Se você parar para pensar, certamente vai se recordar de diversos filmes com protagonistas negros que você assistiu! Mas, infelizmente, às vezes por falta de maior divulgação ou mesmo representatividade, eles acabam passando despercebidos, sendo consumidos apenas por um público mais interessado em procurá-los. Então, pensando em aumentar o repertório, vale apreciar mais e mais trabalhos onde os atores e atrizes de destaque são negros, interpretando diferentes situações e épocas – a maioria não focados em escravidão, que é o que mais vemos por aí.

Filmes protagonizados por atores negros que são imperdíveis

Veja abaixo uma seleção de filmes bons protagonizados por atores negros que você deve assistir pelo menos uma vez na vida. As histórias são variadas e, muitas delas baseadas em fatos; confira!

Os Donos da Rua | Boyz n the Hood

Os Donos da Rua
(IMDb/Reprodução)

Gênero: Crime, Drama

Lançado em 1991, Os Donos da Rua é protagonizado pelo ator Cuba Gooding Jr., e conta a história de Tre Styles, um jovem negro rebelde e inteligente que é entregue a seu pai, Furious Styles, quando sua mãe conclui que não possui condições de criá-lo.

Apesar do local marcado pela violência, pobreza e desigualdade, Furious tenta passar valores éticos a Reva a fim de evitar que ele acabe fazendo escolhas erradas na vida.

Após sete anos morando no local ele faz dois grandes amigos: Tre Styles e Doughboy, cada um deles com um objetivo totalmente diferente.

Dia de Treinamento | Training Day

Dia de Treinamento
(IMDb/Reprodução)

Gênero: Crime, Drama, Suspense

Ao entrar para a equipe de narcóticos, Jake Hoyt, um jovem policial de Los Angeles, recebe como oficial e parceiro de treinamento Alonzo Harris, um policial veterano e corrupto que o expõe a todo tipo de corrupção.

Não bastasse isso, Jake ainda é acusado de assassinato por causa de Alonzo, que busca encobrir um engano cometido por ele junto à máfia russa.

Dia de Treinamento é um dos melhores filmes estrelados por Denzel Washington e lhe rendeu a estatueta de melhor ator no Oscar de 2002.

Cidade de Deus

Cidade de Deus
(IMDb/Reprodução)

Gênero: Drama

Cidade de Deus é provavelmente o filme brasileiro mais popular mundo afora, além de também ser uma das melhores produções da história do cinema nacional.

O filme narra a história dos moradores da Cidade de Deus, uma favela carioca conhecida pela violência, e tem como foco o personagem Buscapé, um jovem negro pobre, muito sensível, e que teme a possibilidade de algum dia se tornar um bandido.

Buscapé acaba se descobrindo através da fotografia e, graças a seu talento, consegue aos poucos seguir carreira na profissão. Através de suas lentes, ele fotografa o dia a dia da Cidade de Deus e pessoas totalmente diferentes entram em cena.

Cidade de Deus foi ignorado no Oscar de 2003 mas, em 2004, a Academia reconsiderou e ele foi indicado em quatro categorias: melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia e melhor edição. Não levou nenhuma das estatuetas, mas se consagrou entre os filmes nacionais como o com mais indicações.

Beasts of No Nation

Beasts of No Nation
(IMDb/Reprodução)

Gênero: Drama, Guerra

Beasts of No Nation segue Agu, uma criança inocente atingida pela guerra e transformado em soldado. Separado de sua família, ele tem que deixar a infância de lado para se tornar uma arma e lutar na guerra civil da África do Sul, onde é instruído pelo Comandante.

O filme conta com um elenco com atores já consolidados como Idris Elba e também com grandes surpresas, como é o caso de Abraham Attah, ator ganês que surpreendeu muito ao interpretar Agu.

Pantera Negra | Black Panther

Pantera Negra
(IMDb/Reprodução)

Gênero: Ação, Aventura, Fantasia

Lançado em 2018, Pantera Negra foi o primeiro filme da Marvel a ter um protagonista negro. Estrelado por Chadwick Boseman, o longa se provou um grande sucesso, tanto de crítica quando em questões financeiras, estando entre as 10 maiores bilheterias de todos os tempos com mais de 1 bilhão e 300 milhões de dólares arrecadados mundo afora.

O filme segue T’Challa que, após a morte de seu pai, o rei T’Chaka, assume o trono de Wakanda. Com a ajuda de Okoye, a líder das Dora Milaje, sua irmã Shuri, e também de sua grande paixão, Nakia, ele tenta fazer seu reino continuar próspero e seguro, enquanto procura por Ulysses Klaue, que roubou vibranium de Wakanda há alguns anos.

Selma: Uma Luta Pela Igualdade | Selma

Selma: Uma Luta Pela Igualdade
(IMDb/Reprodução)

Gênero: Biografia, Drama, História

Selma: Uma Luta Pela Igualdade é uma cinebiografia que narra a história de luta do pastor protestante e ativista social Martin Luther King Jr pelos direitos eleitorais da população negra dos Estados Unidos.

Em 1965, ele realizou marchas históricas entre a cidade de Selma, interior do Alabama, até Montgomery, a capital do estado, estimulando a opinião pública e convencendo o presidente Johnson a implementar a Lei dos Direitos de Voto.

O filme foi indicado em duas categorias do Oscar: melhor filme e melhor canção original, categoria em que venceu.

12 Anos de Escravidão | 12 Years a Slave

12 Anos de Escravidão
(IMDb/Reprodução)

Gênero: Biografia, Drama, História

Baseado em uma história real, 12 Anos de Escravidão inicia no ano de 1841 e segue Solomon Northup, um homem negro livre que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Certo dia, após aceitar um trabalho em outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado.

Vendido como escravo, Solomon tenta superar todo tipo de humilhação física e psicológica com o objetivo de sobreviver e um dia reencontrar sua família. Durante 12 anos, ele serve a dois senhores, Ford e Edwin Epps, ambos explorando os serviços de Solomon a sua maneira.

12 Anos de Escravidão foi indicado em 9 categorias ao Oscar de 2014 e venceu em três: melhor filme, melhor atriz coadjuvante (Lupita Nyong’o) e melhor roteiro adaptado.

Corra! | Get Out

Corra!
(IMDb/Reprodução)

Gênero: Terror, Suspense

Dirigido por Jordan Peele, Corra foi uma das maiores surpresas do cinema em 2017.

O filme tem como protagonista o ator Daniel Kaluuya, que interpreta o personagem Chris, um jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada Rose.

Ao chegar no local, inicialmente ele é tratado de uma maneira bem melhor do que imaginava, acreditando ser uma forma da família de Rose lidar com o fato de a filha namorar um rapaz negro, mas, com o tempo, percebe que existe algo muito mais perturbador no ar.

Corra foi indicado em quatro categorias do Oscar de 2018, e venceu na de melhor roteiro original.

Ray

Ray
(IMDb/Reprodução)

Gênero: Drama, Música, Biografia

Um filme baseado na vida e carreira do gênio da música Ray Charles, deficiente visual desde os 7 anos de idade. Inspirado por sua mãe, que sempre o incentivou a criar seu próprio caminho, ele criou seu próprio estilo musical.

Mesmo sendo extremamente talentoso e se tornando uma lenda da música, Ray teve sua vida e sua carreira abalada pelo uso de drogas e também por traumas de seu passado.

O filme foi lançado em 2004 e rendeu a Jamie Foxx o Oscar de melhor ator, assim como outros diversos prêmios da Academia de Cinema.

Uma Voz Nas Sombras | Lilies of the Field

Uma Voz Nas Sombras
(IMDb/Reprodução)

Gênero: Comédia dramática

Certo dia, Homer Smith, um operário de construção desempregado, para seu carro em uma fazenda devido a um superaquecimento do motor.

No local, vivem algumas freiras católicas do leste europeu, sendo Maria a madre superiora. Ela acredita que Homer foi enviado por Deus para ajudá-las a construir uma igreja na região. Mesmo relutante, aos poucos ele se envolve com as freiras e as ajuda em suas tarefas mesmo sabendo que não receberá nada pelos serviços prestados.

Uma Voz Nas Sombras foi lançado em 1963 e foi um grande marco, pois foi no Oscar de 1964 Sidney Poitier que se tornou o primeiro negro a levar a estatueta de melhor ator principal para casa por causa de sua grande atuação como Homer Smith.

Estrelas Além do Tempo | Hidden Figures

Estrelas Além do Tempo
(IMDb/Reprodução)

Gênero: Drama, Biografia

No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA – formada exclusivamente por mulheres afro-americanas – provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos.

Ela lideraram uma das maiores operações tecnológicas registradas na história estado-unidense e se tornaram verdadeiras heroínas da nação.

Malcolm X

Malcolm X
(IMDb/Reprodução)

Gênero: Drama, Biografia, História

Filme baseado na história do líder afro-americano Malcolm X. Sua vida foi uma luta desde a infância: seu pai assassinado por membros Klu Klux Klan, e mais tarde sua mãe internada por insanidade.

Aos poucos ele se tornou um importante símbolo para os afro-americanos graças a seus ideais, abalando a consciência política de um Estados Unidos onde negros não podiam frequentar universidade nem se sentar nos lugares da frente dos transportes públicos.

O filme foi lançado em 1992 e indicado a duas categorias do Oscar de 1993: melhor ator, graças a grande performance de Denzel Washington, e também na categoria de melhor figurino.

À Procura da Felicidade | The Pursuit of Happyness

À Procura da Felicidade
(IMDb/Reprodução)

Gênero: Drama, Biografia

Baseado em uma história real, À Procura da Felicidade segue Chris Gardner, um pai de família com sérios problemas financeiros.

Apesar de todas as tentativas para manter a família unida, sua esposa, Linda, decide partir. Solteiro e com um filho de 5 anos para cuidar, Chris passar a lutar diariamente para superar seus duros problemas enquanto tenta ser um pai amoroso mesmo com todas as condições adversas.

À Procura da Felicidade é um dos melhores filmes do Will Smith (senão o melhor) e rendeu ao ator a indicação ao Oscar de 2004 na categoria de melhor ator, além de indicações em outras premiações.

Alguns destes filmes estão disponíveis na Netflix ou em outros serviços de streaming. Comece a maratona o quanto antes!