Curiosidades Homem de Ferro

O Homem de Ferro, alter ego de Tony Stark, não é apenas um homem – e super-herói – egocêntrico, gênio, playboy, bilionário e filantropo… É também é um dos personagens mais complexos e queridos já criados pela Casa de Ideias da Marvel, seja por sua personalidade, motivações, ou até mesmo pelos seus vários dramas, que são desconhecidos pela maioria do público que só o conhece por causa dos filmes.

Diferentemente do que muitos imaginam, o Homem de Ferro não teve uma vida perfeita; ele enfrentou diversos obstáculos até chegar onde chegou e, apesar de muitas vezes achar que os fins justificam os meios, seu principal objetivo é manter a Terra segura a todo custo.

Listei algumas curiosidades sobre a vida e histórico do personagem; confira logo abaixo!

27 fatos curiosos sobre o herói Homem de Ferro, alter ego de Tony Stark:

Primeira aparição do Homem de Ferro nos quadrinhos

Tales of Suspense #39 - Primeira aparição do Homem de Ferro
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

O Homem de Ferro, Anthony Stark (ou apenas Tony Stark) é mais um dos grandes personagens da Marvel criados pela lenda dos quadrinhos Stan Lee, com a participação de seu irmão Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby.

Sua primeira aparição aconteceu há bastante tempo, em março de 1963 (cerca de 55 anos atrás), nos quadrinhos “Tales of Suspense #39”.

Sua primeira história não foi escrita por Stan Lee

Larry Lieber, criador do Homem de Ferro
(Marvel Database – Fandom/Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

Apesar de ter idealizado e ser o grande nome por trás da criação do Homem de Ferro, Stan Lee não foi o responsável pela primeira história em quadrinhos em que o herói apareceu, pois na época estava tão ocupado com outros trabalhos, que foi obrigado a entregar a responsabilidade nas mãos de seu irmão, Larry Lieber, contando com a ajuda de Don Heck e Jack Kirby, que deram introdução ao personagem que conhecemos hoje, um dos mais famosos da Marvel.

Foi inspirado em um megaempresário

Howard Hughes
(Famous Biographies/Reprodução)

O Homem de Ferro possui uma personalidade muito forte, principalmente quando surgiu, não se importando em ser inconveniente, chato e, na maioria das vezes, arrogante – seja como super-herói ou como Tony Stark -, e esse é um dos pontos que fazem o personagem ser tão especial, pois foge de muitos clichês dos heróis quase perfeitos.

Sua personalidade não vem do nada, e segundo o próprio Stan Lee, para criar o Homem de Ferro ele se baseou no magnata Howard Hughes, um megaempresário norte-americano que foi aviador, engenheiro aeronáutico, industrial, produtor de cinema, diretor cinematográfico e um dos homens mais ricos do mundo em sua época.

Hughes é citado como um homem excêntrico e narcisista, traços que são bem visíveis no Homem de Ferro.

Além disso, outra inspiração ao empresário está no próprio pai de Tony, Howard Stark, seja pelo seu primeiro nome ou também pela personalidade – que é bem parecida com a de seu filho.

Tony Stark foi adotado

Homem de Ferro Internacional (2016)
(HQBR/Reprodução)

Isso faz parte dos acontecimentos mais recentes da história do personagem, onde depois de 53 anos, na edição “Homem de Ferro Internacional”, lançada em 2016, foi revelado que Tony Stark não é filho biológico de Howard Stark e de Maria Stark; e que na verdade ele foi adotado pelo casal.

Sua mãe biológica matou seu pai biológico

Amanda Armstrong e Jude, pais biológicos de Tony Stark
(QuirkyByte/Reprodução)

Os verdadeiros pais do Homem de Ferro se chamavam Amanda Armstrong e Jude, dois agentes da SHIELD que se apaixonaram durante uma missão. Eles se relacionaram e acabaram tendo um filho, que era nada mais nada menos do que Tony.

Porém, depois de algum tempo juntos, a paixão do casal acabou se “despedaçando” quando Jude revelou a Amanda que ele, na verdade, era um agente duplo da Hydra, o que fez com que ela o matasse com tesouradas.

Amanda ficou traumatizada com o acontecido, e então decidiu que não cuidaria de Tony para que ele encontrasse uma casa segura e feliz. Após alguns eventos, ele acabou sendo adotado por Howard enquanto estava em um orfanato na Bulgária, se tornando assim um verdadeiro Stark.

Tem um irmão

Arno Stark
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

A decisão de adotar um menino por parte de Howard e Maria surgiu devido a problemas enfrentados pelo casal na tentativa de ter um filho.

Quando estava grávida, Maria sofreu graves complicações, ameaçando a saúde de seu bebê, sendo informada que infelizmente ele não sobreviveria.

Isso fez com que Howard viajasse desesperadamente por todo o mundo em busca de uma cura para o feto, o que o levou a encontrar e resgatar o “Rigellian Recorder 451” ‘das mãos’ da raça alienígena conhecida como Grays, pedindo em troca ajuda a fim de assegurar a sobrevivência de seu filho.

451 o ajudou após selarem um acordo, e durante meses o bebê foi geneticamente modificado, porém Howard descobriu que 451 havia feito um ajuste genético que colocaria a vida de seu filho em risco conforme fosse crescendo, desenvolvendo um antídoto em segredo que o neutralizaria.

O bebê nasceu saudável, e recebeu o nome de Arno Stark, fazendo com que 451 finalmente pudesse deixar a Terra. Mas a felicidade dos Starks não durou muito tempo, pois poucas horas depois do nascimento de Arno, sua saúde foi se esgotando, fazendo com que ele não pudesse viver sem assistência médica.

Arno foi escondido na Fundação Maria Stark (uma organização filantrópica) a fim de evitar retaliações do 451, e após vários anos e acontecimentos, Arno conheceu Tony, e os dois começaram a trabalhar juntos.

Teve uma infância difícil

Howard Stark e Tony
(GramUnion/Reprodução)

Diferentemente do que muita gente imagina, embora “podre” de rico, a vida de Tony nem sempre foi fácil, uma vez que seu pai não entendia sua natureza tímida e reclusa – bem diferente do que estamos acostumados.

Tony e seu pai viveram momentos tensos desde sua infância, principalmente pelo fato de que Howard começou a beber cada vez mais, sofrendo constantes mudanças de humor, chegando até mesmo a abusar verbalmente de seu próprio filho.

Além disso, Tony já foi mandado para um internato, teve seu relacionamento com seu primeiro amor (Meredith McCall) interferido por seu pai, devido Meredith ser filha de seu principal concorrente, Creighton McCall. Seu segundo relacionamento com uma garota chamada Cassandra Gillespie também foi interferido pelo mesmo motivo; entre tantas outras coisas.

Felizmente, para sua sorte, Maria sempre o amou incondicionalmente.

Um grande gênio

Tony Stark criança
(Arousing Grammar/Reprodução)

Desde muito jovem, Tony Stark já mostrava ser um gênio, com grande aptidão em diversas áreas, mas principalmente voltada a eletrônica, pois acreditava que o hardware era mais confiável que os seres humanos, que são imprevisíveis e difíceis de entender.

Aos 15 anos, Tony foi aceito no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) – a mesma universidade em que estudou Erik Killmonger -, se formando sem esforço e se especializando em física e engenharia elétrica.

Ele também possui doutorados nas áreas de física, engenharia mecânica e engenharia elétrica.

Morte de Howard e Maria Stark

Acidente de carro - Howard Stark e Maria Stark
(Hollywood Reporter/Reprodução)

Maria e Howard morreram em um acidente de carro quando Tony tinha 21 anos, fazendo com que ele herdasse as Indústrias Stark, que era o negócio de seu pai.

Foi sugerido que a morte de Howard e Maria não foi um simples acidente, mas sim um assassinato planejado, tendo como maiores suspeitos o grupo Batalhão-V, a Corporação Roxxon e a Hydra.

Porém, muitas pessoas questionam o status de falecido do casal pelo fato de Howard ter dito a Nathaniel Richards que sua morte seria causada pela Irmandade do Escudo por um acidente de carro pouco tempo depois de ele se juntar a ela.

Já no filme, a morte dos dois segue um caminho diferente, e é causada por Bucky Barnes.

O nascimento do Homem de Ferro

Wong-Chu e Tony Stark
(Mighty World Of Marvel/Reprodução)

Após assumir o controle das Indústrias Stark, Tony Stark finalmente teve novos desafios como CEO de uma grande multinacional, mas à medida que a empresa crescia, seu trabalho foi se tornando cada vez menos excitante, e Tony foi ficando novamente “desligado”.

Sua vida sofreu uma grande reviravolta quando ele supervisionava uma demonstração militar de sua tecnologia no Afeganistão – em uma zona de guerra afegã ativa -, onde sua escolta foi emboscada e morta e ele foi levado para um cativeiro pelo líder terrorista Wong-Chu com estilhaços em seu peito.

Os estilhaços perfurariam o coração e matariam Tony dentro de uma semana, e para que sua vida fosse salva, Wong-Chu propôs – falsamente – que Tony construísse uma poderosa arma para ele, e assim lhe daria permissão para se submeter a uma operação que salvaria sua vida.

Stark sabia que o ditador estava mentindo, mas concordou com a proposta a fim de reunir equipamentos que lhe permitiram criar uma armadura equipada com armas e alimentada por energia, além de também ter um dispositivo similar a um marcapasso que permitiu que seu coração continuasse batendo, surgindo assim o Homem de Ferro.

Ho Yinsen

Ho Yinsen
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

Apesar de ser um super gênio, a primeira armadura do Homem de Ferro não foi construída apenas por Tony Stark, ele teve ajuda do renomado físico asiático e vencedor do Prêmio Nobel de Física, Ho Yinsen, que também havia sido levado para o cativeiro.

Yinsen atuou como assistente de Stark, e o ajudou a projetar e construir o traje. Quando a armadura finalmente ficou pronta, faltando apenas ser carregada, Yinsen se sacrificou para distrair Wong-Chu – que havia ido verificar o que seus prisioneiros estavam fazendo.

Agora como Homem de Ferro, Tony vingou a morte de Ho Yinsen e conseguiu espalhar as tropas de Wong-Chu.

As primeiras armaduras do Homem de Ferro

Tales of Suspense #39 #40 e #48
(MyComicShop/Comic Vine – GameSpot/Marvel Database – Fandom/Reprodução)

A armadura do Homem de Ferro nem sempre foi cheia de detalhes como conhecemos hoje. Em sua primeira aparição, ela era bem mais simples, sendo apenas cinza, mais semelhante a um robô. Ela ficou conhecida como Mark I.

Já no segundo quadrinho em que o Homem de Ferro apareceu, em “Tales of Suspense #40” (abril de 1963), a armadura acabou sofrendo alguns ajustes e aprimoramentos, entre eles em sua cor, que se tornou dourada. Porém, seu design ainda era bem semelhante ao da Mark I.

O padrão que conhecemos hoje, vermelho e dourado, foi inserido em “Tales of Suspense #48” (dezembro de 1963), onde Tony surgiu com um modelo totalmente diferente dos anteriores, mais detalhado e com novas funções.

Depois disso, várias novas armaduras foram criadas, e a maioria delas manteve o vermelho e dourado.

Um dos membros fundadores dos Vingadores

Avengers Vol. 1 #1
(How to Love Comics/Reprodução)

Após os eventos no Afeganistão, com o tempo o Homem de Ferro acabou se tornando um verdadeiro herói, e para proteger o mundo, ele se uniu a outros heróis, formando um grupo que ficou conhecido como Vingadores.

O Homem de Ferro é um dos cinco membros fundadores, ao lado de: Thor, Homem-Formiga, Vespa e Hulk, que se uniram para derrotar o vilão Loki em “Avengers Vol. 1 #1” de 1963.

Ele doou sua mansão em Manhattan (Nova Iorque), que foi a primeira base de operações dos Vingadores, oferecendo a eles alojamento, treinamento, recursos médicos e equipamentos.

E também dos Illuminati

Illuminati Marvel Comics
(Pinterest/Reprodução)

Além dos Vingadores, o Homem de Ferro também foi um dos membros fundadores dos Illuminati, um grupo secreto formado por alguns dos personagens mais inteligentes do Universo Marvel, sendo inicialmente composto pelo: Homem de Ferro, Senhor Fantástico, Professor Charles Xavier, Doutor Estranho, Raio Negro e Namor.

Diferente dos Vingadores, os Illuminati agem por debaixo dos panos, como um grupo clandestino que se encontra secretamente para que os membros possam trocar informações e estratégias.

Embora tenham um tom mais misterioso, o objetivo da associação é proteger a Terra.

O Homem de ferro já usou a Manopla do Infinito

Homem de Ferro com a Manopla do Infinito
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

A Manopla do Infinito é um artefato poderoso quando equipado com as seis Joias do Infinito, podendo trazer o fim de todo o universo caso caia em mãos erradas (principalmente se essas mãos forem as de Thanos).

Vários personagens usaram a Manopla com o passar dos anos, mas o Homem de Ferro pode se orgulhar por se o primeiro humano a empunhar o objeto e usar seus poderes.

Em 2011, em “Avengers #12”, o herói utilizou todas as Joias de uma vez na Manopla para deter o vilão Hood (Capuz) e mandá-lo de volta para a prisão.

O Homem de Ferro fingiu que havia destruído o artefato, mas em vez disso, o enviou para a base dos Illuminati onde dividiu as Joias entre seus companheiros para que elas ficassem mais seguras.

E também já foi um Lanterna Verde, ou melhor Lanterna de Ferro

Lanterna de Ferro
(Super-Team Family – Blogspot/Reprodução)

Durante um dos raros crossovers entre a Marvel Comics e a DC Comics, em uma realidade alternativa, o Homem de Ferro (Hal Stark) cria uma nova armadura usando tecnologia alienígena de uma aeronave que se chocou contra ele durante uma simulação de voo, nascendo assim o Lanterna de Ferro.

Ela era quase toda verde, e tinha um símbolo dos Lanternas em seu peito, além de usar a mesma energia que os personagens usam em seus anéis para alimentar sua nova armadura. Como Lanterna de Ferro, Stark usou seus novos poderes para derrotar diversos vilões.

É dono da Área 51

Homem de Ferro Área 51
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

O local conhecido como Área 51 – que é onde fica a instalação da Força Aérea dos Estados Unidos – está presente em diversas obras de ficção, entre elas, nos quadrinhos da Marvel Comics.

Na Marvel, o dono da Área 51 é o próprio Homem de Ferro, que revelou em “Vingadores #19” que comprou o local abandonado pelos militares em um leilão. Ele usou o local para guardar a Joia da Realidade.

Tony Stark é Ateu

Tony Stark é ateu
(Science Fiction & Fantasy Stack Exchange/Reprodução)

Tony Stark, assim como vários outros personagens da Marvel (heróis ou vilões), não possui nenhuma crença religiosa e nem acredita em divindades, sendo assumidamente ateu e deixando isso claro em diversas edições dos quadrinhos.

É alcoólatra

Tony Stark é alcoólatra
(Filmquisition/Reprodução)

Assim como seu falecido pai, Tony também enfrenta problemas com o álcool, fazendo com que muitas vezes seus maiores inimigos não fossem os vilões que ele enfrentava como Homem de Ferro, mas sim seu próprio vício.

O álcool sempre esteve presente na criação de Tony desde a infância, mas durante uma época difícil em sua vida, ele passou a abusar ainda mais da bebida.

Certa vez Tony quase perdeu tudo, mas conseguiu dar a volta por cima, e embora não tenha se curado, pode controlar seu vício, assumindo especialmente suas responsabilidades como Homem de Ferro.

Ele já chegou a participar de reuniões dos Alcoólicos Anônimos, e em uma delas se encontrou com Carol Danvers, a Capitão Marvel.

Sua luta contra a doença foi revelada na edição “Homem de Ferro #128″ (de novembro de 1979), intitulada ” Demon in a Bottle ” (“O Demônio na Garrafa”).

Sofre de depressão

Tony Stark tem depressão
(Twitter/Reprodução)

O Homem de Ferro sempre se mostra extremamente confiante na maioria das situações, porém, muitas vezes isso é um modo que ele encontra para esconder sua verdadeira personalidade e suas dúvidas, pois segundo uma informação revelada pela própria Marvel, Tony Stark sofre de depressão.

Secretário da defesa dos EUA e Diretor da S.H.I.E.L.D.

Tony Stark secretário da defesa dos EUA
(Xemgame/Reprodução)

Tony Stark não é “apenas” um gênio e herói, ele também já atuou em cargos políticos, como quando foi nomeado Secretário da Defesa dos Estados Unidos pouco tempo após revelar sua verdadeira identidade como o Homem de Ferro. Porém, ele não ficou muito tempo no cargo.

Além de ministro da defesa, o Homem de Ferro também já foi Diretor da S.H.I.E.L.D. durante os eventos de Guerra Civil, sendo dissolvido pelo presidente dos Estados Unidos, que não concordava com as ações de Stark.

Já reiniciou seu cérebro uma vez

Tony Stark cirurgia no cérebro
(COMICS66/Reprodução)

Após os acontecimentos do arco Guerra Civil, o Homem de Ferro passou a ser um dos personagens mais odiados do Universo Marvel, e até mesmo seus aliados o abandonaram no decorrer da história.

Tony Stark foi retratado como um antagonista nessa saga, e para que voltasse a ser amado por seus fãs, a Marvel decidiu reiniciar seu cérebro para que ele se esquecesse de vários acontecimentos e impedir que Norman Osborn – o Duende Verde – então líder da S.H.I.E.L.D., não descobrisse seus segredos.

Para fazer isso, Pepper enviou uma mensagem holográfica revelando que havia conseguido um meio de reiniciar a mente de Tony. Ele então a “reiniciou” e sofreu alguns danos cerebrais, mas conseguiu se recuperar com a ajuda de seus companheiros; voltando a ser um super-herói e reconquistando o carinho dos fãs aos poucos.

O significado de JARVIS

Edwin Jarvis Marvel Comics
(News | Marvel/Reprodução)

Enquanto nos quadrinhos Jarvis, ou melhor, Edwin Jarvis, serve como personagem coadjuvante, sendo um mordomo leal aos Stark há vários anos, se tornando depois o mordomo dos Vingadores, no filme ele foi inserido como uma inteligência artificial chamada J.A.R.V.I.S, que significa: “Apenas um Sistema Bastante Inteligente”, e serve a Tony Stark.

Ele odeia J. R. R. Tolkien

O Homem de Ferro odeia J. R. R. Tolkien
(Bleeding Cool/Reprodução)

Embora J. R. R. Tolkien seja um dos escritores mais amados de todos os tempos, ele não tem a admiração de Tony Stark, que em uma de suas edições dos quadrinhos em 2012 já chegou a dizer: “Eu odeio Tolkien”.

O Homem de ferro disse isso em “Homem de Ferro vol. 5 #4″ que foi liberado dois dias antes do lançamento de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, primeiro filme da trilogia inspirada na obra de Tolkien.

Poderes e habilidades

Poderes e habilidades do Homem de Ferro
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Embora seja um gênio, Tony Stark é apenas um ‘homem comum’, e por isso não possui nenhum superpoder.

Porém, quando está trajado com sua armadura de Homem de Ferro, ele basicamente adquire força e velocidade sobre-humanas, capacidade de voar, pode gerar campos magnéticos; além de vários armamentos, que variam de armadura para armadura.

O Homem de Ferro possui dezenas de trajes diferentes, e cada um deles costuma ter algo específico que lhe concede novas habilidades para lidar com diferentes situações.

Homem de Ferro nos cinemas

Poster Homem de Ferro (2008)
(Imgur/Reprodução)

O Homem de Ferro foi pioneiro no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), sendo o primeiro herói a ganhar um filme da franquia, Homem de Ferro, que foi lançado em 2008.

O herói foi interpretado pelo ator Robert Downey Jr., que conseguiu cativar incontáveis fãs por interpretar nas telonas um Tony Stark e um Homem de Ferro muito parecido com o dos quadrinhos.

O sucesso do filme foi muito importante para que a Marvel se ‘reestabelecesse’ nos cinemas após alguns fracassos – entre eles O Incrível Hulk (2008) -, fazendo com que depois viessem vários outros lançamentos de sucesso, entre eles o mais recente, Pantera Negra.

O Homem de Ferro ainda estreou mais dois filmes solo: Homem de Ferro 2 (2010) e Homem de Ferro 3 (2013). Além disso, participou de: Os Vingadores (2012), Vingadores: Era de Ultron (2015), Capitão América: Guerra Civil (2016) e Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017).

Ele também está confirmado para Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores 4 (2019).

Muitos bilhões nas telonas

Bilheterias Homem de Ferro 1, 2 e 3
(Google/Reprodução)

O Homem de Ferro não ostenta uma quantia bilionária apenas na ficção, ele também pode se orgulhar dos seus números nas telonas.

Juntando seus três filmes solo, a arrecadação nos cinemas ultrapassa os 2 bilhões e 423 milhões de dólares, sendo que Homem de Ferro 3 está entre as 13 maiores bilheterias de todos os tempos.

Qual sua curiosidade predileta do Homem de Ferro?