Tobey Maguire Homem-Aranha 2002

A fotografia é uma arte, responsável por carregar emoções, sentimentos, nos conectar, nos transportar… Tudo isso, através do olhar dele: o fotógrafo, que tem seu dia comemorado em 8 de janeiro.

E claro, nos filmes eles também são homenageados, de clássicos thriller a filmes de super-heróis, nós vimos histórias serem contadas por vários diretores nas mais variadas lentes, no decorrer do último século.

Histórias que inspiram, emocionam e nos fazer vibrar. Por isso, listei abaixo filmes que, na minha opinião, são os melhores. Confira a lista:

10 filmes que têm relação com fotografia

1. Homem-Aranha | Spider-Man (2002)

Tobey Maguire Homem-Aranha 2002
(TV musor/Reprodução)

Duração: 2h 1min
Direção: Sam Raimi

Acredite ou não, o primeiro filme do herói da vizinhança nas telonas, estrelado por Tobey Maguire, é sobre fotografia. Após ser picado por uma aranha em um dos laboratórios de genética Osborn, Peter vê seu corpo passar por transformações incríveis, dando a ele superpoderes.

No início ele se vê vislumbrado com suas novas habilidades e as utiliza apenas a seu bel prazer, o que resulta na morte de seu amado tio, Ben, dando um novo rumo à história, quando ele decide se tornar um super-herói.

Enquanto o herói combate o crime pelas ruas de Nova York, ele aproveita para tirar fotos de si mesmo, com a fantasia do Aranha, e as vende para o editor do Clarim Diário, J. Jonah Jameson.

2. Cidade de Deus (2002)

Cidade de Deus 2002
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h 10min
Direção: Fernando Meirelles

A adaptação do livro homônimo de Paulo Lins, deu uma nova cara ao cinema nacional, sendo aclamado pela crítica mundial. Buscapé (Alexandre Rodrigues) é o narrador da história. Um menino honesto que vive em uma das regiões mais perigosas do Rio de Janeiro na década de 80, e tem o sonho de se tornar um fotógrafo, em um lugar onde todos os jovens são fisgados pelo crime. Através de suas lentes, ele conta um pouco da história do bairro. É dele a foto mais importante da história de Cidade de Deus.

3. Janela Indiscreta | Rear Window (1954)

James Stewart Janela Indiscreta 1954
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h 52min
Direção: Alfred Hitchcock

Um dos mais aclamados diretores do cinema no século passado, lançou seis anos antes do seu filme de suspense mundialmente conhecido, Psicose (Psycho), um filme thriller, baseado no conto “Tinha que ser assassinato”. O fotógrafo (James Stewart) quebra a perna fotografando um acidente numa corrida de carro. Confinado à cadeira de rodas, o inválido observa toda a vizinhança através da lente de sua câmera, e logo começa a suspeitar que um deles cometeu um assassinato.

4. Repórteres de Guerra | The Bang Bang Club (2010)

Repórteres de Guerra 2010
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h 46min
Direção: Steven Silver

Quatro jovens fotógrafos acompanham e registram os últimos dias de apartheid e a primeira eleição verdadeiramente democrática realizada na África do Sul. Miséria, violência e desigualdade mudam para sempre a vida do grupo. O drama é baseado em experiências reais vividas por repórteres nos anos 90 na África.

5. A Testemunha Ocular | The Public Eye (1992)

Joe Pesci A Testemunha Ocular 1992
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h 39min
Direção: Howard Franklin

Leon Bernstein (Joe Pesci) é o melhor fotógrafo criminal de Nova York no ano de 1942. Suas imagens, na maioria das vezes, retratam morte e sofrimento, mas é o que os seus clientes desejam. Bernstein não tem muito sucesso com as mulheres, mas ao conhecer Kay Levitz (Barbara Hershey) descobre o que é amor à primeira vista.

6. As Pontes de Madison | The Bridges of Madison County (1995)

Meryl Streep e Clint Eastwood As Pontes de Madison 1995
(IMDb/Reprodução)

Duração: 2h 15min
Direção: Clint Eastwood

A premiada Meryl Streep e a incrível visão e atuação do diretor Clint Eastwood, no fantástico drama que retrata os anos 1960. Durante 4 dias, o fotógrafo da National Geographic Robert Kincaid (Clint Eastwood) tem um caso amoroso com a dona de casa Francesca Johnson (Meryl Streep).

7. O Último Trem | The Midnight Meat Train (2008)

Bradley Cooper O Último Trem 2008
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h 38min
Direção: Ryûhei Kitamura

A perseguição obsessiva do fotógrafo Leon (Bradley Cooper) por assuntos cada vez mais sombrios para registrar, acaba o colocando no caminho de um assassino em série, que persegue os passageiros do trem da meia noite, e os mata das formas mais horríveis imagináveis.

8. A Profecia | The Omen (1976)

David Warner A profecia 1976
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h 51min
Direção: Richard Donner

O longa conta a história de Damien Thorn (Harvey Spencer Stephens), que, recém nascido, é trocado pelo filho natimorto do embaixador do Reino Unido, Robert Thorn (Gregory Peck). Damien agora tem 5 anos, e o que os seus pais não sabem é que ele é filho de satã, nascido de um chacal na sexta hora do sexto dia do sexto mês, o que o destina a ser o Anticristo. Morte de pessoas ligadas a Damien, levam seu pai a acreditar que isso é realmente verdade.

Com o auxílio do fotógrafo Keith Jennings, Robert vai para Israel em busca da única coisa que pode destruir um Anticristo, sete adagas sagradas.

Um remake sob direção de John Moore, estrelando Liev Schreiber, foi lançado em 2006.

9. Distante | Uzak (2002)

Emin Toprak e Muzaffer Ozdemir Distante 2002
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h 50min
Direção: Nuri Bilge Ceylan

O drama turco conta a história de Yusuf (Emin Toprak), que muda-se para Instambul à procura de emprego, e de seu primo Mahmut (Muzaffer Özdemir), um fotógrafo bem-sucedido, que acolhe Yusuf em sua casa. Mahmut acabara de terminar com sua esposa, e encontra-se em uma crise existencial. Ao mesmo tempo que ele tem que lidar com isso, tem que aprender a conviver com seu primo.

10. Mil Vezes Boa Noite | Tusen ganger god natt (2013)

Juliette Binoche Mil Vezes Boa Noite 2013
(IMDb/Reprodução)

Duração: 1h 57min
Direção: Erik Poppe

Rebecca é uma das principais fotógrafas de guerra do mundo. Porém, ela e seu marido sempre entram em discussão, por causa da vida perigosa que ela leva. O que faz com que a fotógrafa embarque em um turbilhão de sentimentos, tendo que optar pela família, seu marido e filha, ou a fotografia, que são as coisas que ela mais ama.

E aí, qual (ou quais) da lista você já conferiu? Indique a lista para aquele familiar/amigo/conhecido que se dedica à Fotografia 📸