Para você que está com vontade de ler e não sabe quais os melhores livros de 2020 que valem cada centavo investido, fizemos uma lista bastante completa com títulos que retratam temas variados em diversos gêneros literários. Alguns já são mais “antigos”, porém permanecem atuais e a leitura continua sendo necessária para os que os desconhecem!

Procura um romance surpreendente? Tem! Quer um terror daqueles de arrepiar? Tem! Está mais para um livro de conselhos e auto ajuda? Tem também! Confira a lista completa abaixo e escolha qual será o próximo integrante da sua estante ou da sua biblioteca do leitor digital.

Melhores livros para ler em 2020

Esta lista é mantida atualizada com novos livros que surgem no mercado e possuem boa avaliação. Também podem ser incluídos novos gêneros para que cada leitor se sinta feliz ao visitar este página e encontre o tema que mais lhe agrada. [Última atualização 15/04/2020]

No mais, só desejamos boa leitura e muitas boas histórias para você dividir com as pessoas à sua volta!

1. Melhores livros  de romance

Os livros de romance nos transportam para histórias que retratam amores de todos os tipos. Muitas delas, possuem finais felizes clássicos; já outras nos fazem enxergar a beleza em um final inesperado. E o que ambas têm em comum é a facilidade de nos encantar pela trajetória dos envolvidos.

Asiáticos Podres de Ricos | Kevin Kwan

Asiáticos Podres de Ricos se tornou um best-seller internacional. O livro conta a história de Rachel Chu que chega à Cingapura com o namorado Nicholas Young, para acompanhá-lo ao casamento de seu melhor amigo. Lá, ela imaginava passar dias tranquilos com uma simpática família, passeios explorando a ilha e bastante tempo ao lado do homem com quem um dia talvez fosse se casar.

Só que Nick não mencionou alguns detalhes, como o fato de sua família ter muito, muito dinheiro, que ela iria viajar mais em jatinhos particulares do que explorar a ilha e que caminhar de mãos dadas com um dos solteiros mais ricos da Ásia era como ter um alvo nas costas.

Isso sem falar na mãe de Nick, uma mulher com opiniões bem fortes sobre com quem seu filho deve – ou não – se casar.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Querido John | Nicholas Sparks

Querido John é um dos livros de romance mais bem-sucedidos e amados de Nicholas Sparks.

Na obra, após uma juventude de rebeldia e bebedeira, John Tyree decidiu dar início a um novo capítulo em sua vida e se alistou no exército. Um ano depois, ele retorna a Wilmington, na Carolina do Norte, para passar um tempo com o pai.

De repente, em uma tarde, enquanto admirava o pôr do sol da cidade litorânea, John conhece Savannah, que além de linda, é amigável, de sorriso fácil, um exemplo de boa conduta e altruísmo.

No entanto, John precisa voltar para a Alemanha a fim de concluir o serviço militar. Mas, em nome do amor, Savannah decide esperar por ele, enquanto o jovem soldado promete que, após esse período, vai ficar para sempre ao lado da mulher que conquistou seu coração.

Mas os eventos do 11 de setembro mudam tudo. Enquanto John entra em combate no Iraque, Savannah precisa reunir forças para superar a dor da distância em um cenário de saudade e incertezas, e uma simples carta pode mudar a vida dos dois para sempre.

CLIQUE AQUI e veja na loja

A Culpa é das Estrelas | John Green

Hazel é uma paciente terminal que, por um ‘milagre’ teve seu tumor encolhido, o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos.

Para a surpresa de Hazel, nestes capítulos finais de sua vida ela conhece Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no grupo de apoio a crianças com câncer.

Juntos, os dois vão descobrir que não existe momento ruim para um sentimento verdadeiro.

“Um misto de melancolia, doçura, filosofia e diversão. Green nos mostra um amor verdadeiro… muito mais romântico que qualquer pôr do sol à beira da praia”, assim definiu o The New York Times.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Orgulho e Preconceito | Jane Austen

Orgulho e Preconceito é um clássico que inspirou um dos melhores filmes de romance, que traz a chegada de um jovem solteiro e rico à vila de Longbourn.

Lá, ele causa um grande alvoroço na família Bennet, cujas cinco as filhas Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia foram criadas com um único propósito na vida: encontrar um bom marido.

É um ótimo livro, cuja história te prende do começo ao fim.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Como Eu Era Antes de Você | Jojo Moyes

Louisa Clark tem 26 anos, mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes após sofrer um derrame, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Ela também trabalha como garçonete em um café para ajudar nas despesas.

Quando o café fecha as portas, Louisa é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico.

Ele é Will Traynor, de 35 anos, rico e mal-humorado, que está preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto.

A escrita da autora Jojo Moyes é fantástica, pois ela consegue te levar por uma melancolia e um sentimentalismo que é difícil não se emocionar ou se importar com os personagens.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Um Dia | David Nicholls

Uma história leve, atraente e contada de forma muito bem humorada.

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes.

Os anos se passam e ambos levam vidas isoladas, muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.

Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Se a rua Beale Falasse | James Baldwin

Este é o quinto romance de James Baldwin, que narra os esforços de Tish para provar a inocência de Fonny, seu noivo, preso injustamente.

Embora trate de temas densos, em especial do racismo, é de leitura leve e fluida – as 200 páginas andam rápido.

Este é um dos clássicos livros que viraram filmes, e foi dirigido por ninguém menos que Barry Jenkins, vencedor do Oscar por Moonlight.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Resumo das indicações:

Melhores livros de romance Melhor preço
Asiáticos Podres de Ricos AQUI
Querido John AQUI
A Culpa é das Estrelas AQUI
Orgulho e Preconceito AQUI
Como Eu Era Antes de Você AQUI
Um Dia AQUI
Se a rua Beale Falasse AQUI

2. Melhores livros de terror

Os livros de terror são aqueles que estão em um dos extremos: ou são muito amados ou são muito odiados. Em geral, eles são maravilhosos para quem curte o gênero e tem a imaginação fértil, que permite mergulhar na história e ir até mesmo além do que o autor propõe.

O Exorcista | William Peter Blatty

Quatro décadas após chocar o mundo inteiro, a obra-prima de William Peter Blatty permanece entre as histórias mais macabras já escritas, que inspirou o longa que aparece em todas as listas de filmes de terror.

Em O Exorcista o autor expõe várias teorias a respeito da possessão demoníaca, sem colocar seu ponto de vista, o que fica a cargo da percepção e imaginação do leitor.

CLIQUE AQUI e veja na loja

O Homem de Giz | C. J. Tudor

Em 1986, Eddie e os amigos passam a maior parte dos dias andando de bicicleta pela pacata vizinhança em busca de aventuras. Os desenhos a giz são seu código secreto: homenzinhos rabiscados no asfalto (mensagens que só eles entendem). Mas um desenho misterioso leva o grupo de crianças até um corpo desmembrado e espalhado em um bosque. Depois disso, nada mais é como antes.

Em 2016, Eddie se esforça para superar o passado, até que um dia ele e os amigos de infância recebem um mesmo aviso: o desenho de um homem de giz enforcado. Quando um dos amigos aparece morto, Eddie tem certeza de que precisa descobrir o que de fato aconteceu 30 anos atrás.

A autora desenvolve com maestria o tom de mistério e terror que rondam os capítulos. Alternando presente e passado somos conduzidos a desvendar um crime bárbaro recheado de circunstâncias e fatos que envolvem e atiçam a curiosidade de qualquer leitor.

CLIQUE AQUI e veja na loja

A Noiva Fantasma | Yangsze Choo

Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.

É um livro diferente e inusitado, uma história de terror e fantasia que passa pela cultura e crenças de um povo.

CLIQUE AQUI e veja na loja

It: A Coisa | Stephen King

A obra de Stephen King é um ótimo livro, daqueles que te prendem desde as primeiras linhas, não te deixando descansar até a conclusão da leitura.

Durante as férias de 1958, em uma pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança, e também do medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez “a Coisa”, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry.

Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permaneceu em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças.

CLIQUE AQUI e veja na loja

O Iluminado | Stephen King

Dentre todos os livros do Stephen King, este é um dos preferidos do público.

Jack Torrance se torna caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa Wendy e o filho Danny, que é atormentando por premonições.

O escritor descobre os segredos sombrios do hotel e começa a se transformar em um maníaco homicida, aterrorizando sua família.

CLIQUE AQUI e veja na loja

O Cemitério | Stephen King

O livro O Cemitério apresenta Louis Creed, um jovem médico de Chicago, que acredita que encontrou seu lugar em uma pequena cidade do Maine. A boa casa, o trabalho na universidade e a felicidade da esposa e dos filhos lhe trazem a certeza de que fez a melhor escolha.

Num dos primeiros passeios pela região, conhecem um cemitério no bosque próximo à sua casa. Ali, gerações de crianças enterraram seus animais de estimação.

Mas, para além dos pequenos túmulos, há um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras. Um universo dominado por forças estranhas capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível.

A princípio, Louis Creed se diverte com as histórias fantasmagóricas do vizinho Crandall. No entanto, quando o gato de sua filha Eillen morre atropelado e, subitamente, retorna à vida, ele percebe que há coisas que nem mesmo a sua ciência pode explicar.

Em busca das respostas, Louis Creed é levado por uma trama sobrenatural em que o limite entre a vida e a morte é inexistente. E, quando descobre a verdade, percebe que ela é muito pior que seus mais terríveis pesadelos.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Resumo das indicações:

Melhores livros de terror Melhor preço
O Exorcista AQUI
O Homem de Giz AQUI
A Noiva Fantasma AQUI
It: A Coisa AQUI
O Iluminado AQUI
O Cemitério AQUI

3. Melhores livros de suspense

Já os livros de suspense, um pouco diferente dos de terror, costumam dividir menos as opiniões, já que mantém uma linha densa, mas não chegam a tal ponto de um conto de horror. De toda forma, alguns trazem personagens tão marcantes que permanecem “vivos” sendo carregados pelas gerações.

O Silêncio dos Inocentes | Thomas Harris

Cinco mulheres são brutalmente assassinadas em diferentes localidades dos Estados Unidos. Para chegar ao sanguinário assassino, a jovem agente do FBI, Clarice Starling, interroga o ardiloso psiquiatra Hannibal Lecter, cuja mente psicopata é perigosamente voltada para o crime.

Ao seguir as pistas apontadas pelo Dr. Lecter, Clarice envolve-se em uma teia mortífera surpreendente e assustadora.

O livro também foi adaptado para o cinema com Anthony Hopkins e Jodie Foster nos papéis principais. Ele chegou a ser premiado com cinco estatuetas do Oscar.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Garota Exemplar | Gillian Flynn

Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise.

O livro começa no dia do quinto aniversário de casamento de Nick e Amy Dunne. Quando a linda e inteligente esposa de Nick desaparece da casa deles às margens do rio Mississippi, todos os sinais indicam que se trata de um sequestro violento e Nick rapidamente se torna o principal suspeito sob pressão da polícia, da mídia e dos ferozmente amorosos pais de Amy.

Alternando entre os pontos de vista de Nick e Amy, a autora cria uma aura de dúvidas em que o cenário muda a cada capítulo.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Caixa de Pássaros | Josh Malerman

Caixa de pássaros é um suspense psicológico tenso e aterrorizante, criado a partir de um dos filmes da Netflix, que explora a essência do medo.

Cinco anos depois de um surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

CLIQUE AQUI e veja na loja

A Mulher na Janela | A. J. Finn

Anna Fox mora sozinha na bela casa que um dia abrigou sua família feliz. Separada do marido e da filha e sofrendo de uma fobia que a mantém reclusa, ela passa os dias bebendo muito vinho, assistindo a filmes clássicos, conversando com estranhos na internet e espionando os vizinhos.

Quando os Russells – pai, mãe e o filho adolescente – se mudam para a casa do outro lado do parque, Anna fica obcecada por aquela família perfeita. Até que certa noite, bisbilhotando através de sua câmera, ela vê na casa deles algo que a deixa aterrorizada.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Não Fale com Estranhos | Harlan Coben

Adam levava uma “vida dos sonhos” ao lado da esposa, Corinne, e dos dois filhos. Quando o estranho o aborda para contar um segredo estarrecedor sobre sua esposa, ele percebe a fragilidade do sonho que construiu: teria sido tudo uma grande mentira?

Assombrado pela dúvida, Adam decide confrontar Corinne, e a imagem de perfeição que criou em torno dela começa a ruir. Ao investigar a história por conta própria, acaba se envolvendo num universo sombrio repleto de mentiras, chantagens e assassinatos.

Intrigante e perturbador, Não Fale com Estranhos é uma reflexão sobre o bem e o mal, o amor e o ódio, o certo e o errado, os segredos, as mentiras e suas consequências devastadoras.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Resumo das indicações:

Melhores livros de suspense Melhor preço
O Silêncio dos Inocentes AQUI
Garota Exemplar AQUI
Caixa de Pássaros AQUI
A Mulher na Janela AQUI
Não Fale com Estranhos AQUI

4. Melhores livros de liderança

Para quem deseja se aprimorar como líder, buscar conhecimento e ouvir/ler sobre experiências são passos essenciais. Nos livros abaixo, muitos autores usaram de pesquisas e/ou vivências para passar adiante técnicas que são bastante úteis quando se fala em liderança.

O Monge e o Executivo | James C. Hunter

O Monge e o Executivo foi feito para quem tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o máximo de si e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos.

O livro contém personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso | Carol Dweck

Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso.

O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos.

CLIQUE AQUI e veja na loja

O Livro de Ouro da Liderança | John C. Maxwell

O livro de ouro da liderança descreve uma jornada que começou em 1964, quando Maxwell tinha 17 anos e refletiu pela primeira vez sobre o que é liderança. Desde essa época, ele já sabia a importância que o tema teria na sua carreira.

Aos 22 anos, assumiu seu primeiro cargo como líder. Sete anos depois, estava completamente convencido de que tudo começa e termina com a liderança.

Juntamente com essa certeza, desenvolveu uma paixão: estudar e ensinar liderança.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas | Dale Carnegie

Como fazer amigos e influenciar pessoas é um livro inovador, e uma das principais referências do mundo sobre relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Carnegie fornece técnicas e métodos, de maneira extremamente direta, para que qualquer pessoa alcance seus objetivos pessoais e profissionais.

CLIQUE AQUI e veja na loja

O Gestor Eficaz | Drucker

O Gestor Eficaz é um livro clássico indispensável para quem deseja apresentar desempenho acima da média.

Drucker foi o precursor daquilo que hoje se convencionou chamar de “melhores práticas”, muito antes de o termo virar moda, e seus ensinamentos primam pela simplicidade tanto quanto pela eficácia.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Resumo das indicações:

Melhores livros sobre liderança Melhor preço
O Monge e o Executivo AQUI
Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso AQUI
O Livro de Ouro da Liderança AQUI
Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas AQUI
O Gestor Eficaz AQUI

5. Melhores livros de auto ajuda

Muitas pessoas possuem certo preconceito com livros de auto-ajuda, exatamente por não compreenderem ou não saberem a forma correta de ler diferentes gêneros literários. A leitura de livros classificados como auto-ajuda deve ser encarada, não como uma fórmula mágica, mas sim como dicas e métodos que o próprio individuo pode aplicar, caso deseje obter os resultado que eles propõem.

O Milagre da Manhã | Hal Elrod

O livro apresenta o método simples e eficaz que vai proporcionar a “vida dos sonhos”! Hal Elrod explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades.

A mudança de hábitos e a nova rotina matinal proposta por Hal vão proporcionar melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade ou quaisquer outras áreas que necessitem ser aprimoradas.

CLIQUE AQUI e veja na loja

A Sutil Arte de Ligar o Foda-se | Mark Manson

Mark Manson usa sua habilidade de escritor e seu olhar crítico para propor um novo caminho rumo a uma vida melhor, mais coerente com a realidade e consciente dos nossos limites.

O livro aborda muito a “nossa cabeça”, nossa percepção como ser humano e a força das circunstâncias em que ter uma vida perfeita nos faz sempre cair em armadilhas.

Em especial, o texto reforça que uma das maiores capacidades do ser humano é a de poder estar errado, de errar, e depois, a de poder corrigir ou permanecer errado.

CLIQUE AQUI e veja na loja

O Poder do Agora | Eckhart Tolle

O autor aborda de forma clara, simples, objetiva e didática a chave para o alivio das tensões, aflições e preocupações do dia-a-dia de todo ser humano comum.

Mas ao mesmo tempo, não “prega” a fuga do mundo e de nossas responsabilidades naturais que temos mediante a vida e a sociedade. Ao contrário, busca ajudar a nos tornarmos mais conscientes e lúcidos, de forma que possamos ter serenidade para lidar com os desafios da vida.

Ele também propõe práticas simples que já podem dar um alivio imediato.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Seja Foda! | Caio Carneiro

Um dos livros para quem está precisando “entrar nos eixos”, rever a vida e dar a volta por cima.

Em “Seja Foda!”, o autor apresenta o método responsável por impactar 250 mil pessoas ao longo de sua carreira – e que pode ser a chave para o que você tanto procura.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Resumo das indicações:

Melhores livros de auto ajuda Melhor preço
O Milagre da Manhã AQUI
A Sutil Arte de Ligar o Foda-se AQUI
O Poder do Agora AQUI
Seja Foda! AQUI

6. Melhores livros sobre investimentos

Se a sua busca no momento é para melhorar a sua vida financeira e aprender a investir para garantir um futuro mais tranquilo e mais equilibrado em relação do dinheiro, veja quais livros sobre investimentos trazem de conceitos básicos a avançados sobre esse assunto que nunca deixa de ser atual e necessário.

Quem Pensa Enriquece: o Legado | Napoleon Hill

O livro que influencia líderes e empreendedores em todo o mundo.

Como o autor já diz, não é um livro para ler e esquecer e nunca mais ler, é um livro que tem que fazer parte da sua leitura diariamente, sempre revendo.

Depois de estudar milhares de pessoas de sucesso, Napoleon Hill encontrou padrões que se repetiam. Pelo título imaginamos que o livro fala de dinheiro, mas não é só isso, ele também disseca a força do poder do pensamento e poder de querer em nossas vidas.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Me Poupe! | Nathalia Arcuri

Nathalia Arcuri é jornalista, educadora e coach financeira. Em seu livro, ela dá exemplos práticos, situações reais, planilhas e exercícios, organizados em 10 passos simples para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso.

Só um aviso, o conteúdo entregue é mais voltado para pessoas que estão iniciando no mundo dos investimentos, não contém muitas informações técnicas.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Pai Rico, Pai Pobre | Kiyosaki Robert T

Pai Rico, Pai Pobre é outro bom livro para quem nunca investiu ou não tem conhecimento sobre economia.

Além disso, ele também explica causas limitantes que temos sobre nossos pensamentos, e ajuda eliminá-los e “transformar” a forma de pensar em questões financeiras.

CLIQUE AQUI e veja na loja

O Homem Mais Rico da Babilônia | George S Clason

Com mais de dois milhões de exemplares vendidos no mundo todo, O Homem mais Rico da Babilônia é um clássico sobre como multiplicar riqueza e solucionar problemas financeiros.

O livro se baseia no segredos de sucesso dos antigos babilônicos ― os habitantes da cidade mais rica e próspera de seu tempo. Nele, o autor George S. Clason mostra soluções muito atuais para evitar a falta de dinheiro, não desperdiçar recursos, buscar conhecimento e informação em vez de apenas lucro, assegurar uma renda para o futuro, entre outros aspectos.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Do Mil ao Milhão: Sem Cortar o Cafezinho | Thiago Nigro

Em seu primeiro livro, Thiago Nigro, ensina aos leitores os três pilares para atingir a independência financeira: gastar bem, investir melhor e ganhar mais.

Com uma linguagem direta e esclarecedora quanto aos termos técnicos do mercado de ações, renda fixa, fundos, entre outros – Nigro orienta através de simulações e erros de cálculo comuns para quem está começando a investir.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Resumo das indicações:

Melhores livros sobre investimentos Melhor preço
Quem Pensa Enriquece: o Legado AQUI
Me Poupe! AQUI
Pai Rico, Pai Pobre AQUI
O Homem Mais Rico da Babilônia AQUI
Do Mil ao Milhão: Sem Cortar o Cafezinho AQUI

Saiba também qual é o melhor leitor de ebook para ler seus livros digitais!