O cinema nacional é marcado por lançamentos de diversas comédias – normalmente do tipo pastelão -, mas apesar dessa “fama”, nem só de risos e trapalhadas vivem as produções feitas em terras tupiniquins. Uma prova disso são os variados gêneros de filmes brasileiros na Netflix, especialmente os de drama, e também documentários marcantes.

Melhores filmes brasileiros na Netflix

Abaixo você confere uma lista com ótimos longas nacionais, entre eles os aclamados Tropa de Elite (2007) e Cidade de Deus (2002).

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
(IMDb/Reprodução)

Leonardo é um adolescente cego em busca de sua independência. Seu cotidiano, a relação com a melhor amiga, Giovana, e a sua forma de ver o mundo ganham novos contornos com a chegada de Gabriel.

É um excelente filme de drama nacional!

Nise: O Coração da Loucura (2015)

Nise: O Coração da Loucura (2015)
(IMDb/Reprodução)

Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira propõe uma nova e revolucionária forma de tratamento aos pacientes que sofrem de esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia.

O Silêncio do Céu (2016)

O Silêncio do Céu (2016)
(IMDb/Reprodução)

Vítima de um estupro dentro de sua própria casa, Diana escolhe manter o trauma em segredo. Mario, seu marido, também tem algo a esconder.

O silêncio que toma conta do casal ao longo dos dias se transforma, aos poucos, em uma espécie de violência peculiar.

Menino Maluquinho: O Filme (1994)

Menino Maluquinho: O Filme (1994)
(IMDb/Reprodução)

Maluquinho é um garoto como qualquer outro de sua idade: brincalhão, esperto e levado. Ele teve a sorte de nascer numa família que lhe dá carinho e permite realizar todas as suas fantasias e diversões da infância.

Isso não impede que ele também passe por alguns sustos… daqueles que tiram os pais do sério e, às vezes, fazem eles saírem correndo para acudir o filho que “aprontou alguma daquelas”.

Um ótimo filme para crianças na Netflix!

Paraíso Perdido (2017)

Paraíso Perdido (2017)
(IMDb/Reprodução)

Paraíso Perdido é um clube noturno gerenciado por José e movimentado por apresentações musicais de seus herdeiros. O policial Odair se aproxima da família ao ser contratado para fazer a segurança do jovem talento Ímã, neto de José e alvo frequente de homofóbicos.

Aos poucos o laço entre o agente e o clã de artistas românticos vai se revelando mais e mais forte, e com nós surpreendentes.

Cidade de Deus (2002)

Cidade de Deus (2002)
(IMDb/Reprodução)

A história inspirada em fatos reais narrados por um jornalista que foi morador da Cidade de Deus, conta a vida de um garoto chamado Buscapé desde sua infância, nos anos 60, até o final dos anos 70, dando uma ideia da criação das favelas, da origem do tráfico de drogas e de sua relação no dia a dia dos moradores.

O filme brasileiro foi indicado a 4 Oscars.

Mais Forte que o Mundo: A História de José Aldo (2016)

Mais Forte que o Mundo: A História de José Aldo (2016)
(IMDb/Reprodução)

A luta pela superação do lutador brasileiro José Aldo, que cresceu em uma periferia pobre de Manaus para ganhar os ringues como campeão de MMA.

De Onde Eu Te Vejo (2016)

De Onde Eu Te Vejo (2016)
(IMDb/Reprodução)

Ana Lúcia e Fábio decidem se separar após vinte anos de casamento e ele se muda para um apartamento do outro lado da rua. Além da separação, eles passam por uma crise no trabalho e precisam enfrentar a iminente mudança de cidade da filha.

Com todas essas mudanças, eles precisam aprender a viver essa nova realidade e reinventar o amor.

Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (2019)

Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (2019)
(IMDb/Reprodução)

Na cidade de Toritama, considerada um centro ativo do capitalismo local, mais de 20 milhões de jeans são produzidas anualmente em fábricas caseiras. Orgulhosos de serem os próprios chefes, os proprietários destas fábricas trabalham sem parar em todas as épocas do ano, exceto o carnaval: quando chega a semana de folga eles vendem tudo que acumularam e descansam em praias paradisíacas.

Documentários brasileiros na Netflix

Os documentários brasileiros que estão na plataforma que também valem muito a pena conferir; veja:

O Renascimento do Parto (2013)

O Renascimento do Parto (2013)
(Revista Crescer/Reprodução)

O documentário retrata a grave realidade obstétrica mundial e, sobretudo, a brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias.

Quanto Tempo o Tempo Tem (2015)

Quanto Tempo o Tempo Tem (2015)
(Agência de Notícias das Favelas/Reprodução)

O documentário oferece uma investigação sobre as principais linhas de nossa consciência sobre o passar das horas, um questionamento sobre a falta de tempo no mundo contemporâneo e uma reflexão sobre civilização e o futuro da existência humana.

VIPs: Histórias Reais de um Mentiroso (2010)

VIPs: Histórias Reais de um Mentiroso (2010)
(Netflix/Reprodução)

Documentário sobre Marcelo Nascimento, que ao longo de vários anos assumiu diversas identidades, chegando a enganar um grupo de celebridades.

Já escolheu por qual filme brasileiro vai começar? Aproveite também mais dicas que garimpamos no serviço de streaming em: filmes Netflix!