George Lucas Star Wars

Com os passar das décadas, Star Wars se tornou um ícone da cultura pop. A obra criada por George Lucas, estreou nas telonas em 1977 – na época, foi a maior bilheteria do mundo.

Como há de se pensar, Guerra nas Estrelas, mesmo sendo uma obra original, tem influência e traços de séries, filmes, obras literárias e filosofia; e o aprendizado de outras produções cinematográficas que o diretor havia participado. Confira o TOP 5!

1. Casablanca (1942)

Casablanca 1942
(IMDb/Reprodução)

George Lucas se inspirou no que é conhecido como um dos maiores clássicos do cinema norte-americano, que se passa durante a segunda guerra mundial, e vencedor de 3 Oscar. Han Solo (Harrison Ford) foi baseado no personagem Rick Blaine (Humphrey Bogart).

2. Flash Gordon (1936)

Flash Gordon 1936
(Pinterest/Reprodução)

Star Wars poderia ser uma adptação da série de TV Flash Gordon para as telonas, mas devido a direitos autorais isso não foi possível. George Lucas resolveu fazer sua própria ‘Flash Gordon’ melhorada. Acho que deu certo!

3. Labaredas do Inferno | The Dam Busters (1955)

Labaredas do Inferno 1955
(IMDb/Reprodução)

Outro filme que se passa durante a segunda guerra mundial. Conta como os britânicos atacaram as barragens alemãs de maneira engenhosa com seus caças, lançando bombas onde as explosões fossem mais eficazes.

Caças, Rebeldes e Guerra, combinação mais do que perfeita.

4. O Herói de Mil Faces | The Hero with a Thousand Faces (1949)

O Herói de Mil Faces 1949
(Livraria Cultura/Reprodução)

O livro traz ideias pioneiras do antropólogo Adolph Bastian e do psiquiatra Carl Jung. Escrito por Joseph Campbell, a obra tenta mapear quais seriam os arquétipos por trás das histórias mitológicas, e o que permite tanto um chinês, quanto um norte-americano compreender a personificação do herói.

Star Wars traz ao público mitos antigos reinterpretados para o público moderno, graças a Campbell.

5. O Senhor dos Anéis | The Lord of the Rings (1954)

O Senhor dos Anéis
(Medium/Reprodução)

Nada mais, nada menos, que a obra definitiva de J. R. R. Tolkien. Em um primeiro momento isso até gera um certo questionamento, qual a semelhança?

George Lucas trouxe para seu longa a abordagem de questões éticas e filosóficas para um grande público, desenvolvidas por Tolkien.

Em Guerra nas Estrelas: Uma Nova Esperança, Luke Skywalker (Mark Hamill) assiste seu mentor Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness), com um sabre de luz azul, combatendo Darth Vader (David Prowse) com seu sabre vermelho. Bastante similar à cena de Gandalf X Balrog.