É impossível pensar em filmes de comédia e não lembrar de Charlie Chaplin, um dos maiores atores do cinema mudo, notado especialmente pelo uso de mímica e da comédia pastelão; e Woody Allen, que entre os seus filmes dirigidos, atuados e roteirizados, muitos premiados e popularmente conhecidos são no gênero.

Além deles, Jim Carrey, Adam Sandler, Eddie Murphy, são alguns dos nomes para uma seleção de excelentes filmes engraçados.

30 filmes engraçados para você se acabar de rir

Existem diversos tipos de filmes de comédia, mas uma coisa é necessária em todos: conseguir divertir e despertar boas risadas -, ainda que seja com um tema clichê. Então, confira a lista!

Se Meu Apartamento Falasse | The Apartment

Ano: 1960
Gênero: Comédia, Drama, Romance

Bud Baxter é um funcionário que busca subir na companhia em que trabalha e, para se destacar no meio dos demais, ele encontra um atalho; emprestar seu apartamento para os chefes da empresa levarem suas amantes, tudo isso em troca de boas recomendações a Jeff D. Sheldrake.

Inicialmente, o plano de Baxter dá certo e começa a gerar bons frutos, porém, as coisas se complicam quando ele se apaixona por Fran Kubelik, a amante do homem que ele queria impressionar. Agora, ele tem que decidir entre subir na carreira ou ficar com a mulher de sua vida.

Se Meu Apartamento Falasse é um dos filmes de comédia mais aclamados de todos os tempos, sendo indicado em 10 categorias do Oscar de 1961, vencendo 4 delas (Melhor filme, Diretor, Edição e Roteiro).

Uma história divertida e com ótimas atuações, que fará você dar muitas risadas.

Monty Python em Busca do Cálice Sagrado | Monty Python and the Holy Grail

Ano: 1975
Gênero: Comédia, Fantasia, Aventura

O longa satiriza de maneira bem humorada a lenda do Rei Arthur e sua busca pelo cálice sagrado durante a Idade Média. Ele foi criado pelo grupo de comédia britânico Monty Python, um dos mais geniais de todos os tempos.

No filme de comédia, o Rei Arthur parte em uma jornada para encontrar cavaleiros dispostos a ajudá-lo na busca pelo Santo Graal. Entre os cavaleiros escolhidos estão: Sir Lancelot, o Bravo; Sir Robin, o Não-tão-bravo-quanto-Sir Lancelot; Sir Galahad, o Puro; entre outros, que protagonizam diversas aventuras hilárias, seja individualmente ou juntos.

Se Beber, Não Case! | The Hangover

Ano: 2009
Gênero: Comédia

Se Beber, Não Case é um dos melhores filmes de comédia desse século, e narra a história da despedida de solteiro de Doug Billings, que está há dois dias de se casar.

Seus três amigos, Stu Price, Phil Wenneck e Alan Garner, organizam uma viagem até Las Vegas para que Doug tenha a melhor despedida possível, porém, as coisas saem do controle após uma noite regada a muita festa e bebida.

Os personagens são engraçados, e situações bizarras e sem noção que acontecem na tela farão você rir muito.

O Auto da Compadecida

Ano: 2000
Gênero: Comédia, Aventura

Esse não é apenas o melhor filme de comédia brasileiro, mas também uma das melhores produções do cinema nacional de todos os tempos.

O Auto da Compadecida narra as aventuras dos nordestinos João Grilo, um homem pobre e mentiroso, e seu amigo Chicó, que é extremamente covarde. Para sobreviverem, os dois malandros aprontam todas no pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba.

Eles são interpretados pelos atores Matheus Nachtergaele e Selton Mello, que além de protagonistas, ainda são o grande destaque do filme, roubando a cena graças às suas excelentes atuações.

As Branquelas | White Chicks

Ano: 2004
Gênero: Comédia, Crime

Os irmãos detetives do FBI, Marcus e Kevin Copeland, estão com a corda no pescoço por causa de sua última investigação, que foi um grande fracasso.

Como castigo, eles recebem a missão de escoltar duas socialites mimadas, as irmãs Brittany e Tiffany Wilson, que estão correndo o risco de serem sequestradas.

Durante o trajeto de escolta, acontece um acidente de carro, fazendo com que uma irmã arranhe o nariz e outra corte o lábio. Desesperadas, elas se recusam a ir ao evento, e a fim de salvar o emprego, os irmãos Marcus e Kevin terão que assumir a identidade das garotas, culminando em cenas hilárias.

Todo Mundo em Pânico | Scary Movie

Ano: 2000
Gênero: Comédia

Todo Mundo em Pânico dos anos 2000 deu início à franquia que satiriza os filmes de terror.

No longa, adolescentes apavorados fogem de maníacos assassinos, que servem de contexto para uma série de piadas envolvendo longas de terror e suspense, como: “Pânico”, “O Sexto Sentido”, “Os Suspeitos” e outros.

Este é considerado o melhor da franquia, que teve o último lançamento em 2013 com Todo Mundo em Pânico 5.

O Virgem de 40 anos | The 40 Year Old Virgin

Ano: 2005
Gênero: Comédia

Já se tornou um verdadeiro clássico entre filmes de comédia.

Nele, Andy Stitzer é um homem de 40 anos que possui um bom emprego, um apartamento próprio e mantém uma coleção de bonecos e revistas em quadrinhos. Porém, apesar da idade, Andy permanece virgem.

Ele nem dá muita importância para isso, mas seus amigos não se conformam. Decididos a fazer com que Andy perca a virgindade, eles tentam fazer com que Trish, uma mãe solteira que também tem 40 anos, se torne sua parceira.

Escola de Rock | The School of Rock

Ano: 2004
Gênero: Comédia, Musical

Dewey Finn é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida.

Logo, Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais.

Muito divertido, leve e com excelentes músicas.

Superbad: É Hoje | Superbad

Ano: 2007
Gênero: Comédia

Superbad – É Hoje é outro filme de comédia dos mesmos criadores de O Virgem de 40 Anos.

Seth e Evan só querem sair com as garotas que gostam antes de ingressar na faculdade. Mas, para isso acontecer, eles precisam conseguir bebidas para a grande festa daquela noite.

Com a ajuda do amigo Fogell, também conhecido como McLovin e sua carteira de identidade falsa, os três partem em busca das bebidas despistando policiais incompetentes, tentando reverter uma vida inteira de monotonia em apenas uma noite de diversão.

Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu | Airplane!

Ano: 1980
Gênero: Comédia

O piloto Ted Striker, ex-combatente de guerra, é forçado a assumir os controles de um avião quando a tripulação sucumbe à comida contaminada. Elaine, sua namorada, tem de ser aeromoça e co-piloto.

Juntos, eles vão tentar salvar os passageiros e terminar o voo com sucesso, mas existe um problema: ele é neurótico.

Daqueles filmes de comédia com roteiro divertido, personagens engraçados e piadas e exageros encaixando perfeitamente.

Débi & Loide: Dois Idiotas em Apuros | Dumb and Dumber

Ano: 1994
Gênero: Comédia

Dois amigos debiloides vão a Aspen, no estado do Colorado, para tentar devolver uma maleta esquecida pela passageira da limusine que um deles estava dirigindo para o aeroporto.

Sem saber que na mala havia uma quantia enorme de dinheiro, que serviria para pagar o resgate de um sequestro, os dois acabam sendo perseguidos pela policia e por assassinos profissionais.

Não é exatamente um clássico do gênero, mas é um filme de comédia besteirol para gargalhar muito.

Desventuras em Série | A Series of Unfortunate Events

Ano: 2005
Gênero: Comédia, Fantasia

Klaus, Violet e Sunny são três irmãos que repentinamente recebem a notícia de que seus pais morreram em um incêndio. Como são menores de idade, eles ainda não podem herdar a fortuna de seus pais, o que apenas ocorrerá quando Violet, a mais velha, completar 18 anos.

O trio passa então a morar com o Conde Olaf (Jim Carrey), um parente distante bastante ganancioso, que deseja tomar a fortuna das crianças para si. A fim de atingir sua meta, Olaf não medirá consequências.

Visual elegante e elenco excelente. Destaque para a atuação de Jim Carrey como Conde Olaf.

Clube dos Cinco | The Breakfast Club

Ano: 1985
Gênero: Comédia dramática

Após terem cometido pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados no colégio em um sábado, com a tarefa de escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos.

Apesar de serem pessoas completamente diferentes, enquanto o dia passa, eles começam a aceitar uns aos outros, fazendo confissões e tornando-se amigos.

Comédia bastante divertida, e que ao mesmo tempo explora problemas como bullying e a negligência dos pais, de forma leve. Já foi escolhido como um dos 500 melhores filmes de todos os tempos.

Esqueceram de Mim | Home Alone

Ano: 1990
Gênero: Comédia , Aventura

Uma família de Chicago planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões da viagem, um dos filhos, Kevin (Macaulay Culkin), acaba esquecido em casa.

O garoto, de apenas oito anos, é obrigado a se virar sozinho e defender a casa de dois insistentes ladrões.

Uma boa e envolvente comédia, que além de tudo, ainda pode entrar para sua lista de filmes de natal.

Mesmo nas situações incoerentes, é possível rir dos eventos criados pelos ladrões e por Kevin.

Curtindo a Vida Adoidado | Ferris Bueller’s Day Off

Ano: 1986
Gênero: Comédia dramática

No último semestre do curso do colégio, Ferris Bueller sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com sua namorada, seu melhor amigo e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor do colégio e de sua irmã.

Um excelente filme dos anos 80. Vale a recomendação para quem gosta de assistir a bons filmes de comédia na Netflix.

Um Príncipe em Nova York | Coming to America

Ano: 1988
Gênero: Comédia, Romance

Um príncipe africano muito rico e apaparicado vem à América em busca de uma noiva. Acompanhado pelo seu melhor amigo, ele encontra rapidamente um trabalho, novos amigos, novos inimigos – e muitas complicações.

Outro grande clássico de comédia dos anos 80. Bom texto e ótima atuações. Não perca muito tempo e vá assisti-lo!

Ted

Ano: 2012
Gênero: Comédia

Ao ganhar um ursinho de pelúcia, John se apega tanto ao brinquedo que deseja que ele ganhe vida. O pedido do garoto é atendido, e os dois juram amizade eterna.

John e Ted crescem juntos, e o urso se torna bastante mal humorado com a idade. Já adulto, John precisa decidir entre manter a amizade de infância ou o namoro com Lori Collins.

Um bom filme de comédia, com bom ritmo e boas atuações.

MIB – Homens de Preto | Men in Black

Ano: 1997
Gênero: Comédia , Ficção científica, Ação

Agência secreta governamental cuida de fiscalizar os alienígenas que já vivem na Terra, sendo que alguns são vigiados em tempo integral.

James Edwards (Will Smith), um novato na organização, em parceria de K (Tommy Lee Jones), um veterano agente, tenta impedir um terrorista intergalático, que planeja assassinar dois representantes de galáxias opostas e destruir o planeta Terra.

Estrelado por Will Smith e Tommy Lee Jones, foi um enorme sucesso em 1997!

Deadpool

Ano: 2016
Gênero: Comédia , Ação, Fantasia

Um dos filmes da Marvel que é uma grande comédia!

Nele, o Ex-militar e mercenário, Wade Wilson é diagnosticado com câncer em estado terminal, porém encontra uma possibilidade de cura em uma sinistra experiência científica.

Recuperado, com poderes e um incomum senso de humor, ele torna-se Deadpool e busca vingança contra o homem que destruiu sua vida.

Quanto Mais Quente Melhor | Some Like It Hot

Ano: 1959
Gênero: Comédia, Romance, Policial

Após testemunhar um assassinato da máfia, o saxofonista Joe e seu velho amigo Jerry improvisam um plano rápido para escaparem vivos de Chicago.

Disfarçando-se como mulheres, eles se juntam a uma banda de jazz onde todos os membros são do sexo feminino e pegam um trem com destino à ensolarada Flórida.

Enquanto Joe finge ser um milionário para ganhar Sugar, a cantora sexy da banda, Jerry vê-se perseguido por um verdadeiro milionário.

É um dos filmes de comédia que serviu de inspiração para diversos outros. Divertido, leve e com uma trama simples!

Doentes de Amor | The Big Sick

Ano: 2017
Gênero: Drama, Comédia , Romance

O comediante e motorista de Uber paquistanês Kumail e a estudante de psicologia Emily se apaixonam em Chicago, mas encontram dificuldades no momento em que suas culturas entram em conflito.

Quando Emily contrai uma doença misteriosa e é colocada em coma, Kumail tenta enfim resolver o conflito emocional entre sua família e seu coração.

Bons personagens, bons diálogos, roteiro não tão convencional e clássicas cenas de filmes românticos, marcam essa comédia.

Zumbilândia | Zombieland

Ano: 2010
Gênero: Comédia, Terror

Dois errantes solitários em meio ao apocalipse zumbi decidem se ajudar a chegar aos seus destinos, mas topam com duas garotas articuladas e muito mais espertas que eles.

Daqueles filmes de comédia bem clichês, mas bastante divertidos.

Juno

Ano: 2008
Gênero: Comédia, Drama

O filme mostra situações de uma menina de 16 anos chamada Juno, que engravida de seu companheiro de classe Bleeker, e desiste de fazer um aborto.

Com a ajuda do pai, da madrasta e da melhor amiga Leah, a jovem adolescente procura o casal “perfeito” para criar seu filho, e encara situações delicadas e incomuns para sua maturidade.

É um dos filmes de comédia premiados, que levou o Oscar de melhor roteiro original. Vale cada segundo!

Chumbo Grosso | Hot Fuzz

Ano: 2007
Gênero: Comédia, Ação

Nicholas Angel, um dos melhores policiais de Londres, é motivo de inveja de boa parte de seus companheiros por causa de suas grandes habilidades. Devido a isso, seus superiores os transferem para Sandford, uma pequena e pacata cidade que possui o menor índice de criminalidade de toda Inglaterra.

Quando chega em Sandford, o policial se junta ao curioso Danny Butterman, que o “interroga” a fim de saber sobre seu antigo estilo de vida. No início, tudo no local parecia calmo demais, até que Angel começa a suspeitar dos recorrentes acidentes que acontecem na cidade, gerando inúmeras vítimas.

Chumbo grosso é uma ótima opção para os fãs de um bom filme de comédia, satirizando os filmes de ação norte-americanos de maneira inteligente e muito engraçada.

O Jogador | The Player

Ano: 1992
Gênero: Comédia, Crime, Drama

Quando Griffin Mill, um executivo de um estúdio de Hollywood começa a ser ameaçado anonimamente por causa de uma série de fracasso de bilheteria, ele fica obcecado com as mensagens que vem recebendo, e então mata o roteirista que acredita ser o responsável pelas ameaças.

Agora, Griffin tem que tentar driblar as investigações policiais em busca de seu final perfeito, com uma boa dose de humor e ironia, satirizando o que acontece na própria indústria que faz parte e os bastidores de Hollywood.

Corra Que a Polícia Vem Aí! | The Naked Gun: From the Files of Police Squad!

Ano: 1988
Gênero: Comédia, Crime

O incompetente detetive Frank Drebin tenta impedir o plano do magnata Vincent Ludwig , que planeja assassinar a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, que está visitando os Estados Unidos usando um jogador de beisebol que foi submetido a uma lavagem cerebral.

Corra Que a Polícia Vem Aí! é um filme de comédia simples, com um humor pastelão que divertirá toda família com suas cenas muitas vezes bizarras (porém hilárias). Ele foi o responsável por consagrar de vez um dos grandes atores do gênero, Leslie Nielsen (que faleceu em 2010).

Além de Corra Que a Polícia Vem Aí!, a franquia ainda conta com outros dois filmes de comédia: Corra que a Polícia Vem Aí 2 1/2 (1991) e Corra que a Polícia Vem Aí 33 1/3 – O Insulto Final (1994), também excelentes.

Trocando as Bolas | Trading Places

Ano: 1983
Gênero: Comédia

Um homem de sucesso, Louis Winthorpe III, e um negro marginalizado, Billy Ray Valentine, que vive de aplicar pequenos golpes, têm suas vidas mudadas quando os dois irmãos bilionários, Mortimer Duke e Randolph Duke decidem apostar sobre qual o fator predomina o sucesso de uma pessoa: o genético, onde o homem já nasce com a personalidade definida (que é defendido por Mortimer) ou o social, onde a personalidade é moldada de acordo com a vivência (que é defendido por Randolph).

Para tentarem provar seus pontos de vista, eles fazem com que aconteçam algumas desgraças com Louis, enquanto Billy sofre uma grande ascensão, ficando com a casa, o carro e até mesmo o emprego de Louis.

Esse é um filme de comédia clássico, um dos grandes do gênero da década de 80, com um roteiro inteligente e divertido.

Pequena Miss Sunshine | Little Miss Sunshine

Ano: 2006
Gênero: Comédia, Drama

O sonho da pequena e desajeitada Olive é participar do concurso de beleza para meninas pré-adolescentes da Pequena Miss Sunshine. Ela é filha caçula da família Hoover, onde cada um vive seus traumas pessoais e geralmente as coisas dão errado.

Deixando a diferença de lado, a família se une e começa a correr contra o tempo viajando o país numa kombi enferrujada para que Olive chegue no horário e possa apresentar a coreografia que aprendeu com seu avô.

O filme recebeu algumas indicações para o Oscar 2007, vencendo em duas categorias (Melhor ator coadjuvante e Melhor roteiro original), e é um dos raros que consegue aliar comédia, tendo diversos momentos engraçados, com drama, que te emociona mesmo com coisas simples.

O Jovem Frankenstein | Young Frankenstein

Ano: 1974
Gênero: Comédia

Esse é um dos grandes clássicos filmes de comédia, sendo considerado um dos mais engraçados de todos os tempos no gênero.

Um jovem neurocirurgião herda o castelo de seu avô, o famoso Dr. Victor von Frankenstein, na Transilvânia. Ele viaja até o local, e lá encontra e lê um livro deixado por seu avô, que conta suas experiências na tentativa de reanimar mortos.

Apesar de cético e de acreditar que o trabalho de Victor von Frankenstein era apenas uma porcaria, ele decide colocar a teoria em prática, dando início a eventos hilários.

Moonrise Kingdom

Ano: 2012
Gênero: Comédia, Drama, Aventura

Sam e Suzy são dois pré-adolescentes que vivem em uma pequena ilha na costa da Nova Inglaterra dos anos 60. Eles se sentem deslocados em meio as outras pessoas do lugar e, após se conhecerem em uma peça teatral, começam a trocar cartas com frequência e se apaixonam, resolvendo fugir juntos e deixar tudo para trás. Quando isso acontece, o pais de Suzy, o capitão Sharp e o escoteiro-chefe, Ward, fazem todo o possível para reencontrar os garotos.

O filme de comédia gera uma mistura de sentimentos, ora engraçado, ora triste, mas que funciona muito bem por causa do elenco escalado, da trama e, principalmente, por conta da direção de Wes Anderson.

Ele dificilmente fará com que você dê tantas gargalhadas como os citados acima, por ter um tom diferente, mas ainda assim vale a pena para os fãs do gênero.

Por quais dos filmes de comédia da lista você vai começar?