El Profesor La Casa de Papel

O​ cérebro do assalto à Casa da Moeda da Espanha, conhecido como El Profesor em La Casa de Papel, é um homem ‘reservado’ de quem pouco se ​sabe​. É inteligente, autodidata e que gosta de ter​ tudo​ calculado ​desde o​ menor detalhe.

​Por essas, digamos, qualidades, dificilmente alguém o associaria a um assalto. El Profesor estabelece até mesmo uma relação com Raquel Murillo, para seguir com seu plano, o qual ele dedicou boa parte da sua vida.

​Como era a pessoa que ficou fora da Casa da Moeda, ele precisou resolver algumas questões enquanto os assaltantes imprimiam o dinheiro, nos proporcionando momentos bastante emocionantes. ​Além, é claro, de suas sacadas e passos à frente das ações da polícia.

Melhores cenas de El Profesor em La Casa de Papel:

​Sua primeira aula

El Profesor La Casa de Papel ep. 1
(Netflix/Reprodução)

A princípio, foi muito estranho ver aquela cena, em que pareciam estar em um ‘colégio’, numa sala da aula. Mas quando o El Profesor começa a falar, realmente entendemos de que se tratam os ensinamentos, seriam 5 meses estudando tudo sobre o que deveria ser o maior assalto da história da Espanha.

Quando fala com a inspetora pela primeira vez ao telefone

El Profesor La Casa de Papel ep. 2
(Netflix/Reprodução)

Esse foi o momento em que o Professor colocou seu plano em ação de fato. Até então, entrar na Casa da Moeda era só o começo, pois ele tinha papel mais que imprescindível nas negociações e em ganhar tempo a fim de que os assaltantes pudessem agir.

Logo de cara, ele já chama a atenção de Raquel Murillo, a investigadora responsável, com um tom de conversa diferenciado, calmo e fazendo perguntas que surpreendem a todos na tenda.

Quando ele mostra a foto de Alison Parker

El Profesor La Casa de Papel ep. 2 1
(Netflix/Reprodução)

No momento da invasão à Casa da Moeda, El Profesor pediu a Tóquio que ficasse de olho no “cordeirinho”. No primeiro momento, não era possível saber muito bem do que se tratava exatamente. Após a invasão, e com a possibilidade de a polícia entrar para resgatar os reféns, El Profesor mostra que já estava mais que preparado pra essa situação, exibindo uma foto de Alison Parker, filha do embaixador do Reino Unido, para o grupo em Toledo, e impressionando a todos com seu preparo a respeito daquele assalto.

Quando empresta o celular a Raquel

El Profesor La Casa de Papel ep. 2 2
(Netflix/Reprodução)

“Quer usar o meu?”. Essa cena marcou o primeiro contato de El Profesor com a inspetora. E claro, sua estratégia pra se aproximar dela e ter seus números importantes registrados no celular.

Quando recebe uma ligação da mãe de Raquel

El Profesor La Casa de Papel ep. 4
(Netflix/Reprodução)

Saindo melhor do que poderia imaginar, El Profesor recebe uma ligação da mãe da inspetora, vendo aí, a possibilidade de chegar até a tenda onde estavam acontecendo as investigações. Isso foi chave, tanto para seguir sua ‘relação’ com ela, quanto para fazer reconhecimento das ações da polícia.

Quando percebe que Ángel foi com os médicos à Casa da Moeda

El Profesor La Casa de Papel ep. 5
(Netflix/Reprodução)

Quando Arturo precisou ser operado, devido ao tiro que levou, Ángel, da polícia, foi junto com os médicos com o objetivo de conseguir identificar quantos sequestradores estavam lá dentro. El Profesor, em seu golpe de sorte, após ter entrado na tenda para entregar o celular a Raquel, identificou Ángel. Sua ação, já planejada, foi colocar um microfone em seus óculos, para conseguir acompanhar as ações da polícia.

Quando vai pela primeira vez ao ferro velho

El Profesor La Casa de Papel ep. 7
(Netflix/Reprodução)

El Profesor descobre que Helsinque não se desfez do carro que Tóquio e Rio usaram na visita à Casa da Moeda antes do assalto. Nesse instante, sai às pressas para verificar onde está. Em sua primeira ida, as coisas não saíram exatamente bem, sendo erguido em um carro pelo vigia do lugar e, logo após, expulso com o cachorro correndo atrás dele.

Quando entregou à imprensa a gravação de Raquel

El Profesor La Casa de Papel ep. 7 2
(Netflix/Reprodução)

Aceitando uma proposta da polícia, El Profesor deu o nome de 8 alunos aos quais liberaria. Ao pedir que incluíssem Alison Parker na lista, o professor fez uma oferta: ou os 8 alunos ou Parker. A fim de ganhar o apoio popular, ao receber a resposta de Raquel optando por Alison, ele liberou a gravação à imprensa.

Quando volta pela segunda vez ao ferro velho

El Profesor La Casa de Papel ep. 7 3
(Netflix/Reprodução)

Como sua primeira ida ao ferro velho não deu certo, El Profesor foi obrigado a voltar. Dessa vez, a polícia chegou praticamente junto a ele, e após conseguir limpar as digitais do carro, se transformou em mendigo, para conseguir escapar.

Essa é considerada umas das melhores cenas interpretadas por Álvaro Morte.

Quando deixou uma digital de Berlim no carro

El Profesor La Casa de Papel ep. 8
(Netflix/Reprodução)

Como um ato de vingança por Berlim ter mandando matar a Mónica, El Professor decide revelar sua identidade, deixando um botão de um casaco no carro do ferro velho, para que a polícia o encontrasse e examinasse. Ao descobrir, Berlim não gostou da atitude, é claro.

Quando impediu que divulgassem seu retrato falado

El Profesor La Casa de Papel ep. 9
(Netflix/Reprodução)

Ao chamarem o vigia do ferro velho para fazer seu retrato falado, El Profesor se viu em apuros. A ação para impedir a divulgação de sua imagem, foi invadir uma viatura da polícia, entrar no canal 8, que comunicava diretamente a tenda das investigações, e falar em russo (pois o vigia era russo), o ameaçando para que ele apagasse o retrato – e assim o fez.

Quando recebeu Ángel no galpão

El Profesor La Casa de Papel ep. 10
(Netflix/Reprodução)

Ángel desconfiava de El Profesor, por estar sempre por perto e por estar se envolvendo com Raquel. Ao encontrar-se com ele na cafeteria, El Profesor disse que estava sempre por ali, pois trabalhava por perto, produzindo cidra. Ángel não pensou duas ao vezes, aparecendo no galpão, deixando o Professor apreensivo sobre a visita inesperada.

Sua ida à farmácia em Toledo

El Profesor La Casa de Papel ep. 10 2
(Netflix/Reprodução)

Focado em se livrar das provas de compras de medicamentos feitas por Berlim, El Profesor se adiantou e foi até Toledo antes que Ángel chegasse, conseguindo roubar os inventários, recibos e registros de compras.

Quando foi surpreendido por Raquel

El Profesor La Casa de Papel ep. 11
(Netflix/Reprodução)

Ao marcar o primeiro encontro com Raquel, El Profesor foi surpreendido por sua arma apontada para ele. Nesse momento, ela havia decidido investigar se as desconfianças de Ángel realmente faziam sentido.

Mas como sempre, mais uma vez El Profesor estava preparado, fazendo com que ela não encontrasse nada no galpão.

Quando foi à casa de Raquel com o plano de matar sua mãe

El Profesor La Casa de Papel ep. 13
(Netflix/Reprodução)

Antes de sofrer o acidente, Ángel ligou para a casa de Raquel e deixou um recado em sua caixa postal, dizendo que El Profesor era o mandante do assalto, pois ele havia descoberto através de sua digital. O recado foi ouvido pela mãe de Raquel e El Profesor decidiu que precisaria matá-la, para que ela não passasse a mensagem à sua filha.

O que ele não sabia, é que ela sofria de perda de memória, e antes mesmo que pudesse concluir seu plano, por sorte, desistiu, se arrependo do que estava prestes a fazer, jogando sua xícara que havia colocado dioxina contra a parede.

Bella Ciao com Berlim

El Profesor La Casa de Papel ep. 13 2
(Netflix/Reprodução)

A canção conhecida na série especialmente nos momentos de comemoração, na última noite em Toledo vemos El Profesor e Berlim sentados à mesa, conversando, quando, de repente, começam a cantar Bella Ciao.

Sua volta a Toledo

El Profesor La Casa de Papel ep. 13 3
(Netflix/Reprodução)

Raquel descobriu onde era o esconderijo dos assaltantes em Toledo. Como estava com El Profesor, pede a ele que a leve até lá. Definitivamente, por essa, nem ele havia esperado. Voltar ao lugar de origem do assalto, porém acompanhado justamente da investigadora responsável pelo caso.

Muito provavelmente, na segunda parte da temporada da série, que estreia em abril, ainda teremos mais momentos marcantes de El Profesor.​ ​

Acrescentaria mais algum momento à lista?