A série espanhola, disponível internacionalmente na Netflix, traz Macarena, uma mulher ingênua que se deixou levar por seu chefe, um homem casado, ao qual se aliou para dar um grande golpe. Porém, quando tudo sai do controle, ela é condenada e enviada para uma penitenciária feminina. Nesse contexto, entenda o que significa Vis a Vis e veja curiosidades sobre o nome da série.

Tradução de Vis a Vis – e seu significado na série

Tradução de Vis a Vis
(IMDb/Reprodução)

Um fato interessante sobre Vis a Vis é que originalmente ela seria chamada de “Mosquita Muerta” (“Mosca Morta” em tradução literal), mas a Antena 3, canal de exibição da série na Espanha, mudou seu nome para Vis a Vis antes de sua estreia.

O nome “Mosquita Muerta” diria respeito à protagonista Macarena, uma pessoa ingênua e inofensiva, que não seria capaz de fazer mal a ninguém -; o que muda após ela se tornar uma verdadeira sobrevivente dentro da penitenciária Cruz del Sur.

O nome Vis a Vis

Vis a Vis, o título escolhido como substituto de “Mosquita Muerta”, se refere basicamente ao dia a dia das prisioneiras na penitenciária. Em diversos momentos podemos ver os guardas pronunciarem “Vamos al Vis a Vis”, que seria, “Vamos à sala de visitação”.

As visitas são algo constante para as presas, além de, como retratado na série, ainda é o momento onde aproveitam para receber “encomendas” ou fazer suas negociações – a maioria ilegal.

Para finalizar a relação com a série, ainda segundo o significados.com.br: “Vis-à-vis é uma expressão utilizada na língua francesa que é traduzida para o português como “cara a cara” ou então “face a face” e é também considerada como sinônimo de tetê-à-tête.”

E você, gosta do nome ou acha que o antigo estaria melhor? Aproveite para conhecer e saber mais do elenco de Vis a Vis!