Curiosidades sobre Os Incríveis

Os Incríveis, um clássico de animação da Pixar, que teve seu primeiro longa lançado em dezembro de 2004, nos apresentou os personagens Beto Pêra e sua esposa Helena, com seus três filhos, Violeta, Flecha e Zezé. Eles estavam entre os maiores super-heróis do mundo, salvando vidas e combatendo o mal diariamente.

Mas, após quinze anos, foram forçados a adotar novas identidades e a se mudarem para o subúrbio, começando a viver como cidadãos comuns. No longa, Beto vê uma oportunidade de voltar à ação, após uma misteriosa ligação, que o intima a comparecer a uma ilha distante para receber uma missão ultrassecreta. Assim, ele descobre que só uma família inteira de super-heróis será capaz de salvar o mundo e impedir sua total destruição.

Com personagens que marcaram muitas pessoas, momentos cômicos, as cenas de ação e a interação entre a família, Os Incríveis se tornou o filme Disney/Pixar favorito de muitas pessoas.

E assim como todos os filmes do estúdio, há muitas curiosidades a seu respeito, desde detalhes ocultos no longa à produção em si. Conheça algumas!

21 fatos curiosos sobre Os Incríveis (The Incredibles):

Animação Disney​

Posteres 6 Primeiras animações Pixar
(IMDb/Reprodução)

​O filme de 2004 foi a sexta animação da Disney/Pixar.

Premiações

Foi indicado a 4 Oscars, vencendo 2: Melhor Filme de Animação e Melhor Edição de Som. Além disso, ganhou 10 Annie Awards de 16 nomeações.

Título em Portugal

The Incredibles - Os Super Heróis
(capas dvd’s oficiais/Reprodução)

Diferentemente do Brasil, que o primeiro título veio apenas com a tradução literal, em Portugal, foi chamado de The Incredibles: Os Super-Heróis.

​Ideia

Craig T. Nelson e Brad Bird - Os Incríveis (2004)
(IMDb/Reprodução)

Brad Bird, escritor e desenvolvedor de Os Incríveis, teve a ideia do filme no início da década de 90, baseando a história em suas próprias experiências, tentando equilibrar sua carreira com a família. ​

​Animação em computador

​Os ​Incríveis foi originalmente desenvolvido para o processo de animação tradicional, onde os desenhos eram feitos à mão. Mas depois do fracasso de Looney Tunes: Back in Action, de 2003, a Warner Bros. decidiu fechar sua divisão de animação. Bird então comentou sobre o projeto com seu ex-colega de faculdade, John Lasseter, que gostou da ideia e o convidou para trabalhar na Pixar. Lasseter também convenceu Bird a produzir o filme em animação por computador.

LPICS

Carros LPICS Pixar
(Pixar/Reprodução)

Este foi o primeiro filme da Pixar, cuja iluminação foi projetada com o LPICS, uma tecnologia de design desenvolvida internamente. Com isso, os designers de iluminação podiam ver e fazer mudanças de iluminação, e levaria um décimo de segundo para mostrar a nova imagem.

​Protagonistas humanos​

Família Incrível 2004
(IMDb/Reprodução)

É o primeiro filme da Pixar a ser protagonizado apenas por humanos, não possuindo um universo antropomorfizado e imaginário onde, até então, os filmes da Pixar se baseavam.​

​Trailer

Tal como acontece com outras produções da Pixar, o trailer original do filme apresentou uma animação feita especialmente para ele, não aparecendo no corte final. Foi dirigido por Brad Bird 18 meses antes do lançamento do filme. ​

Garoto do triciclo

Garoto do triciclo Os Incríveis (2004)
(IMDb/Reprodução)

O filho de Brad Bird, Nicholas Bird, é a voz do garoto do triciclo. Ele já havia feito o Squirt, no filme Pixar anterior, Procurando Nemo (2003). O menino se chama Rusty; isso é revelado apenas nos créditos do filme e em um quadrinho publicado na revista Disney Adventures.

Discos voadores

Discos voadores - Os Incríveis (2004)
(IMDb/Reprodução)

Os efeitos sonoros dos discos voadores que estavam sendo conduzidos na ilha são, na verdade, o som de um carro abafado.

​Metroville​

Metroville - Os Incríveis (2004)
(Disney Wiki – Fandom/Reprodução)

A família Incrível morava em Metroville, uma combinação de Metropólis e Smalville. ​

​Bairro Pixar​

Mapa Os Incríveis (2004)
(Netflix/Reprodução)

​Durante a primeira sequência de luta, o mapa no GPS do Sr. Incrível mostra um bairro que foi inspirado no que está a sede principal da Pixar. Até mesmo alguns dos nomes das ruas são iguais. ​

​As roupas

Sr. Incrível e Edna - Os Incríveis (2004)
(IMDb/Reprodução)

​Roupas, com suas texturas, tecelagem e costuras, são notórias pela dificuldade de reproduzir em animação por computador. Considerando que há mais de 95 roupas usadas pelos personagens no filme, um alfaiate foi trazido para o estúdio para explicar os detalhes do design de roupas.​

“Nada de capas”

Explosões e disparos

Explosões Os Incríveis (2004)
(IMDb/Reprodução)

Em todo o filme, você pode ver 35 explosões, 189 botões sendo pressionados e aproximadamente 640 disparos. ​

​Classificação Indicativa

Classificação PG
(Wikimedia Commons/Reprodução)

O primeiro filme da Disney/Pixar a receber classificação PG, sugeri​n​do que​ menores de 13 anos estivessem acompanhado​s​ de​ um adulto, já que​ continha ​um pouco mais de violência em comparação com os outros filmes da produtora.

Easter Egg Pizza Planet

Caminhão Pizza Planet Toy Story
(Disney Wiki/Reprodução)

Até seu lançamento, esse era o único filme do estúdio em que o carro do Pizza Planet não aparece como um “Easter Egg” durante o filme todo.​ Em 2018, já conseguimos revê-lo em Viva – A Vida é Uma Festa​.

Samuel L. Jackson

Samuel L. Jackson - Os Incríveis (2004)
(IMDb/Reprodução)

Samuel L. Jackson é conhecido dos fãs de Vingadores por seu clássico papel de Nick Fury na franquia, mas seu primeiro filme de animação foi Os Incríveis, como Gelado.

​Orçamento e Arrecadação

Arrecadação Os Incríveis (2004)
(Google/Reprodução)

Seu orçamento foi de 92 USD milhões, e arrecadou mais de 633 USD milhões em bilheterias.

​Título início e créditos

Os Incríveis (2004) e Ratatouille (2007) Pixar
(IMDb/Reprodução)

Os Incríveis (2004) e Ratatouille (2007) – ambos dirigidos por Brad Bird – são os únicos filmes de Pixar que mostram o título do filme duas vezes em seu tempo de execução, tanto no início quanto no final, antes dos créditos.

Jogo

The Incredibles: Rise of the Underminer
(YouTube/Reprodução)

​​Os fãs ficaram ​super felizes em outubro de 2005, com o​ lançamento do​ jogo “The Incredibles: Rise of the Underminer” que continuava os eventos do primeiro filme.​ Disponível para PlayStation 2, Xbox, Nintendo GameCube, Game Boy Advance, Nintendo DS, Microsoft Windows, Mac OS Classic.

​Sequência em 2018

A sequela de Os Incríveis 2 será lançada catorze anos após o original. Sua estreia está marcada para o dia 28 de junho – com seu primeiro trailer oficial liberado em 15 de fevereiro, pra aumentar a ansiedade.

Qual curiosidade foi a sua preferida? Acrescentaria mais alguma à lista?