Como um dos heróis mais icônicos da Marvel, Pantera Negra tem uma história bastante complexa. Ele é rei e protetor de Wakanda, país fictício super desenvolvido tecnologicamente, localizado na África. T’Challa se tornou Pantera Negra após a morte de seu pai, T’Chaka.

Além de estrategista é um líder praticamente inigualável, técnicas ensinadas por seu pai, que o incentivou a pensar sempre à frente.

Confira mais detalhes sobre sua vida como Rei e Herói!

18 curiosidades sobre a criação, história e vida do Pantera Negra:

​1. Ele foi criado por dois dos fundadores dos quadrinhos modernos

Stan Lee (à esq.) e Jack Kirby (à dir.) Pantera Negra
(IMDb/Wikipédia/Reprodução)

Duas das maiores mentes em quadrinhos criaram o Pantera Negra (Black Panther). O escritor/editor Stan Lee e Jack Kirby (a dupla de Fantastic Four, X-Men, Hulk e mais) apresentaram o personagem ao público em 1966.

2. Sua primeira aparição foi em The Fantastic Four #52 em Julho de 1966

Pantera Negra The Fantastic Four #52 1966
(The Bristol Board/Reprodução)

O personagem​ a​parece​u​ pela primeira vez em Fantastic Four # 52 (julho de 1966) na Era de Prata das histórias em quadrinhos. Até ter seu próprio título estrelado com a Jungle Action #5 em 1973. ​

3. Seu nome é T’Challa

T'Challa Pantera Negra
(Arousing Grammar/Reprodução)

Conhecido como Pantera Negra, o personagem da história em quadrinhos da Marvel Comics, oculta sua identidade, a de T’Challa, príncipe de Wakanda.

​4. Ele é Rei de uma nação inteira

T'challa rei de Wakanda
(Comic Book Movie/Reprodução)

Wakanda é uma nação africana. Um metal extremamente raro chamado Vibranium é minado por lá, tornando-a uma das nações mais ricas e tecnologicamente avançadas da Terra.

Os homens e mulheres de Wakanda são todos treinados como guerreiros para proteger sua terra natal, assim como faz T’Challa.

5. Ele também é o rei dos mortos

Pantera Negra rei dos mortos
(reddit/Reprodução)

Em Wakanda, há uma cidade morta conhecida como Necrópole. Os restos de todos os Panteras Negras que já tiveram o título antes de T’Challa, e um dia seu corpo e espírito irão morar ali também.

A T’Challa, foi dado poderes e aprimoramentos místicos pela Deusa Bast, quando ele se tornou o Rei dos Mortos. Todas as suas capacidades humanas máximas foram elevadas a níveis sobre-humanos, a um ponto ainda desconhecido.

6. Pantera Negra é um título hereditário​

Ritual do Pantera Negra
(First Klass Breakfast/Reprodução)

O título de Pantera Negra é um cerimonial dado ao chefe da Tribo Panther dentro da avançada nação africana de Wakanda.

Para ser uma Pantera Negra, é preciso governar o país, ser o chefe de suas várias tribos e proteger suas fronteiras a todo custo.

O pai de T’Challa, T’Chaka, foi um dos maiores panteras negras da história, colocando muita pressão sobre o seu sucessor.

E, ainda que o título de Pantera Negra seja hereditário, é preciso conquistar a posição através de uma série de provações físicas, morais e mentais.

7. Sua mãe morreu no seu parto

N'Yami mãe de T'Challa
(Pinterest/Reprodução)

A mãe de T’Challa, N’Yami, morreu no parto, umas das causas para seu irmão adotivo Hunter odiá-lo.

Não se sabe muito sobre ela, mas a Marvel Comics lançou recentemente o primeiro de uma série de 6 quadrinhos intitulados Rise of the Black Panther, que contarão a história dos pais de T’Challa.

8. Ele aumenta ainda mais a sua força física com a tecnologia

Pantera Negra Light Armor
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

T’Challa possui força, velocidade, agilidade, resistência e reflexos no nível olímpico, e sentimentos sobre-humanos. Um acrobata treinado, ginasta e artista marcial. Também é um caçador, rastreador, estrategista, político e cientista habilidoso com um intelecto de nível genial.

E, além de tudo isso, ainda possui um uniforme de Vibranium quase impenetrável, garras, botas, equipamentos, bem como outras técnicas avançadas, refletindo a posição de Wakanda como uma potência industrial de ponta.

9. T’Challa é PhD em Física

T'Challa é PhD em física
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Antes de obter os poderes, T’Challa foi enviado pelos anciões de Wakanda para estudar todas as artes marciais e de guerra das tribos secretas da África.

Também estudou nos melhores colégios (e universidades) da Europa e dos Estados Unidos, se formando como físico na Universidade de Oxford.

10. Ele é Poliglota

Pantera Negra poliglota
(Kotaku UK/Reprodução)

Além de falar sua própria língua nativa, T’Challa, também fala fluentemente inglês, espanhol, português, japonês dentre outras línguas.

11. Os guarda-costas de T’Challa​ são mulheres

Dora Milaje Pantera Negra
(Comicsverse 101/Reprodução)

Um rei precisa de proteção, certo? E para a realeza de Wakanda, essa proteção é feita pelas Dora Milaje, também conhecidas como Adored Ones.

Elas representam uma força de combate exclusivamente formada por mulheres, geralmente com habilidades em artes marciais, que são recrutadas pela força política de Wakanda. Segundo a tradição, seriam ainda candidatas a rainha para um rei não casado.

Curiosidade: a Dora Milaje é uma adição tardia à mitologia da Pantera Negra, aparecendo pela primeira vez em Black Panther Vol. 3 #1.

12. Pantera Negra tem feito parte de quase todas as principais equipes de heróis da Marvel

Pantera Negra Marvel Comics
(Dave’s Comic Heroes Blog/Reprodução)

Ele esteve na maioria das equipes de super-heróis de Marvel: um X-Men honorário, assumiu uma vaga em quarteto fantástico, já lutou ao lado do grupo mais importante dos quadrinhos da Marvel (Vingadores), enfrentou situações ao lado dos Defensores, entre outras participações.

13. Ele é um membro dos Illuminati

Pantera Negra Illuminati
(Comics Sanctuary/Reprodução)

Os Illuminati é um grupo secreto dos heróis mais inteligentes do mundo, formado por personagens do Universo Marvel que se juntam para combater qualquer ameaça, seja deste ou de qualquer outro planeta.

14. Ele está por trás da nave de Os Vingadores

Quinjet Vingadores
(Pinterest/Reprodução)

Nos filmes da Marvel, Tony Stark entra em sai do planeta a bordo de jatos supersônicos. Mas o que os filmes não mencionam, é que nem SHIELD nem Stark são realmente responsáveis por fazer esses jatos.

Os Quinjets são, de fato, projetados e construídos pelo Wakanda Design Group, supervisionado pelo próprio T’Challa. É apenas uma das muitas, muitas demonstrações da tecnologia de Wakanda.

15. Ele se casou com ​​Ororo Munroe, a ​​Tempestade de X-Men

Casamento do Pantera Negra com a X-Men Tempestade
(fortaleza da solidão/Reprodução)

Na cronologia da Marvel, ​​Ororo Munroe, a ​​Tempestade de X-Men e o Pantera tem um caso antigo, decidindo ficar juntos muito tempo depois, formando um casal super-poderoso, que é considerado um dos mais legais dos quadrinhos.

Eles se casaram durante a saga Guerra Civil. Mas após o arco Vingadores vs. X-Men o casamento se desfez, seguindo ‘apenas’ como bons amigos.

​16. A Irmã de T’Challa também serviu como Pantera Negra

Shuri e T'Challa Pantera Negra
(Radio Espacio/Reprodução)

Namor tentou recrutar T’Challa para a Cabal (um grupo de supervilões com seus próprios motivos e maneiras de salvar o mundo).

Quando ele se recusou, o Doutor Doom o ataca, deixando-o coma. Sua irmã Shuri, que também é treinada como uma Pantera, ocupa o trono por um tempo enquanto ele se recupera.

Desde então, ela se tornou uma Pantera substituta, quando necessário.

17. Ele é um dos poucos não infectados em Zumbis Marvel (no original, Marvel Zombies)

Marvel Zombies
(Alcateia/Reprodução)

Os personagens surgiram durante um arco de história de Ultimate Fantastic Four. No universo dos “zumbis Marvel”, todos os personagens da editora foram vitimados por um apocalipse zumbi, se transformando em mortos-vivos.​

Homen Aranha, Capitão América, e mesmo Wolverine com o seu poder de cura, não se ‘salvaram’.

Pantera Negra foi um dos únicos heróis a permanecer humano, amputando seus próprios membros infectados!

18. Sua primeira aparição nas telonas foi em 2016

Pantera Negra em Capitão América: Guerra Civil (2016)
(Marvel Cinematic Universe Wiki – Fandom/Reprodução)

Nos cinemas, o Pantera Negra fez sua primeira aparição em Capitão América: Guerra Civil em 2016, sendo um dos responsáveis pelo sucesso do filme, que arrecadou mais de US$1 bilhão de dólares em bilheterias, se consagrando como uma das melhores adaptações dos quadrinhos para os cinemas.

Estas foram as 18 curiosidades para você segurar a ansiedade para o filme de 2018. Pantera Negra chega aos cinemas no dia 15 de fevereiro.