Com um tema de bastante curiosidade, os filmes espaciais nos fazem explorar e alcançar novas partes do universo, assim como foi conseguido pela primeira vez por Yuri Gagarin, em 1961.

Nas telonas, ano após ano surgem novas produções, retratando o desenvolvimento de tecnologias, lançamentos de foguetes e/ou exploração do espaço; seja de completa ficção para mexer com o imaginário ou com histórias “reais”.

Para você que é fã de missões espaciais, confira abaixo a lista com excelentes filmes que retratam o tema.

8 incríveis filmes sobre viagens no espaço

1. 2001: Uma Odisseia no Espaço | 2001: A Space Odyssey (1968)

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h 29min
Direção: Stanley Kubrick

Vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais em 1968, o filme no espaço dirigido por Kubrick foi baseado no livro homônimo de Arthur C. Clarke.

O diretor, que era um dos mais visionários da sua época, resolveu criar um filme de ficção científica que não fosse apenas sobre “monstros e sexo”. A narrativa de 2001: Uma Odisseia no Espaço se divide em quatro atos: Humanos primitivos, Viagem para a estação espacial, Missão Júpiter e o Infinito.

A base do roteiro do longa é a evolução e as constantes viagens espaciais possíveis por causa disso.

Uma Odisseia no Espaço, é um nome tão forte na ficção científica, que serviu como influência para George Lucas em Star Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança.

2. Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo | Apollo 13 (1995)

Tom Hanks Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo (1995)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h 20min
Direção: Ron Howard

Em 95, o já mundialmente famoso, Tom Hanks, com dois Oscar em sua prateleira, estrelou o filme baseado no livro Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13, de Jim Lovell e Jeffrey Kluger.

“Houston, we have a problem here.”

Essa foi a frase que marcou um dos momentos mais dramáticos na exploração espacial nos anos 70. Ela vinha da nave Apollo 13, avariada próxima à lua, com três astronautas a bordo.

O longa espacial narra o drama desses astronautas que, durante seis dias de suas vidas, viveram os momentos mais intensos que qualquer humano normal não suportaria.

Além de ser bem aceito pela crítica, o filme atingiu a incrível marca dos US$355 milhões arrecadados ao redor do globo.

3. Passageiros | Passengers (2016)

Chris Patt Passageiros (2016)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h 56min
Direção: Morten Tyldum

Avalon transporta mais de 5.000 viajantes até o planeta Homestead II, em uma viagem que tem previsão de durar 120 anos.

Todos os passageiros estão em compartimentos de hibernação, até que a nave se choca com um campo de asteroides, despertando o passageiro Jim Preston. Jim se vê em um ambiente tedioso, e até pensa em cometer suicídio.

Em um belo dia, encontra Aurora Lane e decide acordá-la.

O enredo nos mostra, de certa forma, o quão egoísta um ser humano pode ser.

4. Perdido em Marte | The Martian (2015)

Matt Damon Perdido em Marte (2015)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h 24min
Direção: Ridley Scott

A tripulação da nave Ares 3 coleta material em Acidalia Planitia no planeta Marte, e devido a uma forte tempestade, são obrigados a abortar a missão.

Mark Watney, um dos tripulantes, é atingido por destroços durante a evacuação, e é deixado para trás. Seus companheiros de equipe acreditam que ele morreu, e informam à NASA, que faz um funeral simbólico para o astronauta.

Uma filme espacial que mescla, inteligência, persistência e o desejo de continuar vivendo, levando o “marciano” às maiores provações que um humano pode resistir.

5. Alien – O Oitavo Passageiro | Alien (1979)

Alien - O Oitavo Passageiro (1979)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h 57min
Direção: Ridley Scott

Uma das primeiras grandes obras da ficção científica, dirigida pelo brilhante Ridley Scott. Além de ser aclamado pela crítica, é um dos filmes espaciais que recebeu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

A nave rebocadora Nostromo está em sua viagem de volta de Thedus para a Terra, rebocando 20 milhões de toneladas de minério, com sete tripulantes em criossono.

A tripulação é acordada devido a uma suposta transmissão de seus empregadores, mas na verdade quem a enviou foi uma nave alienígena abandonada. O que acontece a seguir é a luta dos sete tripulantes contra um “oitavo passageiro”.

Em 2017, sob direção de Scott, foi lançado um reboot intitulado, Alien: Covenant. E um aviso aos tripulantes: ambos são classificados como filmes de terror.

6. Lunar | Moon (2009)

Sam Rockwell Lunar (2009)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h 37min
Direção: Duncan Jones

Durante quase 3 anos o astronauta Sam Bell cumpriu seu contrato com a empresa mineradora Lunar Industries, que extrai Hélio 3 da Lua, o material que se tornou a principal fonte de energia da terra.

Ao lado de seu robô auxiliar GERTY, Sam começa a pensar na vida, já que vive no isolamento completo. Um acidente na superfície lunar faz com que ele descubra um clone de si mesmo, levando-o a uma perturbação e crescente paranoia.

7. Gravidade | Gravity (2013)

Sandra Bullock Gravidade (2013)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h 31min
Direção: Alfonso Cuarón

Um dos incríveis filmes espaciais de 2013. O longa de ficção científica/suspense foi estrelado por Sandra Bullock, que interpreta a especialista de missão Dra. Ryan Stone, e George Clooney, no papel de Matt Kowalski.

Eles embarcam em uma viagem a fim de fazer reparos no telescópio espacial Hubble. Porém, destroços de um satélite desativado comprometem a missão, ao matar todos os tripulantes, deixando Ryan e Kowalski à deriva no espaço.

8. Interestelar | Interestellar (2014)

Matthew McConaughey Interestelar (2014)
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h 49min
Direção: Christopher Nolan

Outra ficção científica que levou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

Cooper é um ex-astronauta que vive em uma época em que a produção agrária foi totalmente comprometida por pragas. Sua filha, Murphy, que tem apenas 10 anos, acredita que o seu quarto é assombrado por um fantasma que tenta se comunicar com ela.

Pai e filha descobrem que o “fantasma” é, na verdade, uma inteligência desconhecida, que tenta se comunicar com eles enviando mensagens codificadas através de radiação gravitacional.

O desfecho da trama é incrível, e esse é, sem dúvida alguma, o melhor filme espacial já criado.

Outro “grande marco” de Interestelar, é que ele foi o filme mais pirateado em 2015, com cerca de 46,7 milhões de downloads ilegais.

Qual destes filmes espaciais te deram mais curiosidade?