Shuri, a Pantera Negra

Pantera Negra é um dos melhores super-heróis dos quadrinhos da Marvel Comics – tem tudo para bombar nas telonas também -, ​e ​apesar d​e​ o personagem mais conhecido pela maioria do púbico ser T’Challa, ele não é o único que tem uma história interessante e que vale a pena ser conhecida​. Existe uma diversidade de outros personagens que são muito bem trabalhados, desde vilões a outros heróis e heroínas, como é o caso de Shuri.

Shuri foi criada ​na era moderna das revistas em quadrinhos por Reginald Hudlin e John Romita, Jr., tendo aparecido pela primeira vez em “Black Panther vol. 4 #2” (2005). Ela, além de herdeira do trono de Wakanda, o país mais desenvolvido do mundo, ​é a irmã do Pantera Negra e também busca se tornar um.

Listamos 10 curiosidades sobre essa personagem que é extremamente talentosa e dedicada, e você pode conferí-las logo abaixo.

​10 ​Fatos sobre Shuri, herdeira do trono de Wakanda​:​

1. É irmã mais nova do Pantera Negra

T'Challa e Shuri Pantera Negra
(Polygon/Reprodução)

Shuri é filha biológica do antigo rei de Wakanda, T’Chaka, que foi assassinado por Ulysses Klaw durante sua invasão a Wakanda. Ela também é a irmã (meia-irmã) mais nova do atual e mais famoso Pantera Negra, T’Challa, sendo uma princesa e herdeira direta ao trono de sua nação.

2. Sua mãe foi sequestrada

Ramonda mãe de Shuri
(Marvel Database – Fandom/Reprodução)

Shuri é filha da terceira esposa de T’Chaka, Ramonda. Sua mãe desapareceu quando ela ainda era apenas uma criança, fazendo com que seu pai – assim como os demais habitantes de sua tribo – acreditassem que ela havia fugido com outro homem. Porém, muitos anos mais tarde, T’Challa descobriu que Ramonda não tinha fugido, ela havia sido sequestrada e levada de volta para seu país natal, África do Sul. Ele então a libertou e a recebeu de volta a Wakanda como a Rainha Mãe.

3. Queria se tornar a primeira mulher Pantera Negra de Wakanda

Shuri Pantera
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

Ela queria se tornar a primeira mulher a possuir o título de Pantera Negra, o que a fez desobedecer sua própria mãe ao desafiar seu tio S’yan no torneio que decidiria quem seria o próximo Pantera Negra e rei de Wakanda. Porém​,​ ela chegou um pouco atrasada, pois S’yan já havia sido derrotado por outro lutador, que era nada mais nada menos que seu irmão T’Challa.

4. Matou o Homem Radioativo

Homem Radioativo - Dr. Chen Lu
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

Quando Ulysses Klaw e seus homens atacaram Wakanda – em mais uma de suas tentativas de roubar o Vibranium -, Shuri derrotou e matou o Homem Radioativo (Dr. Chen Lu) usando a Espada de Ébano do Cavaleiro Negro.

5. E teve dificuldades de lidar com isso

Shuri, a Pantera Negra 2
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

Apesar de ser por um ‘bom motivo’ – defender o seu reino -, ela teve dificuldades de lidar com sua primeira morte. Para ajudá-​la​ a​ se​ recuperar de sua consciência pesada, T’Challa prometeu que a treinaria pessoalmente em luta corpo a corpo, para que ela estivesse preparada caso algum dia precisasse se tornar o Pantera Negra e assumir o comando de Wakanda. Ela então se tornou uma guerreira extremamente talentosa.

6. ​A primeira mulher Pantera Negra de Wakanda

Shuri, a nova Pantera Negra
(Comic Vine – GameSpot/Reprodução)

T’Challa ficou em coma após ser atacado por um grupo de vilões chamado “Cabal”, fazendo com que ​​Shuri fosse nomeada a rainha de Wakanda, e consequentemente o Pantera Negra. No início​,​ ela não conseguiu adquirir os poderes do Pantera Negra após consumir a “erva coração”, por não ter sido considerada digna, mas futuramente, após provar o seu valor​,​ ela conseguiu passar pelo ritual e conquistou todos os poderes. Mesmo após a recuperação de T’Challa​,​ ​ ​Shuri ainda continuou​ por​ um bom tempo no poder, sendo uma líder que fazia de tudo para proteger seu povo.

7. Guerra contra Atlântida

Namor vs Wakanda
(Protocolos Marvel/Reprodução)

Wakanda e Atlântida tem um longo histórico de guerras, e certa vez, Namor – Rei de Atlântida -, propôs um trato para acabar com o derramamento de sangue entre as duas nações. Em troca da ‘paz’, ele queria refúgio em Wakanda sempre que desejasse. Esse tratado já havia sido apresentado a T’Challa no passado, e assim como seu irmão, Shuri também rejeitou a oferta, afirmando que só existia uma maneira de acabar com o conflito, uma das nações deveria sofrer uma aniquilação total. Isso culminou em grandes batalhas entre os dois reinos.

8. Djalia

Shuri Djalia
(Black Panther Discussion and Appreciation/Reprodução)

Ao enfrentar os Cabal, Shuri acaba sendo derrotada e aprisionada em uma construção âmbar, que a deixou em um estado de ​êxtase​, ​conhecido como “morte viva”. Sua alma então abriu caminho para o Djalia, um plano transcendente que representava a memória coletiva de Wakanda.

Durante o tempo que ficou no Djalia, ela treinou com um espírito griot – contador de histórias – que assumiu a forma de Ramonda, adquirindo conhecimento sobre a história de Wakanda – desde seus primórdios. T’Challa então a ressuscitou – fazendo com que sua alma voltasse para o seu corpo físico – com a ajuda do mutante Eden Fesi​. Shuri havia adquirido novos poderes e sabedoria.

9. Novos poderes

Shuri novos poderes Djalia
(Amino Apps/Reprodução)

Após voltar do Djalia, ​​Shuri havia mudado, tendo adquirido poderes sobrenaturais graças aos ensinamentos de um griot. Entre esses poderes​:

Animorfismo​: tornando-a capaz de transformar seu corpo em um bando de pássaros negros, ou em um único enorme.

Forma de pedra: pode transformar seu corpo e suas roupas em um material resistente como rocha – uma forma petrificada -, sem perder sua flexibilidade.

Super-resistência : demonstrou ter uma super-resistência, sendo capaz de se recuperar de explosões de energia com uma velocidade surpreendente.

10. Estará no filme solo do Pantera Negra

Letitia Wright, Shuri em Pantera Negra
(Screen Rant/Reprodução)

A personagem estará presente no primeiro filme solo do herói Pantera Negra, sendo interpretada pela atriz Letitia Wright. No ​longa​,​ poderemos conhecê-la um pouco melhor, assim como testemunhar a sua relação com T’Challa.​

Ela também aparecerá em Vingadores: Guerra Infinita.