Curiosidades sobre o Vibranium

Como se já não bastasse ser o rei de Wakanda e o Pantera Negra – e um super-herói que faz parte dos Vingadores -, o personagem é, ainda, o responsável por proteger a maior reserva de Vibranium do mundo, que é um metal extremamente raro, e o mais famoso e cobiçado do Universo Marvel.

O Vibranium é interessante por vários motivos, seja por se apresentar como um material extremamente complexo, ou pelas inúmeras possibilidades que ele oferece, principalmente quando se trata da confecção de poderosas armas e armaduras.

Listei alguns fatos interessantes sobre o metal, e você pode conferi-los logo abaixo!

Tudo que você precisa saber sobre o metal raro Vibranium:

1. Criação e primeiras aparições

Primeira aparição do Vibranium Daredevil #13
(Pinterest/Reprodução)

O metal raro apareceu pela primeira vez na edição Daredevil #13 – escrita por Stan Lee e ilustrada por John Romita -, em fevereiro de 1966, sendo conhecido como Anti-Metal. A segunda aparição aconteceu em Fantastic Four #53 – de Stan Lee e Jack Kirby -, que foi lançado em agosto de 1966, sendo agora chamado de “Vibranium”.

2. Queda do meteoro

Meteoro de Vibranium Wakanda
(We Are Wakanda/Reprodução)

Há milhares de anos atrás um meteoro composto por um material desconhecido caiu em Wakanda, esse material era Vibranium, o metal mais raro do mundo. Ele é abundante na nação africana, existindo praticamente só lá, e foi mantido “escondido” do resto do mundo por um longo tempo.

3. É radioativo

Radiação do Vibranium
(Quora/Reprodução)

Quando o meteoro caiu em Wakanda, a tribo guerreira mais poderosa da época, liderada por Bashenga – que foi o primeiro Pantera Negra -, foi investigá-lo, e ao descobrirem suas propriedades, decidiram explorá-lo. No entanto, o material é radioativo, e essa radiação transformou vários membros da tribo em mutantes, conhecidos como “Espíritos do Demônio”, alterando o DNA e os deixando na forma de monstros sem controle.

Além disso, o Vibranium ainda alterou a fauna e a flora de boa parte do lugar com sua radiação, mudando, inclusive, a erva em forma de coração – que dá poder ao Pantera Negra – através das mutações.

O Vibranium também já foi o responsável por “dar” superpoderes a vários vilões.

4. Origens alienígenas

A origem do Vibranium
(CBR Community/Reprodução)

Por muito tempo, cientistas que tiveram a chance de estudar o material, especularam que ele tivesse origens alienígenas. A teoria acabou se provando verdadeira – de maneira descuidada – pelo Capitão Marvel, durante uma batalha entre os sobreviventes do ataque dos Construtores e o Império Spartax.

5. Propriedades

Thor vs Capitão América
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

Conhecido como um metal-isolante, é capaz de absorver quase tudo ao entrar em contato: som, vibrações, impactos e etc..

Outro ponto interessante do material, é que quanto mais vibrações, ondas sonoras e energia cinética ele absorve, mais resistente e forte ele se torna. Existe um limite para a sua capacidade de absorção, porém esse limite nunca foi revelado. Ele também pode amplificar magia e energias místicas, mas fica extremamente instável, se tornando praticamente incontrolável.

6. É extremamente caro

Cada grama de Vibranium custa US$10 mil
(Quora/Reprodução)

A nação africana de Wakanda é a mais desenvolvida do Universo Marvel, tanto tecnologicamente e economicamente, quanto em IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), e o maior motivo disso acontecer é graças a possuírem a maior reversa de Vibranium do mundo (que fica no “Montículo Sagrado”). Estima-se que a reserva do país tenha cerca de 10 mil toneladas do metal, e que cada grama custe US$10 mil.

7. O Anti-Metal

Anti-Metal - Vibranium Antártico
(Quora/Reprodução)

Embora o mais conhecido seja o Vibranium de Wakanda, que tem propriedades absorventes, também existe outra variação do material espalhada pelo mundo, o Anti-Metal (Vibranium antártico) que pode ser encontrado na região isolada da Antártica. Ele pode dissolver qualquer metal conhecido.

8. Reverbium

Reverbium Amazing Spider-Man #650
(HandPans Magazine/Reprodução)

Além do Vibranium wakandiano e do Anti-Metal, nas HQs também existe o Reverbium, que é uma variação artificial do material, criada pela doutora Sajani Jaffrey quando a maior parte do Vibranium do mundo se tornou inativo. Essa versão é imperfeita e, diferentemente do original, ao invés de absorver vibrações, o Reverbium faz o contrário e “devolve” tudo, tornando-o uma arma poderosa, mesmo com pequenas quantidades do metal.

9. Aversão ao Adamantium

Vibranium X Adamantium
(Nerd Break/Reprodução)

O Vibranium possui uma “aversão” a outro metal raro do Universo Marvel, Adamantium – que é muito conhecido principalmente por causa do personagem Wolverine. Já houveram várias tentativas de misturar as duas ligas para criar uma nova, porém ao se juntarem, os metais se anulam e se tornam extremamente frágeis.

Algumas histórias e a própria Marvel dizem que o escudo do Capitão América foi a única vez bem-sucedida da mistura de Vibranium e Adamantium (“vibranium-adamantium”), criando um metal mais resistente que qualquer outro; porém há várias controvérsias sobre isso.

10. Escudo do Capitão América e traje do Pantera Negra

Capitão América x Pantera Negra
(Pinterest/Reprodução)

Como já mencionado, o Vibranium é utilizado na confecção de vários objetos, principalmente armas e trajes, a mais conhecida de todas é o Escudo do Capitão América, que é quase indestrutível. Outro item bastante conhecido é a ‘armadura’ do Pantera Negra, que tem em seu tecido Vibranium wakandiano, enquanto as garras são feitas com Anti-Metal.

11. “Imã” de vilões

Klaw vs Pantera Negra
(Marvel.com/Reprodução)

Apesar do Pantera Negra já ter vários inimigos por si só – principalmente por diferenças culturais -, esse não é o motivo que mais faz a a nação a qual ele é rei ser atacada, o maior “responsável” por isso é o Vibranium, que atrai diversos vilões e conquistadores até o local em busca do metal, seja para uso próprio na confecção de armas, pela busca de poder, ou para vendê-lo por preços exorbitantes no mercado negro. O caso que mais se encaixa nisso é o do vilão Garra Sônica, mas existem vários outros, como o Doutor Destino, por exemplo.

Qual curiosidade é a sua preferida?