Uma navegada pela Netflix pode nos apresentar boas surpresas cinematográficas. E para quem curte filmes de suspense, tem alguns títulos excelentes no catálogo, até mesmo alguns mais antigos.

É aquele gênero que mesmo se você conferiu o longa nos cinemas, vale assistir novamente, para garantir que não perdeu nenhum detalhe.

Tem boas histórias, contadas tão bem quanto, no melhor ritmo e com excelentes atuações. Então, confira a lista!

10 melhores filmes de suspense na Netflix

Zodíaco | Zodiac (2007)

Zodíaco (2007)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h36min
Direção: David Fincher

Zodíaco tem seus primeiros minutos com cenas de crimes praticados por um serial killer. Um tempo depois, ele envia cartas para jornais da Califórnia assumindo a autoria dos assassinatos.

E é a partir desse momento, que começamos a acompanhar a obsessão de três homens pelo mistério: o cartunista Robert Graysmith, o repórter Paul Avery e o detetive David Toschi.

O filme de suspense é “dominado” pela investigação e os efeitos que ela vai causando na vida de cada um dos personagens.

As Duas Faces de um Crime | Primal Fear (1996)

As Duas Faces de um Crime (1996)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h11min
Direção: Gregory Hoblit

O longa se passa em Chicago, mostrando a história de um advogado oportunista em busca de fama que se oferece para defender o suspeito do crime contra um arcebispo.

Com trama excelente e destaque para a atuação do Edward Norton, é um longa e tanto. Vale assistir até mais de uma vez!

Psicose | Psycho (1960)

Psicose (1960)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h49min
Direção: Alfred Hitchcock

É considerado um dos melhores filmes de Hitchcock e, mesmo após tantos anos da produção, ainda surpreende muito.

O enredo gira em torno da secretária Marion Crane que, após furtar uma quantia em dinheiro do seu empregador, foge a fim de recomeçar sua vida. Uma tempestade a faz parar num hotel de beira de estrada.

Lá, ela se depara com Norman Bates, um rapaz aparentemente tranquilo, mas com atitudes estranhas. O que acontece a partir desse encontro é intrigante, envolvendo mais personagens e tomando rumos complexos.

Após assisti-lo, se ainda quiser continuar acompanhando Norman Bates, entre as várias séries de suspense na Netflix, está Bates Motel, um prólogo para o filme Psicose.

A Mão Que Balança o Berço | The Hand That Rocks the Cradle (1992)

A Mão Que Balança o Berço (1992)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h44min
Direção: Curtis Hanson

Claire Bartel e Michael, seu marido, estão cansados de procurar uma babá. Até que Peyton Flanders se candidata ao emprego. Elegante, educada e dedicada, ela é simplesmente perfeita.

Ela toma conta do bebê, mas com o tempo, Claire começa a achar que Peyton está se comportando de uma maneira estranha.

Ótimas atuações, reviravoltas e jogos psicológicos marcam esse filme de suspense.

Os Outros | The Others (2001)

Os Outros (2001)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h45min
Direção: Alejandro Amenábar

Minha primeira dica sobre esse filme de suspense: evite spoilers ao máximo antes de assisti-lo.

Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace decide se mudar, juntamente com seus dois filhos – que possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol -, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra.

Quando eles contratam empregados para a casa as coisas começam a mudar.

Enredo, fotografia e a direção excelentes. Um dos melhores filmes de suspense!

Colateral | Collateral (2004)

Colateral (2004)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h00min
Direção: Michael Mann

Max, um taxista percebe que seu passageiro está o levando a dirigir por diferentes locais de Los Angeles até que as testemunhas de um crime estejam mortas. Vincent é um assassino de aluguel, que está na cidade com objetivo de completar o plano de um cartel do narcotráfico.

Ele precisa matar 5 testemunhas-chave de um processo e conta com Max para fugir da polícia local e do FBI, logo após cometer os assassinatos. Obrigado a seguir as ordens de Vincent, Max ainda precisa lidar com a possibilidade de ser morto por seu passageiro a qualquer momento.

Pontos altos: desenvolvimento, boas cenas de ação, trilha sonora e atuações de Jamie Foxx e Tom Cruise.

Old Boy | Oldeuboi (2003)

Old Boy (2003)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h59min
Direção: Park Chan-Wook

Oh Dae-su é preso depois de uma bebedeira. Ao sair da cadeia, ele resolve ligar para casa. É aniversário de três anos de sua filha. Na cena seguinte acorda em um quarto onde há apenas uma televisão. Sem saber por quem e nem por que, Oh Dae-su fica preso durante 15 anos.

Ao sair daquele lugar, procura entender o que se passou em sua vida. Mesmo afastado de tudo ele foi acusado de matar sua mulher. Oh Dae-su quer vingança. Custe o que custar. Para isso terá que viver uma história perturbadora, de fortes emoções.

Impactante, angustiante e intenso!

Amnésia | Memento (2000)

Amnésia (2000)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h56min
Direção: Christopher Nolan

Daqueles filmes de suspense que são verdadeiros quebra-cabeças. Roteiro inteligente e completo.

Um ladrão ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, ele sobrevive e a partir de então passa a sofrer de uma doença que o impede de gravar na memória fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo algo que acontece poucos instantes antes.

A partir de então ele parte em uma jornada pessoal, a fim de descobrir o assassino de sua mulher e vingá-la.

Onde os Fracos não Têm Vez | No Country for Old Men (2007)

Onde os Fracos não Têm Vez (2007)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h02min
Direção: Joel Coen, Ethan Coen

Texas, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss, que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo devido a isso.

Logo Anton Chigurh, um assassino psicótico sem senso de humor e piedade, é enviado em seu encalço. Porém, para alcançar Moss ele precisará passar pelo xerife local, Ed Tom Bell.

Suspense na medida, atuações impecáveis e boa fotografia. Tem ritmo mais lento, é um ponto importante para saber se resolve assisti-lo.

Ilha do Medo | Shutter Island (2010)

Ilha do Medo (2010)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h17min
Direção: Martin Scorsese

Em 1954, uma dupla de agentes federais investiga o desaparecimento de uma assassina que estava hospitalizada.

Ao viajarem para Shutter Island – ilha localizada em Massachusetts – para cuidar do caso, eles enfrentam desde uma rebelião de presos a um furacão, ficando presos no local e emaranhados numa rede de intrigas.

Bem amarrado, envolvente do início ao fim e surpreendente!

Bônus

Filmes de suspense que não tem na Netflix

[mas valeram muito a pena ser vistos!]

Seven – Os sete crimes capitais | Se7en (1995)

Seven - Os Sete Crimes Capitais (1995)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h10min
Direção: David Fincher

Dois policiais, o jovem David Mills e o maduro, William Somerset, são encarregados de uma tensa investigação: encontrar um serial killer que mata pessoas seguindo a ordem dos sete pecados capitais.

Um filme de suspense angustiante, com personagens muito bem construídos e uma trama que deixa a gente de queixo caído em suas mais de 2h.

O Silêncio dos Inocentes | The Silence of the Lambs (1991)

O Silêncio dos Inocentes (1991)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h58min
Direção: Jonathan Demme

Eu poderia te convencer a assisti-lo dizendo que este filme tem uma das atuações mais famosas do cinema e ganhou todos os Oscars principais: filme, diretor, ator, atriz e roteiro. Apenas.

Um filme de suspense único, em que a gente tem que “confiar” no vilão todo o tempo para resolver o crime.

Sobre Meninos e Lobos | Mystic River (2003)

Sobre Meninos e Lobos (2003)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h17min
Direção: Clint Eastwood

Minha definição para esse filme de suspense é: ‘apenas alguns minutos de trégua’. Ele começa relativamente tranquilo, apresentando três amigos de infância Dave, Sean e Jimmy, até que, nos primeiros minutos do longa, um deles é separado do grupo, o que acaba distanciando todos eles.

Após adultos, eles se reencontram, em meio a um caso policial, que faz com que relembrem fatos, que prefeririam manter lá onde estavam, no passado.

Cisne Negro | Black Swan (2011)

Cisne Negro (2011)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h43min
Direção: Darren Aronofsky

Um filme aparentemente inofensivo! Estrelado por Natalie Portman, o enredo gira em torno de uma produção do balé, O Lago dos Cisnes, em uma companhia famosa de Nova Iorque.

A bailarina escolhida para ser estrela da produção deve interpretar tanto o Cisne Branco, quanto o Cisne Negro. Nina é dominada por um desejo de superação, para ser a escolhida. O que acontece no processo é surpreendente, emocionante e perturbador.

Trilha sonora impecável e cenas deslumbrantes marcam esse filme de suspense.

Os Suspeitos | Prisoners (2013)

Os Suspeitos (2013)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h33min
Direção: Denis Villeneuve

Entre todos, este retrata uma história mais convencional de um bom suspense: “mocinhos”, polícia e detetive -; o que não faz os outros ruins, é claro, mas o torna mais fácil de ser entendido e ‘aceito’. Mas tem um detalhe, ele não é nada óbvio!

Depois que a filha de seis anos de Keller Dove e uma amiga dela são sequestradas, o pai enfrenta o departamento de polícia e o detetive Loki encarregado do caso atrás de respostas, disposto a fazer justiça com as próprias mãos.

Muitos elementos, repleto de sutilezas e metáforas, sob um clima intrigante, dramático, tenso e intenso, da primeira à última cena.

O Segredo dos Seus Olhos | El Secreto de Sus Ojos (2010)

O Segredo dos Seus Olhos (2010)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h09min
Direção: Juan José Campanella

Um filme argentino, o segundo latino-americano a receber o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Em 1999, Benjamín Espósito, um ex-servidor da justiça penal argentina, aposentado, decide usar seu tempo livre para escrever um livro. A história? Um caso real, ocorrido há 25 anos e que ele jamais esqueceu: o estupro seguido de assassinato da jovem Liliana Colotto.

Fazendo com que a história “retorne”, Espósito nos leva a conhecer detalhes até então ocultos do crime.

Importante: até o momento de conclusão dessa postagem, todos os 10 primeiros filmes da lista estavam na Netflix. Caso você veja que algum saiu do catálogo e quiser colaborar para removermos da lista, é só deixar aí nos comentários.

E aí, se animou pra colocar algum dos filmes de suspense na lista de favoritos?