Curiosidades em Vingadores: Guerra Infinita

Os filmes costumam trazer muitas referências, especialmente quando falamos de sequências ou grandes franquias, que amam surpreender o público com algo característico do universo ou personagens que criam. Foi assim com o 3º longa do principal grupo de heróis da Marvel, que traz curiosidades em Vingadores: Guerra Infinita que talvez você não tenha percebido.

Em seus 156 minutos, Vingadores: Guerra Infinita traz diversos personagens e, consequentemente, estabelece relação entre eles – algumas diferentes dos quadrinhos -, sejam em frases, ou criando um momento para uma boa “piada” ou recordação. Confira! [Contém Spoilers]

Fatos curiosos em Vingadores: Guerra Infinita

Loki sobre conhecer a Terra

Tom Hiddleston (Loki) Os Vingadores (2012)
(IMDb/Reprodução)

Quando Loki fala sobre ele já conhecer a Terra, em uma das primeiras cenas de Vingadores: Guerra Infinita, é uma referência ao próprio Thanos tê-lo enviado, para que cumprisse sua vingança contra Midgard e recuperasse o Tesseract em Os Vingadores (2012). Como Loki foi derrotado, Thanos acabou perdendo a Joia da Mente (a qual já possuía) e a Joia do Espaço, a qual buscava na missão.

Homem Aranha e Doutor Estranho

Tom Holland (Homem-Aranha) e Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho) em Vingadores: Guerra Infinita (2018)
(IMDb/Reprodução)

Ao se apresentar para o Doutor Estranho (Doctor Strange), o Homem-Aranha diz se chamar Peter Parker, mas ao ouvir o Doutor responder “Doutor Estranho”, ele corrige sua fala pedindo desculpas por não usar seu codinome: Homem-Aranha. A graça está em perceber que, na verdade, o Doctor Strange estava usando seu próprio nome (Stephen Vincent Strange).

“Nós temos um Hulk”

Robert Downey Jr. (Tony Stark) em Os Vingadores (2012)
(IMDb/Reprodução)

Outra das curiosidades em Vingadores: Guerra Infinita é quando Loki, meio irmão de Thor, diz “Nós temos um Hulk”, ‘liberando’ o gigante verde pra lutar contra o vilão Thanos.

A frase foi dita pela primeira vez em Os Vingadores, por Tony Stark, o Homem de Ferro. Na época, era para o Hulk partir justamente pra cima de Loki.

Stan Lee sobre alienígenas

Stan Lee em Guardiões da Galáxia Vol. 2
(IMDb/Reprodução)

As aparições do Stan Lee são um caso à parte, a Marvel sempre reserva alguns segundos de tela para que o maior quadrinista de todos os tempos dê o ar da graça.

Em Vingadores: Guerra Infinita, Stan Lee surge como um motorista de ônibus escolar onde está Peter Parker. Após notarem a presença de invasores na cidade (Nova York), todos os estudantes presentes ficam espantados, menos o guia do veículo, que ainda brinca: “O que aconteceu com vocês crianças? Nunca viram uma espaçonave?”.

Quem é fã de carteirinha da Marvel sabe que em Guardiões da Galáxia Vol. 2 e Thor: Ragnarok as participações de Stan Lee foram no espaço, o que explica sua familiaridade com naves especiais.

Peter Parker e suas referências a filmes

Tom Holland (Homem-Aranha) em Capitão América: Guerra Civil (2016)
(IMDb/Reprodução)

Em uma cena e momento importante de Guerra Infinita, Peter Parker sugere a Tony Stark usar algo que ele já viu no “filme bem velho, Aliens”. Além da clara analogia ao filme, também é uma referência a Capitão America: Guerra Civil, onde o Homem Aranha sugere uma estratégia parecida “vocês já viram aquele filme antigo? Star Wars?”.

Thor sobre morrer

Chris Hemsworth (Thor) em Vingadores: Guerra Infinita (2018)
(IMDb/Reprodução)

Thor foi a Nidavellir, reino formado pelos melhores forjadores do universo, em busca de um novo martelo, por estar sem seu Mjolnir, que perdeu em Thor: Ragnarok (2017).

Ao ter que reacender a forja para que Eitri (o único anão sobrevivente do reino) pudesse fazer uma nova arma para ele, Thor precisou se arriscar segurando a força de uma estrela.

Como o jovem asgardiano já viveu milhares de anos, no diálogo entre ele e Eitri é possível perceber que o herói não compreende mais o significado de morrer:

“Você entendeu, rapaz? Receberá a energia máxima de uma estrela. Vai matá-lo!”
“Só se eu não aguentar.”
“Mas é isso que significa morrer!”

Thor e Rocket Raccoon

Bradley Cooper (Rocket Raccoon) em Guardiões da Galáxia Vol. 1 (2014)
(IMDb/Reprodução)

Rocket Raccoon é o guaxinim antropomórfico super inteligente, atirador habilidoso e grande estrategista de Guardiões da Galáxia.

Em Vingadores: Guerra Civil, ele formou um “trio” juntamente com Thor e Groot. Uma curiosidade sobre Raccoon é que em sua equipe original, ele simplesmente odeia ser chamado de guaxinim, mas em Guerra Civil, Thor o chamou de lebre em todas as vezes que falava ou se referia a ele, e o personagem não ficou enfurecido.

“I am Steve Rogers”

Vin Diesel (Groot) em Vingadores: Guerra Infinita (2018)
(IMDb/Reprodução)

Na batalha final em Wakanda, ao Thor apresentar Groot para o Capitão América, o integrante de Guardiões da Galáxia o responde com sua frase clássica “I am Groot”, seguida de uma resposta um tanto engraçada do Capitão: “I am Steve Rogers”.

Acrescentaria mais algum momento às curiosidades em Vingadores: Guerra Infinita?