Dora Milaje - Pantera Negra Wakanda

Todo reino precisa de proteção – especialmente para os cuidados da realeza -, e em Wakanda, nação extremamente avançada tecnologicamente, não poderia ser diferente. Mas ao contrário do que costuma se ver, por lá a proteção é feita por mulheres, as Dora Milaje.

Elas dedicam suas vidas ao trono e a segurança do reino, representando uma força de combate exclusivamente formada por mulheres, geralmente com habilidades especiais, e recrutadas pela força política. Segundo a tradição, seriam ainda candidatas a rainha para um rei não casado. ​

Nos trailers divulgados de Pantera Negra, que estreia em fevereiro, podemos ver um pouco da força e representação das Dora Milaje – mas tem mais, muito mais. Confira abaixo!

10 curiosidades que você ainda não sabe sobre as Dora Milaje:

1. Uma antiga tradição

Dora Milaje T'Chaka
(Uproxx/Reprodução)

Como mencionado nas curiosidades sobre Wakanda, desde seus primórdios o reino já era dividido em diversas tribos, que se uniram a Bashenga para derrotar alguns monstros que surgiram devido a radiação do Vibranium. Depois disso, Bashenga fundou Wakanda e se tornou o primeiro rei do país – assim como o primeiro Pantera Negra. E para que houvesse cooperação e diálogo entre as tribos rivais, ele criou as Dora Milaje.

2. Diferentes tribos

Dora Milaje tribos Wakanda
(WorldofBlackHeroes/Reprodução)

As Dora Milaje vêm de diferentes tribos rivais de Wakanda, e esta posição de prestígio foi criada para que estas tribos apresentassem suas melhores e mais poderosas guerreiras.

3. São os guarda-costas pessoais da Pantera Negra

Dora Milaje T'Challa
(IMDb/Reprodução)

As Dora Milaje são encarregadas de fazer a guarda pessoal do rei T’Challa – assim como faziam a dos outros reis -, tendo o dever de mantê-lo seguro em qualquer ocasião. Além de
serem artistas marciais altamente treinadas e qualificadas, sabem utilizar vários tipos de armas.

4. Possíveis rainhas de Wakanda

Dora Milaje rainha
(Sola Rey/Reprodução)

A criação das Dora Milaje ajudaram a manter paz entre as tribos – que tem orgulho de suas ‘filhas’ -, pois segundo as tradições, elas eram consideradas possíveis esposas para o rei – caso ainda não fosse casado. Ou seja, todas as tribos tinham a oportunidade de apresentar uma de suas guerreiras para a coroa, com a possibilidade de chegar ao poder do país algum dia.

5. Já foram dissolvidas

Azzari/The Wise Pantera Negra
(WorldofBlackHeroes/Reprodução)

Nos quadrinhos do Pantera Negra, as Dora Milaje foram um pilar para o reinado do Rei Azzari (o avô de T’Challa), mas foram dissolvidas antes que T’Challa chegasse ao trono.

6. E foram reintegradas

Monica Lynne Pantera Negra
((Marvel) Black Panther blog/Reprodução)

Após T’Challa cancelar seu casamento com Mônica Lynne sem explicar o porquê, se iniciou uma grande agitação tribal em Wakanda, então T’Challa decidiu reintegrar o grupo para acalmar os ânimos da população.

7. T’Challa vê as Dora Milaje apenas como filhas

Dora Milaje filhas do Pantera Negra
(Minha Série/Reprodução)

Apesar da tradição de casamento, das habilidades e da beleza das Dora Milaje, T’Challa não as vê como possíveis esposas, mas sim como se fossem suas filhas.

8. Armaduras e armas de Vibranium e locomoção

Dora Milaje The Amazing Spider-Man
(GramUnion/Reprodução)

As integrantes do grupo possuem armaduras e várias armas feitas de vibranium – abundante em Wakanda, que possui a maior reserva do mineral. Para sua locomoção, as guerreiras utilizam Jet-packs (mochilas a jato) e Quinjets (aeronaves) projetados lá mesmo.

9. Já rejeitaram T’Challa

Dora Milaje rebelião
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Nos últimos momentos da guerra contra Thanos no arco “Infinito”, as Dora Milaje rejeitaram T’Challa, denunciando para a sua irmã Shuri que ele estava realizando reuniões com Namor – Rei de Atlântida – após a declaração de guerra à Atlântida, que havia atacado Wakanda enquanto Namor estava sob a influência da Fênix. As guerreiras simbolicamente quebraram suas lanças e passaram a seguir as ordens da Rainha Shuri.

10. Os Anjos da Meia-noite

Dora Milaje Midnight Angels
(ComicBook.com/Reprodução)

Apesar de sua principal função ser a de fazer a guarda pessoal e defender o rei de Wakanda, também existe um subgrupo das Dora Milaje que foi criado como uma força de ataque, sendo composto apenas pelas melhores guerreiras. Ele foi nomeado Midnight Angels (Os Anjos da Meia-noite).

Quando o Doutor Destino roubou todo o Vibranium de Wakanda, T’Challa reuniu Os Anjos da Meia-noite para dar suporte a missão de Deadpool: matar o Doutor Destino.