Álex Pina é um produtor, escritor, roteirista e diretor de cinema espanhol. Talvez você nunca tenha ouvido seu nome até o sucesso global “La Casa de Papel”, mas ele já trabalhou em diversos outros projetos durante a sua carreira. Então, vale conhecer mais séries de Aléx Pina e saber como ele influenciou o mercado com suas produções espanholas.

Melhores séries de Álex Pina

De séries de suspense a romance, conheça os principais trabalhos do criador e diretor espanhol, muitos deles produzidos pela Vancouver Media, sua própria produtora.

1. La Casa de Papel

La Casa de Papel (2017)
(IMDb/Reprodução)

La Casa de Papel possui 4 temporadas na Netflix (até a data deste artigo). Na série, um grupo de ladrões, liderados pelos personagens Professor e Berlim, preparam o roubo do século na Casa da Moeda da Espanha, com o objetivo de fabricar o próprio dinheiro.

O elenco de La Casa de Papel conta com Álvaro Morte, Úrsula Corberó, Pedro Alonso, Alba Flores, María Pedraza, Najwa Nimri, entre muitos outros.

Apesar de não ter sido a primeira série de Álex Pina, ela foi a que o tornou mais conhecido mundo afora após a chegada da produção ao catálogo da Netflix.

2. Vis a Vis

Vis a Vis (2015)
(IMDb/Reprodução)

Após La Casa de Papel, Vis a Vis foi outro “estouro” de Álex Pina na Netflix.

Ela é ambientada sobretudo numa prisão, e foca em uma mulher chamada Macarena Ferreiro que é obrigada a se adaptar à sua nova vida de presidiária após ser enganada pelo seu chefe.

Outras personagens de Vis a Vis que fazem grande sucesso são: Zulema Zahir, Saray Vargas, Cachinhos, Soledad, Tere, entre outros.

3. Vis a Vis: El Oásis

Vis a Vis: El Oásis (2020)
(IMDb/Reprodução)

Após o sucesso de Vis a Vis, foi idealizado um spin-off intitulado Vis a Vis: El Oasis.

Nele, Zulema Zahir e Maca retornam juntas, fora da prisão, praticando pequenos delitos. Mas para se despedirem de vez desta vida, ela organizam seu último grande assalto, com mais 4 companheiras.

Para quem curtiu a série original, do 1º capítulo de Vis a Vis: El Oasis ao último dá para matar a saudade das personagens principais e de outras.

4. El Embarcadero

El Embarcadero (2019)
(IMDb/Reprodução)

El Embarcadero, também conhecida no Brasil como “O Píer”, é uma série romântica de Álex Pina.

Nela, Alexandra descobre que seu falecido marido, Óscar, levou uma vida dupla. Secretamente, ela faz amizade com a outra mulher, Veronica, para descobrir o que realmente aconteceu no píer na noite em que ele morreu.

A série conta com Álvaro Morte, o Professor de La Casa de Papel, como Óscar.

5. Bienvenidos al Lolita

Bienvenidos al Lolita (2014)
(IMDb/Reprodução)

Bienvenidos al Lolita é outra das séries espanholas de Pina.

A série traz Dolores, a dona da Lolita. Uma mulher entusiasmada e lutadora que não hesitou em sacrificar uma vida convencional de casada e com filhos pelo cabaré e fará tudo o que estiver ao seu alcance para salvar os negócios.

6. El Barco

El Barco (2011)
(IMDb/Reprodução)

Trata-se de um drama de mistério e ação, onde o elenco está preso em um barco.

Na história, após a morte de sua esposa, o Capitão Ricardo Montero leva suas filhas Ainhoa e Valeria, bem como 40 alunos da escola onde elas estudam, para um passeio em seu barco.

Durante o passeio, o barco passa por uma tormenta. Ao tentar chegar ao porto mais próximo, descobrem que não existe mais terra firme.

Sem sistema de navegação ou de comunicação, eles tentam sobreviver um dia após o outro.

O seriado espanhol tem no elenco nomes de repercussão no cenário latino, como: Juanjo Artero, Mario Casas, Blanca Suárez, Irene Montalà e Luis Callejo.

El Barco está disponível no catálogo de séries do Prime Video.

7. Los Hombres de Paco

Los Hombres de Paco (2005)
(IMDb/Reprodução)

Transmitida originalmente pelo rede Antena 3 entre 2005 e 2010, a série foi criada por Daniel Écija e Álex Pina.

Ela segue o cotidiano da família do inspetor Paco Miranda, que é transferido para a delegacia de San Antonio, juntamente com os vice-inspetores e amigos Lucas e Mariano.

Os três policiais, que não são o arquétipo de profissionais competentes, resolverão os casos da maneira mais surreal possível e, portanto, terão que se adaptar à sua nova vida.

8. White Lines

White Lines (2020)
(IMDb/Reprodução)

White Lines é a primeira produção britânica do criador espanhol.

Ela é estrelada por Laura Haddock, de Guardiões da Galáxia, como a irmã de um famoso DJ, cujo corpo foi encontrado mais de 20 anos depois do seu misterioso desaparecimento.

Agora, ela deseja descobrir quem matou Axel, mergulhando em um mundo repleto de adrenalina, clubes noturnos, mentiras e dissimulações.

A 1ª temporada de White Lines está disponível na Netflix desde 15 de maio de 2020.

9. Sky Rojo

Sky Rojo (2020)
(IMDb/Reprodução)

Sky Rojo é outra produção do diretor com a Netflix, em parceria com Esther Martínez Lobato, que também fez parte da equipe de criadores de Vis a Vis.

A série conta a história de três prostitutas que fogem após deixarem seu cafetão gravemente ferido.

Formado por uma brasileira, uma colombiana e uma espanhola, o trio não pode pedir ajuda para a polícia, tem a máfia em sua procura e precisa escolher entre suas duas opções: fugir até que ser pego ou revidar primeiro.

Escolha por qual produção de Álex Pina vai começar e faça boas maratonas!