Tudo sobre a Manopla do Infinito

A Manopla do Infinito é um dos artefatos mais poderosos do Universo Marvel (caso esteja “equipada” e seja bem utilizada por seu portador). Isso faz com que ela seja cobiçada por diversos personagens que estão em busca de poder – heróis ou vilões.

Por mais que muitos a associam a Thanos, devido a sua criação e usos para aniquilar boa parte da existência do universo, a história da Manopla do Infinito também envolve boas causas.

Conheça um pouco mais sobre a Manopla do Infinito, desde o motivo de sua criação, até o que ela é capaz.

Curiosidades e História da Manopla do Infinito do Universo Marvel

Primeira aparição

Silver Surfer Vol #44 - Primeira aparição da Manopla do Infinito
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

A Manopla do Infinito (The Infinity Gauntlet) apareceu pela primeira vez nos quadrinhos do Surfista Prateado, na edição “Silver Surfer Vol #44”, na história escrita pelo quadrinista Jim Starlin, que foi publicada no ano de 1990, onde Thanos aparece empunhando o artefato – até então desconhecido – pela primeira vez.

Afinal, o que é a Manopla do Infinito?

Thanos Joias do Infinito
(Screen Rant/Reprodução)

A Manopla do Infinito é uma luva criada para acoplar todas as seis Joias do Infinito de uma vez só, permitindo que seu usuário tenha maior controle sobre esses artefatos de poder.

Ela foi moldada por Thanos após ele reunir todas as seis Joias, se tornando um dos seres mais poderosos da Marvel. Seu grande objetivo era impressionar e finalmente conquistar a afeição da Entidade Cósmica Morte; por quem ele se apaixonou perdidamente ainda jovem.

Quando está com a Manopla do Infinito (com todas as Joias) em punho, pode-se dizer que Thanos se torna um deus. Certa vez, o Titã Louco foi capaz de remover metade da população do universo com extrema facilidade ao utilizar tal poder; além de vencer grupos de heróis e várias Entidades Cósmicas sem o menor problema.

Mas como sempre, ele teve a Manopla do Infinito retirada de sua mão e acabou sendo derrotado por algum “descuido”, como normalmente acontece por se auto-sabotar.

Ela concede poderes a seu usuário?

Thanos Manopla do Infinito
(Google Plus/Reprodução)

Isso é uma dúvida bem comum entre as pessoas que não conhecem os quadrinhos, e a resposta é: não; a Manopla do Infinito não possui nenhum poder especial, ela é “apenas” um artefato místico criado para que as Joias do Infinito possam ser armazenadas no mesmo lugar, canalizando o poder de cada uma das seis.

Com as Joias acopladas, a Manopla do Infinito se torna uma das armas mais poderosas do Universo Marvel, fazendo com que seu usuário fique quase onipotente (todo-poderoso), quase onisciente (saber absoluto) e quase onipresente (que está presente em todos os lugares). Mas sem elas, como podemos dizer, a Manopla é apenas um “enfeite”.

Um de seus ‘pontos fracos’ é que ela só pode ser utilizada no universo em que foi criada. Existem diferentes versões da Manopla do Infinito em outros universos.

A Manopla do Infinito é exclusiva do Thanos?

Thanos Manopla do Infinito com as Joias do Infinito
(CBR/Reprodução)

Apesar de ser seu criador, a Manopla não é um objeto exclusivo do Titã Louco, e já foi utizada por diversos outros personagens do Universo Marvel, e até mesmo pelo vilão da concorrente, Darkseid, da DC, a quem Thanos se assemelha bastante. Conheça alguns desses usuários logo abaixo:

Alguns dos personagens além de Thanos que já utilizaram a Manopla do Infinito

Homem de Ferro

Avengers #12 (2011) - Homem de Ferro com a Manopla do Infinito
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Em Avengers #12 (2011), quando estava na prisão, o vilão Hood descobre a localização de uma das Joias do Infinito que está sem proteção, ele então consegue escapar, a busca e consegue obtê-la, tentando ainda reunir as outras cinco, pois está desesperado por poder.

Depois de vários eventos, Hood é confrontado pelos Vingadores, que tentam convencê-lo a desistir de seus planos, porém ele se recusa a escutar os heróis. O Homem de Ferro acaba o enganando e tomando as Joias que estão em sua posse, utilizando todas de uma vez na Manopla do Infinito, sendo o primeiro humano a usar o objeto.

Como resultado, Hood foi mandado de volta à prisão.

Darkseid

Darkseid com a Manopla do Infinito
(Ultimate Comic Con/Reprodução)

No primeiro crossover da Marvel Comics e DC Comics do século XXl, em um encontro entre os Vingadores e a Liga da Justiça (com 4 edições diferentes nos quadrinhos, que foram lançados em 2003 e 2004), a Manopla do Infinito caiu nas mãos de nada mais nada menos que Darkseid, o Senhor de Apokolips e um dos vilões mais cruéis das HQs.

Darkseid tem o objetivo de dominar todo o universo, e com tal poder isso seria possível, colocando toda a existência em risco. Mas, felizmente, como já citado acima, a Manopla do Infinito só funciona em seu respectivo universo, ou seja, a luva não teve serventia para o supervilão. Além disso, também foi descoberto que as Joias do Infinito não têm poder no Universo DC.

Senhor Fantástico

Reed Richards, o Senhor Fantástico com a Manopla do Infinito
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Outro personagem que também já empunhou a Manopla do Infinito foi Reed Richards, o Senhor Fantástico.

O Senhor Fantástico certa vez iniciou uma missão a fim de reunir as seis Joias para que elas não caíssem nas mãos erradas. Ele já tinha três em sua posse, e então reuniu os Illuminati para conseguir as três últimas.

Depois de alguns eventos, ele consegue reunir todas e coloca-las na Manopla do Infinito, mas quase se perdeu para o poder, sendo salvo por Uatu, o Vigia.

Após isso, cada um dos membro dos Illuminati dividiram as Joias entre si para mantê-las seguras, pois consideraram que elas eram perigosas demais para ficarem juntas.

Papai Noel

Papai Noel com a Manopla do Infinito
(Dorkly/Reprodução)

Na Marvel, o Papai Noel realmente existe, e aparentemente é amigo de Tony Stark, o Homem de Ferro.

Em um especial de Natal, lançado em 2009, o grupo de super-heróis, Illuminati, descobre que todas as renas do Papai Noel na verdade são Skrulls disfarçados, fazendo com que a festividade fique ameaçada.

Com o objetivo de salvar o Natal, o Papai Noel pergunta aos Illuminati se eles poderiam o emprestar a Manopla do Infinito para que ele conseguisse entregar todos os brinquedos a tempo.

Os Illuminati até emprestaram, mas as coisas não saíram como o esperado, e o Papai Noel perdeu o controle ao utilizar a Manopla; fazendo com que o grupo de heróis tivesse que detê-lo.

Felizmente, o Natal foi salvo graças as renas robóticas que Tony Stark havia construído.

Nebulosa

Nebula com a Manopla do Infinito vs Thanos
(Ultimate Comic Con/Reprodução)

Nebulosa se autointitulava a neta de Thanos, e após ele tomar conhecimento disso e se encontrar com ela, negou tudo e ainda considerou aquilo um insulto, a transformando em uma “criatura” horrível, quase sem consciência.

Após encontrar todas as Joias e usá-las na Manopla do Infinito, Thanos fez coisas terríveis, vencendo os heróis e as Entidades Cósmicas que o enfrentaram, porém, em um momento de descuido, Nebulosa conseguiu arrancar a luva de sua mão, desfazendo tudo que ele havia feito.

Nebulosa tinha o objetivo de conquistar o universo com esse poder, mas ela era inexperiente e não sabia controlar corretamente os artefatos místicos, sendo derrotada quando Adam Warlock conseguiu retirar a luva dela.

Adam Warlock

Adam Warlock com a Manopla do Infinito
(Mama’s Geeky/Reprodução)

Após Adam Warlock deter Nebulosa, ele pegou a Manopla do Infinito para si mesmo, ficando extremamente poderoso – pois ele é um dos personagens que possui maior domínio sobre os artefatos – e revertendo todos os danos que Thanos e Nebulosa haviam causado ao universo.

Mas, como de costume, ninguém consegue ficar com a Manopla do Infinito com as Joias por muito tempo, e Warlock foi confrontado pelo Tribunal Vivo, que o convenceu de que ele não era digno de tal poder, e que não conseguiria controlar as seis de uma vez, fazendo com que elas fossem divididas com outros personagens, onde cada um ficou com uma.

Pantera Negra

Pantera Negra com a Manopla do Infinito
(ResetEra/Reprodução)

Nem só de Vibranium vive o homem, e até mesmo o rei de Wakanda, T’Challa, o Pantera Negra, já teve que utilizar a Manopla do Infinito para salvar o universo das garras do Doutor Destino na saga da segunda Guerras Secretas.

Ele a encontra na edição “Guerras Secretas #6”, e utiliza o poder da Manopla para derrotar o vilão na edição “Guerras Secretas #9”. Após derrota-lo, ele volta ao passado e avisa o Senhor Fantástico sobre o que aconteceria, permitindo que o Doutor Destino fosse impedido antes de se tornar tão poderoso.

Capitão América

Capitão América com a Manopla do Infinito
(Comic Book/Reprodução)

O Pantera Negra descobre que uma terra alternativa está prestes a colidir com a sua terra, relatando isso aos Illuminati, que agora tinha o Capitão América como membro.

Os heróis do grupo se juntaram e decidiram que era necessário Usar a Manopla do Infinito para que a terra não fosse destruída.

O Capitão América foi o escolhido para realizar a missão, porém o plano dos heróis não deu certo, pois ao usar a Manopla com o objetivo de impedir a colisão, ela acabou sendo destruída, assim como cinco das Joias, restando apenas a do Tempo.

Restou apenas uma maneira de salvar a terra comum, que seria destruir a alternativa. Obviamente, o Capitão América não concordou com isso, tendo sua mente apagada para que não se lembrasse mais dos Illuminati e nem de suas ações.

As seis Joias do Infinito

Manopla do Infinito com as Joias do Infinito
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Bom, como sem as Joias do Infinito a Manopla não serve praticamente para nada, conheça de forma resumida quais são as seis e quais poderes elas possuem.

Joia da Realidade (Vermelha): seu portador adquire a capacidade de manipular, criar e desfazer realidades, mesmo que vá contra as leis da física. É descrita como a mais perigosa das seis, sendo muito difícil de controlar;

Joia da Mente (Amarela): permite ao usuário manipular, ler e entrar nas mentes de seres vivos e sobrecarregá-las, além de criar ilusões. Ela aumenta infinitamente o poder mental de quem a detém, dando acesso a todas as mentes existentes ao mesmo tempo – embora isso também seja extremamente difícil de controlar;

Joia do Tempo (Verde): permite ao usuário manipular o tempo – presente, passado e futuro – e viajar através dele;

Joia do Espaço (Azul): possibilita ao seu usuário manipular ilimitadamente o espaço, se teletransportar, criar buracos de minhoca, etc;

Joia da Alma (Laranja): permite ao usuário manipular e absorver almas dos seres vivos ou mortos. Além disso, seu detentor tem acesso a todas as almas existentes no universo ao mesmo tempo, dando-o controle sobre a vida e a morte;

Joia do Poder (Púrpura): concede a seu usuário um poder extremo, permitindo que ele manipule grandes quantidades de energia cósmica, além de aumentar o poder das outras Joias.

Joias do Infinito
(Superhero Wiki – Fandom/Reprodução)

Manopla do Infinito nos cinemas

Thanos (Josh Brolin) em Vingadores: Era Ultron (2015)
(IMDb/Reprodução)

A Manopla do Infinito já apareceu nos cinemas nas cena pós-créditos do filme Vingadores: Era de Ultron (2015), onde Thanos afirma que é hora de ele mesmo fazer isso, que é reunir as Joias do Infinito por contra própria. O Titã Louco estará a empunhando em Vingadores: Guerra Infinita, que estreia em abril de 2018.

E aos colecionadores de plantão, existem várias réplicas da Manopla do Infinito sendo vendidas pela internet, caso queira ter a sua, não precisa ser o Thanos, basta comprar uma (só que por um preço um pouco salgado).

Qual curiosidade foi a sua preferida sobre a Manopla do Infinito?