Melhores filmes baseados em livros

Um bom livro pode te transportar para novos universos, arrancar suspiros, trazer lições de vida, entre tantas outras emoções. Além, é claro, de ser uma ótima forma de aprender sua língua melhor, ampliando seu vocabulário.

Mas há os que preferem um bom filme! Apesar de algumas pessoas defenderem que uma boa obra literária nunca terá sua total grandeza repassada nas telonas. Muitos diretores discordam totalmente disso, e recriaram à sua maneira, histórias épicas, que antes estavam ‘apenas’ na nossa imaginação.

Obviamente há exceção para toda a regra, e mesmo sendo uma responsabilidade enorme extrair um roteiro de uma história tão boa, alguns conseguem fazer trabalhos incríveis, garantindo arrecadações altíssimas nas bilheterias.

De vários gêneros, cores e autores, confira a lista abaixo!

10 filmes que foram baseados em livros:

10. Clube da Luta | Fight Club (1999)

Clube da Luta 1999
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h 19min
Direção: David Fincher

Na década de 90, existiam algumas regras que deveriam ser seguidas à risca. A primeira era: você não fala sobre o Clube da Luta. A segunda regra era: você não fala sobre o Clube da Luta…

Dois indivíduos distintos, interpretados por Brad Pitt e Edward Norton; durante o dia são homens normais, mas durante a noite participam de lutas ilegais. A obra é baseada no livro homônimo de Chuck Palahniuk, lançado em 1996.

9. A Pele que Habito | La piel que habito (2011)

A Pele que Habito 2011 02
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h
Direção: Pedro Almodóvar

A história centra-se na vida de um cirurgião plástico renomado, Robert Ledgard (Antonio Bandeiras), que desde que a sua esposa sofreu um acidente de carro, alimenta uma ambição imensa de recriar uma espécie de pele humana em laboratório. A morte de sua mulher o torna um homem sem escrúpulos, capaz de fazer qualquer coisa para colocar seus experimentos em prática. Logo após, sua única filha também morre, suicidando-se após o trauma de um estupro por um rapaz que havia acabado de conhecer.

Um filme sobre vingança; o ‘médico louco’, e um rapaz jovem, que por impulso acabam tendo os rumos da sua vida totalmente mudados.

A Pele que Habito está disponível na Netflix, e é um dos suspenses que nós, do UE, mais recomendamos para que você assista na plataforma.

8. Extraordinário | Wonder (2017)

Extraordinário 2017
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h 53min
Direção: Stephen Chbosky

O longa retrata a vida de Auggie, um jovenzinho que devido a deformidade facial, teve que fazer dezenas de cirurgias plásticas. Quando o garoto completa 10 anos, seus pais decidem que é chegada a hora de ele frequentar uma escola, como toda criança “normal” faz. Mas já no primeiro dia de aula, Auggie enfrenta o preconceito de colegas, e a melhor forma de lidar com isso é com o bom humor.

Extraordinário nos mostra que apesar de todas as adversidades, devemos sempre seguir em frente.

A história é a baseada no romance homônimo de R. J. Palacio, best seller pelo New York Times.

7. A Menina que Roubava Livros | The Book Thief (2013)

A Menina que Roubava Livros 2013
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h 11min
Direção: Brian Percival

Ambientado na Alemanha nazista, durante a Segunda Guerra Mundial, a obra escrita por Markus Zusak, tem como narradora a Morte, cuja principal função é recolher a alma dos que morrem. Ela encontra Liesel Meminger, uma garotinha que observa seu irmão mais novo ser enterrado, e ao perceber que o coveiro deixou um livro cair, O manual do coveiro, rouba-o, e é levada para cidade fictícia de Molching, onde sua mãe pretende a entregar para adoção.

Em uma época em que o conhecimento era queimado pelos nazistas, Liesel aprende a ler com seu pai adotivo e partilha seus aprendizados com vizinhos e um judeu que consegue esconder sua origem para que não seja morto pelo exército nazista.

6. Marley & Eu | Marley & Me (2008)

Marley & Eu 2008
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h 55min
Direção: David Frankel

Logo após se casarem, John (Owen Wilson) e Jenny (Jennifer Aniston) se mudam de Michigan, para morar em casa pequena no sul da Flórida, onde são contratados para trabalhar como repórteres em jornais concorrentes.

Quando o casal decide ter um filho, um amigo os sugere adotar um cãozinho, para ver se levam jeito com crianças. John e Jenny escolhem adotar Marley, que logo se mostra um cão bagunceiro e incorrigível, mas ao mesmo tempo um grande companheiro da família.

O filme é baseado na história real escrita pelo jornalista John Grohan.

5. O Código Da Vinci | The Da Vinci Code(2006)

O Código Da Vinci 2006
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h29min
Direção: Ron Howard

Baseado no romance policial de Dan Brown – que é o décimo livro mais comercializado do mundo, com 80 milhões de cópias vendidas. A história acompanha Robert Langdon (Tom Hanks), um professor e historiador, que é convocado pela polícia francesa para investigar o assassinato de Jacques Saunière no museu do Louvre.

Tanto o livro, quanto o filme, causaram bastante polêmica entre 2004 e 2006, ao questionar a divindade de Jesus Cristo.

4. O Menino Do Pijama Listrado | The Boy in the Striped Pyjamas (2008)

O Menino Do Pijama Listrado 2008
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h 34min
Direção: Mark Herman

Poucas obras emocionam tanto quanto essa, que é ambientada em Berlim, na Alemanha nazista, durante o Holocausto. De um lado temos um garoto chamado Bruno, com apenas 8 anos, do outro, Shmuel (que se pronuncia “chimú”), da mesma idade.

Bruno vive uma vida normal, brinca diariamente com seus colegas, tem uma irmã de 12 anos, e pai e mãe bem sucedidos. Já Shmuel, vive em um campo de concentração de judeus, e desde pequeno tem que exercer trabalhos árduos.

Quando o caminho dos dois se cruzam, é dado início a uma linda amizade.

O final do longa é totalmente impactante, e nos leva a refletir, o quão assombroso pode ser o comportamento do ser humano com seus iguais.

Muito é discutido em torno da obra de John Boyne, já que para estudiosos, Auschwitz, campo de concentração nazista, retratado tanto no livro quanto no filme, não abrigava crianças de 9 anos.

3. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada | The Hobbit: An Unexpected Journey (2012)

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada 2012
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h 49min
Direção: Peter Jackson

Ótimas adaptações requerem um bom roteiro, e nada melhor do que um ‘criado’ por John Ronald Reuel Tolkien, mais conhecido como J. R. R. Tolkien, que em 1937 deu vida a The Hobbit (O Hobbit), um livro infanto-juvenil de fantasia, que segue o hobbit, Bilbo Bolseiro, na jornada mais incrível que exigia, ao mesmo tempo, bravura e honestidade.

“Uma Jornada Inesperada”, é apenas um dos três longas da série dirigidos por Jackson, e conta o início das aventuras de Bilbo pela Terra Média ao lado de seu grande amigo, o mago Gandalf.

2. It – A Coisa | It (2017)

It - A Coisa 2017
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h 15min
Direção: Andy Muschietti

Stephen King é o maior nome quando se fala em contos de terror, e uma de suas obras mais marcantes é, com certeza, It – A Coisa, romance de 1986, que tamanho o sucesso estreou nas telonas com o longa “It – Uma Obra-Prima do Medo” (1990).

Reboots nem sempre são bem aceitos pelo público em geral, e principalmente pela crítica, mas não é o que acontece com It – A Coisa (2017), ou simplesmente “It”, que se tornou a maior bilheteria para um filme de terror, tendo arrecadado US$700,381,748 ao redor do globo.

O filme retrata a pacata cidade de Derry, que durante décadas sofreu com o sumiço de crianças, com casos nunca resolvidos. Até o dia em que Georgie Denbrough é assassinado em um bueiro durante uma tempestade, e seu irmão mais velho, Bill Denbrough, e um grupo de crianças formam o ‘clube dos perdedores’, para tentar descobrir o possível assassino, ficando cara a cara com a entidade Pennywise, um ser malígno que se apresenta na forma de um palhaço.

O longa arranca bons sustos, principalmente pela brilhante atuação de Bill Skarsgård, como Pennywise.

1. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel | The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring (2001)

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel 2001
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h 58min
Direção: Peter Jackson

Em 2001, a literatura dava um grande passo, não que O Senhor dos Anéis seja o primeiro livro a se tornar um livro, esse posto já é ocupado por “Trilby e o Pequeno Billee” de 1896, mas sim pela grandeza da obra, e pelo investimento necessário para concluí-la.

Frodo, um hobbit do Condado, recebe de seu tio Bilbo Bolseiro um anel de extrema beleza. Esse anel havia sido roubado de uma criatura conhecida como Gollum, e guardado por Bilbo, até então.

Gandalf, amigo de longa data de Bilbo, percebe que aquele não é um anel comum, mas sim um artefato mágico criado por Sauron, o senhor das trevas. E dá a missão ao jovem Hobbit de ir até a montanha para destruir o artefato.

Aventuras jamais vistas são apresentadas ao telespectador, no melhor longa baseado em um livro já criado.

Aproveita a lista pra assistir os filmes que ainda não viu! E se tiver sugestões de bons títulos, nos conta nos comentários!

Bons livros e bons filmes! 📚 🎥