Curiosidades Goku Dragon Ball

Son Goku, o protagonista da obra definitiva de Akira Toriyama, Dragon Ball, surgiu pela primeira vez no mangá lançado em 1984 e, desde então, foi conquistando o coração dos telespectadores ao redor de todo o mundo.

Mais do que um simples personagem fictício, ele se tornou um símbolo da cultura japonesa e também da cultura pop mundial.

O personagem possui diversas curiosidades acerca de sua história e criação; caso você seja um daqueles fãs mais engajados, provavelmente saberá boa parte delas, mas ainda vale a pena conferir.

Descubra mais sobre esse personagem tão interessante que conquistou o mundo especialmente pela sua personalidade.

22 fatos curiosos sobre Goku, o saiyajin que ama lutar

Tem seu próprio dia no Japão

5 de maio, dia do Goku no Japão
(Anime Games Online – Dragon Ball Super, Naruto, and Boruto/Reprodução)

Em 2015, o personagem ganhou oficialmente seu próprio dia, que é comemorado em 9 de maio, o “Dia de Goku”. O dia da comemoração não é aleatório, e tem a ver com a pronúncia dos números no Japão, 5 “Go” (五) e 9 “Ku” (九), que juntando se tornam “Goku” – formando o mês de maio e o dia nove.

É dublado por uma mulher

Masako Nozawa, dubladora do Goku no Japão
(GameHall Network – Uol/Reprodução)

No Japão, a grande dubladora por trás da voz de Goku é Masako Nozawa. Ela é uma das principais – e mais renomadas – dubladoras do país, e é a voz do personagem desde seus primórdios, quando ele ganhou seu primeiro anime em 1986.

Masako Nozawa dubla Goku há mais de 31 anos, e, além dele, ela ainda é a responsável pela voz de outros grandes personagens da franquia Dragon Ball: Gohan, Goten, Bardock e as fusões: Gotenks, Vegetto e Gogeta (que não é canônica).

Masako é tão boa no que faz, que consegue dublar ao mesmo tempo cenas com diálogos entre seus próprios personagens (Goku e seus dois filhos Gohan e Goten) sem precisar pausar a fala de cada um, simplesmente alterando sua voz instantaneamente para cada um deles, isso mesmo com seus 81 anos.

A icônica frase: “Oi eu sou Goku” surgiu de uma brincadeira

Oi, eu sou Goku!
(Diogo Ninguém/Reprodução)

A frase “Oi eu sou Goku” se tornou um dos símbolos de Dragon Ball, mas nem sempre foi assim, pois ela não fazia parte do script original do anime. Ela surgiu como uma brincadeira realizada por Masako Nozawa, que sempre a dizia quando ia iniciar seus trabalhos de dublagem.

Seu nome verdadeiro é inspirado em um vegetal

Carrot
(Wikimedia Commons/Reprodução)

Apesar de ser conhecido como Goku, o nome de batismo que foi dado ao personagem após nascer é Kakarotto – sendo chamado assim apenas por Vegeta.

Akira Toriyama nomeou a maioria dos personagens de sua obra com nomes de coisas do cotidiano – ou que fazem parte da cultura popular -, e para o nome dos saiyajins puros, se inspirou em vegetais, e isso vale para o nome real de Goku, que também vem de um vegetal; cenoura.

A palavra Kakarotto vem do inglês “carrot” (cenoura).

Foi inspirado no Rei Macaco de Jornada ao Oeste

Jornada ao Oeste Dragon Ball
(Namekusei/Reprodução)

Akira Toriyama revelou há algum tempo que, para criar Dragon Ball, se inspirou bastante no romance chinês Jornada ao Oeste, que tem muitas coisas semelhantes ao início do Dragon Ball clássico, desde personagens, a alguns dos objetivos do protagonista.

Além da obra em si, Goku também foi inspirado em um personagem de Jornada ao Oeste, Sun Wukong (no Brasil Rei Macaco, e no Japão Son Goku).

O Goku criança compartilha diversas semelhanças com o Rei Macaco; entre elas: seu rabo, sua nuvem voadora e seu bastão que se alonga, além de sua transformação em macaco gigante, Oozaru.

E também inspirou diversos personagens

Mangá de Naruto
(Pinterest/Reprodução)

Goku é o herói Shonen mais popular da história, senão o mais famoso de todos os animes de modo geral. Por causa disso, inspirou diversos outros autores, que desenvolveram os protagonistas de seus mangás se baseando nele. Dois grandes exemplos disso são os personagens Naruto (criado po Masashi Kishimoto) e Monkey D. Luffy (criado por Eiichiro Oda).

Além dos dois citados – por serem os mais conhecidos -, vários outros mangakás se inspiraram no protagonista criado por Akira Toriyama para serem os heróis de suas histórias.

A mãe de Goku se chama Gine

Gine, a mãe de Goku
(Dragon Ball Wiki Brasil/Reprodução)

Todos conhecem o pai de Goku, Bardock, que chegou até a ganhar um filme: “Bardock: O Pai de Goku” (1990), já a identidade de sua mãe ficou desconhecida por bastante tempo, sendo revelada por Akira Toriyama em uma entrevista a revista Saikyou Jum, que contou seu nome (Gine) e alguns traços de sua personalidade.

Em 2014, Gine saiu em um capítulo especial do mangá Jaco, o Patrulheiro Galáctico, que foi intitulado Dragon Ball Minus – com um total de 17 páginas. Nele, vemos um pouco do passado dos pais de Goku e também de seu irmão, Raditz.

Gine é uma guerreira saiyajin que fazia parte do grupo de Bardock, porém ela não levava jeito para as lutas, e Barcok acabou salvando-a por diversas vezes, fazendo com que os dois criassem um relacionamento afetivo, pouco comum entre a raça, uma vez que seus relacionamentos, na maioria das vezes, eram com fins reprodutivos.

Ao contrário da maioria dos saiyajins, Gine era uma pessoa gentil, semelhante a seu filho mais novo, que também possui essa natureza.

Só ganhou um Torneio de Artes Marciais até hoje

Piccolo X Goku 23° Torneio de Artes Marciais
(Dragon Ball Wiki – Fandom/Reprodução)

Apesar de ser um grande gênio das lutas, e quase sempre se tornar o personagem mais forte do anime no decorrer da história, Goku não tem um bom histórico no Torneio de Artes Marciais, pois Akira sempre arruma uma maneira de fazê-lo perder.

Ele participou de vários torneios, mas se sagrou campeão de apenas um, em sua terceira participação, que foi no 23º, onde venceu Piccolo. Nos demais, sempre teve algo que o atrapalhou de se sair vitorioso, sejam por problemas que o impediam de disputar o torneio até o final, como quando foram atrás de Babidi; ou algum oponente mais poderoso, como foi o caso de Cell.

A lista de inimigos que Goku matou

Mortes de Piccolo Daimao e Kid Boo
(Dragon Ball Wiki – Fandom/YouTube/Reprodução)

2 em todo Dragon Ball Z

Apesar de extremamente poderoso, Goku é uma pessoa bondosa, e por isso, geralmente poupa seus inimigos, mesmo que eles sejam vilões terríveis como Freeza. Em Dragon Ball Z, só matou dois vilões: Yakon, que se explodiu após absorver mais energia do que aguentava, e Kid Boo, que foi morto por uma Genki Dama.

13 juntando os animes canônicos da franquia

Juntando Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball Super (descartando Dragon Ball GT e os filmes, pois não são canônicos); Goku matou até o momento ‘apenas’ 13 de seus vários inimigos, levando em conta os mais relevantes, sem contar os soldados secundários da Força Red Ribbon ou animais. Curiosamente, a maioria foram quando criança.

Dragon Ball (8): Piccolo Daimaoh; Tamborim; Drum; Ninja Murasaki; Buyon; Octopapa; Capitão Yellow; Conselheiro Black. No clássico, ele também destruiu o Robô Pirata, porém não conta muito por não ser um ser humano.

Dragon Ball Z (2): Yakon e Kid Boo.

Dragon Ball Super (2): Freeza, que voltou a fim de se vingar e Commeson, que estava usando o poder de Vegeta.

Além dos 13 citados, Goku também foi o responsável pela morte de seu avô Gohan em Dragon Ball. Porém, Gohan era um personagem bom, e por isso não entra na lista. Esse foi um dos momentos mais tristes de toda a franquia.

21 nos filmes

Se no anime, Goku costuma “fraquejar” e poupar seus adversários, nos filmes ele é implacável, e já matou 21 inimigos até o momento:

O Castelo do Diabo (1): Lúcifer
O Resgate de Gohan (2): Nicky e Ginger
O Retorno de Cooler (1): Cooler
O Homem Mais Forte do Mundo (4): Misokatsun, Kishime, Ebifurya e Dr. Wheelo
A árvore do poder (6): Rasin, Lakasei, Daiz, Cacau, Amond, Turles
Goku, o Super Saiyajin (4): Medamatcha, Medas, Angila, Lorde Slug
O Renascimento da Fusão (1): Janemba (fundido com Vegeta, formando Gogeta)
O Golpe do Dragão (1): Hirudegarn
O Renascimento de Freeza (1): Freeza

E 13 em Dragon Ball GT

Já em Dragon Ball GT, matou 14 personagens, alguns com pouca relevância e apenas máquina (que estão na lista, porque a saga em questão se tratava de máquinas).

Saga Viagem pelo Universo (6): Leon, Luud, Comandante Nezi, Bizu, General Rilldo e Ribet.
Saga Baby (1): Baby
Saga do Super 17 (1): Super 17
Saga dos Dragões Malignos (6): Dragão de 1 Estrela (Omega Shenron), Dragão de 2 Estrelas, Dragão de 3 Estrelas, Dragão de 5 Estrelas, Dragão de 6 Estrelas, Dragão de 7 Estrelas

Só morreu se sacrificando

A morte de Goku e seu irmão Raditz em Dragon Ball Z
(IMDb/Reprodução)

Goku já enfrentou todo o tipo de adversário, desde personagens fracos a com poderes sem precedentes, como o deus da destruição Bills do Universo 7, por exemplo. Porém, mesmo não sendo sempre mais forte que seus oponentes, nunca morreu pela mão deles, suas únicas mortes são se sacrificando – exceto em outras linhas temporais, como na do Trunks do Futuro, onde ele morre de um problema de coração ou quando Zamasu o mata em Dragon Ball Super.

Sua primeira morte aconteceu quando enfrentou seu irmão Raditz, que foi morto por Piccolo em um ato de sacrifício de Goku, que segurou seu irmão e também recebeu o golpe. Sua segunda morte aconteceu tempos depois, para impedir que o vilão Cell explodisse a Terra, se teletransportou para o Planeta do Senhor Kaioh e morreu lá.

Em Dragon Ball Super chegou a ‘ser morto’ pelo lendário assassino do Universo 6, Hitto; mas desconsiderei pelo fato de que Goku já tinha planejado um jeito de voltar à vida rapidamente.

Mas tem medo de injeção

Goku tem medo de injeção
(Fail Wars/Reprodução)

Goku nunca teve medo de se sacrificar ou lutar contra inimigos bem mais poderosos do que ele, isso na verdade o deixa feliz, e praticamente nada o assusta, exceto uma coisa que ele morre de medo: injeção – e também de sua esposa Chi-Chi quando está zangada.

Apesar de ser o ser mais poderoso da Terra, e um dos mais poderosos de todo o universo, sempre que precisa tomar uma injeção, ele faz o maior escândalo.

Nunca ganhou de Vegeta

Vegeta X Goku Dragon Ball Z
(Pinterest/Reprodução)

Goku e Vegeta se tornaram grandes rivais desde que o príncipe dos saiyajins apareceu em Dragon Ball Z, e apesar de Goku ter se mostrado superior, estando sempre um passo à frente de seu rival, ele nunca derrotou Vegeta em nenhuma das duas grandes lutas que já tiveram.

A primeira luta entre os dois aconteceu na Saga Saiyajin , quando Vegeta ainda era um vilão, e foi humilhado. Porém, por ainda ter sua calda, Vegeta se transformou em Oozaru e assim Goku não teve mais chances. Vegeta então foi derrotado por vários guerreiros que lutaram juntos.

Já a segunda aconteceu na Saga Majin Boo, onde Majin Vegeta e Goku batalharam de igual para igual com os poderes de Super Saiyajin 2. A vitória de Vegeta não foi tão justa, já que ele atacou Goku de surpresa pelas costas quando seu adversário estava pegando a Semente dos Deuses. Ainda assim, isso também conta como uma derrota.

No segundo combate, Goku até poderia ter derrotado Vegeta facilmente caso quisesse, se transformando em Super Saiyajin 3, mas isso acabaria com seu tempo na Terra quase que instantaneamente.

Goku vs. Freeza é a luta mais demorada dos animes

Goku X Frieza em Namekusei
(Compact Cinema/Reprodução)

Que a luta entre Goku e Freeza foi a mais demorada (e a mais emocionante) de toda franquia Dragon Ball quase todo mundo já sabe. Mas você sabia que ela também é a mais demorada dos animes?

No total, desde que Goku chegou ao local da luta, foram necessários 20 episódios até que o combate finalmente chegasse ao fim, e só de porradaria são quase 4 horas – caso retirassem a maioria dos diálogos -, e juntando tudo, dá mais de 4 horas e 13 minutos.

Dragon Ball é cheio de batalhas demoradas, mas nada se compara aos 5 minutos de Namekusei.

O Kamehameha

Goku primeiro Kamehameha
(7sage/Reprodução)

Embora seja ingênuo e às vezes inocente – e burro – com o que acontece a sua volta, quando se trata de lutas, Goku sempre se mostrou um grande gênio, se adaptando rapidamente às situações de combate.

Desde criança, ele já amava lutar, e vira e mexe enfrentava algum adversário que o derrotava, mas sempre treinava e voltava mais forte até conseguir vencer seus oponentes.

Mestre Kame, além de ter sido o grande mestre – e amigo – de Goku, ainda era um lutador talentoso, que desenvolveu técnicas impressionantes, como o famoso Kamehameha, que demorou longos 50 anos para aprender e aprimorar.

Já Goku, ao ver seu mestre usando a técnica pela primeira vez, já conseguiu replicá-la, deixando todos espantados.

Desde que aprendeu a técnica, o personagem a usou inúmeras vezes, e juntando todos os 153 episódios de Dragon Ball clássico com os 291 de Dragon Ball Z, Goku utilizou o Kamehameha 97 vezes; 1 vez a cada 4,5 episódios dos dois animes.

Nunca beijou?!

Goku nunca beijou a Chichi episódio 60 de Dragon Ball Super
(Crunchyroll/Reprodução)

Muitos fãs ficaram extremamente irritados com o que aconteceu com a personalidade de Goku em Dragon Ball Super, que se tornou ainda mais infantil e ingênuo do que o comum, e embora haja controvérsias, o personagem deixou a entender na Saga Trunks do Futuro que nunca beijou em sua vida, mesmo sendo casado há vários anos e tendo dois filhos com sua esposa Chi-Chi.

No episódio 147 de Dragon Ball Z, o personagem protagoniza uma cena que sugere que ele beijou sua esposa, porém, como não foi mostrado, não dá para afirmar 100%. Então fica no ar; beijou ou não beijou?

Fato é que isso não é algo exatamente espantoso, uma vez que o personagem só prometeu que se casaria com Chi-Chi, ao pensar que tomar alguém como esposa tinha a ver com comida.

Garoto propaganda

Dragon Ball Z KFC Japão
(Pinterest/Reprodução)

Goku não é apenas um grande lutador, ele também é um grande garoto propaganda (assim como a maioria dos personagens de Dragon Ball), e já protagonizou diversos comerciais para marcas extremamente famosas; entre eles um para a rede KFC, que foi lançado em 2013, algum tempo antes da estreia do filme Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses.

O personagem também já protagonizou alguns comerciais engraçados – para não dizer bizarros -; como o do refrigerante Mets da marca Kirin de 2015, onde aparece disputando uma espécie de batalha de dança contra Freeza.

Embaixador dos Jogos Olímpicos de 2020

Goku, embaixador dos Jogos Olímpicos de 2020
(Mundo-Nipo/Reprodução)

Goku será um dos embaixadores dos Jogos Olímpicos de 2020, que será sediado em Tóquio. O personagem participará de diversas ações promocionais para divulgar os jogos e o evento.

Além de Goku, outros personagens dos animes e mangás também serão embaixadores: Naruto Uzumaki (Naruto), Monkey D. Luffy (One Piece), Shin Chan (Crayon Shin-chan), Sailor Moon (Sailor Moon), Astro Boy (Astro Boy); entre outros que fazem parte da cultura japonesa.

Único mortal a dominar o Instinto Superior

Goku Instinto Superior completo Torneio do Poder Dragon Ball Super episódio 129
(Crunchyroll/Reprodução)

Em Dragon Ball Super, até o momento, Goku é o único personagem mortal a usar o Instinto Superior completo, uma técnica que pertence aos anjos, e que nem mesmo os deuses da destruição mais poderosos e com seus milhões de anos conseguiram dominar.

Com esse poder, o personagem supera todos os deuses da destruição, pode desviar e atacar sem que seu corpo precise enviar informações para seu cérebro, o que limita os movimentos.

Já é um tiozão

Goku e Vegeta de barba em Dragon Ball Super
(YouTube/Reprodução)

Apesar disso não ser mencionado no anime, informações em outros meios oficiais (revistas e entrevistas) já revelaram a idade de Goku que ao final de Dragon Ball Z tinha 47 anos.

Ele nasceu no ano de 737, e o final da saga Z se passa no ano 784, em que acontece o 28° Torneio de Artes Marciais, onde conhecemos Uub pela primeira vez.

Já em Dragon Ball Super, que se passa antes do final do Z, o Torneio do Poder, que é a saga final do anime, acontece no ano 780, ou seja, nele Goku tem 43 anos.

Vale ressaltar que o personagem ficou morto por longos sete anos, e seu corpo físico não envelheceu nesse período, porém ele usou a Sala do Tempo algumas vezes, que gera um envelhecimento precoce devido o tempo lá se passar muito rápido.

Apesar disso, Goku ainda aparenta ser alguns anos mais jovem do que realmente é.

Por se tratar de uma raça guerreira, os saiyajins envelhecem mais lentamente que os humanos para que seus corpos durem mais em combate.

Não é o personagem favorito de Akira Toriyama

Piccolo é o personagem favorito de Akira Toriyama
(Cultura Japão/Reprodução)

Embora seja o protagonista e o personagem que tem maior destaque em toda obra, Goku não é o personagem favorito do autor Akira Toriyama, segundo ele, Piccolo é o que mais gosta, embora goste bastante de Goku também.

Já protagonizou 16 filmes

Filme Dragon Ball protagonizados por Goku
(dbmovie-20th/Reprodução)

No total, a franquia Dragon Ball já teve 19 filmes animados que passaram nas telonas dos cinemas, desses, Goku protagonizou 16 ao lado de seus amigos, juntando os baseados na versão clássica – de quando ainda era apenas uma criança -, e os baseados em Dragon Ball Z – de quando já era um adulto.

Os outros três foram protagonizados por seus filhos Gohan (1 como adolescente e 1 como adulto) e Goten; e pelo filho de Vegeta, Trunks, com Goku aparecendo como um personagem secundário.

Além dos filmes, o Saiyajin também já apareceu em diversos especiais de TV.

E protagonizará mais um em 2018

Goku 20th filme de Dragon Ball
(dbmovie-20th/Reprodução)

O anime Dragon Ball Super chega ao fim em março de 2018, mas um filme que dará continuidade a história já está programado.

O filme foi intitulado Dragon Ball Super, tem estreia prevista para dezembro de 2018 no Japão e, nele, Goku, ao lado de seus amigos, enfrentará inimigos com poderes nunca vistos antes.

Qual sua curiosidade preferida sobre o personagem?