Diferenças Pantera Negra no filme e nos quadrinhos

Apesar de a grande maioria dos filmes de heróis serem baseados nas histórias em quadrinhos, é algo bem comum que ambos tenham suas diferenças, pois seria quase impossível criar uma trama 100% fiel as HQs nas telonas, já que isso demandaria um longa – ou até mais que um – com muitas e muitas horas de duração só para explorar poucos personagens. Ou mesmo considerando que podem atingir públicos diferentes, algumas adaptações são necessárias.

Com o novo filme da Marvel, Pantera Negra, isso não é diferente, e nele, apesar de a história do longa ser bem fiel a alguns traços dos quadrinhos, também existem várias diferenças, criadas de acordo com a visão do diretor Ryan Coogler, que adaptou seu roteiro de um jeito que se encaixaria nos cinemas e ao tempo de tela do filme.

Como fã de quadrinhos, acompanho a história e a evolução do personagem, então listei algumas diferenças que consegui notar entre as duas mídias; confira!

7 diferenças entre o filme e os quadrinhos do Pantera Negra, o rei de Wakanda [Contém spoilers necessários]!

M’Baku não é um vilão no filme

Diferença M'Baku filme e quadrinhos
(IMDb/Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Nos quadrinhos, M’Baku, conhecido como Man-Ape (no Brasil Homem-Gorila), é um dos maiores inimigos de T’Challa, além de um vilão bastante cruel, sem honra e que faz de tudo pelo o que deseja, mesmo que isso signifique a morte de inocentes.

Já no filme, ele tem suas diferenças com o rei e o povo de Wakanda por causa dos costumes de sua tribo, Jabari, porém se mostra um guerreiro justo – aceitando sua derrota honradamente – e que paga o que ele considera como ‘dívida’. E não dá para não citar que ele tem um grande senso de humor, o agente Ross que o diga.

Erik Killmonger é parente de T’Challa

Diferença Erik Killmonger filme e quadrinhos
(IMDb/Marvel/Reprodução)

No filme, Erik Killmonger, batizado de N’Jadaka, pertence à família real de Wakanda, sendo filho do irmão do antigo rei, T’Chaka, e primo do atual, T’Challa. Já nos quadrinhos, eles não compartilham nenhum parentesco, apenas uma “relação de ódio” – mais por parte de Killmonger do que pelo Pantera Negra.

Nas HQs, esse ódio ao Pantera Negra é motivado devido ao que aconteceu ao seu pai, que foi obrigado a ajudar Ulysses Klaw na invasão de Wakanda – resultando em sua morte -, fazendo com que toda sua família fosse exilada da nação após o ocorrido.

Nakia tem seu amor correspondido e não é uma vilã

Diferença Nakia filme e quadrinhos
(IMDb/WorldofBlackHeroes/Reprodução)

Nos quadrinhos, Nakia é uma antiga Dora Milaje – que acabou se tornando uma vilã por causa de um amor não correspondido. Desde adolescente, ainda quando estava na fase de treinamento para se tornar uma guerreira wakandiana, ela já era apaixonada pelo rei T’Challa, porém ele sempre deixou claro que considerava as Dora Milaje (Nakia e Okoye) como filhas, sem nenhum interesse amoroso. O amor de Nakia foi crescendo e ficando cada vez mais doentio após alguns eventos, e ela se tornou Malícia, uma vilã e inimiga do Pantera Negra.

Já no filme, além de Nakia não ser uma Dora Milaje, é dito por Shuri que ela é a ex-namorada de T’Challa – que só se relacionou com ela nas HQs uma vez, mas foi por que estava sob ilusões lançadas pelo vilão Mephisto. O herói ainda nutre sentimentos por ela e, além disso, Nakia não se mostra obcecada pelo rei, pelo contrário, ele “corre” muito mais atrás dela do que ela dele.

Shuri e a realeza

Diferença Shuri filme e quadrinhos
(Screen Rant/Newsarama/Reprodução)

Shuri é uma personagem mais recente nas histórias do Pantera Negra, aparecendo pela primeira vez em 2005. Nos quadrinhos, ela deseja se tornar a primeira mulher Pantera Negra de Wakanda, desobedecendo sua própria mãe (Ramonda) para participar da competição e desafiar seu tio S’Yan no torneio que decidiria quem seria o novo rei do país.

Já no filme – que, para mim, ela foi um dos grandes destaques -, não existe essa ambição. Inclusive, um dos seus momentos memoráveis no longa, é quando ela faz uma brincadeira sobre quando é perguntado se alguém deseja desafiar T’Challa pelo trono, parecendo que seguiria um rumo parecido com as HQ’s, porém tudo não passou de uma piada. Shuri está mais interessada em criar seus equipamentos e a ajudar outras pessoas – seja melhorando a vida do povo wakandiano com sua tecnologia, ou passando seus conhecimentos para outras pessoas.

Ulysses Klaw como alívio cômico

Diferença Ulysses Klaw filme e quadrinhos
(IMDb/Amino Apps/Reprodução)

Nos quadrinhos do Pantera Negra, Ulysses Klaw é um grande inimigo do herói, pois a história dos dois está interligada. Ele é um vilão insistente, que está disposto a fazer de tudo para conseguir Vibranium wakandiano, chegando a se tornar o Garra Sônica, um ser de som em uma de suas invasões ao local.

Já no filme, pelo motivo de o vilão principal ser Erik Killmonger, a história de Klaw sofre uma grande mudança, tornando-se uma peça importante para que Killmonger conseguisse pisar em Wakanda. Após matá-lo, o vilão usa seu corpo e morte como uma “moeda de troca”, já que os moradores de Wakanda odiavam Klaw.

W’Kabi é um “traidor”

Diferença W'Kabi filme e quadrinhos
(IMDb/Inverse/Reprodução)

Nos quadrinhos, W’Kabi é um dos guerreiros mais fiéis de Wakanda, sendo o chefe encarregado pela segurança do país. Ele é tão leal à coroa, que morre em combate – ao lado de Zuri – enfrentando Morlun para proteger T’Challa, que estava ferido, assim como para defender a preparação de Shuri para se tornar a nova Pantera Negra.

Já no filme, W’Kabi demonstra um grande ódio por Ulysses Klaw, por ele ter matado seus pais, se mostrando muito decepcionado quando T’Challa retorna a Wakanda sem ter capturado o vilão após uma missão. E depois que Erik Killmonger aparece, ele ficou muito interessado no que o vilão tinha a oferecer – compactuando com seus planos de enviar armas de Vibranium para todo o mundo -, e ficando ao seu lado na “batalha final”.

A Erva Coração

Diferença Erva Coração filme e quadrinhos
(IMDb/Legião dos Heróis/Reprodução)

A Erva Coração é a planta que concede os poderes do Pantera Negra através de um ritual. Nos quadrinhos, é revelado que ela é um “item” exclusivo para membros da família real, e que sejam dignos de tal poder, sendo venenosa para outras pessoas. Na primeira vez que passou pelo ritual, Shuri não conseguiu obter os poderes por ter sido considerada indigna. Já Killmonger, que certa vez se tornou o rei de Wakanda, ficou em coma ao consumir a erva, justamente por não ser um membro com ‘sangue nobre’. Quando ele acordou, desenvolveu a sua própria erva sintética que conferia os poderes de Pantera Negra a qualquer pessoa que a consumisse.

No filme, aparentemente todos estavam aptos a passar pelo ritual para obter os poderes da Erva Coração, ficando ainda mais claro quando Nakia leva a última que restou após a “plantação” ser queimada para que M’Baku a consumisse afim de deter Killmonger. Além disso, a rainha Ramonda sugere que Nakia a consuma para que ela mesma derrote o vilão.

Acrescentaria mais alguma diferença à lista?