Séries criminais

Obras ficcionais sobre crimes geralmente fazem muito sucesso entre o público, especialmente por conter uma mistura de vários gêneros, principalmente suspense e drama. E existem séries criminais dos mais variados tipos.

Investigações para desvendar crimes, assassinatos, julgamentos, corrupção, produção e tráfico de drogas, fazem parte das diferentes tramas que se pode acompanhar em uma série de crime.

Veja as recomendações abaixo!

12 séries de crimes para maratonar

American Crime Story (2016 -)

American Crime Story é uma série criminal que atualmente conta com três temporadas – e há uma quarta prevista para 2019 -, onde a história de cada uma é contada de forma independente se baseando em algum crime real que ganhou muita repercussão.

A 1ª temporada se baseou no caso de O.J. Simpson, um ex-jogador de futebol americano que foi acusado de assassinar a esposa, Nicole Brown, e seu amigo Ronald Goldman.

A 2ª temporada aborda o assassinato do famoso estilista Gianni Versace, que foi morto pelo serial killer Andrew Cunanan.

A 3ª temporada se baseou na devastação de Nova Orleans que aconteceu em 2005 durante a passagem do Furacão Katrina. A história segue um grupo de pessoas tentando examinar todos os lados da tragédia.

A primeira temporada está disponível na Netflix, com 10 episódios.

How to Get Away with Murder (2014 -)

A história segue Annalise Keating, uma advogada de defesa criminal extremamente habilidosa, e que também é professora de Direito Criminal na Universidade de Middleton, na Filadélfia.

Ela seleciona alguns de seus melhores e mais ambiciosos alunos para trabalharem com ela em seu escritório participando de casos reais.

Annalise é casada com o renomado psicólogo Sam Keating, mas também vive um relacionamento extraconjugal com o detetive Nate Lahey. Quando sua vida pessoal e profissional começam a se desgastar, ela e seus alunos se vêm envolvidos em uma trama de assassinatos contra sua vontade.

Sherlock (2010 -)

Baseada nas histórias de Sherlock Holmes, personagem criado de Arthur Conan Doyle, a série é uma versão moderna que se passa no século XXl.

A história segue John Watson, um médico que serviu na Guerra do Afeganistão, e Sherlock Holmes, um detetive extremamente habilidoso que resolve mistérios em Londres. Os dois acabam desenvolvendo uma relação de amizade enquanto trabalham juntos.

A série é bem curta e fácil de maratonar, possuindo 4 temporadas até o momento e apenas 15 episódios, disponíveis na Netflix.

Criminal Minds (2005 -)

Quando não há pistas sobre casos de crimes em série ou extremamente violentos, a BAU (Unidade de Análise Comportamental), uma subdivisão do FBI logo é chamada.

Enquanto os detetives comuns estudam sobre as evidências de um crime, os agentes da BAU analisam o comportamento do criminoso, criando um perfil para o suspeito com base em seus crimes.

Cada membro da equipe possui especialidades únicas e são bem leais uns aos outros, porém, devido ao trabalho desgastante, suas vidas pessoais não são das mais felizes.

Possui duas temporadas disponíveis na Netflix.

Breaking Bad (2008 – 2013)

Uma das melhores produções de todos os tempos, Breaking Bad é uma série de drama e crime que narra a história de Walter White, um professor de química brilhante que é diagnosticado com um câncer incurável.

Sua esposa está grávida, e, além disso, ele tem um filho deficiente. Temendo morrer deixando sua família desamparada, White se junta ao ex-aluno Jesse Pinkman e inicia sua vida no crime, usando seu conhecimento em química para produzir e vender a metanfetamina mais pura do mundo com o objetivo de juntar muito dinheiro antes de partir.

Ele enfrenta inúmeros desafios, seja a disputa com outros traficantes ou o fato de seu amigo e concunhado Hank Schrader ser um importante agente da Agência Anti-Drogas.

Possui suas 5 temporadas disponíveis na Netflix.

Better Call Saul (2015 -)

Se passando alguns anos antes dos acontecimentos de Breaking Bad, a história conta a trajetória de Saul Goodman, o advogado mais corrupto e carismático do mundo.

Antes de se tornar Saul Goodman, o homem era apenas Jimmy McGill, um advogado de pequenas causas procurando seu próprio destino e tentando se dar bem na vida.

A série acompanha a transformação de Jimmy em Saul, mostrando como ele foi se tornando o melhor defensor de criminosos do universo de Breaking Bad.

É possível assistir suas 3 temporadas pela Netflix.

Peaky Blinders (2013 -)

A série narra a história de uma gangue chamada Peaky Blinders – que realmente existiu no final do século XlX e início do século XX -, sendo ambientada na cidade de Birmingham, Inglaterra, no ano de 1919.

Ela é centrada nos membros da gangue e no líder Tommy Shelby, um homem feroz que busca subir na vida e dominar os negócios da cidade.

Suas 4 temporadas estão disponíveis na Netflix.

Narcos (2015 -)

Lançada em 2015, Narcos é inspirada em acontecimentos reais, e conta a história da criação do Cartel de Medellín, liderado por Pablo Escobar, um dos maiores traficantes de cocaína de todos os tempos e de outros cartéis da Colômbia.

Atualmente a série conta com 3 temporadas de 10 episódios cada, mostrando a luxuosa e conturbada vida dos traficantes e as investigações que os levaram à
cadeia.

É possível assistir suas 3 temporadas pela Netflix.

The Blacklist (2013 -)

O criminoso mais procurado do mundo, Raymond Reddington, decide misteriosamente se entregar ao FBI oferecendo uma parceria para ajudar a capturar outros importantes criminosos.

Em troca, ele deseja participar ativamente das missões de captura, e sua única exigência é trabalhar com a agente Elizabeth Keen.

The Blacklist é longa, possuindo mais de 130 episódios já lançados, porém é uma das ótimas opções para fãs de séries criminais e de um bom suspense.

Possui 4 temporadas na Netflix.

Sons of Anarchy (2008 – 2014)

Na pequena cidade fictícia no norte da Califórnia, Charming, vive o clube motociclistas Sons of Anarchy.

Eles lidam com quase todo tipo de atividades ilícitas, tráfico de drogas, venda de armas, entre outras, e, o presidente, Clay Morrow, é um homem que gosta da violência e é adepto da “velha escola”, enquanto o vice-presidente, Jax Teller, acredita que as coisas devem mudar, se baseando no diário de seu falecido pai.

Seus conflitos têm efeito tanto no clube quando em suas vidas pessoais nas relações com a família e os filhos.

Dexter (2006 – 2013)

Dexter foi adotado aos três anos por Harry Morgan, um oficial da polícia e a sua esposa Doris. Quando Harry descobre que Dexter mata todos os animais de estimação da vizinhança, ele passa a ver o garoto como um psicopata, e o ensina um código de conduta, que é canalizar todo seu ódio em punir quem realmente merece: criminosos.

Quando adulto, Dexter se porta como um cara normal durante o dia em seu trabalho para a polícia de Miami, porém, durante a noite, ele revela sua verdadeira natureza de assassino em série, indo atrás de criminosos e os matando com requintes de crueldade.

Com 96 episódios divididos em 8 temporadas, essa é uma das séries de crime que todo fã do gênero deve assistir.

True Detective (2014 -)

True Detective é uma série criminal que não segue uma história fixa, cada temporada narra investigações distintas com diferentes protagonistas.

Atualmente a série conta com duas temporadas já lançadas, e uma terceira já foi confirmada com previsão de estreia para 2019.

A 1ª temporada narra a história de Rust Cohle e Martin Hart, dois detetives que tiveram suas vidas entrelaçadas durante uma caçada de 17 anos por um serial killer em Louisiana.

Já a 2ª temporada conta a história de três policiais: Paul Woodrugh Vinci Raymond Velcoro e Ani Bezzerides e um criminoso, Frank Semyon, envolvendo um assassinato que dá início a um mistério envolvendo a máfia russa, e outros casos de corrupção.

Suas 2 temporadas estão disponíveis na Netflix.

Já decidiu qual das séries criminais vai começar a maratonar?

Aproveite para conferir também séries de suspense com tramas excelentes.