Filmes não óbvios para o natal

Dezembro começa e a maioria das pessoas gosta de ir pros shoppings conferir as atrações, fazer compras de objetos de decoração, começar os preparativos pra ceia, enfim, muitos “rituais” pra entrar no clima de Natal.

E um costume comum também, é assistir filmes que remetam à época, aqueles de pegar a pipoca e um lenço, porque são emoção na certa. Mas quem disse que só os filmes óbvios/mais populares de Natal, são as únicas opções?

Listamos 14 filmes abaixo, alguns deles talvez você nem imagine que tem pisca-pisca, árvore de natal e o bom velhinho.

1. Duro de Matar | Die Hard (1988)

Duro de Matar 1988
(IMDb/Reprodução)

Direção: John McTiernan

O detetive John McClane (Bruce Willis) vai a Los Angeles para encontrar sua esposa Holly (Bonnie Bedelia) durante o natal. Ela trabalha em uma empresa japonesa, onde estão acontecendo as festividades. Durante a festa, o edifício é assaltado por um grupo de terroristas, que fazem sua esposa de refém. Depois do acontedido, o filme conta com muita ação, para atrapalhar os planos dos terroristas e salvar Holly.

2. Duro de Matar 2 | Die Hard 2 (1990)

Duro de Matar 2 1990
(IMDb/Reprodução)

Direção: Renny Harlin

Terroristas assumem o controle do aeroporto de Washington para liberar Franco Nero, um preso político que está sendo extraditado. Eles ameaçam destruir várias aeronaves caso suas exigências não sejam cumpridas. Em uma dessas aeronaves está Holly (Bonnie Bedelia), a esposa de John McClane (Bruce Willis), um detetive de Nova York. John resolve enfrentar a quadrilha e recuperar o aeroporto.

3. Gremlins (1984)

Gremlins 1984
(IMDb/Reprodução)

Direção: Joe Dante

Rand Peltzer (Hoyt Axton) é um “inventor” que, ao tentar dar um presente natalino único para seu filho, Billy Peltzer (Zach Galligan), compra em Chinatown um Mogwai, um bichinho aparentemente gracioso. Mas o dono, um velho chinês, não queria vendê-lo, pois, segundo ele, ter um Mogwai envolve muitas responsabilidades. Entretanto, o neto do ancião acaba o vendendo por duzentos dólares, com a condição de seguirem as regras essenciais para ter um Mogwai.

O que acontece depois é “bagunça” sem fim.

4. Edward Mãos de Tesoura | Edward Scissorhands (1990)

Edward Mãos de Tesoura 1990
(IMDb/Reprodução)

Direção: Tim Burton

Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor (Vincent Price) que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, deixando-o apenas enormes lâminas no lugar delas. Ele não se aproxima de humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir imagens no gelo.

No entanto, Edward é vítima da sua inocência e apesar de amados por muitos, também é perseguido por outros.

5. Batman: O Retorno | Batman Returns (1992)

Batman: O Retorno 1992
(IMDb/Reprodução)

Direção: Tim Burton

Com o objetivo de manipular Gotham City, um milionário (Christopher Walken) tenta transformar o Pinguim (Danny DeVito), um ser deformado e abandonado ainda bebê , em prefeito da cidade. No filme, ainda surge a Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer) que, apesar de linda e sedutora, possui uma dupla personalidade, também por problemas do seu passado. Ambos se tornam verdadeiros pesadelos para Batman e para a cidade de Gotham.

6. O Estranho Mundo de Jack | The Nightmare Before Christmas (1993)

O Estranho Mundo de Jack 1993
(IMDb/Reprodução)

Direção: Henry Selick

Jack Skellington (Chris Sarandon) é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, cercado por algumas criaturas: monstros, fantasmas, duendes, vampiros, lobisomens e bruxas.

O objetivo principal da cidade é justamente a organização da festa (Halloween), porém Jack (“O Rei das Abóboras”) se mostra cansado por ter que repetir aquilo todos os anos. Depois do último Halloween, ele decide então deixar a cidade e andar pela floresta. Por acaso, o personagem acaba encontrando alguns portais, que levam até outros tipos de festividade, em um deles, o Natal.

Quando retorna para a cidade, começa a convencer os cidadãos a fazerem seu próprio Natal, de uma forma meio “ilegal”.

7. O Expresso Polar | The Polar Express (2004)

O Expresso Polar 2004
(IMDb/Reprodução)

Direção: Robert Zemeckis

Na véspera de Natal, um garoto e descrente em Papai Noel, esperando por algum acontecimento que o faça recuperar a crença pela figura natalina. De repente, surge à sua frente um gigantesco trem negro com destino ao Pólo Norte, cujo condutor (Tom Hanks) o convida para embarcar. É o início de uma grande aventura.

8. Simplesmente Amor | Love Actually (2003)

Simplesmente Amor 2003
(IMDb/Reprodução)

Direção: Richard Curtis

Um filme simplesmente sobre amor, que conecta personagens distintos, com histórias paralelas, diálogos e situações: um Primeiro-Ministro (Hugh Grant), uma funcionária (Martine McCutcheon), um escritor (Colin Firth), uma esposa (Emma Thompson), um marido (Alan Rickman), uma recém casada (Keira Knightley), um melhor amigo do marido (Andrew Lincoln), um colega de escola (Thomas Sangster), uma paixão platônica (Laura Linney) por Karl (Rodrigo Santoro) e um astro do Rock (Bill Nighy).

9. Papai Noel às Avessas | Bad Santa (2003)

Papai Noel às Avessas 2003
(IMDb/Reprodução)

Direção: Terry Zwigoff

Willie T. Stokes (Billy Bob Thornton) é um Papai Noel bastante diferente. Durante as festas de fim de ano ele trabalha em lojas de departamento, com Marcus (Tony Cox), um anão que se veste de duende nesta época do ano. Mas o que muitos não sabem, é que esse trabalho tem a finalidade de aplicar um golpe ano após ano. No filme, o plano é ameaçado pelo atual estado de Willie, que bebe cada vez mais.

10. Um Homem de Família | The Family Man (2000)

Um Homem de Família 2000
(IMDb/Reprodução)

Direção: Brett Ratner

Jack Campbell (Nicolas Cage), um investidor ambicioso que deixou um pouco da sua juventude para se dedidar aos negócios. Porém, após alguns anos, se encontra entediado com sua longa vida de solteiro, e começa a imaginar como teria sido sua vida, se tivesse se casado com Kate (Téa Leoni), sua namorada nos tempos de colégio. Para sua surpresa, a vida de Kate já está “resolvida”, com um marido, dois filhos e levando uma tranquila vida no subúrbio.

11. Um Grande Garoto | About a Boy (2002)

Um Grande Garoto 2002
(IMDb/Reprodução)

Direção: Paul Weitz, Chris Weitz

Will Freeman (Hugh Grant) é um homem de trinta e poucos anos, metido a galã que tem a “brilhante ideia” de ter um filho apenas para poder ir às reuniões de pais solteiros, com o plano de conhecer mães também solteiras. A tática perfeita para ele é: viver com elas um rápido romance e quando elas começam a falar em compromisso, ele termina a história.

Porém, isso muda quando, em um de seus relacionamentos, Will conhece o jovem Marcus (Nicholas Hoult), um garoto de 12 anos que é completamente o seu oposto e tem muitos problemas em casa e na escola. Com o tempo Will e Marcus se envolvem cada vez mais, aprendendo que um pode ensinar muito ao outro.

12. Trocando as Bolas | Trading Places (1983)

Trocando as Bolas 1983
(IMDb/Reprodução)

Direção: John Landis

Uma comédia, que conta a história do marginalizado Billy Ray Valentine (Eddie Murphy), que vive de pequenos golpes, e tem sua vida muito mudada quando dois riquíssimos corretores, Randolph Duke (Ralph Bellamy) e Mortimer Duke (Don Ameche), apostam sobre uma troca de identidade com seu empregado magnata Louis Winthorpe (Dan Aykroyd).

13. A Felicidade Não Se Compra | It’s a Wonderful Life (1946)

A Felicidade não se Compra 1946
(IMDb/Reprodução)

Direção: Frank Capra

Considerado pela crítica com um dos filmes mais inspiradores dos cinemas, o longa conta a história de George Bailey (James Stewart) na época de Natal, que sempre ajudou a todos, mas pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das desonestidades de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Cruzando a sua história, um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas, é mandado à Terra para tentar fazer George mudar de idéia.

14. Um Herói de Brinquedo | Jingle All the Way (1996)

Um Herói de Brinquedo 1996
(IMDb/Reprodução)

Direção: Brian Levant

Nessa comédia, um homem de negócios (Arnold Schwarzenegger) chega atrasado na aula de caratê do seu filho, que recebeu a faixa azul. Para compensá-lo, ele promete ao menino qualquer presente que ele deseje no Natal. O pedido, um brinquedo sensação do momento, o “Turbo Man”, está se esgotando em todos os lugares, e a missão do pai é desafiar o que surgir pela frente para cumprir a promessa ao filho.

De sensível, aconchegante, aventura a comédia, dá pra aproveitar a época antes do Natal da melhor forma! E você, acrescentaria algum à lista?