Curiosidades sobre Vegeta, o príncipe dos saiyajins

Vegeta, o orgulhoso Príncipe dos Saiyajins, é um dos personagens mais queridos de Dragon Ball, sendo provavelmente o principal antagonista dos animes.

No início, o personagem era bastante odiado devido a sua personalidade perversa, mas com o passar do tempo foi ganhando a admiração dos fãs da obra, fazendo com que o coração dos telespectadores ficassem divididos entre ele e Goku, seu eterno rival.

Apesar de por muito tempo ter sido extremamente arrogante, Vegeta demonstrou que possui um lado humano, além de ser muito perseverante, reconhecendo por diversas vezes não ser o mais forte, mas não necessariamente aceitando esse fato, e sempre buscando ser o melhor.

O personagem possui diversas curiosidades e fatos interessantes sobre sua história, confira alguns logo abaixo!

19 fatos curiosos sobre Vegeta, o guerreiro orgulhoso de Dragon Ball

Seu cabelo era vermelho na primeira aparição

Primeira aparição do Vegeta
(Twitter/Reprodução)

Na primeira aparição de Vegeta no anime, na versão original de Dragon Ball Z, seu cabelo era vermelho; além disso, ele usava uma armadura verde com laranja, bem diferente da tradicional – assim como a de seu companheiro Nappa.

Algumas informações indicam que isso aconteceu devido a uma falta de comunicação entre Akira Toriyama e a Toei Animation, que teve uma interpretação errada de como seria o personagem, já que ele só havia aparecido no mangá, que era preto e branco, então não dava para saber qual era sua verdadeira paleta de cores.

Tudo indica que Toriyama não ficou satisfeito com o primeiro resultado, e ao informar as cores corretas de Vegeta, ele foi revisado, e em sua segunda aparição já estava completamente diferente (cabelo e roupa), assim como o traje de Nappa.

Seu dublador é mesmo do Shun

Ryo Horikawa, dublador do Vegeta
(Wikipédia/Reprodução)

O dublador de Vegeta, Ryo Horikawa (60 anos), é grande responsável por dar vida a voz do personagem desde o final dos anos 80 (em 1989).

Além de Vegeta, Ryo também já dublou diversos outros personagens icônicos, entre eles, Shun de Andrômeda, de Os Cavaleiros do Zodíaco, um dos animes mais famosos de todos os tempos.

Nada mal hein?

É o Rei dos Saiyajins

Rei Vegeta
(Dragon Ball Wiki/Reprodução)

Apesar de sempre se autodenominar como o Príncipe dos Saiyajins, Vegeta já é na verdade o rei de sua raça, e se tornou há muito tempo quando ainda era apenas uma criança, pois após a morte de seu pai, Rei Vegeta, ele era o herdeiro do trono e o primeiro na ordem de sucessão real; porém nunca chegou a ser coroado.

O Planeta Vegeta

Planeta Vegeta
(Dragon Ball Wiki/Reprodução)

Todos os fãs da obra conhecem, ainda que vagamente, o Planeta Vegeta, que era o lar dos saiyajins, mas nem todos sabem que ele nem sempre teve esse nome, e que foi habitado por duas raças antes dos guerreiros saiyajins.

Inicialmente, ele se chamava Planeta Planta, e era habitado pela raça das Plantas, que aparecem no spin-off Dragon Ball: Episódio de Bardock (2011). Não é dito se elas se mudaram, evoluíram, ou foram extintas.

Depois disso, ele foi habitado pelos Tsufurujins, uma raça com seres bem semelhantes aos humanos da Terra e com uma incrível tecnologia, porém, eles eram fracos, e por isso foram facilmente exterminados pelos saiyajins, que nomearam o planeta de Vegeta, em homenagem ao rei.

O planeta foi destruído por Freeza, juntamente com a maioria dos membros da raça guerreira, pois o Imperador do Mal temia que em algum momento algum dos seres que lá habitavam se tornasse o Lendário Super Saiyajin.

Seu nome quer dizer vegetal

Vegeta vegetal
(Ei Nerd/Reprodução)

Para dar nome aos saiyajins puros, Akira Toriyama se inspirou em plantas e vegetais, e isso também vale para o príncipe da raça guerreira.

O nome de Vegeta é um trocadilho com a palavra vegetal.

Vegeta vs Goku

Vegeta X Goku
(Shipping Wiki – Fandom/Reprodução)

Os dois personagens realizaram duas grandes batalhas até hoje, e após a primeira, Vegeta se tornou obcecado por derrotá-lo; essa obsessão aumentou quando Goku se transformou em Super Saiyajin, pois o príncipe da raça guerreira não podia aceitar que um guerreiro de classe baixa o superasse e sempre estivesse um passo a sua frente.

A primeira luta entre os dois aconteceu na Saga Saiyajin, que foi a primeira de Dragon Ball Z. Nela, Vegeta foi humilhado por Goku após ele usar o Kaio-ken, e então foi obrigado a revelar sua “carta na manga”, que era a transformação em Oozaru. Depois disso, não restaram chances para Goku. No fim, Vegeta foi derrotado por vários personagens agindo em conjunto.

Já a segunda, aconteceu na Saga Majin Boo, onde Goku e Vegeta batalharam utilizando o Super Saiyajin 2. O resultado não foi tão justo, já que Goku foi derrotado enquanto estava com a guarda baixa.

Vegeta matou todos os membros das Forças Especiais Ginyu

Vegeta X Ginyu
(YouTube/Reprodução)

Na Saga Freeza de Dragon Ball Z, um dos maiores obstáculos para seus oponentes foram as Forças Especiais Ginyu, que era composta por guerreiros com poderes formidáveis para a época. Ela era liderada pelo Capitão Ginyu, que comandava os soldados Yuz, Boter, Rikum e Guldo.

No planeta Namekusei, Vegeta foi o responsável pela morte de todos os membros da tropa, exceto a do próprio Capitão Ginyu, que só veio a acontecer em Dragon Ball Super.

A morte de Boter e Rikum ocorreu quando eles estavam indefesos, pois já haviam sido derrotados por Goku.

E matou mais do que Goku em Dragon Ball Z

Vegeta X Androide 19
(Dragon Ball Wiki – Fandom/Reprodução)

Goku foi um guerreiro muito piedoso em Dragon Ball Z, tendo matado apenas dois inimigos, Yakon e Kid Bull, embora tenha derrotado inúmeros adversários.

Já Vegeta, era impiedoso e implacável, matou bem mais inimigos que Goku, totalizando 10 – apesar de alguns personagens serem bem menos relevantes, ou até mesmo terem sido derrotados por Kakarotto.

Irei colocar apenas os personagens que tiveram alguma importância para a história, excluindo seres do Planeta Arlia, por exemplo:

Saga Saiyajin (1): Nappa
Saga Freeza (7): Cui, Dodoria, Zarbon, Guldo, Burter, Rikum, Yuz.
Saga Androides e Cell (1): Androide 19
Saga Majin Boo (1): Pui Pui

Baixinho

Altura do Vegeta
(Amino Apps/Reprodução)

Todos sabem que Vegeta é baixinho, mas poucos sabem que sua altura média é de apenas 1 metro de 64 centímetros.

Embora seja tão baixo, é notável que até hoje os animadores aparentemente não sabem qual é a real estatura Vegeta – que foi aumentando com o decorrer dos animes -; em alguns episódios ele possui quase a mesma altura de Goku e de outros personagens altos, em outros está extremamente baixo.

Vegeta já está na meia-idade

Vegeta com Bigode em Dragon Ball GT
(Fatos Desconhecidos/Reprodução)

Apesar de ainda aparentar ser jovem, pelo fato de que sua raça envelhece mais devagar para que seus membros durem maior tempo em combate, Vegeta já não é tão novo assim, na verdade ele já é um “tiozão” que está na meia idade.

No final de Dragon Ball Z, 28° Torneio de Artes Marciais, ele já tinha 52 anos – 5 acima de Goku. Ele nasceu no ano de 732, e o 28° Torneio se passa no ano 784.

Já em Dragon Ball Super, que se passa antes do final do Z, a Saga Torneio do Poder, que é a final do anime, se passa no ano 780, e nela Vegeta tem 48 anos.

Devido as suas constantes entradas na Sala do Tempo, fisicamente ele é mais velho do que sua verdadeira idade.

É o único que demonstrou controle na forma Oozaru

Vegeta Oozaru
(YouTube/Reprodução)

O Oozaru foi introduzido desde o Dragon Ball clássico, e se trata de uma transformação em macaco gigante que aumenta o poder de base de seu usuário cerca de 10 vezes.

Ele é exclusivo dos saiyajins (com calda), que ao verem a lua cheia – ou forjarem uma artificial com uma esfera de energia – assumem a forma de um macaco gigantesco e destrutivo.

Exceto Vegeta, que se mostrou consciente mesmo após estar transformado, todos os outros personagens que foram mostrados como Oozaru não tinham o controle de suas ações, destruíam tudo e todos que estavam a sua volta apenas por instinto.

Tem um irmão

Tarble, irmão do Vegeta
(Dragon Ball AF Fanon Wiki – Fandom/Reprodução)

Em 2008, a OVA ‘Dragon Ball: O Retorno de Goku e Seus Amigos’ nos apresentou um novo saiyajin, Tarble, que é nada menos que o irmão mais novo de Vegeta.

Tarble foi mandando a um planeta remoto por não ter um grande poder de luta e nem a personalidade de um saiyajin comum, pois é pacífico e gentil, e por isso sua existência nunca havia sido mencionada, fazendo com que todos ficassem espantados ao conhecê-lo.

Seu nome, assim como o deu seu irmão Vegeta, é um trocadilho com a palavra vegetal: Vegeta + Table = vegetable (que significa vegetal em inglês).

E também uma cunhada

Tights, irmã da Bulma
(YouTube/Reprodução)

Além de um irmão, Vegeta também tem uma cunhada, Tights, que é a irmã de Bulma. Sua aparência e parentesco com a família Briefs foram revelados há alguns anos no mangá ‘Jaco: O Patrulheiro Galáctico’.

Tights é a filha mais velha da Sra. Brief com o Dr. Brief, e é cerca de onze ou doze anos mais velha que Bulma.

Assim como sua irmã e seu pai, Tights é superinteligente, tendo se formado em uma universidade com apenas dezesseis anos.

A personagem nunca havia aparecido ou sido mencionada em Dragon Ball, mas isso mudou no episódio 29 de Dragon Ball Super, quando Bulma liga para ela pra pedir ajuda.

Vegeta tem medo de vermes

Vegeta e seu medo de vermes
(Amino Apps/Reprodução)

Apesar de ser um dos guerreiros mais valentes do mundo, não se importando nem mesmo em se sacrificar para derrotar seus inimigos, assim como Goku – que detesta agulhas -, Vegeta também tem um medo bem engraçado.

Na última saga de Dragon Ball Z, descobrimos que ele tem Escolecifobia, que é o medo de vermes.

Quando Goku e Vegeta foram absorvidos e foram levados para o estômago do Super Boo, eles encontram algumas lombrigas, e assim descobrimos que Vegeta tem medo dos parasitas, afirmando que detesta coisas nojentas.

Deve ser por isso que ele sempre chama as pessoas que não gosta de vermes.

O personagem que mais mudou na franquia

Vegeta segurando sua filha Bra no colo
(YouTube/Reprodução)

Embora não seja o mais forte, Vegeta é de longe o personagem que mais mudou com o decorrer da série (em questão de personalidade).

No início, ele surgiu como um vilão impiedoso que era quase ou até mesmo tão malvado quanto Freeza, matando seus adversários sem nenhuma lealdade ou honra, além de ser extremamente trapaceiro em seus combates.

Depois, com o passar das sagas de Dragon Ball Z, ele foi se tornando um anti-herói, arrogante e cheio de si, que só lutava pelo seu orgulho, mas não matava tão impiedosamente como antes. E saga final do anime, após se sacrificar e também na luta final contra Majin Boo, podemos dizer que ele se tornou uma espécie de herói, lutando para salvar a Terra e sua família.

Em Dragon Ball Super essa mudança de comportamento ficou ainda mais notável, pois serviu como um complemento para mostrar todo o desenvolvimento que o personagem já havia sofrido anteriormente.

Super Saiyajin Blue ”Evolution”

Vegeta Super Saiyajin Blue full power
(Pinterest/Reprodução)

Uma das grandes provas da mudança do personagem foi o Super Saiyajin Blue ”Evolution”, uma transformação que Vegeta conquistou no Torneio do Poder através da motivação de manter sua promessa a seu “pupilo” Kyabe; bem diferente de antes, que sua motivação era simplesmente ficar forte, acreditando que a maldade era o caminho para isso.

Com o Super Saiyajin Blue Evolution, o cabelo de Vegeta ganha um tom de azul escuro, sua massa muscular aumenta e sua aura também sofre algumas mudanças.

Aparentemente, seus poderes ficam semelhantes aos de Goku Super Saiyajin Blue Kaiokeon x20.

Pode não ser um Instinto Superior, mas ainda assim ficou bem legal e bonita, fora, que pela primeira vez o personagem teve uma transformação para chamar só de sua – pelo menos por enquanto.

Garoto propaganda

Cup Noodles do Vegeta
(YouTube/Reprodução)

Não é só Goku que é um grande garoto propaganda, no Japão (e também em alguns outros países), Vegeta também protagoniza diversos comerciais, principalmente quando algum produto tem a ver com vegetais, como esse da marca Cup Noodles, da Nissin:

Mas não apenas propagandas envolvendo vegetais, Vegeta também protagoniza até mesmo comerciais sobre produtos de limpeza; entre vários outros tipos de coisas:

Akira Toriyama não gosta dele

Akira Toriyama triste
(Pinterest/Reprodução)

Quando Akira Toriyama disse em uma entrevista (há vários anos) que apesar de gostar muito de Goku, ele não era seu personagem favorito, revelando que era Piccolo, também revelou um personagem que não ia muito com a cara, Vegeta; dizendo: “eu não gosto muito dele”.

Isso pegou muitos fãs de surpresa, pois depois de Goku (e em alguns momentos Gohan), Vegeta é o personagem que tem mais destaque na franquia. Apesar de não gostar do guerreiro, Akira também comentou que “é extremamente útil tê-lo por perto”.

Inspirou a criação de inúmeros antagonistas

Sasuke Uchiha (Naruto)
(Wiki Naruto/Reprodução)

Assim como seu rival Goku, Vegeta também inspirou a criação de diversos personagens. Ele provavelmente é o mais famoso e querido antagonista da história dos animes e, justamente por isso, vários anti-heróis foram baseados nele.

Um exemplo claro é Sasuke (de Naruto), que além da personalidade e várias outras semelhanças, ainda vive uma relação parecida com o protagonista de seu anime.

Vários outros personagens tem o desenvolvimento bem parecido com o de Vegeta.

Qual sua curiosidade preferida sobre o Príncipe dos Saiyajins?