Anne with an E

Anne (título original) é uma série canadense baseada no romance de 1908 Anne de Green Gables, que chegou à Netflix em 12 de maio de 2017 intitulada Anne with an E. Abordando temas atuais como identidade, bullying e preconceito, ela nos inspira e faz refletir de uma forma leve e delicada.

Confira toda a análise sobre o que esperar de Anne with an E.

Anne with an E | Análise

Premissa

Ambientada na ilha de Príncipe Eduardo no final do século XIX, a série acompanha a vida de Anne Shirley, uma jovem órfã que enfrenta adversidades e desafios para encontrar seu lugar no mundo e ser amada. Após uma infância de abusos entre orfanatos e casas de estranhos, é enviada por engano para viver com um casal de irmãos em idade avançada.

Com o passar do tempo, a garota de 13 anos transforma a vida de Marilla, Matthew Cuthbert e de toda a cidade com seu jeito extrovertido, sua inteligência e imaginação.

Personagens

Anne with an E personagens
(Netflix/Reprodução)

Cada personagem de Anne with an E é importante especialmente para os discursos que a série provoca.

Anne Shirley é aquela personagem encantadora, que já se apresenta como alguém extremamente “complexo”, ainda que seja apenas uma garota de 13 anos. Conciliando seus medos, suas lembranças perturbadoras, seu amor pela vida e por tudo que a cerca e seus muitos sonhos, a cada desenvolvimento seu, nos damos conta de que ela tem sempre mais a nos oferecer.

E assim como nós espectadores aprendemos com Anne, o mesmo acontece com Marilla e Matthew. Marilla, que vai deixando aos poucos seu lado “duro” e conservador; Matthew, que vai demonstrando seus sentimentos e passa a oferecer o melhor do seu coração.

Leia também: The Sinner: análise da série de suspense policial

Temos ainda, os colegas da escola de Anne, que aceitam ou não a garota; e os vizinhos e seus parentes, que ilustram bastante o que é viver em uma cidade pequena.

Confira todo o elenco principal!

Elenco Anne with an E

Personagem Ator/Atriz
Anne Shirley Amybeth McNulty
Marilla Cuthbert Geraldine James
Matthew Cuthbert R.H. Thomson
Diana Barry Dalila Bela
Gilbert Blythe Lucas Jade Zumann
Jerry Baynard Aymeric Jett Montaz
Mrs. Eliza Barry Helen Johns
Ruby Gillis Kyla Matthews
Billy Andrews Christian Martyn
Rachel Lynde Corrine Koslo
Jane Andrews Lia Pappas-Kemps
Moody Spurgeon Jacob Ursomarzo
Billy’s Pal (1) Kyle Meagher
Billy’s Pal (2) Daimen Landori-Hoffman
Sebastian ‘Bash’ Lacroix Dalmar Abuzeid
Mr. Phillips Stephen Tracey
Minnie May Barry Ryan Kiera Armstrong
Prissy Andrews Ella Jonas Farlinger
Cole Cory Gruter-Andrew
Josie Pye Miranda McKeon
Tillie Boulter Glenna Walters
Thomas Lynde Philip Williams
Harmon Andrews David Ingram
Mr. William Barry Jonathan Holmes

Fotografia e Trilha Sonora

Anne with an E fotografia e trilha sonora
(Netflix/Reprodução)

Somente pela abertura, o visual de Anne with an E já impressiona. E a fotografia também, transitando entre aspectos modernos e clássicos ao mesmo tempo, sem perder a coerência.

A trilha sonora também é fascinante, especialmente durante as viagens dos personagens pelas lindas paisagens do Canadá.

O tema de abertura é a música “Ahead by a Century”, interpretada e originalmente composta pela banda canadense The Tragically Hip.

Análise geral

Anne with an E é daquelas séries que se começa a ver despretensiosamente, mas que encanta pela qualidade de produção, atuações e história.

Retratando temas que causam bastante debates, especialmente na época em que se passa, ela traz de forma sensível e poética os olhares de uma jovem garota tagarela e curiosa, que desperta empatia por sua forma tão singular de encarar a vida.

Talvez você se canse um pouco do fato de Anne nunca parar de falar; mas se não interpretada de forma negativa, a personagem vai te fazer rir, chorar e te levar de volta à infância, onde tudo – de certa forma – é permitido.

Anne with an E 3ª temporada

Anne with an E 3ª temporada
(Netflix/Reprodução)

Atualmente, a série conta com 2 temporadas na Netflix, sendo a primeira de 7 capítulos, e a segunda de 10.

Até o momento não há confirmações para uma terceira temporada, mas considerando o seu sucesso mundial, temos grandes chances de voltar a visitar Green Gables e a imaginação de Anne.

Já assistiu ou pretende ver Anne with an E?