Os filmes de guerra, ainda que muito tristes em sua maioria, podem servir como entretenimento para quem gosta do estilo, ou ser fonte de “estudo” para entender mais da história que envolveram as grandes guerras – em especial quando são baseados em fatos reais.

Você pode conferir as melhores dicas abaixo!

Melhores filmes de guerra

Alguns dos melhores filmes de guerra da história do cinema, com opções que vão desde tramas focadas na Segunda Guerra Mundial, a Guerra do Vietnã, batalhas medievais, e muito mais.

O Resgate do Soldado Ryan | Saving Private Ryan (1998)

Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1944, na Normandia, o Capitão Miller tem a missão de comandar um grupo do 2º Batalhão para resgatar o soldado James Ryan, o filho caçula de uma família de quatro irmãos.

O chefe do Estado-Maior do Exército, George C. Marshall, envia oito homens para que Ryan volte são e salvo para casa e possa reencontrar sua mãe, que já está de luto por causa de seus outros três filhos, ambos mortos.

Dirigido por Steven Spielberg, Resgate do Soldado Ryan é um dos melhores filmes de guerra da história, seja pelas cenas de batalha, diálogos ou pelo drama e carga emocional que suas cenas carregam.

Bastardos Inglórios | Inglourious Basterds (2009)

Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de soldados de origem judaica é formado na França, que foi ocupada pelos alemães. Liderados pelo tenente Aldo Rane, os soldados são apelidados de “Os Bastardos” por serem o terror dos nazistas.

Eles não têm medo de morrer, e seu único objetivo é matar o maior número de inimigos nazistas que conseguirem com o maior nível de crueldade possível.

Paralelamente, a jovem refugiada Shosanna Dreyfuss, que presenciou o massacre de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa, se torna operadora e dona de um cinema local. Mas ela nunca esqueceu seu passado e planeja se vingar.

Bastardos Inglórios é uma das grandes produções de Quentin Tarantino, e é um filme para adultos (+18), por causa de sua violência extrema.

Apocalypse Now (1979)

Em 1970, no Vietnã, o Capitão Willard recebe a missão de encontrar e matar o coronel Kurtz, um antigo oficial condecorado que ficou louco e reuniu um exército de fanáticos.

Para realizar a missão, Willard embarca em uma perigosa e alucinante viagem pelas selvas do Camboja, onde ele e seus soldados se aproximam cada vez mais da morte.

300 (2006)

Em 480 A.C, os espartanos são conhecidos como os melhores guerreiros da Terra, aqueles que não se rendem a ninguém.

Quando soldados de Xerxes, líder da Pérsia, que está em guerra contra a Grécia, tenta intimidar Leônidas, o rei de Esparta, e seu povo, ele decide reunir 300 de seus melhores soldados e partir para a guerra rumo as Termópilas.

Apesar da derrota certa, Leônidas e seus soldados conseguiram aterrorizar o exército persa, fazendo a Batalha das Termópilas durar bem mais do que o esperado com apenas 300 homens, derrotando ataques e mais ataques de seus inimigos.

Nascido Para Matar | Full Metal Jacket (1987)

Entre os jovens que ingressam no Academia dos Fuzileiros Navais para servir no Vietnã, está o soldado batizado de “Joker” pelo sargento Hartman, e seu colega Lawrence, que é batizado de Pyle e sempre é ridicularizado por todos devido a seu jeito peculiar.

Hartner é um sargento linha-dura que utiliza todo tipo de método para transformar seus recrutas em máquinas de guerra. Enquanto Lawrence não aguenta a pressão de uma rotina tão rigorosa, Joker se forma no Corpo de Fuzileiros Navais e é enviado para o Vietnã como jornalista, onde também acaba participando da sangrenta Batalha de Hué e presenciando todos os horrores da guerra.

Coração Valente | Braveheart (1995)

Um dos melhores filmes medievais da história nos leva ao século XIII e nos apresenta William Wallace, um escocês que jura vingança após sua amada esposa ser assassinada por soldados ingleses no dia de sua noite de núpcias.

Para cumprir sua promessa, William uniu e liderou seu povo em uma luta contra o monarca inglês Edward I, dando início a uma violenta batalha para libertar a Escócia do reinado do tirano de uma vez por todas.

Platoon (1986)

Chris Taylor é um jovem idealista que deseja servir seu país, e por isso abandona a universidade para combater no Vietnã em 1967. Porém, no campo de batalha ele percebe que as coisas não são como o esperado, e que a guerra não é um lugar para idealismo.

Aos poucos, a rivalidade entre o Sargento Barnes, que acredita que os moradores dos vilarejos locais estão abrigando soldados Vietcongs, e o Sargento Elias, que acredita que essas regiões são habitadas em sua maioria por boas pessoas, faz com que os soldados da unidade de Chris acabem se virando uns contra os outros.

Ran (1985)

Hidetora Ichimonji, o grande chefe do clã dos Ichimonjis, decide que chegou a hora de se aposentar e dividir seu feudo entre seus três filhos: Taro, o mais velho, Jiro, o do meio, e Saburo, o mais novo.

Os dois mais velhos concordam com ele, enquanto Saburo discorda e questiona seu pai, afirmando que ele e seus irmãos não se manterão unidos após conseguirem tanto poder.

Irritado ao ser desafiado por seu filho, Hidetora o bane, mas, ao iniciar o processo de aposentadoria, ele descobre que Saburo estava certo, e uma guerra sem precedentes entre a família está prestes a começar.

Até o Último Homem | Hacksaw Ridge (2016)

Durante a Segunda Guerra Mundial, o médico do exército Desmond T. Doss é tido como covarde por parte de seus companheiros, pois ele se recusa a pegar em armas e matar os soldados inimigos.

Mas, durante a Batalha de Okinawa, ele faz algo incrível e que parecia impossível, se tornando uma lenda no exército de seu país e recebendo a Medalha de Honra do Congresso por seus atos de bravura.

O Último Samurai | The Last Samurai (2003)

Em 1870, o soldado Nathan Algren deixa os Estados Unidos e parte rumo ao Japão com a missão de treinar as tropas do Imperador Meiji para que elas eliminem os últimos samurais vivos da região, pois eles se opõem à nova política e se recusam a pegar em uma arma de fogo por causa de suas tradições.

Mas, após a missão dar errado, Algren é capturado pelos inimigos, e aos poucos acaba se sentindo atraído pelo estilo de vida dos samurais, ficando em dúvida de que lado deve estar sua lealdade.

O Barco: Inferno no Mar | Das Boot (1981)

No auge da Segunda Guerra Mundial, a jovem tripulação do submarino alemão U-96 parte em uma perigosa viagem a fim de realizar missões quase impossíveis.

Durante a Batalha do Atlântico, sob o comando do capitão Henrich Lehmann-Willenbrock, os recrutas inexperientes vivem com o medo e a claustrofobia debaixo do mar enquanto afundam navios e resistem a todo tipo de ataque inimigo.

A Batalha dos Três Reinos – Parte 1 | Chi bi (2008)

No ano 208 d.C, na China, o primeiro-ministro do Norte, Cao Cao, reúne um exército avassalador, com cerca de um milhão de soldados, para enfrentar e derrotar duas forças rebeldes do Sul.

Sem saída, os líderes dos reinos do Sul, Sun Quan e Liu Bei, fazem uma improvável aliança para impedir que o inimigo destrua seu povo.

O longa é inspirado no livro Romance dos Três Reinos de Luo Guanzhong. Essa é a primeira parte da história, que termina em A Batalha dos Três Reinos – Parte 2, outro filme que também é muito bom.

Além da Linha Vermelha | The Thin Red Line (1998)

Durante a Segunda Guerra Mundial, fica claro que o resultado da batalha de Guadalcanal influenciará fortemente o avanço japonês no Pacífico.

Por causa disso, um grupo de jovens soldados é enviado ao local, para assim ajudar as esgotadas unidades da marinha a tomarem a ilha dos japoneses.

Lá, os recém-chegados descobrem um terror que nunca imaginavam, mas, em meio ao caos, também criam fortes laços de amizade e de amor.

A Queda! As Últimas Horas de Hitler | Der Untergang (2004)

No ano de 1942, a jovem Traudl Junge consegue a profissão de secretária de Hitler, o Führer da Alemanha Nazista que colocou medo no mundo todo.

Porém, três anos depois, o império que antes parecia invencível agora se resume a um abrigo subterrâneo, onde Hitler vivia confinado em um quarto de segurança máxima.

O longa não foca nas batalhas, mas mostra os últimos momentos de um dos maiores genocidas da história baseado nas palavras de Traudl Junge, que conviveu com ele em seus momentos finais.

O Labirinto do Fauno | El laberinto del fauno (2006)

Em 1944, na Espanha, a Guerra Civil já está oficialmente acabada, mas, um grupo de rebeldes continua lutando nas montanhas ao norte de Navarra.

Ofelia, uma menina de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe Carmen para viver com seu novo padrasto, um impiedoso capitão do exército espanhol que luta para exterminar os guerrilheiros que ainda se escondem no local.

Solitária e fascinada por contos de fadas, Ofelia descobre em seu jardim um labirinto que muda sua vida e a de todos à sua volta para sempre.

Tempo de Glória | Glory (1989)

Durante a Guerra Civil Norte-Americana, o oficial Robert Gould Shaw recebe o comando do primeiro regimento formado por soldados negros.

Juntos, eles têm a missão de lutar pela União contra os Confederados. Enfrentando o preconceito, os soldados negros passam por todo o tipo de situação buscando provar seu valor no campo de batalha.

Tróia | Troy (2004)

Após o príncipe troiano Páris se apaixonar e convencer Helen, rainha de Esparta, a deixar se marido, o rei Menelau, e fugir com ele para Tróia, um conflito entre as duas nações se inicia.

Para recuperar a esposa, Menelau pede ajuda a seu irmão, o rei Agamemnon, que já havia derrotado todos os exércitos da Grécia, e viu nisso a oportunidade que faltava para declarar guerra e invadir Tróia.

Levando mais de 1.000 navios e 50 mil guerreiros gregos para Tróia, uma guerra sem precedentes começa. Com a ajuda de Aquiles, o guerreiro abençoado pelos deuses, os gregos acreditam que serão capazes de derrotar o exército troiano, que nunca perdeu antes.

O Franco Atirador | The Deer Hunter (1978)

Os jovens amigos Michael, Nick e Steven são operários de uma fábrica na Pensilvânia que se alistam no exército e se preparam para servir na Guerra do Vietnã.

Antes de partir, Steven se casa com a grávida Angela, fazendo com que a festa de casamento também sirva como despedida entre os homens e seus familiares.

No Vietnã, depois de viverem vários momentos de horror, os três amigos são capturados pelos vietcongues e levados a um campo de prisioneiros onde são forçados a jogar roleta russa uns contra os outros.

Vá e Veja | Idi i smotri (1985)

Em 1943, na Bielorrússia, o jovem camponês Florya é aceito e se une a um grupo de guerrilheiros antinazistas.

Ao confrontarem os alemães, o grupo – que é despreparado – acaba deixando Florya para trás. Ele então decide retornar ao seu vilarejo, mas, chegando lá, vê que o local está devastado.

Desnorteado, Florya passa a vagar sem rumo, presenciando cenas cada vez mais impactantes e terríveis.

Vá e Veja, além de ser um dos melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, também é uma das melhores produções da história do cinema russo, mostrando os terrores da guerra visto pelos olhos de uma criança.

Túmulo dos Vagalumes | Hotaru no haka (1988)

Outro filme que se passa no contexto de guerra, mas que não foca nos conflitos é Túmulo dos Vagalumes, um dos melhores filmes de animes japoneses já feitos.

Ele narra a triste história dos irmãos Setsuko e Seita, duas crianças que se tornaram órfãos durante a Segunda Guerra Mundial.

Desde que perderam sua mãe, os irmãos vivem sem rumo, fazendo todo o possível para sobreviverem em meio ao caos que se encontra em seu país.

(O Túmulo dos Vagalumes é um filme de guerra indicado para quem procura uma boa história dramática sobre os horrores da guerra do ponto de vista de duas crianças inocentes, pois ele não foca nos combates e sim na vida dos irmãos.)

Se você gostou do artigo sobre filmes de guerra, não deixe de conferir nossa lista com filmes de gângster, que está repleta de longas com ótimas histórias, muitos tiros e reviravoltas – alguns focados em guerras entre mafiosos.