Com o decorrer da trama do Torneio do Poder de Dragon Ball Super, os fãs da série começaram a admirar ainda mais o Androide 17, seja pelo seu trabalho em equipe, força descomunal ou estratégia.

Depois da saga Cell, o personagem nunca mais havia aparecido de forma impactante em Dragon Ball. Felizmente, ele foi introduzido na nova saga com o destaque que merece, sendo uma das escolhas de Goku para lutar como aliado pelo futuro do Universo 7. E, diferente do ‘vilão’ frio que já havia sido um dia, dessa vez vimos um Androide 17 motivado a proteger sua família e os animais da Ilha onde ele é guarda florestal.

No anime, em um primeiro momento ele não demonstrou nenhum interesse em voltar ao ‘campo de batalha’, mesmo sendo um guerreiro de alto nível, sua única preocupação era a de defender os animais dos caçadores. Já no mangá, foi introduzido um 17 mais ‘humano’ e mais receptivo ao recrutamento de Goku. Principalmente por que ele tem uma dívida enorme com Kuririn. Dívida? Como assim? Isso mesmo, pois foi o ‘anão careca’ que pediu a Shenlong que removesse a bomba de seu corpo, assim como a do corpo de sua irmã, Androide 18. Além disso, o melhor amigo de Goku também queria salvá-lo do Cell. E, mesmo depois de ser absorvido pelo monstro, 17 conseguia escutar tudo o que acontecia do lado de fora, o que explica sua gratidão a Kuririn.

Capítulo 31 Dragon Ball Super
(Union Mangás/Reprodução)

Androide 17 no Torneio do Poder

Androide 17 Torneio do Poder DBS
(UOL/Reprodução)

Durante o Torneio do Poder, 17 foi um dos, ou talvez o personagem que mostrou a maior evolução, maduro e preocupado com o trabalho em equipe, além de sempre estar ao lado da Androide 18. Bastante diferente do que foi visto em Dragon Ball Z, principalmente no futuro de Trunks.

O guerreiro vem sendo um dos mais cruciais do Universo 7, principalmente durante o episódio 121, onde descobriu o ponto fraco do poderoso Anilaza, culminando na derrota e eliminação do Universo 3 do torneio.

Esperamos que ele tenha tanto protagonismo e bons momentos no mangá como vem tendo no anime, pois com certeza sua volta só acrescentou ainda mais para o desenvolvimento do anime.

Dragon Ball Super é transmitido aqui no Brasil aos sábados pelo Crunchyroll.