Uma das autoras negras que eu mais gosto é a Chimamanda Ngozi Adichie, uma autora nigeriana, que fala sobre diversos assuntos e escreve maravilhosamente bem. Aliás, isso é importante, pois diferentemente do que muitos “esperam”, nem todos os livros de autores negros tratam sobre questões raciais e, na minha opinião, não deveríamos, de forma alguma, esperar que somente eles abordem essas questões, ou mesmo fazê-los carregar o peso de abordar isso a todo momento.

De toda forma, também incluí na lista abaixo livros para entender mais sobre o racismo e desigualdade racial, justamente por acreditar que ao nos educarmos sobre estes assuntos, podemos “sair da nossa bolha”, e a visão de diferentes autores nos ajudam nesse caminho.

Conheça, se inspire e aprenda (e vamos juntos!)!

Uma lista de livros de autores negros sobre diversos assuntos

As obras abaixo tratam sobre diversos temas, indo desde ficção científica a infantil, todos escritos por pessoas negras, que recomendamos que você inclua na sua lista de livros de 2020.

1. Kindred: laços de sangue – Octavia E. Butler

 Kindred: laços de sangue - Octavia E. Butler

Em meio às caixas de livros a serem arrumados em sua nova casa no ano de 1976, Dana se sente enjoada, cai de joelhos e a próxima coisa que se dá conta é que está ao lado de um rio onde um garotinho está se afogando.

Porém, ao salvá-lo e se ver na mira de uma espingarda, ela volta pra casa completamente encharcada e enlameada.

Quando a experiência nauseante acontece novamente, Dana se vê em 1815, um século antes do seu, em uma época perigosa – e não é apenas porque o garotinho de antes está novamente em perigo.

Esse foi um livro é maravilhoso de se ler, tem personagens muito bem desenvolvidos, e uma protagonista forte e decidida.

CLIQUE AQUI e veja na loja

2. Sulwe – Lupita Nyong’o

Sulwe - Lupita Nyong’o

Sulwe é um livro infantil escrito pela atriz queniano-mexicana Lupita Nyong’o, que foi a primeira atriz queniana e mexicana a ganhar um Óscar, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.

O livro é sensacional e envolvente. Ele tem ilustrações lindas, e a história que a obra traz com certeza serve para adultos também.

A Sulwe só queria ser bonita e cheia de luz como sua mãe e sua irmã. Quando ela menos esperava, uma jornada mágica no céu da noite abriu seus olhos e fez com que tudo mudasse.

CLIQUE AQUI e veja na loja

3. Fantasma: Ele corre para salvar a própria vida… – Jason Reynolds

Fantasma: Ele corre para salvar a própria vida... - Jason Reynolds

Fantasma é um livro muito forte. A história percorre através de um ocorrido que muda totalmente a rotina de fantasma e sua mãe.

Na tentativa de fugir de tantos problemas, o garoto tem o sonho de ser jogador de basquete, mas acaba descobrindo o atletismo, graças a um peculiar treinador.

Um livro bem atual, com discussões pertinentes. O único “problema”: a história é bem curta.

CLIQUE AQUI e veja na loja

4. O fundo é apenas o começo – Neal Shusterman

O fundo é apenas o começo - Neal Shusterman

Caden é um jovem de quinze anos e sua vida começa a mudar quando coisas estranhas acontecem ao seu redor.

O medo começa a fazer parte de seu dia a dia, não o abandonando em nenhum momento.

Porém, para as pessoas próximas, a única estranheza é o comportamento atual do garoto.

Caden começa a viver em dois mundos paralelos, sendo que um deles existe exclusivamente em sua mente.

O fundo é apenas o começo é um livro baseado em fatos reais. O autor se inspirou no próprio filho e os desenhos encontrados nas páginas foram feitos por ele. Isso torna a leitura mais intensa e interessante.

O livro é dividido em mais de 150 capítulos curtos, então é fácil de ler.

CLIQUE AQUI e veja na loja

5. O quarto de Giovanni – James Baldwin

O quarto de Giovanni - James Baldwin

O livro trata de uma relação bissexual ao acompanhar David, um jovem americano em Paris à espera de sua namorada, Hella, que por sua vez está na Espanha.

Enquanto ela pondera se deve ou não se casar com David, ele conhece Giovanni, um garçom italiano por quem se apaixona.

A escrita de James Baldwin é impressionante, o escritor tem uma clareza e sensibilidade absurda.

É um dos livros de romance mais espetaculares, que vale muito a pena ser lido.

CLIQUE AQUI e veja na loja

6. Bem-vindos à Rua Maravilha – Gabriel Mar

Bem-vindos à Rua Maravilha - Gabriel Mar

Um livro nacional, cheio de representatividade, com uma história sobre o poder da arte, da amizade e do amor.

Ele conta a história de Igor, um jovem compositor que de um dia para outro vê sua vida mudada quando André Mariani, o diretor mais famoso da cena musical, resolve realizar seu sonho e transformar seu texto em um musical.

CLIQUE AQUI e veja na loja

7. Vozes guardadas – Elisa Lucinda

Vozes guardadas - Elisa Lucinda

Vozes guardadas revelam amores contidos e outros obscenos, um mundo vasto de espantos, lágrimas, risos e paixões.

O livro traz um universo de poemas de Elisa Lucinda, que é, sem dúvidas, uma das grandes e importantes autoras brasileiras.

Em suas obras, conseguimos perceber sensibilidade, realidade e inteligência.

CLIQUE AQUI e veja na loja

8. A parábola do semeador – Octavia E. Butler

A parábola do semeador - Octavia E. Butler

A parábola do semeador é uma distopia sobre a luta pela sobrevivência, sobre o destino da vida humana e sobre o sagrado ato de criar laços.

Em um futuro não muito distante uma crise ambiental e econômica espalha violência pelo mundo e desperta o pior nos seres humanos.

A maior parte da população vive em completa miséria, com pouquíssima comida e água escassa. Mesmo os bairros murados não estão livres de ataques.

Em uma noite de horror e fogo, Lauren Olamina perde tudo o que tinha, restando para ela apenas um destino: se arriscar do lado de fora dos muros.

Mas sua jornada pela sobrevivência acaba a levando a algo muito maior: uma visão estonteante do destino humano… e ao nascimento de uma nova fé.

Uma das coisas que mais me cativa na história são os personagens repletos de camadas, imprevisíveis, propensos a erros, etc.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Livros sobre racismo

A partir desse ponto da lista, os livros tratam mais intensamente sobre racismo, preconceito, comportamentos ‘enraizados’, etc. Todos valem muito a pena para aprendermos os diferentes pontos de vistas através destes autores que sabe realmente como é estar nessa posição.

9. Como ser antirracista – Ibram X. Kendi

Como ser antirracista - Ibram X. Kendi

Imbram X. Kendi alcançou imensa repercussão nos Estados Unidos com a publicação de “Como ser antirracista”, obra em que defende ideias contundentes sobre as raízes do racismo e as formas de enfrentá-lo.

Kendi esmiúça porque, em uma sociedade em que tão poucos se consideram racistas, as divisões e desigualdades do racismo continuam tão prevalentes, atacando os mitos de uma América pós-racial, examinando o que o racismo realmente é e o que devemos fazer a respeito dele.

CLIQUE AQUI e veja na loja

10. Compaixão: uma história de justiça e redenção – Bryan Stevenson

Compaixão: uma história de justiça e redenção - Bryan Stevenson

O livro gera reflexão sobre temas como pena de morte, viés de justiça e tantos outros, através de uma combinação de entretenimento, informação e reflexão.

Stevenson era um jovem advogado quando fundou o “Equal Justice Initiative” (Iniciativa pela Justiça Igualitária), um escritório de advocacia dedicado à defesa daqueles mais necessitados e em desespero: o pobre, o condenado erroneamente, além de mulheres e crianças reféns do sistema de justiça criminal.

Um de seus primeiros casos foi o de Walter McMillian, um jovem sentenciado à morte por um notório assassinato que insistentemente alegava não ter cometido.

Compaixão é simultaneamente a história do amadurecimento de um advogado talentoso e idealista, os dramas vividos por aqueles que ele defendeu e um argumento inspirado pela compaixão na busca da verdadeira justiça.

CLIQUE AQUI e veja na loja

11. O olho mais azul – Toni Morrison

O olho mais azul - Toni Morrison

Considerado um dos livros mais impactantes de Toni Morrison, o primeiro romance da autora conta a história de Pecola Breedlove, uma menina negra que sonha com uma beleza diferente da sua.

Excelente, personagens bem construídos, narrativa envolvente e temática essencial.

CLIQUE AQUI e veja na loja

12. Mulher, raça e classe – Angela Davis

Mulher, raça e classe - Angela Davis

Trata-se de um livro no qual a autora vai contando, em ordem cronológica, a saga do povo negro estadunidenses em sua luta pelo direito ao voto e contra a segregação racial.

Primordial para o entendimento profundo das desigualdades raciais e sociais, abordando diversos assuntos que tangem inúmeras opressões.

CLIQUE AQUI e veja na loja

13. Americanah – Chimamanda Ngozi Adichie

Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie

No livro, a personagem principal somente se percebe negra quando vai morar nos Estados Unidos, visto que na Nigéria, ainda que contando com diferenças étnicas, o problema não existe, em razão de a grande maioria da população ser negra.

Americanah é uma obra primordial para a compreensão do racismo, racismo retratado por quem o vivencia e tem domínio do tema.

Este é, sem dúvidas, um dos melhores livros de Chimamanda Ngozi.

CLIQUE AQUI e veja na loja

14. Se a rua Beale falasse – James Baldwin

Se a rua Beale falasse - James Baldwin

Em Se a rua Beale Falasse, o autor traz a temática racial em sua época de efervescência.

O livro de ficção norte-americana gira em torno da história de Alonzo Hunt ou Fonny, que foi preso acusado de ter estuprado uma mulher porto-riquenha.

A sua noiva, Tish, está grávida e história que se passa em Nova York, na década de 1970, é contada a partir das suas memórias.

A obra ganhou adaptação cinematográfica em 2018.

CLIQUE AQUI e veja na loja

15. Pequeno manual antirracista – Djamila Ribeiro

Pequeno manual antirracista - Djamila Ribeiro

Embora seja, de fato, pequeno, o livro tem poder de tornar a sociedade melhor.

Nele, Djamila Ribeiro foca em estratégias para combater o racismo contra pessoas negras e nos apresenta uma vasta bibliografia para estudo.

Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas.

CLIQUE AQUI e veja na loja

16. Alegrias da maternidade – Buchi Emecheta

Alegrias da maternidade - Buchi Emecheta

Nnu Ego, filha de um grande líder africano, é enviada como esposa para um homem na capital da Nigéria.

Determinada a realizar o sonho de ser mãe e, assim, tornar-se uma “mulher completa”, submete-se a condições de vida precárias e enfrenta praticamente sozinha a tarefa de educar e sustentar os filhos.

Entre a lavoura e a cidade, entre as tradições dos igbos e a influência dos colonizadores, ela luta pela integridade da família e pela manutenção dos valores de seu povo.

Força e fragilidade humana, seria o resumo da obra.

CLIQUE AQUI e veja na loja

17. A cor púrpura – Alice Walker

A cor púrpura - Alice Walker

Um dos mais importantes títulos de toda a história da literatura, inspiração para a aclamada obra cinematográfica homônima dirigida por Steven Spielberg.

O romance A cor púrpura retrata a dura vida de Celie, uma mulher negra no sul dos Estados Unidos da primeira metade do século XX.

Pobre e praticamente analfabeta, Celie foi abusada, física e psicologicamente, desde a infância pelo padrasto e depois pelo marido.

Um universo delicado, no entanto, é construído a partir das cartas que Celie escreve e das experiências de amizade e amor, sobretudo com a inesquecível Shug Avery.

Esse é um livro dialoga com temas como a questão do preconceito, do racismo, do descaso com relação aos direitos dos negros, das mulheres, da violência, entre outros.

É uma narrativa forte, que nos faz pensar e sentir diversas emoções.

CLIQUE AQUI e veja na loja

18. Um defeito de cor – Ana Maria Gonçalves

Um defeito de cor - Ana Maria Gonçalves

A história de uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas.

Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão.

Inserido em um contexto histórico importante na formação do povo brasileiro e narrado de uma maneira original e pungente, na qual os fatos históricos estão imersos no cotidiano e na vida dos personagens.

Os personagens são muito interessantes, os dramas são reais e envolventes, a personagem principal é autêntica, ousada, cheia de falhas e qualidades como nós.

CLIQUE AQUI e veja na loja

19. Na minha pele – Lázaro Ramos

Na minha pele - Lázaro Ramos

Lázaro Ramos, sem intenção de ser autobiográfico, nos conduz a reflexões fundamentais e importantes a respeito da situação do racismo e outras formas de preconceito no nosso país.

Boa leitura, fluente, amena. Uma obra coerente e necessária.

CLIQUE AQUI e veja na loja

Recapitulando toda a lista, estes foram os livros indicados. A maioria deles está disponível no melhor leitor de ebook:

Capa Livros de autores negros Onde comprar
Kindred: laços de sangue Kindred: laços de sangue AQUI
Sulwe Sulwe AQUI
Fantasma: Ele corre para salvar a própria vida... Fantasma: Ele corre para salvar a própria vida… AQUI
O fundo é apenas o começo O fundo é apenas o começo AQUI
O quarto de Giovanni O quarto de Giovanni AQUI
Bem-vindos à Rua Maravilha Bem-vindos à Rua Maravilha AQUI
Vozes guardadas Vozes guardadas AQUI
A parábola do semeador A parábola do semeador AQUI
Como ser antirracista Como ser antirracista AQUI
Compaixão: uma história de justiça e redenção Compaixão: uma história de justiça e redenção AQUI
O olho mais azul O olho mais azul AQUI
Mulher, raça e classe Mulher, raça e classe AQUI
Americanah AQUI
Se a rua Beale falasse Se a rua Beale falasse AQUI
Pequeno manual antirracista Pequeno manual antirracista AQUI
Alegrias da maternidade Alegrias da maternidade AQUI
A cor púrpura A cor púrpura AQUI
Um defeito de cor Um defeito de cor AQUI
Na minha pele Na minha pele AQUI

Aproveite e confira também uma lista de filmes com protagonistas negros, muitos deles disponíveis nas plataformas de streaming.