Desde a sua primeira aparição em Dragon Ball Z, juntamente com outros dois androides, o 17 recebeu certo destaque. Naquele momento, ele era apenas um personagem presunçoso, e sua única missão era matar Goku. Já em Dragon Ball Super, tivemos a chance de ver um Androide 17 humanizado, preocupado com os que o cercam e, sem dúvida, o MVP do arco “Universal Survival”, ou o Torneio do Poder, como é mais conhecido.

Androide 18 e Androide 17 Dragon Ball Z
(Tumblr/Reprodução)

O recrutamento

Goku e Androide 17 DBS ep. 87
(Reprodução)

Durante os episódios de recrutamento – capítulos 83 ao 95 do anime -, Goku enfrentou o androide buscando seu apoio para que ele fosse um dos 10 guerreiros a manter não só a Terra, mas todo o Universo 7 a salvo, e mesmo relutante, o N° 17 aceitou dar o suporte necessário – no mangá ele demonstra ter uma dívida com Kuririn.

Androide 17 no Torneio do Poder

Androide 17 vs Kakunsa Torneio do Poder episódio 102
(Reprodução)

De golpe em golpe, bolas de energia em bolas de energia, o personagem foi mostrando seu valor como guerreiro integrante do ‘time 7’. De mero coadjuvante a estrela do show!

A prova final surgiu durante o episódio 127, quando Goku e Vegeta já estavam esgotados, e Freeza desmaiado – afinal, é a única coisa que Imperador do Mal fez nos últimos capítulos. Como um ser de energia infinita, ele confrontou Jiren, o guerreiro do Universo 11, último representante da Tropa do Orgulho. A partir daí começamos a ver um discurso bem diferente por parte do agora herói 17. Quando questionado por Vermoud sobre qual seria seu pedido caso fosse o vencedor do torneio – algo que de certa forma era impossível, até o próprio Androide 17 já sabia disso -, ele respondeu que um cruzeiro com sua família – mais humano que isso, impossível.

Jiren por outro lado, se mostrou um personagem arrogante, e que resolve as coisas apenas com força bruta; lançando assim o golpe final. Como maior estrategista do Torneio do Poder, 17 se jogou na frente para criar a ‘última barreira’, mostrando seu valor, e abdicando do seu pedido para proteger Goku e Vegeta, os quais ele considerava mais aptos a vencer Jiren.

Androide 17 Torneio do Poder episódio 127
(Reprodução)

E com uma cena que faz escorrer lágrimas no rosto de qualquer fã de Dragon Ball, o personagem se despediu.

Claro que as mortes em Dragon Ball não têm o mesmo peso que em outros animes, como em Naruto – Neji – e Hunter × Hunter – Netero -, mas foi incrível ver o crescimento do personagem e o seu lado humano.