Curiosidades sobre La Casa de Papel

La Casa de Papel, minissérie espanhola, criada por Álex Pina para a Antena 3, Espanha, está conquistando fãs ao redor do mundo após estrear no catálogo Netflix. Contando a história de um homem misterioso, El Profesor, que planeja o que seria o maior assalto da história na Casa da Moeda. Para colocar seu plano em ação, ele recruta oito pessoas com habilidades distintas, e que não têm nada a perder. O objetivo​ é​ ousado​, precisam ​imprimir 2,4 bilhões de euros.

​Na trama, foram “escondidos” alguns segredos, especialmente em torno dos personagens, que não tiveram seus verdadeiros nomes revelados, ou mesmo a verdadeira relação entre Berlín e El Profesor, que é deixada em aberto. Além de curiosidades dos bastidores, gravações, trilha sonora e outras. Confira! [Contém alguns spoilers]

​1​4​ coisas que você precisa saber sobre La Casa de Papel:

Primeira série espanhola que gira em torno de um assalto

La Casa de Papel assalto
(Omelete/Reprodução)

​Apesar de não ser um tema “original” e nunca visto antes, foi a primeira vez que fez parte de uma série de ficção espanhola.

Foram feitas mais de 50 versões para o primeiro episódio

El Profesor La Casa de Papel episódio 1
(Netflix/Reprodução)

O​ primeiro capítulo é, certamente, o mais importante para a série, pois guiaria os demais acontecimentos à medida que o plano fosse colocado em prática. Foram feitas mais de 50 versões para ele, se agregando detalhes e tirando outros que faziam menos sentido.

​A​ cena em que El Profesor recruta Tokio

Tokio e El Profesor La Casa de Papel episódio 1
(Netflix/Reprodução)

A cena em que El Professor convida a Tokio para fazer parte do roubo demorou 5h para ser finalizada. Buscavam que ela fosse perfeita, executada nos mínimos detalhes.

​Cubos de açúcar na troca de tiros do primeiro capítulo

Troca de tiros La Casa de Papel episódio 1
(Netflix/Reprodução)

No primeiro capítulo, quando os assaltantes saem da Casa da Moeda e acabam trocando tiros com a polícia, quando vemos o​ vidro​s​ d​e um d​os carros caindo, na verdade são ​cubos de açúcar​, simulando estilhaços.

​O nome atual da série não foi o primeiro que se pensou

Cartaz La Casa de Papel
(Twitter/Reprodução)

La casa de papel não foi o primeiro nome pensado para a série​. A princípio, seria ‘​​Los desahuciados’ ​​ ​​(Os despejados), se referindo a todos os personagens e o que eles têm em comum. O nome mudaria a condução dos acontecimentos da série, que seria bem diferente do resultado final que vemos hoje.

Bela Ciao

​​‘Bella Ciao’ ​se tornou um hino na trama, marcando alguns dos momentos mais importantes da série. O primeiro deles, a famosa cena em que El Profesor e Berlim o cantam juntos, ainda na casa de Toledo. Também dentro da Casa da Moeda, quando todos os assaltantes celebram ao encontrarem terra no túnel que estavam cavando no cofre. Entre outros igualmente marcantes.

“o bella, ciao! bella, ciao! bella, ciao, ciao, ciao!”

​Não é uma série Netflix

Logo Antena 3 2017
(Wikia/Reprodução)

La casa de Papel não é uma série oficial do serviço de streaming, ela foi criada pelo roteirista Álex Pina e produzida pelo canal Antena 3, da Espanha.

Tem originalmente 9 capítulos

Logo Netflix 2017
(Cabana do Leitor/Reprodução)

Lançada em 25 de dezembro de 2017 em seu catálogo, a Netflix não manteve o número original de 9 episódios e o tempo de execução de 70 minutos de cada um nas duas temporadas, cortando em 13 diferentes episódios. Cada um dos episódios foi limitado a 40 – 50 minutos de duração. A segunda remessa, com 9 episódios estreia em Abril.

Não retratou a verdadeira Casa da Moeda da Espanha

Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) - Madri Espanha
(Wikipédia/Reprodução)

A fachada que vemos como a Casa da Moeda em toda a série, na verdade se trata do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), que foi liberado para gravações aos finais de semana​. ​A Casa da Moeda não autorizou a gravação.

Dinheiro impresso em papel de jornal

Dinheiro La Casa de Papel episódio 2
(Netflix/Reprodução)

A​o não poder contar com as máquinas reais para a “impressão” do dinheiro, por questões de segurança, tiveram que criar uma alternativa. O que fizeram, foi usar as impressoras do jornal ABC da Espanha. Então, quando vemos as cédulas sendo emitidas, estão sendo feitas em papel de jornal.

Berlín e El profesor são irmãos

El Profesor e Berlín são irmãos?
(Netflix/Reprodução)

​SIM! E a sugestão dessa relação veio dos próprios atores. O que Álvaro Morte (El Profesor) revelou é que Berlim era seu irmão mais velho, filho de uma mãe diferente. Também contou que seu personagem só sabia um pouco de russo, porque levou seu irmão Berlín a Rússia, para tentar fazer um tratamento experimental para a sua doença.

A série foi indicada e vencedora de alguns prêmios importantes

Premios IRIS 2017 La Casa de Papel
(Audiovisual451/Reprodução)

Nomeações: Melhor série de drama, Melhor ator protagonista (Álvaro Morte), Melhor atriz protagonista (Úrsula Corberó), Melhor Ator Coadjuvante (Paco Tous), Melhor atriz de apoio (Alba Flowers)

Vencedora: Melhor roteiro (Premios IRIS), Melhor Direção (Premios MiM Series), Melhor Direção de Ficção, Melhor ficção (pela crítica) (FesTVal de Televisión y Radios de Vitoria 2017)

O final de La Casa de Papel

Personagens La Casa de Papel Netflix
(Optclean/Reprodução)

Segundo Álex Pina, o final de La Casa de Papel foi pensado para os telespectadores, que iriam se alegrar com o sucesso do roubo e que os “maus” ganhassem. Qualquer final diferente, seria decepcionante.

As gravações terminaram em 3 de agosto de 2017

Pedro Alonso La Casa de Papel
(@pedroalonsoochoro/Instagram/Reprodução)

​Após 8 meses de trabalho, em 3 de agosto finalizaram as gravações de La Casa de Papel. Os atores se despediram através das redes sociais.

Curtiu? Compartilhe para que outras pessoas conheçam as curiosidades!