Thanos, o Titã Louco, é um dos, senão o vilão mais importante, famoso e icônico da Marvel. Isso faz com que algumas pessoas que não acompanham os quadrinhos, muitas vezes o ‘tratem’ como se ele fosse o personagem mais forte da editora, acreditando que o Titã é até mesmo invencível, o que, definitivamente, não é verdade, pois já foi derrotado por diversos personagens, e algumas dessas derrotas aconteceram de maneira bem ‘ridícula’.

Apesar de extremamente poderoso – e inteligente -, existem alguns seres do Universo Marvel que podem bater de frente com Thanos, principalmente as entidades cósmicas, que são bem superiores ao vilão.

Listei abaixo alguns personagens que são capazes de derrotar o Titã Louco, alguns inclusive já fizeram isso – e também já foram derrotados por ele em algumas histórias, já que varia muito o que o roteirista deseja. Da lista, alguns venceriam Thanos até mesmo com ele usando todas as Joias do Infinito, já outros, seriam derrotados caso ele estivesse em posse de tais artefatos.

(Lembrando que os poderes de alguns personagens varia em diferentes versões, pois muitas vezes eles são enfraquecidos em determinadas histórias para que possam ser derrotados).

15 personagens do Universo Marvel que podem derrotar Thanos:

One Above All

One Above All
(Marvel Wiki/Reprodução)

Não importa quanto poder Thanos tenha ou obtenha – mesmo usando a Manopla do Infinito com todas as Joias do Infinito – ainda assim, o vilão nunca será capaz de lidar com One Above All (Único Sobre Todos) e, sequer haveria uma verdadeira luta caso os dois se enfrentassem, pois o Titã Louco seria facilmente derrotado.

One Above All é uma entidade vista como o deus criador do Multiverso Marvel, possuindo poder ILIMITADO, sendo onipotente (que pode tudo; que é todo-poderoso), onipresente (que está presente em todos os lugares), onibenevolente (benevolência ilimitada ou infinita), entre outros poderes e habilidades.

A entidade é mais poderosa do que qualquer outro deus mitólogico (Odin e Zeus, por exemplo), sendo considerado uma versão dos quadrinhos do Deus bíblico, o “Todo Poderoso” do Universo Marvel.

Tribunal Vivo

Tribunal Vivo
(Marvel Wiki/Reprodução)

O Tribunal Vivo é a entidade cósmica que está acima de quase todas as outras, se encontrando entre os cinco personagens mais poderosos da Marvel. Seu dever é manter o equilíbrio em todo multiverso, atuando como uma espécie de juiz, agindo somente quando necessário.

Diferentemente da maioria das outras entidades cósmicas, o Tribunal Vivo é único, não possuindo nenhuma outra versão no Omniverso (uma coleção de cada universo único), pois ele está presente em todos os multiversos simultaneamente.

Seus poderes são incomensuráveis, e entre suas habilidades estão: manipulação de realidade, manipulação do espaço-tempo, projeção de energia, capacidade de criar e destruir universos, onipresença; entre outras.

Thanos simplesmente não tem chances.

Amatsu-Mikaboshi – O Rei do Caos

Amatsu-Mikaboshi - O Rei do Caos
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Amatsu-Mikaboshi, conhecido como “O Rei do Caos” (The Chaos King), é outro ser que possui um nível de poder tão absurdo que faz Thanos parecer ‘comum’ – pelo menos em sua forma ‘normal’, sem as Joias.

O Rei do Caos é descrito como um deus assassino e demoníaco, e é a encarnação da escuridão, que existe desde antes da criação. Porém, após esse evento, ele perdeu boa parte de seus poderes – e de si próprio. Mesmo após ficar mais “fraco”, Amatsu ainda continuou sendo um dos seres mais poderosos da Marvel, e certa vez foi capaz de destruir a maior parte do multiverso (mais de 90% dele).

No arco Guerra do Caos, ele escravizou vários grupos de deuses, derrotou Galactus, destruiu o inferno, e fez com que até mesmo a Morte ficasse assustada. Isso já mostra um pouco do que aconteceria com Thanos, caso os personagens se enfrentassem.

Entre alguns de seus vários poderes estão: força e velocidade sobre-humanas, telepatia, teletransporte, invisibilidade, capacidade de destruir e absorver universos, capacidade de atravessar dimensões instantaneamente, projeção de energia e imagem, controle da mente e dos sonhos, ressurreição; entre tantos outros.

Legião

Legião X-Men
(reddit/Reprodução)

David Haller, o Legião, é filho de Charles Xavier (conhecido como Professor X), e é um mutante de Nível Ômega, sendo um dos mais poderosos mutantes do Universo Marvel. Ele possui poderes telepáticos, telecinesia, é capaz de distorcer a realidade à vontade, viajar pelo tempo, entre outras técnicas notáveis.

Como se não bastasse já ser tão poderoso, o Legião ainda tem algo que o torna perigoso: personalidades divididas – sendo várias pessoas dentro de uma só -, onde cada uma possui diferentes super-poderes, que as vezes assumem o controle do corpo de Haller.

Caso enfrentasse Thanos, Legião teria uma batalha difícil, mas em condições iguais, poderia sair como vencedor.

Jean Grey com a Força Fênix

Jean Grey Fênix
(Pinterest/Reprodução)

A mutante Jean Grey (também conhecida como Fênix) é muito poderosa, e seus poderes telepáticos e telecinéticos a tornam um dos principais – e mais queridos – membros dos X-Men. Porém, “só isso” não seria o suficiente para deter ou sequer rivalizar com Thanos. Mas como se já não bastasse ter seus poderes “normais”, a personagem ainda é a hospedeira e possui o poder da entidade Força Fênix – que tem uma predileção por Jean, tornando-a ainda mais poderosa do que outros hospedeiros.

Quando está utilizando a Força Fênix, Jean se torna praticamente invencível, adquirindo vários poderes, entre eles: poder cósmico, manipulação da energia cósmica, viagens interestelares, onisciência, onipresença, imortalidade, deformação da realidade, manipulação da realidade; e esses são apenas alguns de vários.

Caso ouse desafiá-la, Thanos seria derrotado.

Galactus

Galactus
(Ross Hughes – DeviantArt/Reprodução)

Galactus, o Devorador de Mundos, é uma das mais poderosas entidades cósmicas do Universo Marvel, podendo derrotar Thanos facilmente – o que já aconteceu algumas vezes.

Ele surgiu inicialmente como um dos vilões mais poderosos da Marvel Comics, mas depois foi descrito como uma das forças fundamentais do universo.

O personagem existe desde antes da origem do universo, e é detentor do Poder Cósmico, que lhe concede poderes semelhantes aos de um deus. Entre suas habilidades estão: manipulação da realidade, transmutação de matéria, intangibilidade, invisibilidade, controle mental, força divina; entre outras.

Apesar de ser um páreo duro para a maior parte dos heróis e vilões, perto de Galactus, o Titã Louco se torna praticamente um ninguém, podendo ser vencido em questão de segundos. Porém, Galactus tem uma fraqueza, ele precisa devorar planetas para ficar satisfeito e manter seus poderes, então, caso esteja ‘com fome’, Thanos tem chances de derrotá-lo.

Odin

Odin
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Odin, o Pai de Todos, e rei de Asgard, é uma divindade extremamente poderosa. Quem não acompanha os quadrinhos, pode o subestimar por ele ser velho, porém, para quem não sabe, quanto mais velhos os Asgardianos se tornam, mais poderosos eles ficam; e Odin possui alguns milhares de anos – o que já faz você ter uma ideia das dimensões de poder do personagem. Mas isso não é tudo, ele ainda possui a Força Odin, que lhe permite manipular grandes quantidades de energia mágica.

Entre alguns poderes e habilidades do rei de Asgard com a Força Odin, estão: manipulação de magia nível ômega, manipulação da matéria, manipulação temporal, manipulação das almas, telepatia, telecinese; entre outras.

Odin já enfentou e foi capaz de derrotar Thanos – que contava com a ajuda do Surfista Prateado – sem dificuldades.

Surtur

Surtur
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

Surtur é um vilão dos quadrinhos que apareceu recentemente nos cinemas em Thor: Ragnarok. Se trata de um demônio de fogo gigante que consegue rivalizar e possui poderes equivalentes aos de Odin (seu inimigo), e isso, por si só, já é um grande feito que o torna um adversário à altura de Thanos.

Entre os poderes de Surtur estão: super-força, manipulação cósmica, manipulação de fogo, telecinesia, etc. Além disso, nos quadrinhos, ele ainda possui a Espada do Crepúsculo (ou Espada da Perdição), uma arma mágica capaz de manipular vastas quantidades de energia mística, como cortar barreiras dimensionais e até mesmo inibir os poderes de Odin.

Caso acontecesse uma batalha entre os dois – Surtur vs Thanos – seria difícil prever o resultado, dependeria muito das condições em que os personagens se encontrassem, e das armas que cada um estivesse usando, mas sim, Surtur, definitivamente, poderia se sagrar como campeão – como também poderia perder.

Sentinela

Sentinela Marvel Comics
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

Robert Reynolds, o Sentinela, é descrito como o Superman da Marvel. Ele possui super-força, super-velocidade, resistência sobre-humana, capacidade de manipular a luz e se tornar intangível, ressurreição, fator de cura, manipulação da realidade, entre outras habilidades. Poderes mais do que suficientes para derrotar Thanos, certo?

Sentinela é tão poderoso, que certa vez, após ser dominado por Vácuo – seu lado sombrio -, fez algumas coisas terríveis, e depois de voltar ao normal, pediu para que Thor o matasse, o que foi feito, com Thor o ‘cremando no sol’. Mas nem isso foi capaz de matá-lo definitivamente, e em 2013 foi revelado que ele estava dentro do sol, morrendo e se regenerando várias vezes. Sentinela voltou à história após ser ressuscitado pelos Gêmeos do Apocalipse, que o transformaram em um dos Quatro Cavaleiros da Morte – junto com Banshee, Ceifador e Daken.

Com seus poderes quase que ilimitados, em uma luta séria Thanos provavelmente tomaria uma bela de uma surra.

Celestiais

Celestiais
(DOL/Reprodução)

Os Celestiais são uma raça alienígena muito antiga, e também uma das mais poderosas do Universo Marvel. Eles são seres gigantes que viajam para diversos planetas e realizam experiências genéticas, voltando mais tarde (séculos ou milhares de anos depois) para ver o resultado de seus experimentos.

Todos os seres da raça possuem poderes cósmicos sem limites conhecidos – o que os fazem ser muito temidos -, e são capazes de derrotar Thanos.

Franklin Richards

Franklin Richards
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

O relacionamento entre o Senhor Fantástico (Reed Richards) e a Mulher Invisível (Susan Richards) só poderia gerar um ser extremamente poderoso, e esse é o caso de Franklin Richards – o filho mais velho do casal de super-heróis.

Ele é Nível Ômega, sendo considerado por boa parte dos leitores como o mutante mais poderoso da Marvel devido aos seus enormes poderes de manipulação da realidade.

Entre seus poderes e habilidades estão: manipulação da realidade em escala universal, criação de ilusões, intangibilidade, clarividência, manipulação molecular, força, resistência, agilidade, velocidade e durabilidade sobre-humanas, imortalidade; entre outros.

Franklin Richards já foi capaz de derrotar dois Celestiais, e é tão forte quanto esses seres ultra poderosos. O mutante é mais um dos seres capazes de derrotar Thanos, que não teria chances ao menos que tivesse em sua posse as Joias do Infinito.

Beyonder

Beyonder
(Superpower Wiki – Fandom/Reprodução)

Beyonder é quase omnipotente, possuindo poderes inimagináveis. Ele foi o responsável pela criação das primeiras Guerras Secretas, levando diversos heróis e vilões para o “Mundo Bélico”, que foram movidos através do espaço-tempo. Além disso, ele foi descrito como mais poderoso que as próprias entidades cósmicas, sendo capaz de derrotar até mesmo o Tribunal Vivo; ou seja, Beyonder “palitaria os dentes” com Thanos.

A versão original de Beyonder foi ‘nerfada’ mais tarde, fazendo com que o personagem se tornasse menos poderoso – algo que a maioria dos fãs não engoliu muito bem -, mas ainda assim ele continuou extremamente forte.

Sua principal habilidade é a de manipular a realidade de maneira geral, e em sua versão original, ele não só derrotaria Thanos, como também o humilharia em um combate, até mesmo com o vilão usando a Manopla com todas as Joias.

Garota Esquilo

Garota Esquilo
(Nerd Zoom/Reprodução)

A Garota Esquilo (Doreen Green) é uma das personagens mais ridículas da Marvel, mostrando um lado mais caricato da editora. Ela não só pode derrotar Thanos, como já o fez. E além dele, ela ainda já venceu, Wolverine, Doutor Destino, entre outros.

O feito mais notável da Garota Esquilo nem foi o de vencer Thanos, mas sim “superar” Galactus – quando ele estava prestes a devorar a Terra -, mas não de forma física, e sim com empatia e compaixão. A Garota Esquilo conseguiu convencer o Devorador de Mundos a não devorar – e destruir – a Terra, o que mostra o grande ”poder” de persuasão da personagem.

Os principal poder da Garota Esquilo é o de se comunicar com esquilos… Thanos que se cuide caso ouse enfrentá-la novamente, pois ela com seu ‘exército de esquilos’ irá colocá-lo para dormir de novo.

Morte

Morte Marvel Comics
(Marvel Wiki/Reprodução)

A Morte (ou Sra. Morte) é a paixão de Thanos, e por ela, ele faz tudo – até mesmo aceitar ser ‘manipulado’ -, mas esse não é o principal motivo que a permitiria derrotar o Titã, e sim pelo fato de ela ser ultra poderosa.

A personagem é a encarnação do conceito de morte no Universo Marvel, e além de forte, ainda possui conhecimento inestimável – sendo uma das personagens mais inteligentes da Marvel -, e é uma das entidades cósmicas que atua como uma das forças fundamentais do universo.

Entre seus poderes e habilidades estão: imortalidade, poder cósmico, que lhe permite manipular a realidade, tempo, espaço, matéria, energia ou magia para qualquer finalidade; entre outros.

Thanos seria simplesmente subjugado em segundos caso não estivesse com as Joias do Infinito.

Homem Molecular

Homem Molecular
(Marvel Wiki/Reprodução)

O Homem Molecular é outro caso de personagem que era tão poderoso quando surgiu, que teve que ser ‘nerfado’ pela Marvel – que criou várias restrições – com o passar dos anos para que pudesse ser vencido.

Sem nenhuma restrição, ele derrotaria Thanos sem dificuldades, pois possui poderes suficientes para recriar o universo inteiro. Também pode controlar matéria em nível molecular em uma escala universal; entre outras coisas. Até mesmo Galactus o teme, e caso Thanos cruzasse seu caminho, não seria diferente.

Além desses 15 personagens, existem diversos outros da Marvel que são capazes de derrotar Thanos. Concorda com a lista, acrescentaria ou tiraria alguém dela?