A série lançada pela Netflix no dia 23 de março de 2018, criada por José Padilha e Elena Soárez, vem gerando polêmica no país desde sua estreia, especialmente pelo tema ‘complicado’ que aborda: a corrupção brasileira envolvendo principalmente políticos e estatais. Além é claro, das inspirações para os personagens de O Mecanismo.

Ela é baseada nas investigações da Operação Lava Jato, e apesar de inspirada em fatos reais, O Mecanismo é apenas ficcional, e não classificada como um documentário.
Nela, várias ‘figuras’ brasileiras já conhecidas são retratadas na tela com outros nomes.

Confira alguns personagens e quem os representam no mundo real!

Os personagens de O Mecanismo e suas inspirações

Marco Ruffo é inspirado em Gerson Machado

Marco Ruffo (Selton Mello) é inspirado em Gerson Machado - O Mecanismo
(Expresso/Estadão/Reprodução)

Um dos personagens de O Mecanismo é Marco Ruffo, também protagonista da série, que é interpretado por Selton Mello. Ele é inspirado no ex-delegado da Polícia Federal, Gerson Machado, que é um dos grandes responsáveis pela Operação Lava Jato.

Verena Cardoni é inspirada em Erika Mialik Marena

Verena Cardoni (Caroline Abras) é inspirada em Erika Mialik Marena - O Mecanismo
(Destak Jornal/Folha – Uol/Reprodução)

Outra responsável pela Lava Jato é a delegada da Polícia Federal Erika Mialik Marena que, inclusive, deu o nome à operação, devido as quadrilhas usarem uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar e lavar dinheiro ilícito.

Em O Mecanismo, Erika é representada através da personagem Verena Cardoni, que é interpretada pela atriz Caroline Abras (protagonista da primeira temporada da série).

Roberto Ibrahim é inspirado no doleiro Alberto Youssef

Roberto Ibrahim (Enrique Díaz) é inspirado no doleiro Alberto Youssef - O Mecanismo
(O Popular/Wikipedia/Reprodução)

O doleiro Alberto Youssef também está presente em O Mecanismo, com o nome fictício de Roberto Ibrahim, que é interpretado por Enrique Díaz.

Alberto Youssef ficou conhecido após o escândalo do Banestado. Já em 2014, teve seu nome ligado a Operação Lava Jato, sendo condenado no mesmo ano em diferentes investigações.

Janete Ruscov é inspirada em Dilma Rousseff

Janete Ruscov (Sura Berditchevsky) é inspirada em Dilma Rousseff - O Mecanismo
(Minha Série/Debate Progressista/Reprodução)

A ex-presidente Dilma Rousseff, que comandou o Brasil de janeiro de 2011 a agosto de 2016 (quanto sofreu um processo de Impeachment).

Em O Mecanismo, Dilma é representada pela personagem Janete Ruscov, interpretada por Sura Berditchevsky, que aparece com seu discurso de ‘estocar o vento’; entre outros.

João Higino é inspirado em Luiz Inácio Lula da Silva

João Higino (Arthur Kohl) é inspirado em Luiz Inácio Lula da Silva - O Mecanismo
(Jornal da Paraíba/Acritica/Reprodução)

O ex-presidente Lula, que comandou o país de Janeiro de 2003 a janeiro de 2011, também é retratado como um dos personagens de O Mecanismo. Isso vem gerando grande polêmica, inclusive de sugestão de boicote à Netflix, pois em O Mecanismo, algumas frases empregadas a ele, foram ditas na realidade por Romero Jucá.

O personagem que o representa se chama João Higino, interpretado pelo ator Arthur Kohl.

Lúcio Lemes é inspirado em Aécio Neves

Lúcio Lemes (Michel Bercovitch) é inspirado em Aécio Neves - O Mecanismo
(Teleguiado/El País/Reprodução)

Aécio Neves, que foi candidato de ‘oposição’ a chapa Dilma – Temer em 2014, também tem presença em O Mecanismo, sendo interpretado pelo ator Michel Bercovitch com o nome de Lúcio Lemes.

Ricardo Brecht é inspirado em Marcelo Odebrecht

Ricardo Brecht (Emílio Orciollo Netto) é inspirado em Marcelo Odebrecht - O Mecanismo
(Minha Série/Época NEGÓCIOS – Globo/Reprodução)

O engenheiro civil, Marcelo Odebrecht, e ex-presidente da Odebrecht, a maior empreiteira brasileira, é representado pelo ator Emílio Orciollo Netto, com o nome de Ricardo Brecht.

Em março de 2016, Marcelo foi condenado há 19 anos e 4 meses de prisão, devido a: corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa; atualmente cumpre prisão domiciliar.

Paulo Rigo é inspirado no Juiz Sérgio Moro

Paulo Rigo (Otto Jr.) é inspirado no Juiz Sérgio Moro - O Mecanismo
(Minha Série/Pensa Brasil/Reprodução)

O juiz Sérgio Moro também está presente entre os personagens de O Mecanismo, com o nome de Paulo Rigo, personagem interpretado pelo ator Otto Jr.

Samuel Thames é inspirado em Michel Temer

Samuel Thames (Tonio Carvalho) é inspirado Michel Temer - O Mecanismo
(Minha Série/Poder360/Reprodução)

O atual presidente do Brasil, Michel Temer, que foi vice de Dilma entre janeiro de 2011 a agosto de 2016 – assumindo a presidência após o Impeachment -, é retratado na série como Samuel Thames, personagem interpretado pelo ator Tonio Carvalho.

Temer já foi – e ainda é – acusado de diversos crimes.

João Pedro Rangel é inspirado em Paulo Roberto Costa

João Pedro Rangel (Leonardo Medeiros) é inspirado em Paulo Roberto Costa - O Mecanismo
(R7 Diversão/Wikipedia/Reprodução)

Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras entre 2004 e 2012, ficou conhecido no Brasil inteiro devido a sua participação na corrupção na estatal. Em O Mecanismo, ele é representando através de João Pedro Rangel, personagem interpretado por Leonardo Medeiros.

Outros personagens:

Wilma Kitano (Alessandra Colassanti) é inspirada em Nelma Kodama; Mario Garcez Brito (Pietro Mário) como Márcio Thomaz Bastos; Lorival Bueno; entre tantos outros menos revelantes para o desenrolar do enredo de O Mecanismo.

Empresas ligadas a esquemas de corrupção que estão presentes em O Mecanismo:

Além de os personagens de O Mecanismo: políticos, doleiros, policiais, entre outras pessoas que tem seus nomes ligados de alguma forma a Operação Lava Jato; a série também traz empresas brasileiras citadas em esquemas de corrupção para o mundo da ficção, também com outros nomes. Confira alguns:

Banco Brasileiro é o nome fictício que representa o Banco do Brasil
TR Distribuidora é o nome fictício que representa a BR Distribuidora
PetroBrasil é o nome da Petrobrás
Banco do Estado representa o Banco Banestado
OSA é o nome fictício do que representa o Grupo OAS
Empreiteira Miller&Bretch representa o Grupo Odebrecht

E você, quais personagens de O Mecanismo havia identificado?