Frieza X Jiren Torneio do Poder episódio 131

O episódio 131 de Dragon Ball Super era o mais aguardado e também o mais triste para os fãs do anime, onde a batalha final aconteceria e teríamos que dar um até logo para nossos guerreiros preferidos.

Dragon Ball Super – Episódio 131 [Contém Spoilers]

Finalmente – e infelizmente – pudemos assistir ao final do Torneio do Poder de Dragon Ball Super, que se passou no episódio 131 do anime, onde, mais uma vez, tivemos que dar adeus a Goku, aos Guerreiros Z, e também aos outros membros do Universo 7 e demais universos.

Como já era de se esperar em um episódio de despedida (pelo menos por enquanto), a Toei caprichou na animação, que estava muito bonita, com traços extremamente bem feitos, principalmente nos frames das cenas com menos movimentação.

Já a trilha sonora, contou com algumas das principais músicas da saga, alternando entre sons emocionantes e animados, para os momentos de combate, a ‘sentimentais’ e ‘tristes’ para os momentos de reflexão e despedida.

Dragon Ball Super episódio 131
(Reprodução)

Androide 17 e Freeza vs. Jiren, a batalha definitiva

Androide 17 e Freeza Torneio do Poder ep. 131
(Reprodução)

No episódio 130 fomos pegos de surpresa com a volta do Androide 17 à arena, fazendo com que, no final, restassem três guerreiros – desgastados – do Universo 7 contra um Jiren também desgastado, o que dava grandes chances de vitória ao universo de Bills pela superioridade numérica.

Como não havia tempo para enrolar (tanto que o episódio 131 não teve nem mesmo a abertura), já trataram de começar a todo vapor, com uma luta insana entre Freeza e 17 contra Jiren, que pela segunda vez em todo o Torneio do Poder abaixou sua cabeça e se deu por vencido, deixando claro que por mais forte que seja, ainda lhe falta autoconfiança.

A luta entre os três guerreiros contou com uma boa variação de golpes, os mais elaborados por parte do Androide 17, que apesar de ter um poder inferior a inúmeros guerreiros que enfrentou, se mostrou muito inteligente dentro da arena, usando tudo que podia a seu favor.

A redenção de Jiren

Jiren abatido, Torneio do Poder ep. 131
(Reprodução)

Um ponto bem interessante no decorrer combate, foi a mudança na personalidade de Jiren, que em todo o Torneio do Poder se apresentou arrogante, lutando apenas por si próprio, sendo extremamente orgulhoso e cheio de si.

Porém, quando se viu encurralado e sem chances de vencer, simplesmente abaixou a cabeça, visivelmente ‘assustado’, e desistiu, mostrando que é mais ‘frágil’ do que aparenta, e que apesar de todo o poder bruto que possui, ainda o falta algo que tem de sobra nos saiyajins – principalmente Goku: perseverança.

Precisou de um momento de fraqueza para Jiren descobrir que sempre teve bons amigos ao seu lado, o que se evidencia nas palavras de Toppo, que apesar de certa forma tê-lo desprezado desde que se conheceram, ainda confiava e sentia orgulho de seu companheiro. Isso mudou seu modo de pensar faltando poucos segundos para o fim do Torneio do Poder, fazendo-o reerguer e voltar a enfrentar seus adversários, já sem tantas dúvidas quanto antes.

A volta de Goku, e a queda de Jiren

Goku se levanta, Torneio do Poder ep. 131
(Reprodução)

Goku, que não foi o foco principal do episódio 131, bem diferente do que se era imaginado no início da saga Torneio do Poder, se viu forçado a voltar à luta quando Jiren novamente encurralou seus companheiros (Freeza e Androide 17).

Com a sua volta, aconteceu algo que era considerado praticamente impossível há algum tempo; Goku, o grande herói de Dragon Ball, e Freeza, o maior vilão da franquia, lutando lado a lado por um propósito em comum.

Com Freeza e Goku lutando juntos – algo realmente emocionante -, em uma troca insana de golpes, Jiren finalmente foi derrotado, e o Universo 7 se sagrou o grande campeão do Torneio do Poder. Até aí, sem grandes surpresas, já que era o esperado.

Todavia, o vencedor foi bem inusitado, pois quando foi anunciado o torneio, ninguém esperava que o Androide 17 seria o último em cima da arena, já que o personagem retornou depois de longos anos “sumido”, para finalmente receber grande destaque.

O desejo do Androide 17 é realizado pelas Super Esferas do Dragão

Zarama Torneio do Poder ep. 131
(Reprodução)

O vencedor do Torneio do Poder poderia realizar seu desejo no episódio 131 com as Super Esferas do Dragão, e não fugindo dos clichês que já existem em Dragon Ball desde seus primórdios, os 7 universos apagados (e quem não sabe talvez os antes do torneio também) foram restaurados em um ato benevolente do Androide 17, que desejou que todos retornassem.

Já os Zen’oh, que pareceram ser somente infantis desde suas aparições no anime, se mostraram sábios dessa vez, pois além das lutas, o objetivo do torneio era provocar uma mudança nas pessoas, vários personagens demonstraram isso.

E ainda, eles já haviam previsto que quem vencesse restauraria os universos apagados, pois caso fosse um pedido egoísta, o universo vencedor também deixaria de existir, pois atestaria que nada foi aprendido.

Os universos revividos foram exibidos rapidamente, e Jiren, agora mudado, prometeu – junto a Toppo – que da próxima vez não perderá. Esperamos que os dois – Goku e Jiren – voltem a se encontrar no futuro e realizem novos combates!

A ressurreição de Freeza e despedida do Universo 7

A ressurreição de Freeza, Torneio do Poder ep. 131
(Reprodução)

Já Freeza que no final acabou sendo importante, como prometido por Goku, foi revivido, porém não pelas Esferas do Dragão da Terra, e sim por Whis, que demonstrou uma nova habilidade até então desconhecida, representando a diferença que ainda existe entre os outros personagens e os anjos.

Felizmente, diferentemente do que se imaginava, a personalidade de Freeza não mudou nada, ele mesmo deixou claro que, embora tenha ajudado nesse momento específico, seu objetivo ainda continua sendo dominar o universo.

Ao contrário da grande maioria dos vilões de Dragon Ball, Freeza continua frio e sádico, pois isso já faz parte do que o personagem é.

E, como de costume, o Universo 7 se despediu em ritmo de muita festa, com bastante momentos engraçados, muita comida, além da rivalidade entre Goku e Vegeta sendo posta mais uma vez a prova; é claro.

Referências

Goku X Vegeta Dragon Ball Super ep. 131
(Reprodução)

O episódio 131 também foi recheado de referências a acontecimentos passados, algumas delas: quando Goku volta a arena relembramos sua luta final contra Kid Buu; no fim do episódio temos uma referência a quando Freeza destruiu o Planeta Vegeta; na luta contra Jiren também houveram algumas correspondências a seu combate contra Goku no planeta Namekusei; e também à primeira luta entre Goku e Vegeta, a cena mais nostálgica do capítulo; entre outras.

Considerações finais do episódio 131 de Dragon Ball Super

Como um todo, considero Dragon Ball Super inferior aos outros dois animes canônicos (Dragon Ball e Dragon Ball Z), porém, no quesito encerramento, foi de longe o meu preferido, porque finalizou de uma maneira, de certa forma, inesperada, com uma mistura de luta, emoção, humor e nostalgia.

Pessoalmente, achei o melhor episódio de todo Dragon Ball Super e, embora não tenha gostado da volta do Androide 17 no episódio 130, ela foi necessária para que o anime terminasse de forma ‘diferente’ e menos clichê, coroando o guerreiro mais inteligente como o grande vencedor.

Todos os principais personagens da franquia tiveram certo destaque, e o final aberto – com Goku e Vegeta se enfrentando – foi um gancho para o filme que será lançado em dezembro de 2018 e focará na origem dos Saiyajins.

Novas aventuras ainda estão por vir, assim espero…

REVER GERAL
Dragon Ball Super – Episódio 131