Os filmes de guerra, ainda que muito tristes em sua maioria, podem servir como entretenimento para quem gosta do estilo, ou ser fonte de “estudo” para entender mais da história que envolveram as grandes guerras – em especial quando são baseados em fatos reais.

Sendo assim, confira alguns dos melhores filmes de guerra da história do cinema, com opções que vão desde tramas focadas na Segunda Guerra Mundial, a Guerra do Vietnã, batalhas medievais, e muito mais.

Última atualização: 09/09/2020

Melhores filmes de guerra

Dando um pequeno spoiler da lista, ela conta com produções como 1917, Bastardos Inglórios, Vá e veja e Túmulo dos vagalumes; confira!.

1. Midway – batalha em alto mar (2019)

Midway: Batalha em Alto Mar (2019)
(IMDb/Reprodução)

A perspectiva de soldados e aviadores que lutaram bravamente durante a Batalha de Midway, no Oceano Pacífico em junho de 1942.

Através de mensagens codificadas, a Marinha Americana conseguiu identificar a localização e o horário dos ataques previstos pela Marinha Imperial Japonesa.

Os danos sofridos pela frota oriental foram extremamente graves. Até hoje a disputa é considerada pelos historiadores como um dos pontos mais relevantes para o fim da Segunda Guerra Mundial.

O que comentam sobre “Midway – batalha em alto mar”:

  • “Um belo filme de guerra que te prende do inicio ao fim.”
  • “Tem uma fotografia bonita.”
  • “De uma perfeição técnica, maravilhoso aos olhos.”

2. 1917 (2019)

1917 (2019)
(IMDb/Reprodução)

1917 conta a história de dois soldados britânicos em um dos momentos mais críticos da Primeira Guerra Mundial.

Em uma dramática corrida contra o tempo, os soldados deveriam cruzar o território inimigo e entregar uma mensagem que cessaria o ataque brutal a milhares.

O que comentam sobre “1917”:

  • “Filme muito bem produzido e dirigido com boas atuações dos personagens centrais.”
  • “Incrível. Um dos melhores filmes do gênero. Tenso do início ao fim.”
  • “Um presente para quem ama cinema! Obra prima em sua total essência!”

3. O destino de uma nação (2017)

O destino de uma nação (2017)
(IMDb/Reprodução)

Winston Churchill está prestes a encarar um de seus maiores desafios: tomar posse do cargo de Primeiro Ministro da Grã-Bretanha.

Paralelamente, ele começa a costurar um tratado de paz com a Alemanha Nazista que pode significar o fim de anos de conflito.

O que comentam sobre “O destino de uma nação”:

  • “Ótima atuação do Gary Oldman. Mereceu o Oscar.”
  • “Um excelente filme, bem dirigido, com ótimos cenários, e com excelentes atores e atrizes.”
  • “Uma das melhores atuações da década, em minha opinião.”
  • “O filme tem atuações maravilhosas. Vale ver e refletir.”

4. O resgate do soldado Ryan (1998)

O resgate do soldado Ryan
(IMDb/Reprodução)

Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1944, na Normandia, o Capitão Miller tem a missão de comandar um grupo do 2º Batalhão para resgatar o soldado James Ryan, o filho caçula de uma família de quatro irmãos.

O chefe do Estado-Maior do Exército, George C. Marshall, envia oito homens para que Ryan volte são e salvo para casa e possa reencontrar sua mãe, que já está de luto por causa de seus outros três filhos, ambos mortos.

Dirigido por Steven Spielberg, Resgate do soldado Ryan é um dos melhores filmes de guerra da história, seja pelas cenas de batalha, diálogos ou pelo drama e carga emocional que suas cenas carregam.

O que comentam sobre “O resgate do soldado Ryan”:

  • “Obra prima, um clássico, quem conhece a segunda guerra, sabe a veracidade dos fatos, se espanta com tamanho detalhes.”
  • “Só há uma coisa para descrever: o melhor filme de guerra de todos os tempos, excelente em tudo.”
  • “Eu babei na fotografia. O filme é ótimo. Mas a fotografia é maravilhosa.”

5. Bastardos inglórios (2009)

Bastardos Inglórios (2009)
(IMDb/Reprodução)

Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de soldados de origem judaica é formado na França, que foi ocupada pelos alemães. Liderados pelo tenente Aldo Rane, os soldados são apelidados de “Os Bastardos” por serem o terror dos nazistas.

Eles não têm medo de morrer, e seu único objetivo é matar o maior número de inimigos nazistas que conseguirem com o maior nível de crueldade possível.

Paralelamente, a jovem refugiada Shosanna Dreyfuss, que presenciou o massacre de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa, se torna operadora e dona de um cinema local. Mas ela nunca esqueceu seu passado e planeja se vingar.

Bastardos Inglórios é uma das grandes produções de Quentin Tarantino.

O que comentam sobre “Bastardos inglórios”:

  • “Perfeição é a palavra que define esse filme.”
  • “Já é um clássico. Quem não viu ainda não perca tempo.”
  • “Destaque para excelente atuação do ator Christoph Waltz, que faz o papel de um detetive muito eficiente que mistura gentileza e crueldade.”

6. 300 (2006)

300 (2006)
(IMDb/Reprodução)

Em 480 A.C, os espartanos são conhecidos como os melhores guerreiros da Terra, aqueles que não se rendem a ninguém.

Quando soldados de Xerxes, líder da Pérsia, que está em guerra contra a Grécia, tenta intimidar Leônidas, o rei de Esparta, e seu povo, ele decide reunir 300 de seus melhores soldados e partir para a guerra rumo as Termópilas.

Apesar da derrota certa, Leônidas e seus soldados conseguiram aterrorizar o exército persa, fazendo a Batalha das Termópilas durar bem mais do que o esperado com apenas 300 homens, derrotando ataques e mais ataques de seus inimigos.

O que comentam sobre “300”:

  • “Um dos melhores filmes que já vi.”
  • “Cenas espetaculares, direção de arte perfeita e história magnífica.”
  • “Eu adoro esse filme. Um clássico!”

7. Na mira do atirador (2017)

Na mira do atirador (2017)
(IMDb/Reprodução)

Na mira do atirador é um melhores filmes de guerra do Prime Video. Nele, dois soldados americanos descobrem que estão na mira de um atirador iraquiano em pleno campo de batalha.

Eles não sabem onde o inimigo se esconde, nem podem se comunicar um com o outro, já que o adversário está interceptando a conversa dos americanos via rádio comunicador.

Exposto no campo de batalha ou atrás de uma pequena parede de pedra, eles terão de contornar suas poucas chances para encontrar uma maneira de sair vivos.

O que comentam sobre “Na mira do atirador”:

  • “Bom filme, tenso, dramático e com um final muito bom.”
  • “Brilhante e extremamente inteligente, nada óbvio, sem clichês de heroísmos, apenas a dramaticidade de cada eterno instante de sobrevida.”
  • “Não gosto muito desses gêneros guerra, nem faroeste, mas esse me ganhou.”

8. Até o último homem (2016)

Até o Último Homem (2016)
(IMDb/Reprodução)

Durante a Segunda Guerra Mundial, o médico do exército Desmond T. Doss é tido como covarde por parte de seus companheiros, pois ele se recusa a pegar em armas e matar os soldados inimigos.

Mas, durante a Batalha de Okinawa, ele faz algo incrível e que parecia impossível, se tornando uma lenda no exército de seu país e recebendo a Medalha de Honra do Congresso por seus atos de bravura.

O que comentam sobre “Até o último homem”:

  • “Que história, que filme e que atuações, uma história tão emocionante.”
  • “Filme espetacular, sem mais.”
  • “Maravilhoso. Roteiro e atuações perfeitas.”

9. O último samurai (2003)

O Último Samurai (2003)
(IMDb/Reprodução)

Em 1870, o soldado Nathan Algren deixa os Estados Unidos e parte rumo ao Japão com a missão de treinar as tropas do Imperador Meiji para que elas eliminem os últimos samurais vivos da região, pois eles se opõem à nova política e se recusam a pegar em uma arma de fogo por causa de suas tradições.

Mas, após a missão dar errado, Algren é capturado pelos inimigos, e aos poucos acaba se sentindo atraído pelo estilo de vida dos samurais, ficando em dúvida de que lado deve estar sua lealdade.

O que comentam sobre “O último samurai”:

  • “Filme envolvente, comovente e com uma mensagem essencial.”
  • “Muito bom, super recomendo.”
  • “Que fotografia!”

10. A batalha dos três reinos – parte 1 (2008)

A batalha dos três reinos – parte 1 (2008)
(IMDb/Reprodução)

No ano 208 d.C, na China, o primeiro-ministro do Norte, Cao Cao, reúne um exército avassalador, com cerca de um milhão de soldados, para enfrentar e derrotar duas forças rebeldes do Sul.

Sem saída, os líderes dos reinos do Sul, Sun Quan e Liu Bei, fazem uma improvável aliança para impedir que o inimigo destrua seu povo.

O longa é inspirado no livro Romance dos Três Reinos de Luo Guanzhong. Essa é a primeira parte da história, que termina em A Batalha dos Três Reinos – Parte 2, outro filme que também é muito bom.

O que comentam sobre “A batalha dos três reinos – parte 1”:

  • “Excelente filme! As cenas de batalhas são sensacionais!”
  • “Ótimo filme. As coreografias, a fotografia, as atuações.”
  • “Filme muito longo, mas que vale cada segundo ali assistido.”

11. A queda! As últimas horas de Hitler (2004)

A queda! As últimas horas de Hitler (2004)
(IMDb/Reprodução)

No ano de 1942, a jovem Traudl Junge consegue a profissão de secretária de Hitler, o Führer da Alemanha Nazista que colocou medo no mundo todo.

Porém, três anos depois, o império que antes parecia invencível agora se resume a um abrigo subterrâneo, onde Hitler vivia confinado em um quarto de segurança máxima.

O longa não foca nas batalhas, mas mostra os últimos momentos de um dos maiores genocidas da história baseado nas palavras de Traudl Junge, que conviveu com ele em seus momentos finais.

O que comentam sobre “A queda! As últimas horas de Hitler”:

  • “Interpretação impecável, adaptação surpreendente.”
  • “A melhor e mais completa interpretação de Hitler.”
  • “Excelente filme, mais um daqueles que a gente se pergunta porque não vimos antes. Vale muito a conferida.”

12. O labirinto do Fauno (2006)

O Labirinto do Fauno (2006)
(IMDb/Reprodução)

Em 1944, na Espanha, a Guerra Civil já está oficialmente acabada, mas, um grupo de rebeldes continua lutando nas montanhas ao norte de Navarra.

Ofelia, uma menina de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe Carmen para viver com seu novo padrasto, um impiedoso capitão do exército espanhol que luta para exterminar os guerrilheiros que ainda se escondem no local.

Solitária e fascinada por contos de fadas, Ofelia descobre em seu jardim um labirinto que muda sua vida e a de todos à sua volta para sempre.

O que comentam sobre “O labirinto do Fauno”:

  • “Ótimo filme de Guillermo del Toro. Roteiro extremamente envolvente com pitadas de suspense, aventura e fantasia sombria.”
  • “Tem uma abordagem interessante.”
  • “Esse filme é realmente uma obra prima.”

13. Tróia (2004)

Tróia (2004)
(IMDb/Reprodução)

Após o príncipe troiano Páris se apaixonar e convencer Helen, rainha de Esparta, a deixar se marido, o rei Menelau, e fugir com ele para Tróia, um conflito entre as duas nações se inicia.

Para recuperar a esposa, Menelau pede ajuda a seu irmão, o rei Agamemnon, que já havia derrotado todos os exércitos da Grécia, e viu nisso a oportunidade que faltava para declarar guerra e invadir Tróia.

Levando mais de 1.000 navios e 50 mil guerreiros gregos para Tróia, uma guerra sem precedentes começa.

Com a ajuda de Aquiles, o guerreiro abençoado pelos deuses, os gregos acreditam que serão capazes de derrotar o exército troiano, que nunca perdeu antes.

O que comentam sobre “Tróia”:

  • “O que dizer desse filme…simplesmente maravilhoso e um dos meus preferidos!”
  • “Som, trilha, efeitos especiais grandiosos.”
  • “A história é envolvente, com cenas vibrantes e ótimos diálogos.”

14. Vá e veja (1985)

Vá e veja (1985)
(IMDb/Reprodução)

Em 1943, na Bielorrússia, o jovem camponês Florya é aceito e se une a um grupo de guerrilheiros antinazistas.

Ao confrontarem os alemães, o grupo – que é despreparado – acaba deixando Florya para trás. Ele então decide retornar ao seu vilarejo, mas, chegando lá, vê que o local está devastado.

Desnorteado, Florya passa a vagar sem rumo, presenciando cenas cada vez mais impactantes e terríveis.

Vá e Veja, além de ser um dos melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, também é uma das melhores produções da história do cinema russo, mostrando os horrores da guerra pelos olhos de uma criança.

O que comentam sobre “Vá e veja”:

  • “Melhor filme de guerra que eu já assisti, é uma experiência extra sensorial assistir a essa película.”
  • “Filme cru, pesado, que te deixa para baixo quando acaba. Um clássico.”
  • “As atuações, os cenários, os sentimentos, tudo retratado da forma mais realista e perturbadora possível.”

15. Túmulo dos vagalumes (1988)

Túmulo dos Vagalumes (1988)
(IMDb/Reprodução)

Outro filme que se passa no contexto de guerra, mas que não foca nos conflitos é Túmulo dos Vagalumes, um dos melhores filmes de animes já feitos.

Ele narra a triste história dos irmãos Setsuko e Seita, duas crianças que se tornaram órfãos durante a Segunda Guerra Mundial.

Desde que perderam sua mãe, os irmãos vivem sem rumo, fazendo todo o possível para sobreviverem em meio ao caos que se encontra em seu país.

O Túmulo dos Vagalumes é um filme de guerra indicado para quem procura uma boa história dramática sobre os horrores da guerra do ponto de vista de duas crianças inocentes, pois ele não foca nos combates e sim na vida dos irmãos.

O que comentam sobre “Túmulo dos vagalumes”:

  • “O filme mais triste que eu já vi na vida!”
  • “O filme é um excelente, é emoção do início ao fim, uma das obras mais lindas e tristes do cinema, um dos melhores filmes anti-guerra já feito.”
  • “O filme mostra bastante do sofrimento das maiores vítimas da guerra, aqueles que nem mesmo sabem sua razão de existir.”

16. Destacamento blood (2020)

Destacamento Blood (2020)
(IMDb/Reprodução)

Destacamento Blood é um dos filmes de guerra da Netflix, que traz a história de quatro veteranos da Guerra do Vietnã.

Acompanhados do filho de um dos integrantes do grupo, eles retornam ao Vietnã em busca dos restos mortais do líder de seu esquadrão e de um tesouro escondido.

Este também é um dos filmes de Chadwick Boseman, em um dos seus últimos papéis, lamentavelmente.

O que comentam sobre “Destacamento blood”:

  • “Roteiro bem original e diferenciado.”
  • “Direção genial, a forma como tudo é apresentado e montado sutilmente antes de realmente começarem as reviravoltas é perfeito, e os toques de comédia sempre na medida e momento certos, fazendo você quebrar a tensão.”
  • “O filme é ótimo, o único problema é que ele é muito longo.”

Outras listas do Universo Estendido que valem a pena você conferir: