Your Name (Kimi no Na wa) entenda a história

O sucesso do anime japonês de 2016, Your Name (Kimi no Na wa), de Makoto Shinkai, traz através de cenas visualmente incríveis, a história do casal Mitsuha e Taki, que se conhecem através de seus sonhos, em suas trocas de corpos.

Your Name é um filme com história aparentemente simples, sobre o relacionamento e histórias paralelas dos protagonistas, mas que exige que prestemos bastante atenção, para compreendermos os seus detalhes, que o tornam ainda mais incrível.

Confira o que vale a pena entender melhor da história. O ideal é que você já tenha assistido, pois contém muitos spoilers.

15 cenas que explicam Kimi no Na wa

A abertura do filme

Your Name (Kimi no Na wa) queda do meteoro
(Netflix/Reprodução)

Na abertura de Your Name (Kimi no Na wa), um cometa é visto caindo através de camadas de nuvens no céu. Logo após, vemos um lago, que nas próximas cenas descobrimos ser da cidade de Itomori.

O Lago Itomori foi o resultado de um fragmento do cometa Tiamat. Tiamat possui um período orbital de 1200 anos, e atingiu a cidade pelo menos duas vezes – uma delas, durante a formação do lago Itomori -, outra, a história retratada durante o filme.

A cena do Fio Vermelho no metrô

Your Name (Kimi no Na wa) Mitsuha no metrô de Tóquio
(Netflix/Reprodução)

O fio vermelho está conectado ao destino, que traduz uma lenda japonesa que diz que um fio imaginário une duas pessoas, não importando como a vida se desenrole, o fio irá fazer com que elas se encontrem.

Segundo a vó de Mitsuha, quando alguém os trança, começam a fluir sentimentos entre o fio e a pessoa.

Um ponto chave da história, é que Mitsuha está trocando de corpo com Taki 3 anos no futuro – o que nem mesmo ela imagina. Após sua troca contínua de corpo com ele, ela acaba se apaixonando e decide ir a Tóquio com o propósito de encontrá-lo.

Ao esbarrar com Taki no metrô, o cumprimenta, mas ele não faz a menor ideia de quem é ela. Antes de descer, ele pergunta qual o seu nome, e ela dá a ele o cordão de tricô vermelho.

Esse cordão em Your Name representa a corda vermelha invisível do destino que uniu nesse ponto o destino dela e de Taki.

A primeira vez que Taki acorda no corpo de Mitsuha

Your Name (Kimi no Na wa) Mitsuha apertando os peitos
(Netflix/Reprodução)

Taki acorda pensando que está em um sonho, observa o quarto e seu corpo – que na realidade é o de Mitsuha.

Yotsuha, irmã de Mitsuha aparece pra chamá-la pra tomar café, e diz que ela está sempre dormindo pela manhã, devido a suas atitudes estranhas.

Na manhã seguinte, Mitsuha ‘retorna’ ao seu corpo, e não se recorda do que fez e como foi seu dia – percebemos isso pela conversa matinal entre ela, sua avó Hitoha e sua irmã. Logo após, ela vai para a escola, e seus amigos também comentam sobre seu comportamento estranho.

A explicação da professora Mitsuha sobre o Crepúsculo (ou Hora Mágica)

Your Name (Kimi no Na wa) Hora Mágica
(Netflix/Reprodução)

Até então, parece uma aula convencional, mas ela tem muito significado em Your Name, pois a Hora Mágica representa o momento em que os protagonistas Mitsuha e Taki se encontram no lago.

“É o anoitecer. Quando não é dia, nem é noite. Quando a fronteira entre os mundos desaparece. E podemos nos encontrar com algo que não é humano.”

O ritual Kagura em Your Name

Your Name (Kimi no Na wa) Kagura
(Netflix/Reprodução)

Durante o ritual de dança Kagura, Mitsuha e sua irmã Yotsuha fazem a kuchikamizake, uma bebida alcoólica feita a base de arroz e saliva humana.

Quando está pronto, o saquê é oferecido ao deus do templo -; Essa foi a bebida encontrada por Taki anos depois, que acaba bebendo e re-criando uma conexão com Mitsuha em Your Name.

Quando Mitsuha acorda no corpo de Taki

Your Name (Kimi no Na wa) Taki dormindo
(Netflix/Reprodução)

Até aqui, só havíamos presenciado a mudança de corpos através de Mitsuha como Taki. Então, pela primeira vez, vemos Taki acordar como Mitsuha, também sem entender o “sonho”.

Taki (como Mitsuha) se depara com Tóquio, se perde no caminho para a escola, confunde seus amigos, vão a um café e também ao trabalho dele, em um restaurante italiano. Aqui, também somos apresentados a Miki Okudera, uma garota que trabalha no restaurante, por quem Taki e todos os garotos se mostram interessados.

Um detalhe super interessante nessas cenas, é que Taki costura a saia de Miki, que havia rasgado, fazendo referência à facilidade de Mitsuha com os fios.

O dia em que Mitsuha acorda e coloca o uniforme

Your Name (Kimi no Na wa) Mitsuha de uniforme
(Netflix/Reprodução)

Alguns sinais nos são dados ao longo do filme de que Mitsuha e Taki estão em épocas diferentes. Um deles, é quando ele acorda no corpo dela e coloca o uniforme para ir a escola; mas é fim de semana na linha temporal da garota.

Quando vão ao templo

Your Name (Kimi no Na wa) ida ao templo
(Netflix/Reprodução)

Ao irem no templo, a vó de Mitsuha explica que para voltar ali, é preciso deixar pra trás as coisas mais importantes. Nesse momento, ela sabe que é outra pessoa que está no corpo de sua neta, justamente por isso ser algo comum em sua família.

O kuchikamizake, a bebida produzida no ritual Yotsuha, é deixada no templo (a mesma que Taki bebe tempos depois).

A vó explica que a bebida leva metade da pessoa, e Taki entende que ali tem metade de Mitsuha.

A cena do espelho em que Mitsuha chora

Your Name (Kimi no Na wa) Mitsuha chorando
(Netflix/Reprodução)

Mitsuha programou um encontro de Taki com a senhorita Okudera. Ao lembrar que chegou a hora, e que eles deviam estar juntos, ela se surpreende porque está chorando.

Nesse momento, apesar de ninguém nos dizer nada, a cena mostra que ela se apaixonou por ele, e estava triste por não ser um encontro dos dois.

O Festival e o Cometa de Your Name

Your Name (Kimi no Na wa) Mitsuha e a queda do cometa
(Netflix/Reprodução)

No dia do famoso festiva de Itomori, estava prevista a passagem de um cometa, e Mitsuha marcou de encontrar seus amigos Teshi e Sayaka a fim de assistir a sua passagem.

O inesperado acontece, e o cometa se divide em dois, atingindo a cidade de Itomori e matando centenas de pessoas. Assim, na linha temporal 1 de Your Name, Mitsuha morre.

Basicamente, isso quer dizer que, quando Mitsuha estava trocando de corpo com Taki, na sua linha temporal, ela já tinha morrido devido ao acidente.

Com isso, após esse episódio, as trocas de corpos pararam.

As pesquisas e desenhos de Taki sobre Itomori

Your Name (Kimi no Na wa) Taki em Itomori
(Netflix/Reprodução)

Taki, por alguma razão, tinha em sua cabeça algo sobre uma cidadezinha do Japão, que nunca visitou, e sequer sabia o nome.

Ao ver o quadro na galeria em que visitou com a senhorita Okudera, é possível vermos que ele sentiu que conhecia o lugar ao observar a imagem do Lago Itomori. Após o acidente em Your Name, passou a desenhá-la, e a sentir um grande vazio.

Até de decidir buscá-la com seus amigos não tinha a menor ideia de onde procurá-la. De repente, seu desenho é reconhecido, e ele descobre que se trata de Itomori, que os donos de um restaurante o contaram que havia sido atingida pelo cometa.

É quando percebe que está tudo destruído, e logo após, que Mitsuha está na lista de vítimas do acidente com o cometa, morta há 3 anos.

Quando Taki retorna a Itomori

Your Name (Kimi no Na wa) Taki vai até o templo em Itomori
(Netflix/Reprodução)

Taki continua tentando descobrir algo sobre Mitsuha – apesar de não lembrar nem seu nome mais. Ao voltar pra Itomori, encontra o templo, entra e vê o kuchikamizake no pequeno altar.

Taki se abaixa e toma o saquê feito com a saliva de Mitsuha, pois se lembra que é metade dela, conforme sua avó havia dito.

Ao se levantar, ele escorrega e cai, ao mesmo tempo que ‘viaja’ através do tempo, e vê toda a história de Mitsuha, em uma das cenas mais bonitas de Your Name: seu nascimento, sua mãe, seu pai, sua irmã, sua avó, as trocas de corpo, sua viagem a Tóquio para vê-lo, ela lhe dando o cordão no metrô, o cometa e sua morte.

O plano de evacuação

Your Name (Kimi no Na wa) plano de evacuação da cidade
(Netflix/Reprodução)

Após ter consciência do desastre, Taki acorda no corpo de Mitsuha, sabendo que o cometa vai colidir com a terra. Ele vai até a escola para encontrar Teshi e Sayaka.

Taki (como Mitsuha) convence os amigos a apoiá-lo no plano de evacuação, que seria colocar uma bomba na estação de abastecimento elétrico da cidade, anunciar no rádio da escola a explosão, e avisar aos habitantes que se direcionassem à escola para sua segurança; isso porque a área estava fora da destruição do cometa.

Enquanto isso, Taki iria até o pai de Mitsuha, prefeito da cidade, para que ele ajudasse a evacuar a mesma. Mas ele falha ao tentar convencê-lo, já que a relação com Mitsuha e o pai não era boa.

O crepúsculo

Your Name (Kimi no Na wa) crepúsculo
(Netflix/Reprodução)

Taki percebe que se ele está no corpo de Mitsuha, ela pode estar no dele, dentro do templo.

Nesse mesmo momento, Mitsuha (como Taki) acorda no templo e descobre que a cidade está destruída, e que ela morreu.

Com os dois na região do templo, eles podem se ouvir, mas não se ver, devido a linha temporal. Uma prova dessa diferença de tempo em Your Name (Kimi no Na wa), é que quando estão correndo em volta do lago, quando Mitsuha (como Taki) aparece, o lago é apenas um; já quando é Taki (como Mitsuha), aparecem dois lagos, pois é após o acidente.

Então, o sol se põe, acontece o crepúsculo e os dois passam a se ver. Finalmente, os dois conversam pessoalmente, se emocionam e sugerem que escrevam seus nomes em suas mãos para não se esquecerem. Taki devolve o cordão vermelho de Mitsuha, e enquanto Mitsuha escrevia, o crepúsculo acaba trazendo a noite.

Taki retorna ao mundo normal no tempo atual, e esquece o nome de Mitsuha imediatamente, sabendo apenas que era alguém importante, alguém que ele não deveria esquecer.

Mitsuha também o esqueceu, encontrando um tempo depois a mensagem deixada por Taki em sua mão: “Te amo”. E mesmo não lembrando seu nome, corre para pedir a seu pai que a ajude a salvar a cidade de Itomori.

O reencontro de Mitsuha e Taki em Your Name

Your Name (Kimi no Na wa) Taki e Mitsuha se reencontram
(Netflix/Reprodução)

Mitsuha finalmente se mudou para Tóquio; Taki terminou os seus estudos e estava à procura de trabalho.

Após anos, os dois se veem através do metrô, e num ato de reconhecimento, que nem eles mesmos sabiam o porquê, começam a correr pela estação procurando um pelo outro, até que se encontram em uma escadaria.

Lá, eles continuam sem se falar, pois eram dois estranhos. Mas Taki resolve se voltar para ela e perguntar se ele a viu em algum lugar. Ela responde chorando que tem a mesma impressão e, neste momento, a ligação entre eles é estabelecida novamente, finalizando com a tão esperada pergunta simultaneamente: posso saber seu nome? (Your Name (Kimi no na wa).

Acrescentaria algum outro detalhe de Your Name à lista?