A páscoa é uma festa religiosa que tradicionalmente celebra a ressurreição de Jesus Cristo, acontecendo sempre em um domingo. Com o passar do tempo, além dos atos religiosos, muitos costumes passaram a fazer parte da comemoração: ovos e chocolates, coelho, almoço de páscoa, reunião da família, músicas, etc. Para entrar no clima, veja abaixo algumas dicas de filmes de páscoa.

Os melhores filmes de páscoa

Entre os filmes escolhidos alguns retratam a vida e ressurreição de Jesus ou temas inspirados na bíblia; outros não possuem teor religioso, trazendo histórias diversas nos gêneros: animação, fantasia, comédia e musical; confira as sinopses!

1. Ressurreição | Risen (2016)

Ressurreição (2016)
(IMDb/Reprodução)

Às vésperas de um levante em Jerusalém, surgem rumores de que o Messias judeu ressuscitou. Um centurião romano agnóstico e cético é enviado por Pôncio Pilatos para investigar a ressurreição e localizar o corpo desaparecido do já falecido e crucificado Jesus de Nazaré, a fim de subjugar a revolta eminente.

Conforme ele apura os fatos e ouve depoimentos, suas dúvidas sobre o evento milagroso começam a sumir.

2. A Origem dos Guardiões | Rise of the Guardians (2012)

A Origem dos Guardiões (2012)
(IMDb/Reprodução)

A trama narra as aventuras de um grupo de heróis formado por Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Fada do Dente, Sandman e Jack Frost, que juntam suas forças para proteger as crianças do Bicho-Papão.

Um ótimo filme para crianças – disponível na Netflix!

3. Hop: Rebelde Sem Páscoa | Hop (2011)

Hop: Rebelde Sem Páscoa (2011)
(IMDb/Reprodução)

O filho do Coelho da Páscoa foge para Los Angeles. Sem querer suceder ao seu pai e à procura da fama, ele sonha em tornar-se um baterista de sucesso.

Mas, ao chegar em Hollywood, ele é acidentalmente atropelado por um jovem atrapalhado que decide ajudá-lo a se recuperar e a encontrar seu verdadeiro destino.

4. A Paixão de Cristo | The Passion of The Christ (2004)

A Paixão de Cristo (2004)
(IMDb/Reprodução)

Uma versão dos acontecimentos das 12 últimas horas da vida de Jesus, desde a traição de Judas até sua crucificação.

5. Êxodo: Deuses e Reis | Exodus: Gods And Kings (2014)

Êxodo: Deuses e Reis (2014)
(IMDb/Reprodução)

Uma adaptação da história bíblica de Êxodo, segundo livro do Antigo Testamento. O profeta Moisés, nascido entre os hebreus na época em que o faraó ordenava que todos os homens hebreus fossem afogados. Moisés é resgatado pela irmã do faraó e criado na família real.

Quando se torna adulto, Moisés recebe ordens de Deus para ir ao Egito, na intenção de liberar os hebreus da opressão. No caminho, ele deve enfrentar a travessia do deserto e passar pelo Mar Vermelho.

6. O Príncipe do Egito | The Prince of Egypt (1998)

O Príncipe do Egito (1998)
(IMDb/Reprodução)

O filme narra a história de Moisés, um judeu adotado e criado como príncipe egípcio, que acaba descobrindo suas verdadeiras origens e decide abandonar a vida no palácio para salvar o povo hebreu da escravidão.

Moisés acaba libertando os escravos quando eles atravessam o Mar Vermelho, que milagrosamente, abre-se para eles passarem e saírem do Egito.

7. Desfile de Páscoa | Easter Parade (1948)

Desfile de Páscoa (1948)
(IMDb/Reprodução)

No musical, a parceira de dança da estrela da Brodway, Don Hewes, vai trabalhar sozinha, e Don declara que ele pode fazer a primeira mulher que ele ver ser uma dançarina de sucesso.

Esta acaba sendo a inexperiente Hannah, e Don tenta transformá-la em sua antiga parceira. Mas, quando percebe que está se apaixonando por Hannah, Don sabe que deve deixá-la crescer em seu próprio tipo de dança se ele quiser que ela alcance seu pleno potencial.

8. O Cachorro que Salvou a Páscoa | The Dog Who Saved Easter (2014)

O Cachorro que Salvou a Páscoa (2014)
(IMDb/Reprodução)

O cão Zeus relaxa em um hotel para cães enquanto os Bannisters fazem um cruzeiro, mas não fica de fora da ação quando alguns pilantras tentam arruinar seu descanso.

9. Jesus, A Esperança (2017)

Jesus, A Esperança (2017)
(IMDb/Reprodução)

A história de Jesus Cristo narrada sob a perspectiva bíblica. Baseada nos quatro evangelhos sinóticos, é retratada sua vida pública, seus milagres, a conspiração em torno de sua existência, sua morte e ressurreição.

10. O Filho de Deus | Son of God (2014)

O Filho de Deus (2014)
(IMDb/Reprodução)

Vindo de uma pescaria fracassada, Pedro encontra Jesus Cristo, que o convence a segui-lo. Logo Cristo reunirá 12 apóstolos que têm por missão espalhar seus ideais pela Terra.

Entretanto, por mais que pregue o amor ao próximo e a compaixão, sua crescente popularidade desperta a ira de pessoas importantes de Jerusalém, que não desejam que o status quo seja alterado.

A traição de um de seus apóstolos, Judas, faz com que Cristo seja capturado e levado a julgamento.

11. A Fantástica Fábrica de Chocolate | Charlie and the Chocolate Factory (2005)

A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)
(IMDb/Reprodução)

Uma nova visão sobre o livro de Roald Dahl, depois da versão de 1971.

Um grupo de crianças vence o concurso das barras de chocolate Wonka e tem acesso à misteriosa, mágica e fantástica fábrica de chocolate, onde segredos bizarros da fabricação do produto estavam até então trancafiados a sete chaves.

12. A Vida de Brian | Life of Brian (1979)

A Vida de Brian (1979)
(IMDb/Reprodução)

Sátira dos temas bíblicos e religião. Na Judeia, ano 33 DC, uma época cheia de seguidores, messias e romanos, o judeu Brian Cohen acaba se tornando um messias importante para as pessoas devido a situações completamente absurdas.

Um dos melhores filmes para assistir na Netflix.

13. Ben-Hur (1959)

Ben-Hur (1959)
(IMDb/Reprodução)

Em Jerusalém, no início do século I, vive Judah Ben-Hur, um rico mercador judeu. Mas, o retorno de Messala, um amigo da juventude que agora é o chefe das legiões romanas na cidade, gera um desentendimento entre os dois devido a visões políticas divergentes, fazendo com que Messala condene Ben-Hur a viver como escravo em uma galeria romana, mesmo sabendo da inocência do ex-amigo.

Porém o destino vai dar a Ben-Hur uma oportunidade de vingança que ninguém poderia imaginar.

14. Românticos Anônimos | Les Émotifs Anonymes (2010)

Românticos Anônimos (2010)
(IMDb/Reprodução)

Jean-René e Angélique compartilham da mesma paixão, o chocolate. Ele é dono de uma de uma pequena fábrica de chocolate e ela uma talentosa cozinheira recém contratada para trabalhar no local. Os dois se apaixonam, mas por serem muito tímidos fica tudo muito complicado.

Qual dos filmes de páscoa mais te interessou? Aproveite também para conferir as dicas com os ovos de páscoa 2019 – todos com brindes inspirados em filmes!