O final de Vis a Vis foi exibido na Espanha em dezembro de 2018, e agora está liberado internacionalmente pela Netflix. A série, que conta com 4 temporadas e 40 episódios, traz Macarena, uma jovem ingênua que, levada pelo relacionamento com o seu chefe, comete vários crimes fiscais em sua empresa. Após descoberta, ela é acusada, e precisa enfrentar o choque emocional de entrar na prisão e lidar com as mais perigosas presas.

Saiba mais sobre como termina a série e os principais acontecimentos da temporada -, lembrando que contém muitos spoilers!

Final de Vis a Vis; como termina a série!

Após a ausência de Macarena e a fuga malsucedida de Zulema, Saray e Altagracia, muita coisa mudou na temporada 4 de Vis a Vis; veja como ficou a Cruz del Norte e como as presas chegam “ao poder” após uma grande rebelião.

A fuga de Altagracia

A fuga de Altagracia em Vis a Vis
(IMDb/Reprodução)

Após Altagracia chegar à Cruz del Norte como prisioneira, depois de todos os acontecimentos da 3ª temporada de Vis a Vis, ela é odiada não somente pelas presas como também pelos funcionários, seus antigos companheiros de trabalho.

Ela sabia que não suportaria aquela pressão por muito tempo, por isso logo organiza um plano de fuga, com a ajuda de Zulema Zahir, a qual prometeu que voltaria para buscá-la.

A chegada da filha de Zulema

Fátima, a filha de Zulema Zahir em Vis a Vis
(IMDb/Reprodução)

Uma das grandes reviravoltas da fase final de Vis a Vis se refere à chegada de Fátima, a filha de Zulema, que foi trazida por Sandoval à Cruz del Norte para pressionar Zulema a contar o paradeiro de Altagracia.

Com o passar do tempo, o instinto maternal de Zulema realmente aflora e ela acaba entregando Altagracia para que a filha não corra mais perigo.

Infelizmente, nem tudo ficou bem, pois quando estava para ser transferida para outra prisão menos perigosa, Fátima “cai” do helicóptero e morre no pátio da Cruz del Norte, bem diante de Zulema.

A volta de Macarena

Macarena retorna para a Cruz del Norte na 4ª temporada de Vis a Vis
(IMDb/Reprodução)

Após 8 meses em coma Macarena Ferreiro retorna para a Cruz del Norte, sendo recebida com uma festa de boas vindas por suas amigas.

E não tardou muito, já começou a tramar seu plano de vingança contra o sistema de opressão ao que estavam submetidas.

A morte de Soledad

Soledad morre na 4ª temporada de Vis a Vis
(Netflix/Reprodução)

Sole é uma personagem que ninguém gostaria de ver na lista de quem morreu em Vis a Vis; porém, após descobrir que estava com alzheimer, doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes, ela pede às suas companheiras que a ajudem a ter um final digno, sem que ela seja transferida para outro centro penitenciário.

Assim, ao ser avisada por Sandoval que sua transferência estava pronta, iniciou-se uma rebelião no refeitório para impedir que a levassem.

Mais tarde, Sole surgiu na sala de controle, falando com todas pelo rádio da prisão:

“Quero que saibam que tenho muita sorte. Talvez isso não tenha muito a ver com minha vida, na verdade. Mas é sério, aqui vivi os melhores momentos, ao lado de vocês. Na prisão, fui muito mais feliz e livre do que lá fora. Devo isso a vocês. À maré amarela. Não se enganem, meninas. Esta é a rebelião mais absurda da história. Sim, pois quando se faz uma rebelião é para pedir que melhorem a comida, aumentem as visitas íntimas ou meia hora a mais de sol no pátio. Já esta rebelião estão fazendo por mim, que vou partir. Mas partirei me sentindo tão amada. O que mais posso pedir? Nada. Amo muito vocês, minhas meninas!”

Por fim, ela reuniu Saray, Cachinhos, Maca, Tere, Antonia e Luna, para dar adeus, onde Saray a sufocou com um travesseiro, assim como Sole havia pedido à cigana.

A vingança contra Sandoval

Sandoval x prisioneiras
(Netflix/Reprodução)

Com a prisão tomada, Sandoval era o principal alvo das presas, após toda a tortura que sofreram em suas mãos.

O diretor da Cruz del Norte tentou se esconder na enfermaria, porém Zulema e Maca o encontraram. Após levá-lo ao refeitório, as presas o perfuraram, uma a uma, se vingando de cada ato do doutor contra elas.

A rebelião amarela

A rebelião amarela de Vis a Vis
(IMDb/Reprodução)

E a rebelião seguiu. As presas deixaram todas as câmeras cobertas ou quebradas, prenderam todos os guardas, se armaram e quebraram tudo o que conseguiram dentro da prisão, fazendo acionarem até mesmo a tropa de choque para conter o motim.

Quando entraram, encontraram uma prisão destruída, e uma fogueira -, a qual usaram para queimar o corpo de Soledad, assim como era seu desejo.

12 anos depois…

12 anos depois... Vis a Vis
(Netflix/Reprodução)

Para finalizar, surge uma narração de Tere, dizendo:

“Faz 12 anos que nos despedimos de Sole. E todo dia penso nela. Quando a perdi, pensei que o mundo pararia, mas a vida não para. Eu, que vivi mais pra lá do que pra cá, larguei as drogas e me salvei. Não foi fácil, mas lidar com dois pequenos tsunamis [se referindo aos seus filhos] todo dia me ajudou. Tudo mudou na minha vida. Mas nunca deixei Cruz del Norte de verdade. Agora virei assistente social. Venho muito aqui. Sem falar que tenho amigos aqui. […] Cruz del Norte é a mesma de sempre. Grades, cheiro de ferro, uniformes amarelos. Mas não a reconheço mais. As amigas davam sentido a esse lugar, e a maioria já saiu. Não acredito que, apesar de tudo, conseguimos sobreviver a este inferno. Deve ser por isso que a vida sorriu para nós.”

O que mais Tere nos conta:

  1. Palácios se tornou o diretor de Cruz del Norte havia dois anos;
  2. Luna virou comissária de bordo;
  3. Goya trabalha em um depósito;
  4. Antonia virou cozinheira oficial na prisão;
  5. Saray recuperou a custódia da filha e agora tem uma companheira;
  6. Cachinhos entra e sai da prisão há anos por roubo e tráfico de drogas, pois sempre teve muito medo da liberdade.

Macarena e Zulema

Macarena e Zulema no final de Vis a Vis
(Netflix/Reprodução)

E como não poderia deixar de ser, Vis a Vis termina oficialmente com a dupla Macarena e Zulema, que agora praticam assaltos a joalherias juntas.

E isso é justamente o que vai dar início a Vis a Vis: El Oasis, o spin-off que tem previsão de estreia para 2020, e focará nos assaltos das criminosas.

Aproveite para relembrar todo o elenco de Vis a Vis!