O cinema de nosso país é muito conhecido principalmente pelo lançamento de suas comédias no estilo “pastelão”, mas, muito além disso, alguns filmes nacionais merecem ser assistidos e apreciados pela grandeza de suas histórias. Se você já é fã de algumas produções brasileiras, certamente ficará ainda mais depois de assistir outros longas que compõem a lista.

Conheça alguns dos melhores filmes brasileiros com opções para todos os gostos!

Filmes brasileiros para todos os gostos

Ao contrário do que muitos pensam, o Brasil já produziu e ainda produz muitos filmes bons, de gêneros variados, que podem agradar a todo o tipo de público.

Confira uma seleção com algumas ótimas opções divididas por gênero, que vão desde comédias a filmes de drama, romance, ação e também produções clássicas que já são mais antigas!

A seguir você verá os seguintes filmes:

  1. Filmes nacionais de comédia
  2. Filmes nacionais de drama
  3. Filmes nacionais de romance
  4. Filmes nacionais de ação
  5. Filmes nacionais antigos

Pegue sua pipoca, se acomode no sofá e curta algumas das melhores produções do cinema nacional!

Filmes nacionais de comédia

Filmes nacionais de comédia

Para quem procura se divertir e dar boas risadas enquanto assiste uma produção nacional, veja algumas grandes opções de filmes de comédia que são bem engraçados!

O Auto da Compadecida (2000)

O Auto da Compadecida (2000)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h35min

Acompanhe as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos atrapalhados que passam seus dias enganando os moradores de Taperoá, no sertão da Paraíba, em busca do pão de cada dia.

Cine Holliúdy (2012)

Cine Holliúdy (2012)
(AdoroCinema/Reprodução)

Duração: 1h31min

A popularização da TV na década de 70 fez com que os habitantes de Pacatuba, uma cidade no interior do Ceará, se afastassem do cinema, fazendo com que Francisgleydisson, dono de um pequeno cinema no local tenha que encontrar maneiras de atrair o público para manter seu negócio vivo.

O Shaolin do Sertão (2016)

O Shaolin do Sertão (2016)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h40min

Na década de 80, vários lutadores de vale-tudo estão passando por dificuldades financeiras pela falta de lutas profissionais. A fim de continuarem vivendo do que gostam, eles percorrem as regiões do Brasil enfrentando valentões de cidades do interior.

Certo dia, quando o lutador Toni Tora Pleura chega à cidade de Quixadá, interior do Ceará, Aluízio Li, que é muito fã de filmes de artes marciais, vê a chance de se tornar um mestre como os protagonistas dos filmes que ele assiste.

Saneamento Básico, O Filme (2007)

Saneamento Básico, O Filme (2007)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h52min

Os moradores da pequena vila Linha de Cristal lutam para conseguir tratamento de esgoto onde vivem. Ao descobrirem que não há verbas para solucionar o problema, eles recebem a oportunidade de criar um vídeo de ficção sobre a obra no esgoto.

Eles se reúnem e passam a elaborar o roteiro de seu filme, que deve ser estrelado por um monstro que vive nas obras de uma fossa.

Filmes nacionais de drama

Filmes nacionais de drama

Se você procura uma história mais pegada, emocionante, e que, ao mesmo tempo gera reflexão, o cinema nacional também tem alguns bons filmes de drama; veja alguns e se surpreenda:

Cidade de Deus (2002)

Cidade de Deus (2002)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h10min

Crescido na Cidade Deus, uma favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio de Janeiro, o jovem Buscapé sempre temeu seguir a vida do crime. Ele se descobriu na fotografia e deseja se tornar fotógrafo, profissão para a qual ele demonstra ter grande talento.

Através da câmera de Buscapé o cotidiano violento do lugar é registrado e, suas fotos são usadas por Zé Pequeno, um traficante ambicioso, que deseja mostrar que é durão.

Central do Brasil (1998)

Central do Brasil (1998)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h53min

A ex-professora Dora vive como escrivã trabalhando na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, escrevendo cartas para analfabetos que desejam se comunicar com parentes ou pessoas próximas de outras regiões.

Ela embolsa o dinheiro dos clientes sem postar as cartas, pois as considera inúteis e sabe que eles nunca darão falta. Porém, um dia, quando Josué, um menino de 9 anos, vê sua mãe morrer atropelada, ela se sensibiliza e embarca em uma jornada pelo interior Nordeste com o menino em busca do pai que ele nunca conheceu.

Que Horas Ela Volta? (2015)

Que Horas Ela Volta? (2015)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h52min

Val é uma pernambucana que se mudou para São Paulo com o objetivo de dar uma vida melhor para sua filha Jéssica. Ela deixou a menina no interior de Pernambuco para morar na casa de seus patrões integralmente e se tornar babá de Fabinho.

Treze anos depois, Jéssica pede que a mãe a ajude a ir a São Paulo, pois deseja prestar vestibular. Os chefes dela aceitam e recebem a jovem de braços abertos, mas o comportamento dela complica as coisas na casa.

Bingo: O Rei das Manhãs (2017)

Bingo: O Rei das Manhãs (2017)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h53min

No longa, Augusto Mendes é um ator frustrado de pornochanchadas que sonha com o holofote. Sua chance surge quando ele se torna Bingo, um palhaço que apresenta um programa infantil na TV.

Ele rapidamente vira um grande sucesso, mas, uma cláusula no contrato o impede de mostrar o rosto por trás da máscara, fazendo dele o anônimo mais famoso do país.

Serra Pelada (2013)

Serra Pelada (2013)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h00min

Em 1980, dois amigos, Juliano e Joaquim, se empolgam quando descobrem sobre Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo.

Eles resolvem deixar São Paulo rumo ao estado do Pará sonhando em tirar a sorte grande e se tornarem ricos. No local, os dois mudam drasticamente por causa da violência e da ganância.

O Lobo Atrás da Porta (2013)

O Lobo Atrás da Porta (2013)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h41min

Após o desaparecimento de seu filho, Bernardo e Sylvia vão até a delegacia em busca de ajuda. O delegado que fica encarregado do caso resolve interrogá-los separadamente e, acaba descobrindo que Bernardo tinha uma amante, Rosa, que também é chamada para ser ouvida.

Com o depoimento dos três, o delegado descobre uma série de mentiras envolvendo amor, traição, ciúmes e vingança.

Filmes nacionais de romance

Filmes nacionais de romance

O Brasil também conta com boas produções com de filmes românticos que, além de boas histórias de amor, ainda são leves e divertidos; confira:

De Onde eu te Vejo (2016)

De Onde eu te Vejo (2016)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h30min

Após 20 anos de casamento, Ana Lúcia e Fábio decidem dar um ponto final em seu relacionamento. Ele se muda para um apartamento do outro lado da rua, mas os dois continuam próximos e acabam se “vigiando” pela janela de seu apartamento.

Além disso, eles também têm que lidar com crises no trabalho e com sua filha adolescente, enquanto reinventam o amor.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h36min

Leonardo é um adolescente cego que tem que lidar com a mãe super protetora enquanto busca se tornar mais independente. Certo dia, após conhecer Gabriel, um novo aluno da escola, Leonardo passa por uma mistura de sentimentos que o fazem ver o mundo de outra forma.

O Homem do Futuro (2011)

O Homem do Futuro (2011)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h46min

João/Zero é um cientista extremamente inteligente, mas muito infeliz por causa de acontecimentos de 20 anos atrás. Após uma experiência o mandar de volta ao passado, ele reencontra Helena, sua eterna paixão, mas acaba interferindo em acontecimentos do futuro.

Agora, Zero precisa consertar o que fez, mas tentando não perder Helena de novo.

Lisbela e o Prisioneiro (2003)

Lisbela e o Prisioneiro (2003)
(Globo Filmes/Reprodução)

Duração: 1h50min

Lisbela adora ir ao cinema e vive sonhando com os galãs dos filmes de Hollywood. Já Leléu, é um malandro conquistador que em meio a mais uma de suas aventuras chega à cidade onde vive Lisbela.

Ao se conhecerem, os dois logo se apaixonam, porém, existe um problema; Lisbela está noiva e, além disso, um matador está atrás de Leléu em busca de vingança.

Filmes nacionais de ação

Filmes nacionais de ação

Embora ação não seja o forte e nem o foco do cinema nacional, o Brasil também conta com algumas boas produções do gênero, tendo como destaque principalmente os dois filmes de Tropa de Elite dirigidos por José Padilha.

Tropa de Elite (2007)

Tropa de Elite (2007)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h55min

O Capitão Nascimento deseja deixar a corporação do BOPE a fim de ter mais tempo para a esposa e para o filho que está prestes a nascer. Antes de fazer isso, ele quer encontrar um substituto que esteja à sua altura.

Em paralelo, dois amigos de infância: Neto e André, se tornam policiais honestos que ficam indignados com a corrupção existente no batalhão em que atuam no Rio de Janeiro.

Quando os dois conhecem o BOPE, eles veem a chance de se juntar ao grupo, ao mesmo tempo que Nascimento vê neles um possível substituto.

Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010)

Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h55min

Após uma operação mal sucedida, Nascimento é afastado do BOPE e é enviado para a Secretaria de Segurança Pública do Estado. No novo emprego, ele descobre que o sistema é bem mais podre do que ele mesmo imaginava.

Não bastasse isso, seu filho Rafael, agora adolescente, não é muito ligado a ele e Rosane, e sua ex-esposa se juntou a Fraga, que pensa completamente diferente de Nascimento.

2 Coelhos (2012)

2 Coelhos (2012)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h48min

Após se envolver em um acidente de automóvel que resultou na morte de uma mulher e seu filho, Edgar é indiciado, porém escapa de ser preso graças à influência de um deputado estadual.

Ele então parte para Miami, onde retorna com um elaborado plano que atingirá tanto o deputado que o ajudou quanto um criminoso que nunca é preso por subornar pessoas influentes.

Filmes nacionais antigos

Filmes nacionais antigos

Nosso país também conta com alguns filmes antigos que já se tornaram clássicos do cinema brasileiro; conheça – ou reveja – alguns!

Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)

Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h50min

Certo dia, o vaqueiro Manuel se revolta com a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o. Ele passa a ser perseguido por jagunços e tem que fugir junto de sua esposa Rosa.

Os dois se juntam aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim de qualquer sofrimento, mas logo veem que as coisas não são o que parecem e se metem em mais confusões.

O Pagador de Promessas (1962)

O Pagador de Promessas (1962)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h37min

Após seu burro ser atingido por um raio, Zé do Burro faz uma promessa a Santa Bárbara em um terreiro de candomblé para que ela salve o animal. Quando o bicho volta ao normal, ele parte em busca de cumprir sua promessa: doar metade de sua propriedade e partir em uma caminhada de mais de 40 km, rumo a Salvador, carregando uma cruz de madeira imensa.

Como se a cruz de Zé já não fosse pesada demais, ele ainda tem que aturar sua esposa Rosa se engraçando com um cafetão, e também tem que lidar com a resistência do padre Olavo, que lhe nega a entrada em sua igreja por causa de a promessa ter sido feita em um terreiro de candomblé.

Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981)

Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h05min

Abandonado e vivendo nas ruas, Pixote sobrevive através de seus roubos. Ele já esteve em diversos reformatórios, mas isso só o piorou, pois nesses locais ele conviveu com todo tipo de criminoso.

Aos 11 anos, ele acaba se tornando um pequeno traficante de drogas, cafetão e até mesmo assassino.

Vidas Secas (1963)

Vidas Secas (1963)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h43min

Tentando escapar da seca no sertão nordestino, uma família composta por Fabiano, sua esposa Sinhá Vitória, dois filhos e a cachorra Baleia, vaga sem destino em busca de sobrevivência e de dias melhores.

Agora que você já conheceu uma grande variedade de bons filmes nacionais, veja também uma lista com alguns dos melhores filmes na Netflix e se prepare para ficar “grudado” na frente da TV nos finais de semana.