Os maiores inimigos do Pantera Negra

O Pantera Negra é um dos super-heróis mais interessantes da Marvel, e um dos motivos disso é a variedade de inimigos que o personagem possui, todos com diferentes motivações – mas que várias vezes se chocam em algum momento -, que vão desde a busca por poder, amor não correspondido a disputas religiosas e culturais.

Boa parte dos maiores inimigos do herói nasceram ou foram criados dentro da própria Wakanda e, na maioria das vezes, não querem o mal da nação – embora alguns não demonstrem isso com suas ações -, porém não concordam com a forma como ela é guiada pelo rei, o que faz com eles se rebelem e se tornem vilões.

Além disso, por comandar o país mais desenvolvido tecnologicamente do Universo Marvel, o Pantera Negra tem que lidar constantemente com invasores que vão em busca de sua tecnologia e principalmente do metal raro Vibranium, que é abundante no país.

Listei abaixo alguns dos que, para mim, são os melhores vilões das histórias do personagem!

Os maiores e melhores inimigos de T’Challa, o Pantera Negra:

Malice – Malícia

Malícia (Nakia) x Pantera Negra
(WorldofBlackHeroes/Reprodução)

Nakia foi uma antiga Dora Milaje, e possuía um amor doentio pelo Pantera Negra desde a adolescência, que foi aumentando cada vez mais. Após tentar assassinar a antiga namorada de T’Challa, Mônica Lynne, ela foi expulsa das Dora Milaje, e futuramente se tornou Malícia, uma vilã em busca de vingança, disposta a machucar todas as mulheres que fazem parte da vida ou são especiais de alguma forma para T’Challa.

Morlun

Shuri Pantera Negra x Morlun
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

Morlun é um vampiro que permaneceu “vivo” durante séculos se alimentando de totens espalhados pelo mundo, totens esses que são a fonte de energia para o universo.
O personagem é mais conhecido por ser um vilão do Homem-Aranha, mas também já invadiu Wakanda em busca do totem Pantera Negra, afim de enfraquecer a nação wakandiana. Lá, ele lutou contra Shuri, a então Pantera Negra, sendo derrotado e mandado por ela – com ajuda de um pajé – para o limbo, onde teve que lutar contras as hordas infinitas da morte.

Moses Magnum

Moses Magnum, Deathlok e Pantera Negra
(Pinterest/Reprodução)

Moses Magnum é fascinado por armas desde jovem, o que fez com que ele se consagrasse o principal fabricante independente do mundo, se tornando um vilão e virando inimigo de diversos super-heróis, entre eles o Pantera Negra.

Magnum sempre está em busca de poder e , certa vez, ele conquistou o pequeno país africado de Canaã, e posteriormente tentou roubar os segredos militares do país vizinho, Wakanda, tentando também assumir o controle da nação mais desenvolvida do Universo Marvel – além de ter ordenado que o mercenário Killjoy matasse T’Challa. Seus planos foram frustrados pelo trabalho em equipe entre Pantera Negra e Deathlok.

Jakarra

Pantera Negra x Jakarra Black Panther #10
(Jack Kirby Museum & Research Center/Reprodução)

Jakarra é filho do antigo rei de Wakanda, T’Chaka, e meio-irmão de T’Challa. Ele foi um general de Wakanda, e ao ficar amargurado com T’Challa, tentou usurpar o trono do país. Para colocar seu plano em prática, ele se expôs propositalmente ao metal raro e radioativo Vibranium, que em alguns casos concede super-poderes e mutações à pessoa exposta.

Depois de exposto, ele sofreu alterações químicas em seu corpo, transformando-se em uma criatura monstruosa e grosseira. Após se transformar, Jakarra saiu destruindo tudo que estava à sua frente em Wakanda, até que foi derrotado pelo Pantera Negra, que o matou fazendo com que ele explodisse.

Zenzi

Zenzi e Tetu, Wakanda
(Shadow and Act/Reprodução)

Zenzi é uma mulher nigandesa que tem a capacidade de trazer à tona as emoções mais profundas das pessoas. Ela se tornou líder do Exército Nigandense e se aliou a Tetu para tentar derrubar o Pantera Negra, usando seus poderes para criar tumultos dentro de Wakanda.

T’Challa então fez o possível para detê-la, sendo derrotado na primeira vez enquanto ela fugia. Já na segunda, ele conseguiu emboscá-la e nocauteá-la. Dessa vez, Tetu conseguiu fugir a levando, e a acordando dias depois.

Após isso, ela usou seus poderes para obrigar seu exército a marchar rumo a Wakanda, porém, novamente, seu plano não teve sucesso, e mais uma vez ela conseguiu fugir – fazendo com que seu caminho e o do Pantera Negra se cruzassem outras vezes.

Tetu

Tetu x Pantera Negra
(Espalha-Factos/Reprodução)

Tetu é um daqueles típicos casos que perdeu a fé nas pessoas. Quando estava no ensino superior de uma academia wakandiana, descobriu que seus professores estavam abusando do poder, então abandonou seus estudos para se tornar um xamã. Ele partiu em busca de conhecimento e foi adquirindo poderes – aprendendo a manipular as forças da natureza -, ao mesmo tempo que aumentava seu ódio pela realeza de Wakanda, pois acreditava que eles eram culpados por tudo de ruim que acontecia no lugar.

Ele se uniu a Zenzi e o Exército Nigandês, e juntos se opuseram a Wakanda, sem se importar com as vítimas – inocentes ou não -, seu único objetivo era destruir o Pantera Negra e o trono da nação. Depois de vários eventos, Tetu foi derrotado e preso em Birnin Zana, guardado por outros xamãs.

Achebe

Achebe
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Embora seu passado nunca tenha sido realmente revelado, algumas histórias sugerem que o vilão Achebe era um agricultutor chamado Bob, que vivia no pequeno país africano de Ghudaza. Ele refugiou em sua casa alguns guerrilheiros, que pagaram sua hospitalidade queimando sua fazenda, esfaqueando-o e levando sua esposa infiel que se apaixonou por um deles.

Recusando-se a morrer, Bob vendeu sua alma a Mephisto, tornando-se Achebe, matando todos que fossem associados a sua esposa ou aos rebeldes. Ele é inteligente, um grande estrategista e completamente insano.

Certa vez, Achebe armou um plano e conseguiu dar um golpe de estado no Pantera Negra, tomando o controle de Wakanda, porém depois de algum tempo, T’Challa conseguiu derrotá-lo, fazendo com que ele tivesse que fugir.

Man-Ape – Homem-Gorila

Homem-Gorila x Pantera Negra Avengers (Vol. 1)
(Pinterest/Reprodução)

M’Baku, conhecido como Man-Ape (no Brasil Homem-Gorila), é um vilão que odeia o Pantera Negra por motivos religiosos e culturais. Ele nasceu em Wakanda e era o segundo melhor lutador do reino, atrás apenas de T’Challa.

Seu ódio pelo herói e rei de sua nação, é motivado pelo banimento do “Culto do Gorila Branco”, e também pelas mudanças que aconteceram no país e os rumos que ele tomou; de uma sociedade guerreira e caçadora, ao lugar com maior desenvolvimento tecnológido do mundo. Isso fez com que o Pantera Negra e o Man-Ape lutassem várias e várias vezes, até que o vilão fosse banido permanentemente do país.

Erik Killmonger

Pantera Negra x Erik Killmonger
(Spiderum/Reprodução)

Nascido em Wakanda e batizado de N’Jadaka, ele e sua família foram exilados do país após a morte de seu pai, que foi obrigado a ajudar Klaw na invasão da nação africana, sendo considerado um traidor.

N’Jadaka mudou para Nova Iorque e, conforme crescia, foi alimentando um ódio em seu coração pelo Pantera Negra, tornando-se Erik Killmonger. Ele tinha o objetivo de assumir o trono de Wakanda com um golpe de estado, pois acreditava que o país havia se tornado um lugar cheio de influências externas. Killmonger tentou, porém falhou em seu plano, o que acarretou em sua morte; mas ele foi revivido.

Após ser revivido, Killmonger conseguiu o que queria, derrotar o Pantera Negra, o que lhe deu acesso à erva em forma de coração, mas por não ter o sangue real, ele acabou em coma.

Ulysses Klaw – Garra Sônica

Ulysses Klaw x Quarteto Fantástico e Pantera Negra
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

Embora seja um vilão que quase sempre é derrotado com facilidade, a história de Ulysses Klaw e a do Pantra Negra (T’Challa) está interligada em uma relação de ódio. Enquanto jovem, T’Challa viu seu pai T’Chaka ser morto por Klaw – que invadiu Wakanda em busca de Vibranium -, o que fez com que ele, em um momento de fúria, ferisse o braço do vilão, que teve que fugir e amputar o membro logo depois, jurando vingança.

Klaw substituiu seu braço por uma arma de som, e anos depois, quando tentou se vingar, acabou se tornando o Garra Sônica – se transformando em um ser de som -, que também foi derrotado pelo herói, juntamente com o Quarteto Fantástico.

Bônus

Lobo Branco

Lobo Branco x Pantera Negra
(Imgur/Reprodução)

Lobo Branco é o codinome do personagem Hunter, que é outro irmão adotivo de T’Challa. Ele foi adotado pelo rei T’Chaka quando seus pais morreram em um acidente de avião na nação africana de Wakanda. Sua mãe adotiva, N’Yami, morreu durante o parto de T’Challa, o que fez com Hunter o odiasse, e seus ciúmes foram aumentando cada vez mais.

Devido a seus esforços, Hunter foi nomeado por T’Chaka como o líder da polícia secreta de Wakanda, “Hatut Zeraze” – que matava sem pensar duas vezes caso fosse necessário -, sendo chamado agora de Lobo Branco. Após a morte de T’Chaka e a subida de T’Challa ao trono, os Hatut Zeraze foram exilados. Hunter, juntamente com seus homens, deixou Wakanda e se tornou um mercenário. Embora ressentido com o exílio, ele continuou amando Wakanda, e apesar de não concordar com o rumo da nação, deixou de lado seu ressentimento com T’Challa para ajudar seu país quando necessário.

Ou seja, o Lobo Branco em si não é um vilão do Pantera Negra, mas é um personagem interessante que tem ‘inimizade’ com o herói, então fica na lista como “menção honrosa”.

Outros vilões

Alguns outros vilões e personagens que têm ou tiveram alguma ligação com o Pantera Negra em algum momento; seja em suas missões com os diversos grupos de heróis que ele participa ou já participou, ou que fizeram algo para Wakanda; entre eles: Doutor Destino; Namor (que às vezes é vilão e outras vezes herói; já inundou Wakanda); T’Channa (essa é uma grande inimiga do Pantera, porém pertence a uma dimensão diferente); Barão Zemo; entre tantos outros.

E aí, acrescentaria mais algum inimigo à lista?