Sexta-feira 13

A sexta-feira 13 é uma data repleta de simbologias e mitos, ligadas principalmente ao mau agouro, sendo o dia em que tudo pode dar errado.

Cruzar com um gato preto, quebrar espelhos ou passar debaixo de escadas são algumas das principais superstições do dia, mas existem muitas outras.

Considerada como o dia do azar independentemente do mês em que aconteça, a sexta-feira 13 é recheada de mistérios e curiosidades, desvende cada um deles logo abaixo!

Como surgiu e fatos sobre a sexta-feira 13?

O início

Última Ceia (Santa Ceia), Leonardo da Vinci
(InfoEscola/Reprodução)

A data começou a ser considerada o dia do azar graças a uma superstição bíblica, já que relatos afirmam que Jesus Cristo foi crucificado em uma sexta-feira, e esse dia da semana passou a ser encarado pelos religiosos como sendo de penitência e arrependimento.

13 também está ligado a Jesus, representando o número de pessoas presentes na Última Ceia (Santa Ceia).

Steve Roud, em seu livro “The Penguin Guide to the Superstitions of Britain and Ireland” (Superstições da Grã-Bretanha e Irlanda), de 2003, relata que a partir de 1690 uma lenda urbana começou a circular de que 13 pessoas em uma mesma mesa dava azar.

Mitologia nórdica

A morte de Balder
(Wikipedia/Reprodução)

Uma história conta que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, deus da trapaça, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses.

O livro que sagrou a data

Friday, The Thirteenth - Thomas W. Lawson
(Amazon/Reprodução)

Passados séculos e ambos os elementos – a sexta-feira e o dia 13 – ainda causavam receios aos mais supersticiosos, mesmo que separados.

Mas foi em 1907, que Thomas W. Lawson com a novela “Friday, The Thirteenth” (Sexta-Feira 13), uniu-os de vez, dando origem à sexta-feira 13.

O livro de Lawson também serviu de inspiração para o lançamento da franquia de filmes homônima nos cinemas nos anos 80.

O Clube dos Treze

O Clube dos Treze
(Paris Review/Reprodução)

25 anos antes de Thomas Lawson lançar seu livro, um grupo de 13 homens se reuniu para desafiar superstições pela primeira vez, a data era 13 de setembro de 1881 (uma quarta-feira) – o grupo foi fundado oficialmente dia 13 de janeiro de 1882, uma sexta-feira.

A partir daí, o Clube dos Treze se reunia mês após mês em uma sexta-feira para desmentir toda e qualquer superstição. Para isso, se juntavam em uma mesa e quebravam espelhos, derrubavam saleiros e passavam debaixo de escadas para entrar no salão de jantar.

Relatos históricos não mostram qualquer ligação entre os 13 homens e Lawson, mas foi o ímpeto desses desbravadores de mitos que deu origem a uma das datas que mais causa calafrios no ocidente.

No final, o grupo que se reunia para satirizar a data, acabou dando força para que ela propagasse.

O número 13

13
(Wonderopolis/Reprodução)

Na numerologia o número 12 simboliza a permanência e a perfeição, como: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou as 12 constelações do Zodíaco. Já o seu vizinho decimal, o 13, é considerado um número irregular, sinal de infortúnio.

Tarô

Morte (Carta de Tarô) - Número 13
(Pinterest/Reprodução)

O mau agouro também está presente em um jogo de cartas bastante popular na França; o Tarot possui 78 cartas, e a 13 representa a morte. Coincidência? Creio que não…

A fobia à sexta-feira 13

Parascavedecatriafobia, medo da sexta-feira 13
(Ruralea/Reprodução)

Sim, da mesma forma que existem pessoas que têm medo ou aversão ao escuro (nictofobia), há aqueles que têm fobia à sexta-feira 13.

Esse medo é descrito como parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia; já o medo irracional ao número 13 recebe o nome de triscaidecafobia.

Dados históricos

Voo Força Aérea Uruguaia 571, Cordilheira dos Andes (1972)
(Terra/Reprodução)

Para alguns uma data para repensar seus erros e pagá-los através de penitências, para outros um dia para se divertir, assim como o Clube dos Treze. E em muitos casos, a data se tornou realmente trágica.

O ano era 1940; nazistas lançam uma bomba no Palácio de Buckingham, na Inglaterra.

Bangladesh, sexta-feira, 13 de novembro de 1970, um ciclone vitimou 500.000 pessoas.

13 de outubro de 1972, um avião da Força Aérea do Uruguai cai na Cordilheira dos Andes, sobreviventes tiveram que comer carne humana por 69 dias até serem salvos.

O The Sun listou algumas outras datas históricas que aconteceram ao redor do mundo.

Gato preto

Gato preto sexta-feira 13
(Tudo Sobre Gatos/Reprodução)

A sexta-feira 13 se tornou um perigo para os indefesos bichinhos de estimação, já que eles são vistos como seres demoníacos desde séculos passados.

No século XV, o papa Inocêncio VIII incluiu gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição, por serem acusados de estarem associados a maus espíritos, com isso, os animais capturados eram queimados juntamente com as pessoas acusadas de bruxaria.

Centenas de anos depois algumas pessoas ainda acreditam que se cruzarem com um gato preto em uma sexta-feira 13 estarão condenadas à “má sorte”.

Se você tem um gato preto, mantenha-o preso em casa, para a segurança dele mesmo. Ou ainda, você que tem hábito de maltratar os bichinhos, repense!

Quebrar espelho ou passar debaixo de escadas

Espelho Quebrado
(Mundo Estranho/Reprodução)

7 anos de azar, para quem um espelho quebrar; passar debaixo de escadas, nem pensar.

Se você quebrou um espelho não se preocupe, há uma solução para evitar o azar, basta moer ou enterrar, para afastar as más vibrações.

Quanto a escada, dê meia volta, ou faça um moonwalk, vai da sua preferência, ‘risos’.

Quantas sexta-feira 13 temos por ano?

Sexta-feira 13
(Sindicato APEOC/Reprodução)

A data é bastante incomum, acontecendo no máximo três vezes a cada ano – sendo mais comum duas vezes.

Em 2017:

13 de janeiro e 13 de outubro

2018:

13 de abril e 13 de julho

2019:

13 de setembro e 13 de dezembro

Nem tudo é um mar de horrores

Sexta-feira 13 Montalegre, Portugal
(sextafeira13/Reprodução)

Em Portugal, muitas cidades e vilas celebram a sexta-feira 13.

A maior festa acontece no castelo de Montalegre, onde todas as sextas-feiras 13 são comemoradas com uma grande farra, onde não faltam as bruxas, os bruxos, feitiços, teatro e a famosa queimada – um ritual para afastar maus espíritos.

Sexta-feira 13 filmes

Jason Voorhees, Freddy X Jason (2003)
(Virgula/Reprodução)

De superstição para um livro, e do livro para as telonas.

Popular graças à data “maldita” e o enredo macabro, os filmes Sexta-feira 13, têm como antagonista Jason Voorhees – maior símbolo da sexta 13 -; a franquia possui 12 longas até o momento:

  • Sexta Feira 13 (1980)
  • Sexta-Feira 13 – Parte 2 (1981)
  • Sexta-Feira 13 – Parte III (1982) X
  • Sexta-Feira 13 – O Capítulo Final (1984) X
  • Sexta-Feira 13 Parte V – Um Novo Começo (1985)
  • Sexta-Feira 13 Parte VI – Jason Vive (1986)
  • Sexta-Feira 13 Parte VII – A Matança Continua (1988) X
  • Sexta-Feira 13 Parte VIII – Jason Ataca Nova York (1989)
  • Jason Vai Para o Inferno – A Última Sexta-Feira (1993) X
  • Jason X (2001)
  • Freddy X Jason (2003)
  • Sexta-Feira 13 (2009)

Provavelmente, como parte da estratégia de marketing, vários filmes foram lançados na sexta-feira 13 nos EUA – assinalados com X -, no Brasil apenas o longa de 2009 foi lançado na data.

A franquia ‘Friday the 13th’ já arrecadou mais de US$500 milhões ao redor do mundo, US$380 milhões apenas nos Estados Unidos.

Escrevo esse texto em uma sexta-feira 13, e azar mesmo vai ser se você não compartilhar com seus amigos depois de tanto trabalho!