O cinema nacional é marcado por lançamentos de diversas comédias – normalmente do tipo pastelão -, mas apesar dessa “fama”, nem só de risos e trapalhadas vivem as produções feitas em terras tupiniquins. Uma prova disso são os variados gêneros de filmes brasileiros na Netflix, especialmente os de drama, e também documentários marcantes.

Melhores filmes brasileiros na Netflix

Abaixo você confere uma lista com ótimos longas nacionais, entre eles os aclamados Tropa de Elite (2007) e Cidade de Deus (2002).

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
(IMDb/Reprodução)

Leonardo é um adolescente cego em busca de sua independência. Seu cotidiano, a relação com a melhor amiga, Giovana, e a sua forma de ver o mundo ganham novos contornos com a chegada de Gabriel.

É um excelente filme de drama nacional!

Nise: O Coração da Loucura (2015)

Nise: O Coração da Loucura (2015)
(IMDb/Reprodução)

Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira propõe uma nova e revolucionária forma de tratamento aos pacientes que sofrem de esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia.

O Silêncio do Céu (2016)

O Silêncio do Céu (2016)
(IMDb/Reprodução)

Vítima de um estupro dentro de sua própria casa, Diana escolhe manter o trauma em segredo. Mario, seu marido, também tem algo a esconder.

O silêncio que toma conta do casal ao longo dos dias se transforma, aos poucos, em uma espécie de violência peculiar.

Tropa de Elite (2007)

Tropa de Elite (2007)
(IMDb/Reprodução)

Um dos filmes brasileiros mais aclamados também está na Netflix!

Rio de Janeiro, 1997. Nascimento é um capitão do BOPE, a Tropa de Elite da Polícia Militar. Ele é indicado para comandar uma operação que combaterá o tráfico de drogas no morro do Turano. Isso porque o Papa visitará o país e vai dormir uma noite na casa do cardeal-arcebispo perto dali.

Chefiando uma missão que lhe parece absurda, Nascimento procura um substituto. É quando os policiais Neto e Matias entram para a corporação. O primeiro se destaca pela coragem, o segundo pela inteligência e ambos pela honestidade.

Faroeste Caboclo (2013)

Faroeste Caboclo (2013)
(IMDb/Reprodução)

Faroeste Caboclo narra a história de João de Santo Cristo, um traficante nascido no Nordeste do Brasil, que se muda para Brasília e se redime ao apaixonar-se por uma mulher chamada Maria Lúcia, sendo posteriormente assassinado por Jeremias, um traficante rival.

O filme é inspirado na música homônima de Renato Russo, do Legião Urbana.

Menino Maluquinho: O Filme (1994)

Menino Maluquinho: O Filme (1994)
(IMDb/Reprodução)

Maluquinho é um garoto como qualquer outro de sua idade: brincalhão, esperto e levado. Ele teve a sorte de nascer numa família que lhe dá carinho e permite realizar todas as suas fantasias e diversões da infância.

Isso não impede que ele também passe por alguns sustos… daqueles que tiram os pais do sério e, às vezes, fazem eles saírem correndo para acudir o filho que “aprontou alguma daquelas”.

Um ótimo filme para crianças na Netflix!

Paraíso Perdido (2017)

Paraíso Perdido (2017)
(IMDb/Reprodução)

Paraíso Perdido é um clube noturno gerenciado por José e movimentado por apresentações musicais de seus herdeiros. O policial Odair se aproxima da família ao ser contratado para fazer a segurança do jovem talento Ímã, neto de José e alvo frequente de homofóbicos.

Aos poucos o laço entre o agente e o clã de artistas românticos vai se revelando mais e mais forte, e com nós surpreendentes.

Cidade de Deus (2002)

Cidade de Deus (2002)
(IMDb/Reprodução)

A história inspirada em fatos reais narrados por um jornalista que foi morador da Cidade de Deus, conta a vida de um garoto chamado Buscapé desde sua infância, nos anos 60, até o final dos anos 70, dando uma ideia da criação das favelas, da origem do tráfico de drogas e de sua relação no dia a dia dos moradores.

O filme brasileiro foi indicado a 4 Oscars.

Mais Forte que o Mundo: A História de José Aldo (2016)

Mais Forte que o Mundo: A História de José Aldo (2016)
(IMDb/Reprodução)

A luta pela superação do lutador brasileiro José Aldo, que cresceu em uma periferia pobre de Manaus para ganhar os ringues como campeão de MMA.

Saneamento Básico, O Filme (2007)

Saneamento Básico, O Filme (2007)
(IMDb/Reprodução)

Em uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto é uma emergência antiga e sempre ignorada pelas autoridades.

Uma comissão resolve pleitear a obra através dos recursos da subprefeitura. No entanto, são informados de que não há verba para saneamento básico, mas que sobra para a produção de um vídeo.

O grupo resolve então fazer um vídeo sobre o saneamento básico. Mas o que ninguém esperava é que o grupo amador se envolveria tanto nessa produção que ganha até prêmio na cidade, e que a obra viraria ator coadjuvante.

Documentários brasileiros na Netflix

Os documentários brasileiros que estão na plataforma que também valem muito a pena conferir; veja:

O Renascimento do Parto (2013)

O Renascimento do Parto (2013)
(Revista Crescer/Reprodução)

O documentário retrata a grave realidade obstétrica mundial e, sobretudo, a brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias.

Quanto Tempo o Tempo Tem (2015)

Quanto Tempo o Tempo Tem (2015)
(Agência de Notícias das Favelas/Reprodução)

O documentário oferece uma investigação sobre as principais linhas de nossa consciência sobre o passar das horas, um questionamento sobre a falta de tempo no mundo contemporâneo e uma reflexão sobre civilização e o futuro da existência humana.

Ilegal (2014)

Ilegal (2014)
(GaúchaZH/Reprodução)

De um lado, uma menina de 5 anos com uma forma de epilepsia rara, grave e sem cura. Do outro, uma substância derivada da maconha que acaba com as convulsões da criança. Entre as duas, uma lei que torna o tratamento impossível.

O filme mostra a luta de uma mãe para garantir à sua filha o direito à saúde, e como seu exemplo deu origem a um movimento nacional pela legalização da cannabis medicinal.

Senna (2010)

Senna (2010)
(IMDb/Reprodução)

Documentário que conta a trajetória do piloto brasileiro Ayrton Senna, incluindo aspectos pessoais como sua preparação física e espiritual para as corridas.

O filme aborda ainda o legado deixado pelo ícone do automobilismo após sua morte no GP de San Marino, em 1º de maio de 1994.

VIPs: Histórias Reais de um Mentiroso (2010)

VIPs: Histórias Reais de um Mentiroso (2010)
(Netflix/Reprodução)

Documentário sobre Marcelo Nascimento, que ao longo de vários anos assumiu diversas identidades, chegando a enganar um grupo de celebridades.

Já escolheu por qual filme brasileiro vai começar? Aproveite também mais dicas que garimpamos no serviço de streaming em: filmes Netflix!