Natalie Portman Cisne Negro

O ano de 2017 está chegando ao fim – no momento que estou começando a escrever esse texto faltam apenas 4 dias -, e uma das coisas que eu gosto bastante de pensar é no que fiz, especialmente as que mais me alegraram por ter no meu ano, e filmes com certeza entram nessa lista. Me pergunto qual eu mais gostei de assistir no cinema, qual salvou uma noite chata, qual eu quero ver muitas outras vezes, qual uma vez só já bastou, qual eu dormi no meio…

Eu assino Netflix há pouco mais de um ano e, desde então, a minha lista de filmes anuais aumentou muito – séries também, claro. E uma das categorias que mais naveguei para procurar longas que eu não conhecia até então foi a de Suspense que, definitivamente, consagrei como meu gênero predileto de umas vez por todas. Justamente por isso, resolvi fazer essa lista, com nomes que reúnem boas histórias, contadas tão bem quanto.

Se você curte um bom suspense, confira a lista! (ah, não está em uma ordem de preferência, não consegui definir)

8 ótimos filmes de suspense Netflix:

Sobre meninos e lobos | Mystic River (2003)

Sobre meninos e lobos 2003
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h 17min
Direção: Clint Eastwood

Eu defino esse filme como: ‘apenas alguns minutos de trégua’. Ele começa relativamente tranquilo, apresentando três amigos de infância Dave (Tim Robbins), Sean (Kevin Bacon) e Jimmy (Sean Penn), até que, nos primeiros minutos do longa, um deles é separado do grupo, o que acaba distanciando todos eles. Após adultos, eles se reencontram, em meio a um caso policial, que faz com que relembrem fatos, que prefeririam manter lá onde estavam, no passado.

Zodíaco | Zodiac (2007)

Zodíaco 2007
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h 36min
Direção: David Fincher

Zodíaco tem seus primeiros minutos com cenas de crimes praticados por um serial killer. Um tempo depois, ele envia cartas para jornais da Califórnia assumindo a autoria de assassinatos. E é a partir desse momento, que começamos a acompanhar a obsessão de três homens pelo mistério: o cartunista Robert Graysmith (Gyllenhaal), o repórter Paul Avery (Downey Jr.) e o detetive David Toschi (Ruffalo). O filme é “dominado” pela investigação e os efeitos que ela vai causando na vida de cada um dos personagens.

As duas faces de um crime | Primal Fear (1996)

As duas faces de um crime 1996
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h 11min
Direção: Gregory Hoblit

Minha primeira dica sobre esse longa: evite spoilers ao máximo antes de assistí-lo, sério! É, definitivamente, um dos mais surpreendentes dessa lista no que diz respeito ao desfecho da história.

Ele se passa em Chicago, mostrando a história de um advogado oportunista em busca de fama que se oferece para defender o suspeito do crime contra um arcebispo.

Cisne Negro | Black Swan (2011)

Cisne Negro 2011
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h 43min
Direção: Darren Aronofsky

Um filme aparentemente inofensivo! Estrelado por Natalie Portman, o enredo gira em torno de uma produção do balé, O Lago dos Cisnes, em uma companhia famosa de Nova Iorque.

A bailarina escolhida para ser estrela da produção deve interpretar tanto o Cisne Branco, quanto o Cisne Negro. Nina (Portman) é dominada por um desejo de superação, para ser a escolhida. O que acontece no processo é surpreendente, emocionante e perturbador.

Trilha sonora impecável e cenas deslumbrantes marcam o longa.

O segredo dos seus olhos | El Secreto de Sus Ojos (2010)

O segredo dos seus olhos 2010
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h 09min
Direção: Juan José Campanella

Um filme argentino, o segundo latino-americano a receber o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Em 1999, Benjamín Espósito, um ex-servidor da justiça penal argentina, aposentado, decide usar seu tempo livre para escrever um livro. A história? Um caso real, ocorrido há 25 anos e que ele jamais esqueceu: o estupro seguido de assassinato da jovem Liliana Colotto.

Fazendo com que a história “retorne”, Espósito nos leva a conhecer detalhes até então ocultos do crime.

É surpreendente!

Os Suspeitos | Prisoners (2013)

Os Suspeitos 2013
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h 33min
Direção: Denis Villeneuve

Entre todos, este retrata uma história mais convencional de um bom suspense: “mocinhos”, polícia e detetive -; o que não faz os outros ruins, é claro, mas o torna mais fácil de ser entendido e ‘aceito’. Mas tem um detalhe, ele não é nada óbvio!

Depois que a filha de seis anos de Keller Dove (Hugh Jackman) e uma amiga dela são sequestradas, o pai enfrenta o departamento de polícia e o detetive Loki (Jake Gyllenhaal) encarregado do caso atrás de respostas, disposto a fazer justiça com as próprias mãos.

Muitos elementos, repleto de sutilezas e metáforas, sob um clima intrigante, dramático, tenso e intenso, da primeira à última cena.

Psicose | Psycho (1960)

Psicose 1960
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h 49min
Direção: Alfred Hitchcock

Acredito se quiser, mas por mais que suspense seja meu gênero predileto de filme, só fui assistir Psicose este ano. Dá zero pra ela! haha

Confesso que tinha um pouco de medo da cena mais famosa deste filme -, que se você não sabe qual é, não vou estragar a surpresa.

O enredo gira em torno da secretária Marion Crane (Leigh) que, após furtar uma quantia em dinheiro do seu empregador, foge para recomeçar sua vida. Uma tempestade a faz parar num hotel de beira de estrada. Lá, ela se depara com Norman Bates (Perkins), um rapaz aparentemente tranquilo, mas com atitudes estranhas. O que acontece a partir desse encontro é intrigante, envolvendo mais personagens e tomando rumos complexos.

É considerado um dos melhores filmes de Hitchcock e, mesmo após tantos anos da produção, ainda surpreende muito.

A pele que habito | La Piel que Habito (2011)

A pele que habito 2011
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h 57min
Direção: Pedro Almodóvar

O último do ano que assisti. Já havia lido algumas opiniões sobre -; muitas críticas.

Esse é o menos “suspense” da lista, é uma história intrigante e sombria de obsessão e vingança. Se passa em Toledo (ES), onde o cientista e cirurgião Robert Ledgard (Antonio Bandeiras) está pesquisando uma pele capaz de resistir ao fogo e a qualquer dano, após a morte de sua esposa, que foi queimada em um acidente de carro.

Se assistir, preste bastante atenção nos detalhes. O começo do filme pode ser um pouco confuso (ponto fraco), e alguns vai e volta no tempo de forma repentina não são fáceis de compreender, mas vale a pena chegar até o “the end” ou, no caso, “el fin”.

Bônus

Não tem no Netflix, mas valeram muito a pena ser vistos!

Seven – Os sete crimes capitais | Se7en (1995)

Seven - Os sete crimes capitais 1995
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h 10min
Direção: David Fincher

Dois policiais, o jovem David Mills (Brad Pitt) e o maduro, William Somerset (Morgan Freeman), são encarregados de uma tensa investigação: encontrar um serial killer que mata pessoas seguindo a ordem dos sete pecados capitais.

Um filme angustiante, com personagens muito bem construídos e uma trama que deixa a gente de queixo caído em suas mais de 2h.

O Silêncio dos Inocentes | The Silence of the Lambs (1991)

O Silencio dos Inocentes 1991
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h 58min
Direção: Jonathan Demme

Eu poderia te convencer a assisti-lo dizendo que este filme tem uma das atuações mais famosas do cinema e ganhou todos os Oscars principais: filme, diretor, ator, atriz e roteiro. Apenas.

Um suspense único, em que a gente tem que “confiar” no vilão todo o tempo para resolver o crime.

É isso! Muito bom poder dividir os filmes de suspense que marcaram meu 2017!

Lembrando que até o momento que concluí esse post, todos os 8 primeiros filmes da lista estavam na Netflix. Às vezes, alguns podem sair e também voltar, dependendo da procura.

E aí, se animou pra colocar algum na lista de favoritos?