Filmes influenciados por Star Wars

Star Wars é, provavelmente, uma das obras mais influenciadoras no cenário cinematográfico, principalmente pelo seu jeito de contar histórias, sejam elas sobre política, causas humanitárias e, sem dúvidas, guerras.

George Lucas recebeu muitas influências, mas repassou várias outras. E muito disso é ‘carregado’ pelos profissionais que trabalham na produção dos filmes da série, que levam as experiências adquiridas para as novas produções.

De comédias, ação à ficção científica, o enredo contado pela primeira vez em 1977, auxiliou, auxilia e auxiliará, diretores, roteiristas e os demais profissionais à produção de um longa.

1. Alien – O Oitavo Passageiro | Alien (1979)

Alien - O Oitavo Passageiro 1979
(IMDb/Reprodução)

Direção: Ridley Scott

Alien foi lançado originalmente 2 anos após Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança e, além de ter sido um grande sucesso de bilheteria, levou o Oscar de melhores efeitos visuais.

A 20th Century Fox liberou um orçamento inicial de US$4,2 milhões porque esse era o único roteiro de ficção que eles tinham em mãos.

O filme de ficção científica só existe graças a Star Wars, já que este era o ‘gênero do momento’, e filmes com naves espaciais estavam em alta.

2. Guardiões da Galáxia | Guardians of the Galaxy (2014)

Guardiões da Galáxia 2014
(IMDb/Reprodução)

Direção: James Gunn

A primeira aparição dos guardiões foi em 1969, na revista “Marvel Super-Heroes” #18 – 8 anos antes do primeiro longa de Star Wars entrar em cena. A formação atual – que é a que faz parte dos longas – apareceu pela primeira vez na revista “Guardiões da Galáxia” (Vol. 2) #1 em Maio de 2008.

(Dave & Adam’s Card World/Reprodução)

De bares e mercenários a equipes carismáticas, uma das maiores referências é o modo de agir dos vilões dos filmes, Thanos e o Imperador Palpatine, que não participam da ação, “apenas” aparecem para seus subordinados através de hologramas.

3. Thor: Ragnarok (2017)

Thor: Ragnarok 2017
(IMDb/Reprodução)

Direção: Taika Waititi

A terceira maior bilheteria em filme de heróis de 2017, e também o terceiro filme do herói dos quadrinhos.

Luke Skywalker e Darth Vader significam alguma coisa pra você? Essa é a referência que o diretor Taika Waititi, desejava utilizar entre os laços de irmão (Thor) e irmã (Hela), mas o próprio Waititi revelou que não conseguiria igualar a cena e a tornou mais sutil.

Fora isso, temos ainda “buracos de minhoca” e batalhas com naves espaciais.

4. Interestelar | Interestellar (2014)

Interestelar 2014
(IMDb/Reprodução)

Direção: Christopher Nolan

Christopher Nolan, diretor do clássico de 2014, já assumiu abertamente em diversas entrevistas as referências que usou durante o longa de ficção científica.

E sendo Star Wars a franquia que Nolan mais admira, o diretor não poderia deixá-la de fora.

A espaço-nave Ranger é bastante similar à Lambda-class T-4a (o cockpit externo é quase uma cópia). As janelas e portas de ancoragem também lembram bastante uma TIE fighter.

(Fanboy/Reprodução)

Aliás, fica a dica! Se você curte ficção científica e ainda não assistiu Interestelar, se programe pra ver o quanto antes!

5. S.O.S. – Tem um Louco Solto no Espaço | Spaceballs (1987)

S.O.S. - Tem um Louco Solto no Espaço 1987
(IMDb/Reprodução)

Direção: Mel Brooks

Spaceballs é uma sátira ‘escrachada’ de ficções científicas, em especial Guerra nas Estrelas.

No lugar da Princesa Leia temos a Princess Vespa, um “Darth Vader” xing-ling, conhecido como Lord Helmet, e os “salvadores da pátria” Lone Starr e seu ajudante homem cão Baba (respectivamente Han Solo e Chewie).

Personagens Spaceballs
(Reprodução)

O enredo gira em torno de um vilão que quer roubar o fornecimento de ar do planeta Druidia. Cômico, não?

6. O Quinto Elemento | Le cinquième élément (1997)

O Quinto Elemento 1997
(IMDb/Reprodução)

Direção: Luc Besson

A Estrela da Morte é o artefato mais destrutivo da franquia Star Wars. No filme O Quinto Elemento, nós também temos uma pequena amostra disso, com uma nave que pode obliterar planetas inteiros com um só ataque.

As naves de combate dos Mangalores também são bastante similares às naves imperiais Lambda-class T-4a.

No final do filme também temos uma cena com lasers coloridos, que são conduzidos pelo corpo da personagem Leeloo, bastante similar aos Sabres de Luz.

7. De Volta Para o Futuro | Back to the Future (1985)

(IMDb/Reprodução)

Direção: Robert Zemeckis

No filme de 1985, Marty McFly tenta convencer seu pai, George McFly, vestido de *“Darth Vader” a convidar sua mãe Lorraine para ir ao baile de formatura, pois se eles não se conhecessem, Marty deixaria de existir.

*Marty não se caracteriza realmente como Darth Vader, por questões de direitos autorais, mas ele usa o nome do imperador do mal para que seu pai deixe de ser um frouxo.

Confira a cena:

Bônus

Não são só filmes que são influenciados pela franquia. Uma animação em questão bebeu da mesma fonte que Star Wars, e o sucesso foi meio que garantido.

8. Cowboy Bebop | Kaubôi bibappu (1998–2003)

Cowboy Bebop 1998 a 2003
(IMDb/Reprodução)

Direção: —-

A série de animação Kaubôi bibappu foi um sucesso no final da década de 90 e início dos anos 2000. A similaridade entre as franquias começa pelo sub-gênero, space opera (ópera espacial) – o anime é um dos poucos do gênero.

Spike Spiegel protagonista da série, é um cowboy espacial travesso, e cheio das piadinhas, assim como Han Solo.

Um fã mais dedicado até recriou a abertura do anime com o tema “Tank!”, usando personagens de Star Wars.

Original:

Star Wars:

Cowboy Bebop está para ícone das animações com o tema espacial, assim como Star Wars está para a ficção científica.

Uma lista inteira pra você que já ama a série de longas, ou quer se aprofundar um pouco mais no assunto.

Quantos você já assistiu?