Marvel Comics, mas ele nem sempre foi assim. Sua vida foi marcada por alguns acontecimentos trágicos, que foram mudando e moldando sua personalidade perversa aos poucos; o transformando no que é hoje.

Sua sede incessante por poder e sua busca pelas Joias do Infinito não limitam-se apenas ao fato de que ele quer dominar o Universo, Thanos tem uma missão bem maior, que é a de conquistar o coração de sua amada; por quem ele faz de tudo.

Listei algumas curiosidades e acontecimentos da vida do personagem – desde seu nascimento à sua evolução. (Alguns acontecimentos são diferentes em outras versões da história).

22 fatos curiosos sobre o vilão Thanos

Primeira aparição e criação do personagem

Iron Man #55 Primeira aparição de Thanos nas HQs
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Thanos é um personagem clássico, e um dos supervilões mais famosos da Marvel Comics. Sua primeira aparição nos quadrinhos aconteceu há 45 anos, na HQ “Iron Man #55”, lançada em fevereiro de 1973. Ele foi criado pelo quadrinista Jim Starlin , e co-criado por Mike Friedrich.

Thanos é filho de A’Lars, o Mentor e um dos Eternos

A’Lars, o Mentor pai de Thanos
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

O vilão é filho de Sui-San (sua mãe) com A’Lars (filho de Kronos), popularmente conhecido como Mentor, um cientista muito sábio e ex-governante dos Eternos de Titã – e também o progenitor da segunda colônia da raça.

Thanos nasceu na lua Titã como um dos Eternos, uma raça de super-humanos que foram geneticamente modificados pelos Celestiais, que são seres gigantescos e extremamente poderosos – muito mais que Thanos – que realizam experiências em outras raças para ver os resultados futuramente.

Nasceu ‘amaldiçoado’

Thanos, o bebê amaldiçoado
(TMStash/Reprodução)

A raça dos Eternos se assemelha muito aos seres humanos comuns, porém avançados. Thanos nasceu diferente, com a pele roxa e parecido com um monstro. Isso se deu ao fato de ele ter nascido com a rara Síndrome Deviante, que alterou significativamente sua aparência, o tornando parecido com os Deviantes, que são inimigos – e “parentes” – mortais dos Eternos.

Devido a isso, Thanos sempre foi desprezado, mesmo quando era apenas um bebê. Após seu nascimento, na primeira vez que sua mãe Sui-San o viu, ela tentou matá-lo em um ato de loucura.

Apesar de tudo que passava, inicialmente Thanos foi bem aceito por alguns de seus colegas, e se mostrou uma pessoa gentil. Mas com o tempo, ainda na infância, foi se tornando obcecado pelo conceito de morte – o que fez com que ele começasse a matar animais.

Seu nome seria Dione

Thanos revela seu nome para si mesmo
(Marvel/Reprodução)

Quando estava grávida, Sui-San já havia escolhido o nome de seu primogênito, que se chamaria Dione. Após ver sua aparência e descobrir que ele tinha a Síndrome Deviante, ela ficou chateada e o chamou de Thanos.

Matou sua própria mãe

Thanos em frente ao túmulo de Sui-San, sua mãe
(Mundo Bignada/Reprodução)

Conforme foi crescendo – tanto em idade, quanto em poder -, a ambição, a sede de sangue e destruição de Thanos foi aumentando cada vez mais, assim como a incessante procura para descobrir quem ele era, espiritualmente e fisicamente.

Na adolescência, Thanos matou alguns moradores da lua Titã, sendo o responsável pelos primeiros assassinatos na história do lugar. E, depois de repetir esse ato por várias vezes, finalmente, descobriu que gostava de matar, se tornando de vez o Titã Louco.

Depois de já ter matado dezessete pessoas, Thanos decidiu que era hora de dar um fim a vida de sua própria mãe. Ele a sequestrou e a matou a sangue frio em seu laboratório. O crime foi descoberto e ele deixou Titã.

(A morte de Sui-San é diferente em algumas histórias, mas essa, com certeza, é a mais interessante, e também sombria).

E também já conquistou Titã

Thanos conquista Titã
(180graus/Reprodução)

Em uma outra versão da história, a medida que os poderes de Thanos cresciam, sua ambição também. Ele roubou uma das naves espaciais de seu povo e viajou pelo cosmos à procura de mercenários com o intuito de formar um grande exército privado, retornando com uma pequena frota e bombardeando sua terra natal com bombas nucleares, matando milhares de pessoas – incluindo sua mãe.

Após massacrar seu próprio povo, Thanos se declarou o novo governante do que restou de Titã, se tornando um ditador, governando os sobreviventes de seu ataque com “punhos de ferro”, e virando seus olhos para a conquista da Terra.

Tem um irmão que já fez parte dos Vingadores

Eros, o irmão de Thanos, Os Vingadores
(Marvel Comics of the 1980s – Blogspot/Reprodução)

Thanos tem um irmão mais novo chamado Eros que, ao contrário dele, nasceu muito bonito e recebeu toda atenção de sua família. Diferentemente de seu irmão mais velho, Eros viveu uma vida despreocupada (sem aquela sede por poder) e sempre foi mimado por seus pais, além de ser extremamente mulherengo.

Certa vez, ele ajudou os Vingadores e depois se uniu ao grupo, utilizando o nome de Starfox, lutando ao lado dos super-heróis por vários meses.

Além do nome um tanto quanto peculiar, um dos poderes de Eros também é bem estranho, chamado “Estimulação de prazer”, que o permite estimular os centros de prazer dos cérebros das pessoas a alguns metros de si mesmo.

Thanos foi inspirado em dois personagens da DC

Metron e Darkseid DC Comics, inspirações para Thanos
(DC Database – Fandom/Reprodução)

Essa parece óbvia, já que a maioria dos fãs já imagina que ele foi inspirado no supervilão da DC, Darkseid (criado em 1970), porém, seu criador, Jim Starlin, revelou que a verdadeira inspiração no processo de criação de Thanos inicialmente não foi no Senhor de Apokolips, e sim em Metron (criado em 1971), um dos Novos Deuses que vive em busca conhecimento.

Thanos seria um personagem menor e mais fraco, porém, segundo Jim, ao ver o conceito original do novo vilão, o editor Roy Thomas disse que se fosse copiar alguém, que fosse o próprio Darkseid. Então, Thanos foi encorpado, se tornou bem maior e mais forte do que seria.

No final das contas, ele tem algumas características parecidas com os dois personagens da DC, porém elas são mais nítidas quando é comparado com Darkseid – um vilão da concorrente que seria capaz de vencer o Titã Louco em um combate.

E também inspirou personagens

Mongul DC Comics
(DC Database – Fandom/Reprodução)

Jim Starlin não trabalhou apenas na Marvel, ele também trabalhou na DC e em outras editoras de quadrinhos; ajudando a criar alguns personagens semelhantes a Thanos, entre eles o vilão do Superman, Mongul, que foi criado em 1980 por Len Wein e Jim Starlin.

Mongul foi inspirado e tem algumas semelhanças com Thanos, principalmente a aparência.

É obcecado pela Morte

Thanos e Morte
(Nerdist/Reprodução)

Thanos ficou obcecado pela Entidade Cósmica chamada Morte – que foi uma das grandes responsáveis por ele ter se tornado quem é -, amando alguém pela primeira vez em sua vida. Na busca por ter o seu amor correspondido pela entidade, o Titã Louco precisaria se tornar um deus, e isso aumentou sua sede de poder, fazendo com que ele fosse atrás do Cubo Cósmico.

Após adquirir o Cubo Cósmico, Thanos enfrentou os Vingadores juntamente com o Capitão Marvel (Mar-Vell), e acabou sendo derrotado. Devido ao seu fracasso, a Morte o abandonou, deixando-o abatido e ainda mais obcecado por ela.

O relacionamento dos dois é bem agitado, já que, na maioria das vezes, a paixão de Thanos não é correspondida, e ele é tratado apenas como um instrumento, que a Morte usa a fim de conseguir o que deseja.

Imortal

Thanos já foi imortal
(Ei Nerd/Reprodução)

Por ser um dos Eternos, Thanos é imortal no sentido de ser imune a todas as doenças e infecções conhecidas no mundo, e também aos efeitos da idade; mas isso não significa que ele não podia morrer.

Ele já se tornou realmente imortal, após ser banido pela Morte de entrar em seu reino, e não importava o dano que sofria, o Titã Louco se recuperava completamente. Ele podia ser derrotado, mas ainda assim não morreria.

O banimento da Morte foi removido depois de algum tempo.

Em busca das Joias do Infinito

Thanos - Em Busca de Poder
(Aura Nerd/Reprodução)

Após perder o afeto da Morte, Thanos logo bolou um plano com o objetivo reconquistá-la, descobrindo a existências das seis Joias do Infinito (na época conhecidas como Joias da Alma), artefatos de poder que concedem a seu usuário poderes sem igual.

Ele acabou adquirindo todas, se tornando muito mais poderoso do que já é. Após alguns eventos, o Titã Louco foi rumo à Terra, onde foi derrotado pelos Vingadores com a ajuda de Adam Warlock, que o transformou em pedra.

Thanos só voltou a aparecer nos quadrinhos alguns anos depois.

Thanos tem vários filhos

Gamora, filha adotiva de Thanos
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

Apesar de louco e malvado, ele teve alguns filhos, sendo Gamora – que é filha adotiva – a mais conhecida. Gamora é a última sobrevivente da raça “Zen Whoberi”, que foi aniquilada por uma ordem religiosa.

Ela foi adotada por Thanos ainda quando bebê, com intenção de que no futuro, se tornasse seu braço direito, sendo leal a ele até a fase adulta, mas depois o ‘traindo’ por não concordar com as ações de seu pai, lutando contra ele e futuramente se juntando a alguns grupos de heróis, até se tornar um membro fixo dos Guardiões da Galáxia.

Além de Gamora, ele também é pai de Thane, um Inumano que cresceu e se tornou um curandeiro para ajudar seu povo. Durante os eventos em que Thanos foi em busca de seu filho perdido para matá-lo, Thane acabou desenvolvendo poderes através da Terrigênese, que fez com que sua aparência ficasse semelhante a de seu pai. Com seus novos poderes, ele foi capaz de derrotar o Titã Louco o prendendo em uma construção âmbar, um estado de “morte viva”.

Thanos ainda teve um filho com a Morte, chamado Podridão (Rot); entre vários outros que foram, em sua maioria, mortos pelo próprio vilão.

Celebrava o Natal e os aniversários de Gamora

Thanos e Gamora celebram o natal
(Aficionados/Reprodução)

Enquanto Gamora ainda era apenas uma criança, Thanos mostrou um pouco de humanidade em sua criação, fazendo com que ela tivesse uma infância normal, e não se tornasse apenas uma máquina de matar, capaz de agir com razão em determinados momentos.

O Titã Louco celebrava o Natal, com direito a árvore, ilusão de Papai Noel, e tudo o que tinha direito – até mesmo uma trégua e presentes a seus inimigos. Além disso, ele também comemorava os aniversários de sua filha.

Conforme foi crescendo, Gamora passou a ser tratada de forma fria por Thanos.

Criou clones de si mesmo

Thanos Clones
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

Thanos é um dos seres mais inteligentes da Marvel, e sempre buscou cada vez mais conhecimento. Ele fez extensas pesquisas sobre genética, estudando o DNA de muitos dos heróis e vilões do Universo Marvel e, posteriormente, conseguindo criar clones com esse material genético, misturado com seu próprio DNA.

Para criar seus clones, ele utilizou técnicas de clonagem, feitiçaria e tecnologia, o que resultou nos “Thanosi”, seres com a aparência igual a dele, porém com comportamentos bem diferentes, o que fez com que o Titã Louco considerasse o projeto um fracasso e o abandonasse.

Apesar de abandonar o projeto, 5 “Thanosi” sobreviveram, sendo clones dos personagens: Professor Charles Xavier, Gladiador, Galactus, Homem de Ferro e Doutor Estranho.

Os Thanosi se uniram para trazer o fim do universo, fazendo com que o verdadeiro Thanos tivesse que pedir a ajuda de alguns heróis: Gamora, Doutor Estranho, Adam Warlock, Homem-Aranha, Capitão Marvel; entre outros, para derrotá-los.

Drax foi criado para matá-lo

Drax, O Destruidor vs Thanos
(Legião dos Heróis/Reprodução)

Nos quadrinhos, Drax, O Destruidor, foi criado pelos Eternos – Mentor e seu pai Kronos – para ser uma força contrária e matar Thanos.

Drax nem sempre teve super-poderes, ele era apenas um humano chamado Arthur Douglas, um agente imobiliário que teve seu carro destruído por Thanos enquanto viajava com sua família, esposa e filha, que sobreviveu e se tornou a Serpente da Lua (Moondragon).

Thanos os atacou para assegurar que sua missão ficasse em segredo, sem nenhuma testemunha.

Depois de se tornar Drax, o personagem enfrentou Thanos diversas vezes, perdendo algumas e vencendo outras, chegando até mesmo a matar o Titã Louco.

Já foi preso

Thanos já foi levado algemado por policiais da Terra
(Amino Apps/Reprodução)

Apesar de ser um dos personagens mais poderosos da Marvel – mesmo sem as Joias do Infinito -; Thanos ainda é um ser vivo, que não é invencível e não está isento de ser envergonhado.

O supervilão já protagonizou algumas cenas constrangedoras, e em uma uma delas, além de ser vencido pelo Homem-Aranha com a ajuda da Felina, ele ainda foi preso… mas aí você deve pensar: preso por quem? Por algum ser superpoderoso? E a resposta é: não! Ele foi preso pela polícia humana mesmo, com direito a algema convencional e tudo.

Como se não bastasse isso, nesse quadrinho em questão, antes de ser derrotado, o Titã Louco estava atrás do Cubo Cósmico; o procurando enquanto pilotava seu Thanos-cóptero.

E perdeu para a Garota Esquilo

Garota Esquilo vs Thanos
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

Outra cena que é bastante zoada até pelos próprios fãs do personagem é quando ele foi derrotado pela Garota Esquilo, uma das personagens mais sem noção da Marvel – embora com feitos grandiosos.

A Garota Esquilo venceu o verdadeiro Thanos, e embora o combate não tenha sido mostrado, aparentemente ela não teve muito trabalho.

Desejo inconsciente de perder

Nebulosa rouba a Manopla do Infinito de Thanos
(Villains Wiki – Fandom/Reprodução)

Thanos é um adversário difícil, e sempre é necessário muito esforço de seus inimigos para derrotá-lo, mas, muitas vezes, o vilão é derrotado não pela força de seus adversários, e sim devido as suas dúvidas e ansiedade, pois ele não se considera digno de tal poder e nem de comandar o universo, possuindo um desejo inconsciente de perder.

Isso ficou claro quando, certa vez, ele juntou todas as Joias do Infinito em sua Manopla do Infinito, matando metade da população do Universo como tributo a Morte. Para salvar o que ainda restou, vários heróis se juntaram a várias Entidades Cósmicas a fim de confrontá-lo, mas ainda assim não foi o suficiente para derrotar Thanos – que aprisionou seu inimigos.

Porém, o Titã Louco acabou se “descuidando” durante esse processo, “deixando” Nebulosa retirar a Manopla do Infinito de sua mão, o que mostra que no fundo, ele mesmo acaba se auto-sabotando sem perceber.

Amaldiçoou o Deadpool

Deadpool vs Thanos 001
(kosplayers/Reprodução)

Thanos não foi o único ser da Marvel que já teve um caso com a Morte, já houveram vários personagens que fizeram isso; entre eles o Mercenário Tagarela, Deadpool (Wade Wilson), por quem a entidade demonstra ter bem mais afeto do que por Thanos.

Para impedir que Deadpool se encontrasse novamente com sua amada, Thanos o amaldiçoou, tornando-o imortal.

Thanos já retirou o efeito da maldição uma vez para matá-lo, mas foi obrigado a ressucita-lo, porque precisou de sua ajuda para salvar a Morte – que havia sido capturada pela Eternidade.

Poderes e Habilidades

Thanos - Poderes e habilidades
(Pinterest/Reprodução)

Como já mencionado algumas vezes acima, Thanos é um dos personagens mais fortes da Marvel, e ele possui uma grande variedade de poderes e habilidades; entre eles destacam-se: inteligência, agilidade, vigor e reflexos super-humanos.

Ele também pode voar, se teletransportar, manipular matéria, usar telepatia, manipular energia, possui fator de cura acelerado, uso de magia; é mestre de combate corpo-a-corpo e possui grande conhecimento místico.

Isso tudo sem a Manopla com as Joias do Infinito. Com elas, Thanos supera até mesmo a maioria das Entidades Cósmicas.

Thanos e suas aparições nos cinemas

Aparições de Thanos no Universo Cinematográfico Marvel
(IMDb/Reprodução)

O personagem vem sendo inserido na maior parte dos filmes do Universo Cinematográfico Marvel durante as cenas pós-créditos desde 2012, tendo aparecido pela primeira vez em Os Vingadores (2012); depois em Guardiões da Galaxia (2014) e Vingadores: Era de Ultron (2015) – sendo interpretado pelo ator Josh Brolin nos últimos dois.

Nesses longas, Thanos serviu apenas como o ‘chefão’, mandando seus capangas realizarem o trabalho sujo enquanto ele ficava sentado em sua cadeira. Agora, o supervilão finalmente fará sua investida como vilão no filme Vingadores: Guerra Infinita, prometendo ser devastador enquanto procura as Joias do Infinito.

Qual sua curiosidade preferida sobre Thanos, o Titã Louco? Acrescentaria outras à lista?