História de T'Challa, o Pantera Negra

Pantera Negra, da Marvel, está há duas semanas para estrear nos cinemas brasileiros. O filme não será apenas uma introdução ao “novo herói”, como também a uma nova nação fictícia com sua própria cultura e história. O personagem é, sem dúvida, muito interessante, não bastando ser ‘apenas’ um super-herói, ainda é um líder político, governando o país mais avançado tecnologicamente do mundo (no Universo Marvel).

Antes de sermos apresentados nas telonas, em seu filme solo, podemos mergulhar na incrível trajetória de T’Challa, o Pantera Negra.

Tudo sobre o atual Pantera Negra:

Criação

Stan Lee e Jack Kirby, criadores do Pantera Negra
(IGN Brasil/Wikipédia/Reprodução)

O personagem Pantera Negra foi criado por Stan Lee e Jack Kirby – dois dos principais quadrinistas de todos os tempos. Sua primeira aparição foi em uma edição de Quarteto Fantástico (Fantastic Four #52) em julho de 1966. Estrelando seu próprio título em 1973 com a Jungle Action #5.

Principais publicações

Primeiras aparições do Pantera Negra Marvel Comics
(Marvel/Reprodução)

1966 (julho-agosto): Fantastic Four #52-53
1967: Fantastic Four Annual #5
1968 (janeiro-março): Tales of Suspense #97-99
1968 (maio): The Avengers # 52 – permanecendo como ‘Vingador’ na revista nos próximos anos
1971 (junho e agosto): Astonishing Tales #6-7
1973 (julho): Sua própria revista Jungle Action #5
1969 (março): The Avengers #62
1977-1979 (janeiro-maio) 15 edições Black Panther
Marvel Premiere #51-53 (publicação tardia das histórias Black Panther #16-18)
1989 (fevereiro-dezembro): Marvel Comics Presents edições 13-37 -Black Panther vol. 2
1990-1991 (setembro-março): Panther Black: Panther’s Prey
1998: The Black Panther vol. 3
2005-2008 (abril-novembro): Black Panther vol. 4
2009: Black Panther vol. 5
2010 (abril-stembro): minissérie Doomwar
2011 (fevereiro): Daredevil
2016: All-New, All-Different Marvel Universe

História e evolução do personagem

T'Challa, o Pantera Negra, rei de Wakanda
(Geekster/Reprodução)

O personagem da Marvel Comics, é rei e defensor de Wakanda, reino fictício na África equatorial. No total, houveram vários Panteras Negras ao longo dos milhares de anos – sendo um título hereditário, mas que precisa ser conquistado – , porém o mais conhecido na história é T’Challa, o famoso Pantera Negra, que fez/faz parte de alguns dos principais grupos de super-heróis da Marvel: Vingadores, X-Men, Quarteto Fantástico, Defensores, entre outros.

Família

T'Chaka, pai de T'Challa
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

T‘Challa foi o primeiro filho biológico de T’Chaka; sua mãe, N’Yami, morreu durante o seu parto, o que fez com que seu irmão adotivo, Hunter – que futuramente foi expulso de Wakanda -, passasse a odiá-lo desde então. Hunter, que é mais velho que T’Challa, também se ressentia, pois o irmão mais novo herdaria a descendência do reinado. Seu pai, T’Chaka, casou-se novamente, mas a terceira esposa, Ramonda – com quem teve uma filha chamada Shuri -, deixou a família quando T’Challa tinha apenas oito anos, fazendo seu pai acreditar que ela havia fugido com outro homem. T’Chaka então decretou que ninguém deveria falar sobre ela em sua presença novamente. Porém, décadas depois, T’Challa descobriu que Ramonda não fugiu, ela foi sequestrada e levada de volta para a África do Sul.

Ainda adolescente, T’Challa viu seu pai ser assassinado por Ulysses Klaw – o Garra Sônica -, um físico holandês e assassino que buscava o metal raro Vibranium, que praticamente só pode ser encontrado em Wakanda. T’Challa (futuro Pantera Negra), ficou extremamente irritado, e no momento de ira, usou a própria arma de Klaw para atacá-lo e ferir sua mão, fazendo com que o vilão tivesse que fugir – porém conseguindo levar consigo um pouco do metal.

Wakanda

Birnin Zana, capital de Wakanda - Pantera Negra
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Wakanda é especial, entre outras coisas, por possuir um recurso natural único – uma grande reserva de Vibranium -, também por seus costumes, seu desenvolvimento tecnológico, seu IDH, com uma das maiores taxas de alfabetização e maiores taxas de expectativa de vida de todo planeta. Além disso, o país é extremamente fechado na maioria das histórias, sendo autossuficiente em todos os sentidos.

Isso geralmente faz com que outras nações e saqueadores se voltem para o local, fazendo a presença do Pantera Negra essencial.

O trono

T’Challa, o rei de Wakanda
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

T’Challa tornou-se rei através da tragédia envolvendo seu pai! Mas antes de obter seus poderes, foi enviado pelos anciões de Wakanda para estudar todas as artes marciais e de guerra das tribos secretas da África, e também estudou nos melhores colégios (e universidades) da Europa e dos Estados Unidos, onde se formou como físico.

Para se tornar o Pantera e assumir o trono, ele teve que derrotar os seis mais poderosos lutadores do país num combate corpo a corpo. Depois, deveria descobrir junto a eles os segredos da “erva coração“, melhorando suas habilidades e ligando-o espiritualmente ao Deus Pantera, Bast. A partir daí, o herói trajou as vestes do Pantera Negra, totem do povo de Wakanda, e foi coroado rei, podendo desenvolver completamente seus super-poderes.

Poderes e habilidades

T'Challa, o protetor de Wakanda
(Pinterest/Reprodução)

Tradicionalmente, o Pantera Negra era ‘apenas’ o rei guerreiro de Wakanda. Usando seus sentidos sobre-humanos de visão, cheiro e audição, combinados com seus reflexos aprimorados de pantera. T’Challa foi ainda além, dividindo seu tempo como um rei e como um super-herói que luta para combater o crime. Entre suas principais habilidades destacam-se: força sobre-humana, resistência sobre-humana, agilidade sobre-humana, velocidade sobre-humana, vigor super-humano, entre tantas outras.

Suas habilidades vêm, em parte, da erva coração, que todos os chefes de Wakanda precisam ser expostos. Ele também é um brilhante cientista – na verdade, T’Challa é considerado uma das pessoas mais inteligentes do planeta.

E além de suas habilidades, ele ainda usa um traje que é composto por Vibranium, além de outros “apetrechos” tecnológicos.

Casamento

Casamento de T'Challa e Ororo Pantera Negra
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Na cronologia da Marvel, Ororo Munroe, a Tempestade dos X-Men e o Pantera tem um caso antigo, decidindo ficar juntos muito tempo depois, formando um casal super-poderoso, que é considerado um dos mais legais dos quadrinhos. Eles se casaram durante a saga Guerra Civil. Mas após o arco Vingadores vs. X-Men o casamento se desfez.

Segundo a história, o casamento foi anulado quando Namor atacou Wakanda e T’Challa sentiu que tinha que se concentrar mais em ser um rei do que um marido. Mas os dois seguiram como bons amigos.

Principais inimigos | Ulysses Klaw e Erik Killmonger

Ulysses Klaw e Erik Killmonger, principais inimigos do Pantera Negra
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Ulysses Klaw

Ulysses Klaw, o Garra Sônica, inimigo do Pantera Negra
(ToyLab/Reprodução)

Klaw tem uma longa história com mais de um Pantera Negra. Ao procurar uma fonte constante de vibranium para alimentar sua ciência louca, Klaw descobriu Wakanda e tentou levar o metal à força. Ele foi o responsável pela morte de T’Chaka, assim como a de diversos outros habitantes do país.

Klaw escapou com sua vida, mas T’Challa feriu a sua mão direita, que foi substituída por uma arma sônica poderosa, capaz de transformar o som em massa física (“som solidificado”). Os dois se encontraram por diversas outras vezes, mas Klaw sempre foi derrotado.

Killmonger

Killmonger X Pantera Negra
(Twitter/Reprodução)

Nos quadrinhos, Killmonger (batizado de N’Jadaka) é um nativo de Wakanda, que cresceu no exílio por causa do “apoio” de seu pai a Ulysses Klaw – que pressionou o pai de N’Jadaka a ajudá-lo. Killmonger acredita que T’Challa permitiu que Wakanda fosse influenciada por culturas externas, e procura tomar o trono para si mesmo de todas as formas possíveis, a fim de retornar o país às suas tradições de origem.

Pantera Negra nos cinemas

Chadwick Boseman, Pantera Negra em Capitão América: Guerra Civil
(IMDb/Reprodução)

O personagem foi inserido nas telonas pela primeira vez durante o longa “Capitão América: Guerra Civil” (de 2016), sendo interpretado pelo ator Chadwick Boseman, que no filme se alia com o Homem de Ferro por motivos pessoais, enfrentando o grupo de super-heróis que está do lado do Capitão América.

Agora, ele ganhará seu primeiro filme solo, onde poderemos entender um pouco mais sobre a cultura e as motivações do personagem no Universo Cinematográfico Marvel.

Ansioso(a) para a estreia?