Raio Negro DC Comics

​Jefferson Pierce, o Raio Negro, é um dos vários personagens interessantes dos quadrinhos, fazendo parte da “velha guarda” dos heróis. Ele surgiu na década de 70 e, embora ​seja conhecido apenas por uma pequena parcela do público leitor de HQs, foi pioneiro, sendo o primeiro super-herói afro​-​americano da DC a ganhar um título solo, abrindo as portas para futuros personagens negros que surgiram na editora.

Mesmo vivendo uma infância conturbada – com vários traumas – e em meio a pobreza, Jefferson nunca fraquejou, pelo contrário, após vestir seu traje pela primeira vez, defendeu a população de onde vive com unhas e dentes, ganhando inclusive a benção do Super-Homem.

Listei 20 partes da história do personagem, e você pode conferí-las logo abaixo.

20 fatos curiosos sobre o Raio Negro do Universo DC:

1. Criação

Tony Isabella e Trevor Von Eeden criadores do Raio Negro
(YouTube/Wikipédia/Reprodução)

O personagem é um super-herói da DC Comics e foi criado por Tony Isabella e Trevor Von Eeden, aparecendo pela primeira vez em Black Lightning #1, que foi lançado em abril de 1977. Seu nome verdadeiro é Jefferson Pierce – também conhecido como Jeff Pierce -, e seu codinome é Raio Negro (Black Lightning na versão original).

2. Black Bomber

Primeira capa dos quadrinhos do Raio Negro
(io9 – Gizmodo/Reprodução)

A história do personagem poderia ter tomado um rumo totalmente diferente no início. A editora DC Comics daria um título solo ao “Black Bomber”, um personagem branco e extremamente racista que se transformaria em um homem negro com superpoderes sempre que ficasse muito estressado. Porém, felizmente a ideia nunca saiu do papel e, em vez disso, surgiu o Raio Negro.

3. Cresceu em um bairro extremamente pobre

Suicide Slum - Raio Negro
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

Jeff Pierce cresceu no “Beco do Suicídio” (“Suicide Slum”), um bairro pobre de Metrópolis bastante conhecido por seu alto índice criminal – desde roubos a assassinatos -, que é muito maior do que os demais lugares da cidade. Um bairro assim é bastante propício para o surgimento de gangues, e muitas pessoas acreditam que nem mesmo o Super-Homem possa resolver o problema do local.

4. Seu pai foi assassinado

Alvin Pierce - Raio Negro
(DC Database – Fandom/Reprodução)

O seu pai foi acidentalmente atingido durante uma ação da máfia, fazendo com que ele e sua mãe – recém viúva – passassem por maus bocados, tanto emocionalmente quanto financeiramente.

5. Então surgiu Peter Gambi

Peter Gambi - Raio Negro
(Writeups.org/Reprodução)

Felizmente, pouco tempo depois surgiu em sua vida Peter Gambi, um alfaiate italiano que abriu uma loja abaixo do apartamento de Jeff. Ele ajudou a família com suas dificuldades financeiras, e também ajudou a cuidar do garoto enquanto sua mãe trabalhava o dia todo para sustentá-lo(s). Com o passar do tempo, Peter passou a ser visto como uma figura paterna na vida de Jeff. (Porém, a história dos dois está conectada por um momento trágico que entrará em outra curiosidade mais abaixo.)

6. Atletismo e Olimpíadas

A Origem do Raio Negro
(CBR Community/Reprodução)

Conforme foi crescendo, Jeff focou nos estudos e no atletismo, possuindo uma grande aptidão para o inglês e poesia. Já com 18 anos, conseguiu disputar as Olimpíadas, o que lhe rendeu fama na mídia devido a sua infância pobre e triste no Beco do Suicídio. Graças ao sucesso nas Olimpíadas, as atenções finalmente haviam se voltado para Jeff, fazendo com que ele recebesse bolsas de estudos e diversas ofertas de ajuda, que lhe permitiram ir para a faculdade e se formar como um professor de inglês e de literatura.

7. Volta as Olimpíadas e medalha de ouro

​Jefferson Pierce medalha de ouro nas Olimpíadas
(QuirkyByte/Reprodução)

Quatro anos após sair da faculdade, ele voltou a participar das Olimpíadas, ganhando uma medalha de ouro na modalidade Decatlo – uma competição de atletismo composta por dez provas.

8. Morte de sua mãe e retorno ao Beco do Suicídio

Leona Pierce - Raio Negro
(DC Database – Fandom/Reprodução)

Depois de ganhar a medalha de ouro, Jeff começou a trabalhar lecionando no estado de Nova Iorque, porém retornou a Metrópolis para o funeral de sua mãe – que infelizmente havia falecido. Ao voltar ao Beco do Suicídio, ele ficou extremamente triste ao ver que nada havia mudado, o bairro ainda era dominado por gangues e pela criminalidade.

9. Morte sangrenta

Earl Clifford - Raio Negro
(DC Database – Fandom/Reprodução)

Pierce decidiu que finalmente era a hora de fazer algo por seu bairro, arrumando um emprego em seu antigo colégio (Escola Secundária Garfield). Durante uma visita ao prédio, ele encontrou um membro da gangue conhecida como “Os 100” – comandada por Tobias Whale – nos corredores. Isso o deixou furioso, fazendo com que ele batesse no rapaz – e em alguns outros membros dos 100 que encontrou. Em retaliação, homens da gangue mataram Earl Clifford, um dos estudantes de Pierce, e deixaram seu cadáver no ginásio da escola – pendurando seu corpo no aro de basquete.

10. O nascimento do Raio Negro

Jefferson Pierce, o Raio Negro
(Twitter/Reprodução)

Depois desse evento, Peter Gambi o estimulou a lutar contra pessoas que atacassem seus alunos, apresentando-o um traje – azul com raios – equipado com um cinto que dava poderes elétricos ao uniforme, nascendo assim o Raio Negro, um vigilante que luta para mudar a realidade do local onde vive. Depois de assumir o papel de Raio Negro, Jeff foi ganhando a confiança do povo, assim como de outros super-heróis. Ele então derrotou vários vilões, entre eles o líder dos 100, Tobias Whale.

11. A retaliação e os segredos de Peter Gambi

The 100 - Raio Negro
(DC Database – Fandom/Reprodução)

Obviamente, as ações do Raio Negro não agradaram nada as gangues, que contrataram diversos vilões e conseguiram capturá-lo -, tomando seu cinto de força. Dessa vez, quem pagou com a vida não foram os alunos de Jeff, foi Peter Gambi – que havia sido sequestrado -, que pulou na frente de uma bala, como um ato heroico para salvar Pierce. Após isso, ele soube que Gambi havia matado seu pai, e que seu ato era, na verdade, uma forma de penitência pela culpa que sentia. No entanto, foi perdoado.

12. Ele é um metahumano

Raio Negro poderes dormentes
(YouTube/Reprodução)

O destino de Jeff caminhava para o mesmo de Peter, mas devido ao momento trágico que havia acontecido, seu corpo começou a liberar poderes elétricos mesmo sem seu cinto, revelando que ele era um metahumano com poderes dormentes que, finalmente, haviam despertado. Ele então derrotou todas as dezenas de gângsteres que haviam no local e capturou Whale.

13. Poderes e habilidades

Raio Negro superpoderes
(Medium/Reprodução)

Como o nome do próprio personagem já sugere – Raio Negro -, seus principais poderes são elétricos. Ele possui uma variedade bem interessante; entre eles estão: electroquinesia – criar e manipular a eletricidade em seu corpo; explosões elétricas, campo de força, força sobre-humana, durabilidade sobre-humana, manipulação magnética, uma “transformação elétrica” que o permite viajar mais rápido, e voo – de forma limitada -, entre outros.

14. Treinamento com o Batman

Batman e Raio Negro
(Pinterest/Reprodução)

O Raio Negro se tornou um herói popular, e um de seus maiores aliados na luta contra o crime foi, nada mais nada menos, que o Batman, que também o treinou pessoalmente no combate corpo a corpo, fazendo com que ele se tornasse altamente qualificado em lutas.

15. Equipes de super-heróis

Raio Negro Liga da Justiça
(Aura Nerd/Reprodução)

Devido a seus atos heróicos, Raio Negro foi convidado pelo Arqueiro Verde para se juntar ao grupo de heróis mais importante da DC, a Liga da Justiça, porém rejeitou.

Desapontado com a Liga da Justiça, Batman criou os Renegados (Outsiders), e um dos membros do grupo original foi justamente Raio Negro. Nos Renegados, o personagem teve algumas de suas principais participações nos quadrinhos.

16. Cargo no governo

Lex Luthor presidente dos Estados Unidos
(Hero Collector/Reprodução)

Quando Lex Luthor foi eleito o presidente dos Estados Unidos, Jeff se aposentou temporariamente como Raio Negro e aceitou um cargo no governo como secretário da educação. Isso surpreendeu muito seus ex-aliados, mas na verdade foi uma estratégia de Pierce, uma oportunidade de vigiar as ações de Luthor de perto.

17. Já foi preso em Iron Heights

Iron Heights DC
(DC Database – Fandom/Reprodução)

O super-herói já foi preso na prisão Iron Heights. Ele se entregou, pois acreditava ser responsável pela morte de Martin Somers. Depois de algum tempo, foi revelado que Jeff não havia matado Martin, na verdade foi o Exterminador (Deathstroke), que armou um plano juntamente com Luthor, fazendo parecer que o Raio Negro fosse culpado pelo assassinato.

18. Filhas heroínas – Trovão e Raio

Trovão e Raio filhas do Raio Negro
(DC Database – Fandom/Reprodução)

Durante o seu período longe do Beco do Suicídio – após a segunda Olimpíadas -, Jeff se casou com Lynn Stewart – se divorciando mais tarde -, com quem teve duas filhas, Anissa Pierce e Jennifer Pierce. Elas também manifestaram poderes metahumanos, se tornando heroínas futuramente. Anissa é a filha mais velha e atua usando o alter ego Trovão (Thunder); entre seus poderes estão:

Controle de densidade: ela tem a capacidade de aumentar a massa de seu corpo, preservando o volume, o que efetivamente aumenta sua densidade;

Invulnerabilidade: pode aumentar a densidade de seu corpo para se tornar imóvel e completamente invulnerável;

Projeção de energia: pode criar ondas de choque maciças apenas pisando forte no chão.

Já a filha mais nova, Jennifer, atua usando o alter ego Raio (Lightning); tendo poderes elétricos assim como seu pai; entre eles:

Transformação elétrica: ela usa sua capacidade de gerar um campo elétrico que tem o efeito adicional de transformá-la em um ser de relâmpagos;

Absorção elétrica: absorve energia sempre que toca qualquer coisa elétrica. Esse poder tem o efeito adicional de extrair a corrente elétrica da área que circunda a energia imediata;

Explosão elétrica: capacidade de projetar a energia elétrica armazenada que absorveu e utilizá-la como poderosas explosões de eletricidade.

19. Raio Negro na TV

Vulcão Negro e Superman em SuperAmigos
(YouTube/Reprodução)

Raio Negro também já apareceu em algumas animações exibidas na televisão, porém, muitas vezes com outro nome por causa de uma disputa por direitos autorais entre a DC Comics e Tony Isabella – criador do personagem. Ele esteve em SuperAmigos como Vulcão Negro; em Super Choque ele foi homenageado como “Soul Power”; além de outras participações em animações: “Batman: The Brave and the Bold”, Justiça Jovem, etc.

20. Série na CW

Poster Raio Negro CW
(IMDb/Reprodução)

A emissora norte-americana CW desenvolveu uma série sobre o personagem, chamada Black Lightning (Raio Negro). O primeiro episódio estreou no dia 16 de janeiro de 2018 nos Estados Unidos. No Brasil a série é exibida pela Netflix, onde seus episódios vem sendo postados semanalmente.