O Oscar é a cerimônia de premiação mais importante para homenagear os melhores filmes exibidos no ano anterior. O primeiro prêmio foi distribuído em 1929, o que mudou o cinema desde então. Atualmente, existem 24 categorias de prêmios na cerimônia. E como são muitos os filmes que ganharam o Oscar, vale conferir os que estão na Netflix.

Filmes que ganharam o Oscar disponíveis na Netflix

Filmes como Gladiador, A Noviça Rebelde, Menina de Ouro, Golpe de Mestre, O Silêncio dos Inocentes e A Lista de Schindler são alguns dos que já fizeram parte do catálogo, mas alguns acabam entrando e saindo rápido, então se programe para conferir o quanto antes esses da lista!

Forrest Gump: O Contador de Histórias | Forrest Gump (1994)

Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994)
(IMDb/Reprodução)

Forrest Gump é um jovem problemático, de QI bem inferior ao resto da população. Por conta do acaso, ele participa dos fatos mais importantes da história dos Estados Unidos em um período de 40 anos.

O filme ganhou em seis categorias, incluindo melhor filme, melhor diretor (Robert Zemeckis) e melhor ator (Tom Hanks).

O Homem Que Não Vendeu Sua Alma | A Man for All Seasons (1966)

O Homem Que Não Vendeu Sua Alma (1966)
(IMDb/Reprodução)

Uma adaptação da peça de Robert Bolt, onde um fervoroso católico se recusa a trair suas convicções para permitir que o rei da Inglaterra, Henrique VIII, se separe de sua esposa para poder se casar novamente.

Venceu nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor ator (Paul Scofield), melhor roteiro adaptado, melhor fotografia colorida e melhor figurino colorido.

Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância) | Birdman (or The Unexpected Virtue of Ignorance) (2014)

Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014)
(IMDb/Reprodução)

No passado, Riggan Thomson fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair.

Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner, Lesley e Laura, Riggan precisa lidar com seu agente Brandon e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente.

O filme foi indicado em nove categorias e venceu quatro: melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original e melhor fotografia.

Onde os Fracos não Têm Vez | No Country for Old Men (2007)

Onde os Fracos não Têm Vez (2007)
(IMDb/Reprodução)

Llewelyn Moss encontra uma picape com vários homens mortos, uma carga de heroína e dois milhões de dólares dentro. Ao ficar com o dinheiro para si, inicia-se uma cadeia de violência que nem o desiludido xerife Bell pode conter.

Ganhou quatro prêmios Oscar no 2008: melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro adaptado e melhor ator coadjuvante (Javier Bardem).

12 Anos de Escravidão | 12 Years a Slave (2013)

12 Anos de Escravidão (2013)
(IMDb/Reprodução)

Baseado em fatos reais, narra a história de Solomon Northup, um escravo liberto que é sequestrado em 1841 e forçado por um proprietário de escravos a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, nos Estados Unidos.

O longa foi indicado em 9 categorias e venceu 3 prêmios, o de melhor filme, melhor atriz coadjuvante (Lupita Nyong’o) e melhor roteiro adaptado.

Spotlight: Segredos Revelados | Spotlight (2015)

Spotlight: Segredos Revelados (2015)
(IMDb/Reprodução)

Os bastidores da investigação do Spotlight, um grupo de jornalistas de Boston, que descobriu um enorme escândalo de abuso sexual infantil dentro da arquidiocese católica local.

Foi indicado a seis Oscars na premiação de 2016, na qual venceu as categorias de melhor filme e melhor roteiro original.

*A lista é mantida atualizada.

Qual o seu preferido para conferir hoje mesmo? Veja também os melhores filmes na Netflix – ainda que não tenham levado o Oscar!