Com o crescimento de serviços como Netflix e Amazon Prime nos últimos anos, a TV também está se renovando, e encontrando novos caminhos nesse mercado tão competitivo. E uma das tecnologias que vem chamando a atenção é a IPTV (Internet Protocol Television) -, que basicamente significa televisão transmitida pela internet -, que permite distribuir programas e ou qualquer outro conteúdo televisivo pela através de banda larga.

Mas afinal, quais as vantagens da IPTV?

Em uma reportagem para o Olhar Digital, o professor da FIAP, Fábio Maçoli, afirmou que a grande vantagem da IPTV é receber o sinal via internet em vez de ser via cabo ou antena como nos sistemas de TV pagos tradicionais, permitindo que os usuários acessem os canais através de um aparelho decodificador ou até mesmo através de aplicativos.

Além disso, o professor afirma ainda que as empresas já viram esse nicho no mercado e passaram a oferecer conteúdo, transformando o IPTV aos poucos em um nicho cada vez mais popular.

Como usar o serviço legalmente

O cuidado está justamente em seguir as regras para ter acesso à programação, podendo ser por meio de de canais abertos ou fechados, no caso da segunda opção, pagos. Para os canais fechados devem ser respeitadas as regras das emissoras e operadoras.

Muito cuidado: se você contratou uma assinatura de TV a cabo e decidiu disponibilizar o sinal dos canais através da rede com outros usuários, você estará praticando pirataria!​

A IPTV funciona com listas de canais que podem ser encontradas em vários sites​, que​ são como playlists de endereços de internet, com urls nos quais podem ser acessados os canais de televisão a partir de dispositivos e/ou softwares compatíveis.

Se animou para conhecer e assistir bons filmes e mais da programação disponível no sistema IPTV?