Man-Ape (M'Baku) Pantera Negra

Como se já não bastasse ter diversos inimigos em busca do metal raro Vibranium – principalmente Ulysses Klaw, o Garra Sônica -, e até mesmo por causa de um amor não correspondido, como aconteceu com Nakia -, o Pantera Negra ainda é odiado por motivos culturais que, muitas vezes, fazem com que surjam novos vilões, M’Baku é um deles.

M’Baku é um homem enorme e extremamente forte, que nutre um ódio por T’Challa principalmente por motivos religiosos, pois suas crenças se chocam. Ele acredita que o atual Pantera Negra, assim como seus antepassados, não respeitaram/respeitam a cultura primitiva de Wakanda.

Listei 10 curiosidades sobre o personagem e você pode conferí-las logo abaixo!

10 fatos curiosos sobre Man-Ape (M’Baku), o rival do Pantera Negra no Universo Marvel:

1. Criação e primeira aparição

Avengers Vol 1 #62
(Print Magazine/Reprodução)

O personagem foi criado pelos quadrinistas Roy Thomas e John Buscema, aparecendo pela primeira vez em “Avengers Vol 1 #62”, edição lançada em março de 1969.

2. Segundo melhor guerreiro de Wakanda

Man-Ape guerreiro
(Writeups.org/Reprodução)

M’Baku nasceu e cresceu na Aldeia de Jabari – da qual se tornou líder no futuro -, que pertence a nação africana Wakanda, o país mais desenvolvido do Universo Marvel. Ele era o segundo melhor guerreiro do país, ficando atrás apenas de T’Challa – o Pantera Negra.

3. Ele odeia o Pantera Negra

Pantera Negra e Man-Ape
(ToyLab/Reprodução)

M’Baku odeia o Pantera Negra, não apenas por ser inferior a ele como guerreiro. Suas principais diferenças são culturais, pelo fato de um dos Panteras – antes de T’Challa – ter proibido o “Culto do Gorila Branco” dentro do país.

A Vila Jabari é conhecida como o centro, e também como o último local onde ainda era praticado o culto, que adora o antigo deus dos macacos, o rival do deus pantera. Ele foi proibido devido a seus seguidores terem ajudado e apoiado os nazistas a invadir Wakanda durante a segunda guerra mundial.

4. Plano para usurpar o trono e retorno do Culto do Gorila Branco

Culto do Gorila Branco
(io9 – Gizmodo/Reprodução)

Por ser um rei, é bem comum os inimigos do Pantera Negra tentarem usurpar seu trono, como é o caso do vilão Erik Killmonger – que já tentou diversas vezes. E como não poderia ser diferente, M’Baku também busca o poder, pois acredita que Wakanda tomou os rumos errados e deve voltar ao que foi um dia, uma sociedade guerreira e caçadora – sem toda aquela tecnologia.

Aproveitando enquanto T’Challa estava ausente por causa de seus deveres com o grupo de super-heróis Vingadores, ele pôs em prática seu plano e reviveu o Culto do Gorila Branco, perseguindo pessoalmente e matando um dos raros gorilas brancos que vivem nas selvas perto de Wakanda. Para realizar o antigo ritual de sua religião, banhou-se no sangue do gorila e comeu sua carne, adquirindo poderes.

5. Desafiou o Pantera Negra

Man-Ape vs Pantera Negra
(VIX/Reprodução)

Quando o Pantera retornou para Wakanda, M’Baku – agora também conhecido como Man-Ape, no Brasil “Homem-Gorila” – o desafiou pessoalmente pelo direito de governar o país.

Depois de uma longa luta, Man-Ape superou o herói – que havia sido drogado antes do combate. Ele então o amarrou em uma estátua gigante, e quando tentou derrubá-la para soterrar seu inimigo, a estátua desmoronou em cima de si mesmo, soterrando-o e matando-o.

Após sua morte, ele foi revivido por N’Gamo com a ajuda de ervas secretas.

6. Se juntou a Legião Letal

Man-Ape Legião Letal
(ToyLab/Reprodução)

Depois de revivido, Man-Ape seguiu o Pantera Negra até Nova Iorque em busca de vingança. Lá, ele se aliou ao grupo de super-vilões conhecido como Legião Letal, e sequestrou a então namorada de T’Challa, Monica Lynne, atraindo o herói até o cativeiro, capturando-o posteriormente.

A Legião Letal foi derrotada pelos Vingadores, e M’Baku finalmente foi vencido, mas dessa vez pelo Capitão América.

7. Exilado de Wakanda

Pantera Negra derrota Man-Ape
(Todo Marvel/Reprodução)

Após ser derrotado, T’Challa decretou que M’Baku nunca mais poderia voltar a Wakanda, senão pagaria com a própria vida enfrentando a pena de morte. Humilhado, o vilão escolheu viver em lugares menos civilizadas do mundo, realizando trabalhos como mercenário para sobreviver.

Além disso, ele ainda fez parte de outros diversos grupos de super-vilões, lutando novamente contra os Vingadores, Quarteto Fantástico e outros grupos de super-heróis, mas sem muito destaque.

8. Poderes e Habilidades

Man-Ape poderes
(Leitores Anônimos/Reprodução)

Após passar pelo ritual do Gorila Branco, o personagem adquiriu diversos poderes e habilidades sobre-humanas, entre elas:

Superforça: possui uma força sobre-humana que lhe permite levantar cerca de 10 toneladas.

Resistência super-humana: mesmo sendo extremamente grande, seu corpo é bem mais resistente do que o de um humano comum, pois ele produz menos toxinas de fadiga.

Além disso, ainda possui agilidade sobre-humana, reflexos sobre-humanos, durabilidade sobre-humana e é extremamente eficiente no combate corpo a corpo.

9. Seu irmão assumiu seu lugar

Mandla Man-Ape
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Embora isso não tenha sido tão explorado nos quadrinhos, M’Baku morreu. Após sua morte, seu manto de Gorila Branco foi ocupado por seu irmão mais novo, Mandla , que também se juntou a M’Baku como uma das ‘vítimas’ de morte. Mandla foi morto pelas mãos das guerreiras wakandianas Dora Milaje.

10. Aparição nos cinemas

M'Baku Pantera Negra filme
(reddit/Reprodução)

O personagem estará presente no primeiro filme solo do Pantera Negra – que estreia no dia 15 de fevereiro de 2018 -, sendo interpretado pelo ator Winston Duke. Ele também está confirmado para Vingadores: Guerra Infinita.